Motor RCM BL700MX dados das bobinas,restauração (tentativa)

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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Motor RCM BL700MX dados das bobinas,restauração (tentativa)

Mensagempor robson_oa » 26 Out 2014 21:46

[color=red:35f387471a]Este post não tem nenhuma pretensão se der um TUTORIAL, HOW-TO e etc.[/color:35f387471a]

Companheiros,
Estou com um motor da Align RCM-BL700MX de 510Kv, esse motor queimou e meu amigo, ao comprar outro, me deu apara tentar reaproveitá-lo.
Porém ele está com o estator vazio e não tenho nenhuma informação sobre suas bobinas originais, numero de voltas, bitola dos fios e quantidades de fio.
Procurei no DriveCalc mas não tem essas informações, se alguém souber me acenda essa luz.
Pretendo converter um t-rex 600 Nitro escala para 12s, aceito sugestões

Grato.
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Mensagempor GRANATO » 27 Out 2014 11:11

Tem que pesquisar mais, mas nesse site: http://www.brushlesstuning.de/index_11.htm#x:700mx

pela imagem parecem ser 6 voltas.

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Mensagempor Junior » 27 Out 2014 12:43

Um motor queimado pode danificar mais do que espiras do enrolamento.
Antes de iniciar o trabalho, verifique se não tem nenhum imã fraco ou "apagado" pelo excesso de calor,e também recomendo a troca dos rolamentos mesmo que eles estejam aparentemente bons.
Seria lamentável se, depois de tanto trabalho, sofrer uma lenha por causa de um rolamento danificado.
Aproveite para instalar rolamentos de classificação mais alta e terá um bom motor por muito mais tempo.
Junior

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Mensagempor robson_oa » 27 Out 2014 13:20

[quote:14ddaf3773="GRANATO"]Tem que pesquisar mais, mas nesse site: http://www.brushlesstuning.de/index_11.htm#x:700mx

pela imagem parecem ser 6 voltas.[/quote:14ddaf3773]

Grande Granato, como sempre, quando não pode lançar um bote para salvar alguém que está se afogado, ao menos mostra para que lado nadar e sair da correnteza, muito obrigado.

Tinha encontrado isso nas minhas pesquisas, não sei se entendi bem, mas creio que sejam 6 voltas na primeira e segunda bobinas com 9 fios de 0,3mm e fechamento em D(delta), (6+6D) para se chegar aos 510Kv originais.
Creio que seja fio 22 ou 23 AWG, não me lembro agora, vou consultar a tabela AWG.

[color=blue:14ddaf3773][i:14ddaf3773]Here we go,
below is the dismantled 700-MX.
The process of getting the stator off is described in the Stator Removal thread.
The original winding is 6+6D with a strand of 9 x 0.3mm wires.
The stator is a 4232.[/i:14ddaf3773][/color:14ddaf3773]

fonte:[url]http://www.helifreak.com/showthread.php?t=382312[/url] (não sei se é permitido esse link, mas como é uma fonte de informação... Li as regras e não percebi nada, caso eu esteja errado eu faço a devida correção, grato)

Agora, dando uma olhada no seu link ele também fala em 9x0,35mm, creio estar no caminho certo.
Vou ver se tem algo mais para comparar, ou outras sugestões.
Grato, para quem estava se afogando já consigo pelo menos flutuar.


[quote:14ddaf3773="Junior"]
Um motor queimado pode danificar mais do que espiras do enrolamento.
Antes de iniciar o trabalho, verifique se não tem nenhum imã fraco ou "apagado" pelo excesso de calor,e também recomendo a troca dos rolamentos mesmo que eles estejam aparentemente bons.
Seria lamentável se, depois de tanto trabalho, sofrer uma lenha por causa de um rolamento danificado.
Aproveite para instalar rolamentos de classificação mais alta e terá um bom motor por muito mais tempo.

[/quote:14ddaf3773]
Correto,
O estator foi desmontado e limpo e tive a sugestão de passar uma camada de uma mistura de epoxi com álcool para fazer uma camada de isolamento para proteger as primeiras voltas, antes de enrolar novamente. O dano (a princípio) foi provocado por um curto nos terminais roçando no frame o que comprometeu o isolamento dos mesmos.
Aparentemente toda a estrutura esta sem danos maiores, não deve ter gerado tanto calor ao ponto de comprometer algo mais, mas está sendo feita uma revisão geral.
Grato

Como disse anteriormente, ele será usado para converter um T-R600N para elétrico num Escala, não será exigido como antes em manobras 3D num 700.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=169984&highlight=
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Mensagempor GRANATO » 27 Out 2014 17:00

Sim, 6+6D no caso, significa que são 6 voltas por bobina.

Como é DLRK ( LRK distribuído ), são 6 no sentido horário e 6 no anti-horário na bobina subsequente.

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Mensagempor robson_oa » 27 Out 2014 18:49

Os ventos, por enquanto, sopram a meu favor.

Fiz contato com o antigo dono e ele tinha guardado em sua sucata os terminais cortados do motor, peguei e após desencapar a parte boa, pude constatar 18 fios em cada terminal(foto).
Com isso reforça a tese dos 9 fios, amanhã vou aproveitar e levar numa loja de motores aqui perto e verificar a bitola do fio para ver se bate com os 0,35mm, pelo jeito serão 6 voltas mesmo.

[img:c573a56675]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141027_181708_zps5193c7e4.jpg[/img:c573a56675][/URL]


[quote:c573a56675="GRANATO"]Sim, 6+6D no caso, significa que são 6 voltas por bobina.

Como é DLRK ( LRK distribuído ), são 6 no sentido horário e 6 no anti-horário na bobina subsequente.[/quote:c573a56675]

Correto, está batendo com isso:
Anexos
2_bobina_142_143.jpg
2_bobina_142_143.jpg (27.4 KiB) Exibido 6556 vezes
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Mensagempor robson_oa » 27 Out 2014 19:10

Me diga uma coisa, esse produto verde é uma resina?
Em alguns pequenos pontos esse revestimento está danificado.
Dar uma pincelada leve de resina epóxi 30min diluída em álcool, faz o mesmo efeito, ou posso usar qualquer verniz?
Sugestões para o acabamento serão bem vindas.


[img:483295d934]http://www.brushlesstuning.de/index_htm_files/1161.jpg[/img:483295d934]


Acho que já posso considerar esse motor salvo.
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Mensagempor GRANATO » 28 Out 2014 08:29

Limpe bem a superfície onde irá restaurar, com álcool isopropílico.
Aplique o epóxi puro mesmo, apenas o suficiente para preencher o que foi perdido e nivelar a área, nada mais.
Use a ponta de um palito de dentes, ou coisa parecida.
Em áreas maiores, uso o epóxi e mais alguma coisa, tipo um pouco de bicarbonato de sódio, para aumentar a dureza superficial.

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Mensagempor robson_oa » 28 Out 2014 20:07

Foram recobertos com resina epóxi as falhas no revestimento provocadas pela retirada da fiação antiga.

[img:4116eeb960]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/53ebfb55-486a-48f2-93ef-739237aeae57_zps397f5612.jpg[/img:4116eeb960]

Acho que ficou bom
[img:4116eeb960]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141028_104506-Coacutepia_zpsda300a71.jpg[/img:4116eeb960]


Amanhã é dia de correr atras do fio.
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Mensagempor robson_oa » 30 Out 2014 13:22

Medido o fio, encontrado 0,32mm, de acordo com a tabela AWG, fio 28AWG.

[img:e1b591a064]http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAfqzMAI-0.jpg[/img:e1b591a064]
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Mensagempor robson_oa » 04 Nov 2014 13:44

Fio identificado 28AWG, agora vamos comprá-lo.
Mas quanto?
Sabendo que esse tipo de fio é vendido por kilo, resolvi voltar la na sucata, peguei o bolo dos fios antigos e pesei, deu em torno de 37 a 40g.
Comprei fio de sobra, 100g.
[img:272cceb2b0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141104_1245541_zps3ebe56fe.jpg[/img:272cceb2b0]

Aproveitei para comprar logo o verniz da WEG, já que tinha tudo na mesma loja.

[img:272cceb2b0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141104_1235331_zps9f133d61.jpg[/img:272cceb2b0]

http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-verniz-imp-lacktherm-1303-b-boletim-tecnico-portugues-br.pdf

Até o momento gastei R$22,00, cinco do fio e dezessete do verniz.
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Mensagempor robson_oa » 04 Nov 2014 14:18

Próxima etapa;

Preparar os grupos de 9 fios.

Para isso eu enrolei com as 6 voltas, somente com um fio, de S1 até E1.
Incluindo uma sobra para os terminais,por volta de 15cm de cada lado.
Desenrolei e medi, encontrei 2,15m arredondei para 2,20m, agora posso cortar os fios, 3 grupos de 9 fios de 2,20m.

[img:275c50d3d3]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141104_1318271_zps11b2599e.jpg[/img:275c50d3d3]

Amanha começo
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Mensagempor GRANATO » 04 Nov 2014 14:19

Logo, logo você irá perceber que o menor custo é o do material.
Só falta agora é acrescer solda, termoretrátil, isolantes.

O difícil é valorizar o trabalho do enrolamento em si, considerando faze-lo de forma correta e bem acabada, obtendo o melhor resultado em termos de rendimento do motor.

O melhor esquema é esse:

-Olhando por trás do motor, enrolando nos sentidos:

- pólos 1, 2, 7 e 8 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 9, 10, 3 e 4 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 5, 6,11 e 12 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
Anexos
12N-14P-DLRK-DELTA.jpg
12N-14P-DLRK-DELTA.jpg (33.98 KiB) Exibido 6328 vezes

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Mensagempor robson_oa » 04 Nov 2014 14:35

[quote:cc18240c6e="GRANATO"]Logo, logo você irá perceber que o menor custo é o do material.
Só falta agora é acrescer solda, termoretrátil, isolantes.

O difícil é valorizar o trabalho do enrolamento em si, considerando faze-lo de forma correta e bem acabada, obtendo o melhor resultado em termos de rendimento do motor.[/quote:cc18240c6e]

Correto, nem se compara ao trabalho do profissional, mesmo porque ele tem o ferramental próprio para isso , experiencia e conhecimento.
Para mim, colocar a mão na massa está valendo como fonte de conhecimento embora seja formado em Eletricidade e Eletrônica , sempre peguei motores de tração e alternadores de trens prontos para montar e instalar nas composições, nunca tive o prazer e a oportunidade de acompanhar os trabalhos do setor de restauração dos mesmos.
Mas nisso já se passaram uns 20 anos, agora é mais para matar a curiosidade e acumular mais alguma coisa na caixa craniana.

[quote:cc18240c6e="GRANATO"]Logo, logo você irá perceber que o menor custo é o do material.
Só falta agora é acrescer solda, termoretrátil, isolantes.

O difícil é valorizar o trabalho do enrolamento em si, considerando faze-lo de forma correta e bem acabada, obtendo o melhor resultado em termos de rendimento do motor.

O melhor esquema é esse:

-Olhando por trás do motor, enrolando nos sentidos:

- pólos 1, 2, 7 e 8 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 9, 10, 3 e 4 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 5, 6,11 e 12 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )[/quote:cc18240c6e]

Grato , eu acho ele estranho (parece que bvai dar um nó), esse que postei parece mais amigável (para enrolar, quem sou eu pra falar isso, rs), deixe eu dar uma estudada nesse que vc postou.

[b:cc18240c6e]PAUSA...[/b:cc18240c6e]

[img:cc18240c6e]http://www.e-voo.com/forum/files/2_bobina_142_143_154.jpg[/img:cc18240c6e]
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Mensagempor GRANATO » 04 Nov 2014 14:49

Vale a pena avaliar o esquema postado aí.

Se puder verificar, cada fase é idêntica às demais ( horário / anti-horário / anti-horário / horário ).

Você faz uma, seguindo o esquema ( polos 1, 2, 7 e 8 ).

A próxima fase, só existe uma maneira de ficar igual ( obedecendo o esquema e sentido do enrolamento ), que é iniciando no pólo 9, ficando os fios já posicionados, saindo do mesmo local.

Ou seja, não tem como errar.

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Mensagempor robson_oa » 04 Nov 2014 14:55

[quote:e0ac150062="GRANATO"]Vale a pena avaliar o esquema postado aí.

Se puder verificar, cada fase é idêntica às demais ( horário / anti-horário / anti-horário / horário ).

Você faz uma, seguindo o esquema ( polos 1, 2, 7 e 8 ).

A próxima fase, só existe uma maneira de ficar igual ( obedecendo o esquema e sentido do enrolamento ), que é iniciando no pólo 9, ficando os fios já posicionados, saindo do mesmo local.

Ou seja, não tem como errar.[/quote:e0ac150062]

Ah, sim...
É que no seu desenho quando passa da 1 para 2 (por exemplo), dá a impressão que tem alguma coisa estranha pelo fato dessa "passagem" estar na parte mais externa e não próximo ao centro, mas ,"eletricamente falando", dá no mesmo.
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Mensagempor robson_oa » 04 Nov 2014 15:06

Hummmm.... "péra aí".

Se o polo oposto tem que estrar no sentido contrário (cw - ccw) o desenho que postei está errado.
Vou imprimir e voltar para a mesa de estudo
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Mensagempor GRANATO » 04 Nov 2014 15:33

[quote:42e6840f0c="robson_oa"]
Ah, sim...
É que no seu desenho quando passa da 1 para 2 (por exemplo), dá a impressão que tem alguma coisa estranha pelo fato dessa "passagem" estar na parte mais externa e não próximo ao centro, mas ,"eletricamente falando", dá no mesmo.[/quote:42e6840f0c]

O desenho está assim apenas por questão didática e visualização.

Na verdade, sempre você irá iniciar o enrolamento na parte mais central do estador, vai até a extremidade e retorna até o centro, fazendo uma 2a. "camada" de fios, ou mesmo várias, indo e vindo, formando uma bobina.

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Mensagempor robson_oa » 04 Nov 2014 15:44

[quote:4abbc08448="GRANATO"][quote:4abbc08448="robson_oa"]
Ah, sim...
É que no seu desenho quando passa da 1 para 2 (por exemplo), dá a impressão que tem alguma coisa estranha pelo fato dessa "passagem" estar na parte mais externa e não próximo ao centro, mas ,"eletricamente falando", dá no mesmo.[/quote:4abbc08448]

O desenho está assim apenas por questão didática e visualização.

Na verdade, sempre você irá iniciar o enrolamento na parte mais central do estador, vai até a extremidade e retorna até o centro, fazendo uma 2a. "camada" de fios, ou mesmo várias, indo e vindo, formando uma bobina.[/quote:4abbc08448]

Desse modo, que vc postou, fica mais bem arrumado e acabado, pois as entradas es saídas já estão próximas.

Ótimo!
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Mensagempor LaercioLMB » 05 Nov 2014 09:12

Robson, um detalhe muito importante na rebobinagem de motores, sejam eles quais forem.
Sempre deixe as voltas dos fios das bobinas bem apertados, não deixe fios folgados em hipótese alguma, pois fios folgados geram vibrações na bobina que além de perder eficiência, gera um grande aquecimento das bobinas e consequentemente, a queima do motor.
O correto seria passar uma camada de verniz diluído nas bobinas depois do motor pronto, isso garante que nenhum fio irá vibrar durante o funcionamento.
Era assim que os motores Turnigy vinham, com verniz nas bobinas, tanto que muita gente tinha dificuldades em desfazer o enrolamento desses motores e acabavam por desistir.
Para refazer esse tipo de motor, temos que deixar de molho o estator dentro de solvente ideal para verniz e se a camada isolante de epoxi ficar danificada, logicamente refazermos esse isolamento antes.
Bobinas de motores com fios frouxos só dão problemas.

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Mensagempor GRANATO » 05 Nov 2014 09:58

Bem lembrado, Laércio. :wink:

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Mensagempor robson_oa » 05 Nov 2014 13:57

[quote:790634e10e="LaercioLMB"]Robson, um detalhe muito importante na rebobinagem de motores, sejam eles quais forem.
Sempre deixe as voltas dos fios das bobinas bem apertados, não deixe fios folgados em hipótese alguma, pois fios folgados geram vibrações na bobina que além de perder eficiência, gera um grande aquecimento das bobinas e consequentemente, a queima do motor.
O correto seria passar uma camada de verniz diluído nas bobinas depois do motor pronto, isso garante que nenhum fio irá vibrar durante o funcionamento.
Era assim que os motores Turnigy vinham, com verniz nas bobinas, tanto que muita gente tinha dificuldades em desfazer o enrolamento desses motores e acabavam por desistir.
Para refazer esse tipo de motor, temos que deixar de molho o estator dentro de solvente ideal para verniz e se a camada isolante de epoxi ficar danificada, logicamente refazermos esse isolamento antes.
Bobinas de motores com fios frouxos só dão problemas.[/quote:790634e10e]

Certamente Laercio,
Tomei o cuidado para tentar deixar as espiras o mais agrupadas e justas possível, dentro do espaço permitido, parece que foi tudo bem, pelo menos esteticamente falando, vamos ver o funcional depois, quando ligar.
Concluído o enrolamento das bobinas, verifiquei se não havia nenhum curto circuito entre elas e no corpo do estator, com isso, eliminei a possibilidade de eu ter danificado o esmalte do fio durante o processo de enrolar as bobinas.

[img:790634e10e]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/77c24d8e-4ac2-4878-b315-d23b26ac0c7a_zpsea24beb6.jpg[/img:790634e10e]

Na sequencia, submeti o conjunto a imersão no verniz.
Ops: O verniz reagiu com o copinho de plástico, tive que trocar por um de vidro.

[img:790634e10e]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/eb15301a-5064-4791-a736-713a3c48886a_zps2eeadaab.jpg[/img:790634e10e]

Agora vou esperar algumas horas para poder manusear e repetir o processo.

[img:790634e10e]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/aa44472c-3474-42b7-8212-38deea35d408_zpsc640fc7f.jpg[/img:790634e10e]
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Mensagempor robson_oa » 05 Nov 2014 15:25

Estou gostando do aspecto, espero que seja o aviso de um final satisfatório.

O verniz entre as espiras deu uma aparência muito boa.

[img]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141105_1454391_zps9268b074.jpg[/img]

[img:de480a4cd0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141105_1454001_zpsa0f89444.jpg[/img:de480a4cd0]

[img:de480a4cd0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141105_1453261_zpscb33d50a.jpg[/img:de480a4cd0] [img:de480a4cd0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141105_1452071_zps1b4c7671.jpg[/img:de480a4cd0]
Editado pela última vez por robson_oa em 05 Abr 2015 16:53, em um total de 1 vez.
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Mensagempor LaercioLMB » 05 Nov 2014 19:35

Não só a aparência, mas a qualidade das bobinas é outra bem diferente, terá um motor muito melhor do que o original que veio da fábrica.
Fios de bobinas por menos que venham a vibrar, causam aquecimento na bobina e essa vibração faz a bobina perder desempenho e certamente é um efeito cascata que acaba por prejudicar o desempenho do motor.
Eu teria testado antes o conjunto antes de passar o verniz por tudo, pois já aconteceu comigo de eu ter checado se havia ou não curto entre bobinas e o estator e não ter, mas o esmalte do fio ter danificado e a própria bobina ter ficado em curto e com um multímetro, se você não souber a impedância exata que terá que ler, só estará lendo continuidade e continuidade, estando em curto ou não a bobina, você terá continuidade igual.
Resultado, quando liguei o motor, logo ele começou a fumacear, pois tinha bobina com menos voltas ou ponte direta já que a própria bobina estava em curto com ela mesma.
Foi o que eu falei uma vez para um cara que tentou me ingrupir de um motor que ele alegou não estar queimado pois tinha continuidade na bobina e eu perguntei a ele se ele sabia qual era a impedância correta da bobina, pois se os fios estiverem em curto, terá continuidade igual, mesmo não estando em curto com a carcaça.
O cara se calou, pois viu que não estava falando com mais um otário.

Espero que não tenha ocorrido isso com o seu motor, que tenha ficado tudo 100%, mas fica o alerta, teste tudo antes de passar o verniz definitivamente.

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Mensagempor robson_oa » 05 Nov 2014 20:27

[quote:a14e137e55="LaercioLMB"]Não só a aparência, mas a qualidade das bobinas é outra bem diferente, terá um motor muito melhor do que o original que veio da fábrica.
Fios de bobinas por menos que venham a vibrar, causam aquecimento na bobina e essa vibração faz a bobina perder desempenho e certamente é um efeito cascata que acaba por prejudicar o desempenho do motor.
Eu teria testado antes o conjunto antes de passar o verniz por tudo, pois já aconteceu comigo de eu ter checado se havia ou não curto entre bobinas e o estator e não ter, mas o esmalte do fio ter danificado e a própria bobina ter ficado em curto e com um multímetro, se você não souber a impedância exata que terá que ler, só estará lendo continuidade e continuidade, estando em curto ou não a bobina, você terá continuidade igual.
Resultado, quando liguei o motor, logo ele começou a fumacear, pois tinha bobina com menos voltas ou ponte direta já que a própria bobina estava em curto com ela mesma.
Foi o que eu falei uma vez para um cara que tentou me ingrupir de um motor que ele alegou não estar queimado pois tinha continuidade na bobina e eu perguntei a ele se ele sabia qual era a impedância correta da bobina, pois se os fios estiverem em curto, terá continuidade igual, mesmo não estando em curto com a carcaça.
O cara se calou, pois viu que não estava falando com mais um otário.

Espero que não tenha ocorrido isso com o seu motor, que tenha ficado tudo 100%, mas fica o alerta, teste tudo antes de passar o verniz definitivamente.[/quote:a14e137e55]

Realmente, verificar a impedância é muito importante, mas no momento só verifiquei continuidade, só o fato de não estar em curo com o estator e entre as três já é um bom caminho andado, mas de imediato já digo que vou ter que parar tudo e , talvez, , tomara que não, começar do zero.

Não observei um detalhe.

Na hora de passar para o lado oposto, os outros dois pares da bobina, deixei os fios muito próximos ao centro, isso esta fazendo a base esmagar os fios contra o estator, amanhã vou ter que desmontar tudo e, se eu não conseguir afastá-los mais para fora do centro, vou ter que enrolar tudo novamente.

[img:a14e137e55]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/ce31bb41-9cac-4d04-9672-0500813fe11f_zpsbe9993e5.jpg[/img:a14e137e55]

Essa eu não esperava
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