Motor RCM BL700MX dados das bobinas,restauração (tentativa)

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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GRANATO
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Mensagem por GRANATO »

Bem lembrado, Laércio. :wink:
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robson_oa
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Mensagem por robson_oa »

[quote:790634e10e="LaercioLMB"]Robson, um detalhe muito importante na rebobinagem de motores, sejam eles quais forem.
Sempre deixe as voltas dos fios das bobinas bem apertados, não deixe fios folgados em hipótese alguma, pois fios folgados geram vibrações na bobina que além de perder eficiência, gera um grande aquecimento das bobinas e consequentemente, a queima do motor.
O correto seria passar uma camada de verniz diluído nas bobinas depois do motor pronto, isso garante que nenhum fio irá vibrar durante o funcionamento.
Era assim que os motores Turnigy vinham, com verniz nas bobinas, tanto que muita gente tinha dificuldades em desfazer o enrolamento desses motores e acabavam por desistir.
Para refazer esse tipo de motor, temos que deixar de molho o estator dentro de solvente ideal para verniz e se a camada isolante de epoxi ficar danificada, logicamente refazermos esse isolamento antes.
Bobinas de motores com fios frouxos só dão problemas.[/quote:790634e10e]

Certamente Laercio,
Tomei o cuidado para tentar deixar as espiras o mais agrupadas e justas possível, dentro do espaço permitido, parece que foi tudo bem, pelo menos esteticamente falando, vamos ver o funcional depois, quando ligar.
Concluído o enrolamento das bobinas, verifiquei se não havia nenhum curto circuito entre elas e no corpo do estator, com isso, eliminei a possibilidade de eu ter danificado o esmalte do fio durante o processo de enrolar as bobinas.

[img:790634e10e]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/77c24d8e-4ac2-4878-b315-d23b26ac0c7a_zpsea24beb6.jpg[/img:790634e10e]

Na sequencia, submeti o conjunto a imersão no verniz.
Ops: O verniz reagiu com o copinho de plástico, tive que trocar por um de vidro.

[img:790634e10e]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/eb15301a-5064-4791-a736-713a3c48886a_zps2eeadaab.jpg[/img:790634e10e]

Agora vou esperar algumas horas para poder manusear e repetir o processo.

[img:790634e10e]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/aa44472c-3474-42b7-8212-38deea35d408_zpsc640fc7f.jpg[/img:790634e10e]
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robson_oa
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Mensagem por robson_oa »

Estou gostando do aspecto, espero que seja o aviso de um final satisfatório.

O verniz entre as espiras deu uma aparência muito boa.

[img]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141105_1454391_zps9268b074.jpg[/img]

[img:de480a4cd0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141105_1454001_zpsa0f89444.jpg[/img:de480a4cd0]

[img:de480a4cd0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141105_1453261_zpscb33d50a.jpg[/img:de480a4cd0] [img:de480a4cd0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141105_1452071_zps1b4c7671.jpg[/img:de480a4cd0]
Editado pela última vez por robson_oa em Dom Abr 05, 2015 4:53 pm, em um total de 1 vez.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Não só a aparência, mas a qualidade das bobinas é outra bem diferente, terá um motor muito melhor do que o original que veio da fábrica.
Fios de bobinas por menos que venham a vibrar, causam aquecimento na bobina e essa vibração faz a bobina perder desempenho e certamente é um efeito cascata que acaba por prejudicar o desempenho do motor.
Eu teria testado antes o conjunto antes de passar o verniz por tudo, pois já aconteceu comigo de eu ter checado se havia ou não curto entre bobinas e o estator e não ter, mas o esmalte do fio ter danificado e a própria bobina ter ficado em curto e com um multímetro, se você não souber a impedância exata que terá que ler, só estará lendo continuidade e continuidade, estando em curto ou não a bobina, você terá continuidade igual.
Resultado, quando liguei o motor, logo ele começou a fumacear, pois tinha bobina com menos voltas ou ponte direta já que a própria bobina estava em curto com ela mesma.
Foi o que eu falei uma vez para um cara que tentou me ingrupir de um motor que ele alegou não estar queimado pois tinha continuidade na bobina e eu perguntei a ele se ele sabia qual era a impedância correta da bobina, pois se os fios estiverem em curto, terá continuidade igual, mesmo não estando em curto com a carcaça.
O cara se calou, pois viu que não estava falando com mais um otário.

Espero que não tenha ocorrido isso com o seu motor, que tenha ficado tudo 100%, mas fica o alerta, teste tudo antes de passar o verniz definitivamente.
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robson_oa
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Mensagem por robson_oa »

[quote:a14e137e55="LaercioLMB"]Não só a aparência, mas a qualidade das bobinas é outra bem diferente, terá um motor muito melhor do que o original que veio da fábrica.
Fios de bobinas por menos que venham a vibrar, causam aquecimento na bobina e essa vibração faz a bobina perder desempenho e certamente é um efeito cascata que acaba por prejudicar o desempenho do motor.
Eu teria testado antes o conjunto antes de passar o verniz por tudo, pois já aconteceu comigo de eu ter checado se havia ou não curto entre bobinas e o estator e não ter, mas o esmalte do fio ter danificado e a própria bobina ter ficado em curto e com um multímetro, se você não souber a impedância exata que terá que ler, só estará lendo continuidade e continuidade, estando em curto ou não a bobina, você terá continuidade igual.
Resultado, quando liguei o motor, logo ele começou a fumacear, pois tinha bobina com menos voltas ou ponte direta já que a própria bobina estava em curto com ela mesma.
Foi o que eu falei uma vez para um cara que tentou me ingrupir de um motor que ele alegou não estar queimado pois tinha continuidade na bobina e eu perguntei a ele se ele sabia qual era a impedância correta da bobina, pois se os fios estiverem em curto, terá continuidade igual, mesmo não estando em curto com a carcaça.
O cara se calou, pois viu que não estava falando com mais um otário.

Espero que não tenha ocorrido isso com o seu motor, que tenha ficado tudo 100%, mas fica o alerta, teste tudo antes de passar o verniz definitivamente.[/quote:a14e137e55]

Realmente, verificar a impedância é muito importante, mas no momento só verifiquei continuidade, só o fato de não estar em curo com o estator e entre as três já é um bom caminho andado, mas de imediato já digo que vou ter que parar tudo e , talvez, , tomara que não, começar do zero.

Não observei um detalhe.

Na hora de passar para o lado oposto, os outros dois pares da bobina, deixei os fios muito próximos ao centro, isso esta fazendo a base esmagar os fios contra o estator, amanhã vou ter que desmontar tudo e, se eu não conseguir afastá-los mais para fora do centro, vou ter que enrolar tudo novamente.

[img:a14e137e55]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/ce31bb41-9cac-4d04-9672-0500813fe11f_zpsbe9993e5.jpg[/img:a14e137e55]

Essa eu não esperava
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Outro detalhe já que provavelmente terá que refazer, não aperte o enrolamento dos fios que vão para os conectores, pois ao apertá-los, deixará o fio menos maleável e ao dobrar ele, os fios que ficarem do lado de fora da curva, estarão sob tensão já que para acompanhar a curvatura, eles teriam que serem esticados e isso irá diminuir muito a vida útil desses fios ao manuseá-los durante a instalação em possível manutenção.
Deixe-os de forma que se dobrar o fio, eles tenham jogo de movimento entre eles.
É como o efeito das varetas de fibra nas asas dos aeromodelos, duas juntas tem que entrarem em atrito para as asas se curvarem e como estão colados, as asas não se curvam, o mesmo vale para os fios enrolados dessa forma se ficarem muito apertados.
Só enrole os fios de forma que eles não fiquem soltos, não precisa apertar eles dessa forma, somente na parte que ficará junto ao motor, mas a parte que sair para fora, deixe bem solta a trama de fios.
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robson_oa
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Mensagem por robson_oa »

Até que ter que refazer tudo novamente não foi tão ruim.

Acho que, com a mão mais traquejada, o enrolamento dessa vez ficou melhor que o anterior.

Usei um reparo de tanque de combustível de molde.

[img:670dc35a91]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141107_1730101_zpsa2d4ec24.jpg[/img:670dc35a91]

O que possibilitou um afastamento ideal para poder montar o estator sem perigo de danos

[img:670dc35a91]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141107_1932121_zpsb7e8dbd9.jpg[/img:670dc35a91]

Agora repeti o processo de imersão no verniz, como fiz antes, e esperar até amanhã, quando ele estiver pronto para manuseio.
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Mensagem por LaercioLMB »

E testou tudo antes de dar o banho de verniz definitivo?
Boa sorte, espero mesmo que não tenha problema algum com o enrolamento.
Ficou com uma ótima cara e espero também que não tenha torcido tanto os fios como fez da outra vez.
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Mensagem por robson_oa »

[quote:1bad308086="LaercioLMB"]E testou tudo antes de dar o banho de verniz definitivo?
Boa sorte, espero mesmo que não tenha problema algum com o enrolamento.
Ficou com uma ótima cara e espero também que não tenha torcido tanto os fios como fez da outra vez.[/quote:1bad308086]

-Testei como fiz anteriormente a minha preocupação maior era um curto entre o estator e cada uma das três fases das bobinas.

-E em relação a impedância, as seis pontas das três fases estão separadas ainda, amanhã faço mais um teste com o que eu tiver por aqui, vou ver se consigo aplicar uma tensão em cima de cada uma das três e medir as correntes para calcular e comparar. Mas creio que não terei problemas de desequilibro com a impedância delas.

-Não , só juntei com o termo retrátil

Estou pensando no que vou usar como carga quando ele estiver montado (na bancada), não vou por no helicóptero ainda.
Acho que vai ser uma hélice mesmo.
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Mensagem por robson_oa »

Montando o estator na sua base, dei uma aquecida com o ferro de solda para não ter que forçar muito.

[img:33d78cfb04]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/1549568_675700642548221_200648898574258830_n_zpscab8b18d.jpg[/img:33d78cfb04]

Instalação dos rolamentos, já providenciei novos ,mas, enquanto a Dona Aduaneira não libera, limpei e lubrifiquei os antigos para os testes.

[img:33d78cfb04]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/10561797_675701975881421_7323422838630762440_n_zpsa79d3876.jpg[/img:33d78cfb04]

Montando o eixo e fechamento do Bell

[img:33d78cfb04]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/1654086_675703602547925_3143341340439567871_n_zpsdcb1ed69.jpg[/img:33d78cfb04]

[img:33d78cfb04]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/10701997_675704502547835_5228078285031480194_n_zps36b6af81.jpg[/img:33d78cfb04]

Terminais montados, pronto para os testes.

[img:33d78cfb04]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/10632807_675705742547711_5274698177200829110_n_zps9d166ccb.jpg[/img:33d78cfb04]
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