Helice Bipá x Tripá

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por man1aco »

Diego Costa escreveu:Já estou cogitando a hipotese de trocar a 9x7 ou tentar utilizá-la em algum outro modelo. Pro Cessna, independente da configuração utilizada, o eCalc informa a seguinte mensagem:

"- O fluxo de ar na pá da hélice vai estolar. Portanto o empuxo estático e a corrente máxima não serão alcançados. Em solo, você medirá *Empuxo de estol* como máximo."
"- 7.3km/h / 4.5mph - acima desta velocidade aerodinâmica, o estol na pá do propulsor desaparecerá."

Já consegui uma configuração em que a velocidade de 7.3Km/h informada nessa mensagem chegou a ficar abaixo de 4.5km/h. Como essa mensagem aparece em azul, creio ser apenas uma advertencia, visto que casos criticos são expostos em vermelho (temperatura elevada, pouco empuxo e etc). Afora isso, creio ter atingido uma boa com figuração, com uma autonomia média de 18 minutos de vôo. A configuração abaixo fica melhor se utilizar uma 9x6, e melhora ainda mais com uma 9x5, com temperatura do motor ficando em torno de 46°C.

Configuração básica:

Peso médio do aero: 750g
Motor: Emax GT2820-06 (985Kv)
Esc 40A
Bateria Lipo 3s 3700mAh 35/50C
Helice GWS Tripá 9x7

Imagem grande: http://i.imgur.com/uMxu3uq.png


Esse motor eu acho que vai girar mais, o ecalc costuma jogar pra baixo o resultado dos motores.

pode por mais um 1000rpm com a bateria cheia ele vai dar.

Essa tem sido praticamente uma constante entre o e-calc o e teste de bancada com meus motores, desde o 2822 até o 3548.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

As diferenças entre a planilha e o teste estático está que a planilha calcula com o modelo e, movimento o que força menos o motor e em teste estático o esforço é maior já que há o giro da hélice mas não há o deslocamento do motor e com isso o motor permanece em esforço constante, por isso os testes estáticos são ligeiramente inferiores ao teste da planilha.
Veja que o planilha avisa do estol das pás e avisa que o desempenho não será o máximo.
Na planilha, simule bateria 2S para ver o resultado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

LaercioLMB escreveu:As diferenças entre a planilha e o teste estático está que a planilha calcula com o modelo e, movimento o que força menos o motor e em teste estático o esforço é maior já que há o giro da hélice mas não há o deslocamento do motor e com isso o motor permanece em esforço constante, por isso os testes estáticos são ligeiramente inferiores ao teste da planilha.
Veja que o planilha avisa do estol das pás e avisa que o desempenho não será o máximo.
Na planilha, simule bateria 2S para ver o resultado.


Fiz o que sugeriu, alterando as seguintes especificações:

Estava assim:

Peso médio do aero: 750g
Motor: Emax GT2820-06 (985Kv)
Esc 40A
Bateria Lipo 3s 3700mAh 35/50C
Helice GWS Tripá 9x7

E ficou assim:

Peso médio do aero: 750g
Motor: Emax GT2820-06 (985Kv)
Esc 30A
Bateria Lipo 2s 4200mAh 35/50C
Helice GWS Tripá 9x7

As diferenças de resultados obtidas foram:

Potencia Elétrica: Caiu de 320W para 94W
Carga caiu de 7,7C para 3,1C
Peso-Empuxo caiu de 2,19:1 para 0,96:1
Velocidade de passo caiu de 103Km/h para 69Km/h

Em contrapartida:
Temperatura caiu de 52°C para 37°C
Autonomia prevista de vôo (média) aumentou de 18,5 minutos para 25,7 minutos.

Imagem grande: http://i.imgur.com/1xcLt1g.png
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

Viu, 69 km/h e acredito que o seu modelo não precise de tanta velocidade para voar.
Nesse caso, poderá usar a planilha do rccalc para ver a velocidade de voo do seu modelo e comparar com os resultados obtidos.
Detalhe, procure usar baterias 20/30C, pois usar baterias de alta capacidade de descarga é pura ilusão, pois acrescentam muito peso inútil.
Ahhh, mas com uma bateria 60C eu posso usar uma de 1000 mA que é bem menor e mais leve!!!
Sim, mas e o tempo de voo onde fica?
Uma bateria de 2200 mA 25C pesa bem menos que uma 2200 mA 50C.

e outra, empuxo você só precisa na escala de 0,33:1 ou seja, somente 1/3 do peso total do modelo.
Se o seu empuxo está quase 1:1 está mais que ótimo.
Você só precisa de empuxo superior ao peso do modelo se quiser usar um acrobático para fazer a manobra tork&roll onde você fica com o aeromodelo pendurado pelo motor, só isso, pois para voar o empuxo só tem que ser maior que o arrasto do modelo e não o peso dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

Obrigado pelos comentários e dicas, Laércio, estou começando a aprender a usar os programas/calculadoras.

E de fato comprovei o que você falou sobre a questão das baterias. Simulando com uma LiPo 2s 30C entre 4200 e 5000mAh a autonomia de voo prevista varia entre 20 e 40 minutos. Isso se conseguir deixar meu aero com pelo menos 650g, pois utilizando o Cessna do Benites como referencia (750g) a autonomia fica entre 20 e 30 minutos.

Acredito que essa configuração que você sugeriu com LiPo 2S tenha sido a melhor até agora, daria um bom custo benefício, agora falta achar o motor em questão no mercado brasileiro rsrsrs. Vou aproveitar e fazer os calculos simulando o Piper também, pra sacar se existe possibilidade de usar configuração semelhante ou montar dois sets exclusivos.

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas :-D
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

As baterias 2S existem para isso, combinar kv do motor e passo da hélice.
Se baixar o passo de 7 para 4, verá que a 2S não dará mais conta do recado.
Para você ter uma ideia, estou usando agora um motor pratinha 1300 kv com uma hélice SF 11X4,7 e esse pratinha se colocar uma hélice 9X5 com bateria 3S ele torra e estou usando uma bateria 2S nele.
Por que isso?
Sou fã de modelo escala e construí um Bristol Scout D na escala 1:8 e o diâmetro da hélice para esse modelo seguindo essa escala fica em 10,8 polegadas e optei pela 11.
Usei a SF justamente por ser uma hélice para baixo rpm e por colocar a bateria 2S, o rpm baixou muito, embora ainda ultrapasse 800 rpm do limite da hélice, mas como não uso todo o motor 90% do tempo, esse esforço extra não é contado e o motor desce morno, dentro dos limites de calor dele.
Posso colocar uma hélice de 10 polegadas? Posso, mas esteticamente eu não gostei, mas melhora sim o desempenho do motor, mas o modelo é para voo bem lento mesmo, para voar dentro de ginásio e por isso, não precisei de mais desempenho no motor já que não usarei.
Com a hélice de 10 polegadas ei preciso de meio motor para decolar, já com a de 11 nem chega no meio do curso para o modelo sair do chão.
São diversos fatores que temos que ir usando e nos acostumando e não dispenso os cálculos feitos antes de voar mesmo que os cálculos sejam em planilhas eletrônicas, pois calculando antes, o voo sempre será o esperado e nunca haverá os imprevistos que muitos não sabem identificar o real problema, pois tem na cabeça que o motor e hélice tem empuxo maior que o peso do modelo então tem que voar bem.
Empuxo não faz avião voar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

Entendi, igual a seção de motorização do RC Calc, que dependendo do motor e helice escolhidos mostra a mensagem "até tampa de privada voa" hahaha. De fato, sair do chão não significa necessariamente voar, e minha pretensão tbm é ter um vôo lento. Escolhi o kit do Mauri justamente por isso, dentre os modelos de Cessnas disponiveis ele foi um dos unicos indicados pra iniciantes, pois os outros de 1200mm de envergadura (como os RTF vendidos no AliExpress) são mais ariscos.

Vou aproveitar que adquiri o Turnigy 9X essa semana, previsão de chegar perto do dia 12 de Junho, e vou comprar o cabo adequado pra utilizar no computador, colocar o FMS na ativa de novo. Antes usava um controle de Xbox360, mas não é a mesma coisa. Talvez até arrisque de novo a montar um aero menor, tipo o Ugly, pois por aqui não tem espaço pra voar com o Cessna. Agora creio que estou mais confiante e melhor direcionado, a chance de sucesso na montagem será maior.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

O kit do Mauri sem dúvidas é o melhor que tem, pois ele seguiu regras básicas para construir o kit dele e por isso voa bem.
Só um detalhe, quanto menor for o modelo, mais arisco ele será.
Falta de espaço para voar a maioria está tendo agora e modelos pequenos voam bem dentro de ginásios, pois ao ar livre exige um pouco mais de habilidade de quem está pilotando.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder