Helice Bipá x Tripá

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Helice Bipá x Tripá

Mensagempor Diego Costa » 01 Jun 2015 15:54

Galera, o que ocorre é o seguinte.

Adquiri recentemente um Cessna 182 de 1200mm para montar, inclusive estou utilizando o topico do Mauri (viewtopic.php?f=1&t=107980) e do Benites (viewtopic.php?f=1&t=118123) como referencia de montagem, por serem topicos relacionados ao modelo em questão, pois adquiri exatamente o mesmo kit.

No topico do Benites, por exemplo, ele informa que utilizou motor Emax 2215/20 com Helice 10X5. entretanto eu gostaria de utilizar uma hélice tripá no Cessna.

Nesse caso, o que devo observar prioritariamente ao escolher uma helice tripá que seja equivalente (ou proxima) á uma helice bipá? Seguindo as informações citadas no topico (http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=20061), posso então utilizar uma hélice tripá 9x5 no lugar da bipá 10x5 sem "sustos"? Devo observar alguma mudança em relação à motorização, ou posso manter o mesmo motor apenas substituindo a hélice?

alexcmag escreveu:Tem um otimo artigo do Martin Hepperle em http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm

A conclusão apos algumas equacoes é que: Para passar de bipá para tripá, multiplique o diametro por 0,904. Para passar de bipá para quadripá, multiplique o diametro por 0,84. Exemplos, uma 10x6 bipá equivale a 9,04x6 tripá ou 8,4x6 quadripá. Isto em termos de consumo, em termos de eficiencia quanto mais pás pior.

LaercioLMB escreveu:Os cálculos que o Alex passou são verdadeiros e existem fórmulas para esse tipo de conversão, mas só são necessários em hélices acima de 18 polegadas, abaixo disso, segue a regra que sempre falei para ser mais fácil e está escrito isso em vários posts aqui no fórum.

Hélice bipá para hélice tripá, se diminui uma polegada no diâmetro e se mantém o passo. Exemplo; 10X6 bipá = 9X6 tripá.

Hélice bipá para hélice quadripá, se diminui duas polegadas no diâmetro e se diminui uma polegada no passo. Exemplo; 10X6 bipá = 8X5 quadripá.

Desculpem criar um topico novo perguntando sobre isso, mas achei que não seria conveniente ressucitar topico antigo citado acima (de 2011) apenas pra tirar essa dúvida. Se agi de maneira equivocada peço aos moderadores que excluam esse topico.

Abraços.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:

Abib
membro

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagempor Abib » 01 Jun 2015 16:02

Dúvida: Por que não continuastes no tópico referido - http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=20061 - ao invés de abrir outro tópico?

Será que não seria melhor juntar todas as informações num único lugar? Pois é melhor ressuscitar um tópico relevante do que começar outro novo que pode contar um monte de informações duplicadas e até contraditórias..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 01 Jun 2015 16:20

É como mencionei no fim do post, Abib:

Diego Costa escreveu:Desculpem criar um topico novo perguntando sobre isso, mas achei que não seria conveniente ressucitar topico antigo citado acima (de 2011) apenas pra tirar essa dúvida. Se agi de maneira equivocada peço aos moderadores que excluam esse topico.

Até pq visito o forum há bastante tempo, embora só agora tive condições de investir no aeromodelismo e ser mais participativo, e nesse tempo que frequento o fórum já vi muitos membros chamarem iniciantes de "coveiros" por ressucitarem o topico antigo, ao inves de responderem a "nova pergunta" feita no topico.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 01 Jun 2015 19:59

Bom, a coisa funciona da seguinte forma;
para trocarmos uma hélice bipá por uma tripá equivalente, a pouco me aprofundando mais no assunto já que ouvi tantos falarem que hélice tripá não rende igual a uma bipá, descobri o motivo disso tudo.
Os cálculos que se faz para colocar uma hélice tripá no lugar de uma bipá são somente para não forçar o motor além do normal, o que obviamente, não garante que o desempenho da hélice seja o mesmo já que mantivemos o passo, diminuímos o diâmetro da hélice, mas mantivemos o rpm final do motor e como as pás ficaram mais próximas uma das outras, há uma turbulência de ar deixada pela pá que logo é pega pela pá seguinte já que ficaram mais próximas e isso faz com que o desempenho da hélice caia em relação a uma supostamente equivalente, como no caso uma bipá 10X5 e uma tripá 9X5.
Tem uma pá a mais para gerar empuxo e não velocidade, mas esta pega uma parte da turbulência de ar deixada pela pá anterior a ela e assim sucessivamente.
O correto para se substituir uma hélice bipá por uma tripá sem perder desempenho, é manter o diâmetro da hélice, aumentar um pouco o passo e diminuir o KV do motor, pois com menor rpm, terá mais tempo de deslocamento do aeromodelo entre uma pá e outra, diminuindo assim as chances de uma pá pegar parte da turbulência de ar da anterior.
Diminuímos o rpm final, mas ao acrescentar uma pá a mais, mantivemos o empuxo e ao aumentarmos o passo, mantivemos ou aumentamos a velocidade final.
Um bom exemplo disso eram os aviões de caça da segunda guerra que foram colocados neles hélices tripá ou quadripá e se olharem as especificações dos motores, o rpm de torque dos motores é inferior em motores que tinham hélices tripá ou quadripá em relação aos motores com hélices bipá.
Outro bom exemplo disso, são os aeromodelos escala de grande porte que usam hélices quadripá, como o P-51 por exemplo, em que é de costume usar uma caixa de redução para poder usar uma hélice quadripá em um motor 2 tempos, coisa que se fosse elétrico, bastaria usar um motor de menor KV ou diminuir o número de células da bateria em relação ao kv do motor. (Uma vantagem do elétricos aí.)

13.jpg
13.jpg (36.16 KiB) Exibido 2273 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 01 Jun 2015 22:11

Muito obrigado pela explicação Laercio.

Em teoria, só pra ver se eu entendi direito: Considerando que a motorização original era um 2215/20 (1200Kv) + Helice Bipá 10x5, aeromodelo pesando em torno de 750g, e seguindo as duas "regras básicas" que vc mencionou.

No 1º caso:
LaercioLMB escreveu:Hélice bipá para hélice tripá, se diminui uma polegada no diâmetro e se mantém o passo. Exemplo; 10X6 bipá = 9X6 tripá.

Manteria o motor Emax 2215/20 (1200Kv), e trocaria helice por tripá 9x5

Ou num 2º caso:
LaercioLMB escreveu:O correto para se substituir uma hélice bipá por uma tripá sem perder desempenho, é manter o diâmetro da hélice, aumentar um pouco o passo e diminuir o KV do motor

Trocaria Motor Emax 2215/25 (950Kv) + Helice Tripá 10x6

PS: isso pensando de forma bem simplificada, ainda estou fazendo os calculos pra escolher um motor "ideal".

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 02 Jun 2015 00:38

É bem por aí mesmo.
Tá pegando a coisa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 02 Jun 2015 00:50

LaercioLMB escreveu:É bem por aí mesmo.
Tá pegando a coisa.

Isso é bom :mrgreen:

Aliás, não entrei muito em detalhes no post anterior, mas usando uma dica sua pra calcular se o motor está bem dimensionado para determinado modelo, vi que ambos estão dentro dos limites, e pela minha intenção de vôo creio que ainda terei "sobra".

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 02 Jun 2015 07:43

É sempre bom ter um pouco de sobra, mas não muito pelos motivos que já mencionei de motor potente demais.
É como botar um V8 em um Fiat 147.
Pode até andar, mas dificilmente irá passar de 5 km/l na cidade se poderia andar a mesma coisa fazendo 10 km/l com um motor menor.
Se não está buscando fazer um determinado trajeto com o menor tempo possível para bater um record, super motorizar para quê?

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 24 Mai 2017 00:19

Galera, desculpem ressucitar o tópico, mas preferi dar continuidade aqui do que criar outro pra tirar uma dúvida sobre o mesmo assunto qu eu mesmo iniciei.

Enfim, de acordo com meu post anterior (citado abaixo):

Diego Costa escreveu:Muito obrigado pela explicação Laercio.

Considerando que a motorização original era um 2215/20 (1200Kv) + Helice Bipá 10x5, aeromodelo pesando em torno de 750g, e seguindo as duas "regras básicas" que vc mencionou.

No 1º caso:
LaercioLMB escreveu:Hélice bipá para hélice tripá, se diminui uma polegada no diâmetro e se mantém o passo. Exemplo; 10X6 bipá = 9X6 tripá.

Então eu manteria o motor Emax 2215/20 (1200Kv), e trocaria helice por uma Tripá 9x5

Ou num 2º caso:
LaercioLMB escreveu:O correto para se substituir uma hélice bipá por uma tripá sem perder desempenho, é manter o diâmetro da hélice, aumentar um pouco o passo e diminuir o KV do motor

Trocaria por um Motor Emax 2215/25 (950Kv) + Helice Tripá 10x6

PS: isso pensando de forma bem simplificada, ainda estou fazendo os calculos pra escolher um motor "ideal".

De acordo com o disposto acima, acabei aproveitando uma promoção e adiquiri 2 hélices Tripá 9x5, e 2 helices Tripá 9x7 (Ambas GWS). Lembro também de ter lido um post do AlexCMag em outro topico sobre a questão da "velocidade de ponta x empuxo x motor com Kv mais baixo"

alexcmag escreveu:Agora, suponhamos que seja um pylon racer elétrico gigante, uma 10x6 girando a 30000rpm dá uns 5,5Kg de empuxo, e sua velocidade seria de:

Va=diametro * pi * rpm / 60
Va=0,25*3,14*30000/60=392m/s, que já passou da velocidade do som e portanto dá porcaria.

Para evitar isto nos elétricos não seria muito difícil, bastaria usar um motor de Kv mais baixo e uma hélice com passo maior. Uma 10x9 daria o mesmo empuxo com pouco mais de 16000rpm, aí a velocidade da ponta já cai bem.

Sendo assim, uma Tripá 9x7 ainda estaria dentro dos parametros aceitáveis para utilização em um Cessna 182 com 1200mm de envergadura e peso estimado de 750g? Usando um motor com menor Kv que o Emax 2215/25 (950Kv) com essa 9x7, ainda conseguiria um vôo lento (salvo devidas limitações), ou melhor descartar o uso da 9x7?

Observação 1: A referencia da Bipá 10x5 e aero com peso de 750g foi extraída do topico do Benittes, sobre a montagem do mesmo modelo Cessna (kit do Mauri).

Observação 2: Quando recebi meu Kit, o Mauri enviou uma Bipá 10x6 de brinde, portanto tenho como opção de uso hélices Bipá 10x6, tripá 9x5 e tripá 9x7. Se acaso a 9x7 não for adequada não tem problema, posso repassar/vender/trocar depois, só peguei por estar barata e pra aproveitar o frete rsrsrs.

Agradeço desde já.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 24 Mai 2017 09:51

Cara, não confunda desempenho com esforço.
Essa tabela tosca de conversão de hélice é somente para elas ficarem dentro dos limites do motor e não de desempenho.
Se for comparar desempenho entre hélices a coisa muda muito e são cálculos a serem feitos e não somente uma mera comparação de diâmetro e passo.
Por tanto, uma hélice 10X5 bipá pode ser substituída por uma 9X5 tripá?
Se for para não fazer o motor passar do limite sim, mas se for para aumentar o desempenho ou até equivaler desempenho entre hélices, não.
Vamos supor grotescamente que uma hélice bipá 10X5 precise de 9600 rpm para atingir o seu desempenho máximo, uma 9X5 tripá para atingir o mesmo desempenho precisa de menos rpm do que a 10X5 e somente trocar hélice sem trocar motor não rende.

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 24 Mai 2017 10:05

LaercioLMB escreveu:Cara, não confunda desempenho com esforço.
Essa tabela tosca de conversão de hélice é somente para elas ficarem dentro dos limites do motor e não de desempenho.
Se for comparar desempenho entre hélices a coisa muda muito e são cálculos a serem feitos e não somente uma mera comparação de diâmetro e passo.
Por tanto, uma hélice 10X5 bipá pode ser substituída por uma 9X5 tripá?
Se for para não fazer o motor passar do limite sim, mas se for para aumentar o desempenho ou até equivaler desempenho entre hélices, não.
Vamos supor grotescamente que uma hélice bipá 10X5 precise de 9600 rpm para atingir o seu desempenho máximo, uma 9X5 tripá para atingir o mesmo desempenho precisa de menos rpm do que a 10X5 e somente trocar hélice sem trocar motor não rende.

Sim, Laércio, isso eu já havia entendido nos posts anteriores (que, aliás, sou grato pelas aulas que recebo de todos, inclusive você).

A questão de troca de motorização eu também cogitei, inclusive quando perguntei:

"Usando um motor com menor Kv que o Emax 2215/25 (950Kv) com essa 9x7, ainda conseguiria um vôo lento (salvo devidas limitações), ou melhor descartar o uso da 9x7?" (O 2215/25 seria utilizado com uma 9x5, por isso cogitei pegar um com Kv ainda mais baixo)

Minha duvida é justamente se compensa mesmo usar uma 9x7 (com motor adequado), ou se devo apelar pra algo mais simples, ficando com a 9x5 mesmo. Estou usando o RCCalc para ter uma idéia, mas ainda estou me "re-habituando" às leituras fornecidas e comparando os dados. Na pior das hipoteses coloco à venda o par de 9x7 e invisto em uma Bipá adequada para o Piper (no momento estou focando no Cessna, mas não tem problema).

Muito obrigado, novamente.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 24 Mai 2017 10:18

O RCCalc não te dá número de pás, ele só te dá diâmetro e passo e com isso, não pode querer comparar um 10X7 com uma 9X7 ou 9X8 para ter ideia de empuxo e velocidade.
Infelizmente o RCCalc não nos ajuda com hélices tripá e quadripá.
O drive calc também tem o mesmo problema, te dá somente opções de hélices bipá.
Tem o e-calc que é online e ele é um pouco limitado já que é pago, mas ele aceita hélices de quantas pás desejar, mas é limitado em tipos de baterias e isso faz sim muita diferença, pois mesmo várias marcas sendo de 2200 mA 3S, cada uma das marcas tem resistência interna diferente e varia muito essa diferença.
Te dá noção, mas nunca exata se não tiver no banco de dados dele o modelo exato de ESC, motor e bateria.

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 24 Mai 2017 10:24

Entendi, por isso então que eu estava com tanta dificuldade, tentando obter resultados por "aproximação". Vou me aventurar com os calculos que o AlexCMag postou em outro topico e ver se consigo algum resultado. Talvez eu consiga encontrar alguma equivalencia e, em cima dessa informação, buscar um motor que seja adequado. Não sou muito bom com matemática, qualquer coisa volto a encher a paciencia de vocês rsrsrs

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 24 Mai 2017 10:27

usa o e-calc que te ajudará melhor. Mas tem que usar todos os dados do modelo para obter os resultados satisfatórios.

Jacimar
membro

Mensagempor Jacimar » 24 Mai 2017 11:10

Bom dia prezados ! dos softwares que usei até hoje, o melhor na minha modesta opinião é o Motocalc, cobre inclusive hélices tripá, pode usar free por 30 dias . . .

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 24 Mai 2017 11:16

Obrigado à todos pelas dicas, estou calculando as especificações do meu modelo usando este artigo (medidas em geral, peso, Carga alar, baterias que pretendo utilizar e etc) para utilizar no eCalc.

Muito obrigado :-)

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 24 Mai 2017 11:54

Cara, eu achava que o hobby estava perdido, mas pelo jeito ainda há esperança, pois você dentr muitos aqui é o primeiro com pouco tempo de aeromodelismo que está fazendo a coisa certa.
Indo por esse caminho, seus aeromodelos nunca apresentarão problemas em voo e nem tendências, pois está indo pelo caminho correto e isso te ensina o por que do aeromodelo voar bem.

Parabéns Diego. Espero que mais gente se espelhe em você e siga da forma correta.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 24 Mai 2017 12:02

Achei interessante o motocalc, mas ele te exige dados corretos sobre motorização como impedância, coisa que a maioria desconhece tal existência e nesse caso, resistência interna das baterias, toda a informação com falta de dados ou dados incorretos, resulta em respostas incorretas.

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 24 Mai 2017 13:05

Obrigado, Laércio hahaha. Mas se estou no caminho correto devo muito à vocês também, como já comentei em outras oportunidades sobre você inclusive, que nunca dá a resposta pronta, mas mostra os caminhos para a encontrarmos, e é praticando que aprendemos ;-)

Por exemplo, quando você falou que o eCalc pede varios dados do aeromodelo, já fui pesquisar sobre área alar, carga alar, verifiquei o peso do aeromodelo "cru" (atualmente com 174g) e peso médio de outros modelos semelhantes completos (medidas, material utilizado e etc). Inclusive, relendo as dúvidas que eu mesmo havia perguntado aqui no fórum há tempos atrás, encontrei algo que me ajudou muito, mas que não me lembrava: ao calcular a área alar, descontar a área que fica sobre a fuselagem.

Em tempo, agora enfrento outro "problema", mas esse creio não ser tão grave, que é encontrar o modelo de motor "sugerido" no eCalc no mercado brasileiro rsrsrs. Enfim, agora preciso saber mesmo qual será o peso final do meu aero, pois o do Benittes ficou com 750g, porem com muita riqueza de detalhes, adição de balsa, peças de plastico e etc, o meu talvez fique um pouco mais leve, não vou me aventurar muito em detalhes até por não ter tanta destreza com trabalhos artesanais :-P

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 25 Mai 2017 08:53

Já estou cogitando a hipotese de trocar a 9x7 ou tentar utilizá-la em algum outro modelo. Pro Cessna, independente da configuração utilizada, o eCalc informa a seguinte mensagem:

"- O fluxo de ar na pá da hélice vai estolar. Portanto o empuxo estático e a corrente máxima não serão alcançados. Em solo, você medirá *Empuxo de estol* como máximo."
"- 7.3km/h / 4.5mph - acima desta velocidade aerodinâmica, o estol na pá do propulsor desaparecerá."

Já consegui uma configuração em que a velocidade de 7.3Km/h informada nessa mensagem chegou a ficar abaixo de 4.5km/h. Como essa mensagem aparece em azul, creio ser apenas uma advertencia, visto que casos criticos são expostos em vermelho (temperatura elevada, pouco empuxo e etc). Afora isso, creio ter atingido uma boa com figuração, com uma autonomia média de 18 minutos de vôo. A configuração abaixo fica melhor se utilizar uma 9x6, e melhora ainda mais com uma 9x5, com temperatura do motor ficando em torno de 46°C.

Configuração básica:

Peso médio do aero: 750g
Motor: Emax GT2820-06 (985Kv)
Esc 40A
Bateria Lipo 3s 3700mAh 35/50C
Helice GWS Tripá 9x7

Imagem grande: http://i.imgur.com/uMxu3uq.png

man1aco
membro

Mensagempor man1aco » 25 Mai 2017 10:33

Diego Costa escreveu:Já estou cogitando a hipotese de trocar a 9x7 ou tentar utilizá-la em algum outro modelo. Pro Cessna, independente da configuração utilizada, o eCalc informa a seguinte mensagem:

"- O fluxo de ar na pá da hélice vai estolar. Portanto o empuxo estático e a corrente máxima não serão alcançados. Em solo, você medirá *Empuxo de estol* como máximo."
"- 7.3km/h / 4.5mph - acima desta velocidade aerodinâmica, o estol na pá do propulsor desaparecerá."

Já consegui uma configuração em que a velocidade de 7.3Km/h informada nessa mensagem chegou a ficar abaixo de 4.5km/h. Como essa mensagem aparece em azul, creio ser apenas uma advertencia, visto que casos criticos são expostos em vermelho (temperatura elevada, pouco empuxo e etc). Afora isso, creio ter atingido uma boa com figuração, com uma autonomia média de 18 minutos de vôo. A configuração abaixo fica melhor se utilizar uma 9x6, e melhora ainda mais com uma 9x5, com temperatura do motor ficando em torno de 46°C.

Configuração básica:

Esc 40A
Helice GWS Tripá 9x7

Imagem grande: http://i.imgur.com/uMxu3uq.png

Esse motor eu acho que vai girar mais, o ecalc costuma jogar pra baixo o resultado dos motores.

pode por mais um 1000rpm com a bateria cheia ele vai dar.

Essa tem sido praticamente uma constante entre o e-calc o e teste de bancada com meus motores, desde o 2822 até o 3548.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 25 Mai 2017 11:02

As diferenças entre a planilha e o teste estático está que a planilha calcula com o modelo e, movimento o que força menos o motor e em teste estático o esforço é maior já que há o giro da hélice mas não há o deslocamento do motor e com isso o motor permanece em esforço constante, por isso os testes estáticos são ligeiramente inferiores ao teste da planilha.
Veja que o planilha avisa do estol das pás e avisa que o desempenho não será o máximo.
Na planilha, simule bateria 2S para ver o resultado.

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 25 Mai 2017 11:31

LaercioLMB escreveu:As diferenças entre a planilha e o teste estático está que a planilha calcula com o modelo e, movimento o que força menos o motor e em teste estático o esforço é maior já que há o giro da hélice mas não há o deslocamento do motor e com isso o motor permanece em esforço constante, por isso os testes estáticos são ligeiramente inferiores ao teste da planilha.
Veja que o planilha avisa do estol das pás e avisa que o desempenho não será o máximo.
Na planilha, simule bateria 2S para ver o resultado.

Fiz o que sugeriu, alterando as seguintes especificações:

Estava assim:

Esc 40A
Helice GWS Tripá 9x7

E ficou assim:

Esc 30A
Bateria Lipo 2s 4200mAh 35/50C
Helice GWS Tripá 9x7

As diferenças de resultados obtidas foram:

Potencia Elétrica: Caiu de 320W para 94W
Carga caiu de 7,7C para 3,1C
Peso-Empuxo caiu de 2,19:1 para 0,96:1
Velocidade de passo caiu de 103Km/h para 69Km/h

Em contrapartida:
Temperatura caiu de 52°C para 37°C
Autonomia prevista de vôo (média) aumentou de 18,5 minutos para 25,7 minutos.

Imagem grande: http://i.imgur.com/1xcLt1g.png

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 25 Mai 2017 12:30

Viu, 69 km/h e acredito que o seu modelo não precise de tanta velocidade para voar.
Nesse caso, poderá usar a planilha do rccalc para ver a velocidade de voo do seu modelo e comparar com os resultados obtidos.
Detalhe, procure usar baterias 20/30C, pois usar baterias de alta capacidade de descarga é pura ilusão, pois acrescentam muito peso inútil.
Ahhh, mas com uma bateria 60C eu posso usar uma de 1000 mA que é bem menor e mais leve!!!
Sim, mas e o tempo de voo onde fica?
Uma bateria de 2200 mA 25C pesa bem menos que uma 2200 mA 50C.

e outra, empuxo você só precisa na escala de 0,33:1 ou seja, somente 1/3 do peso total do modelo.
Se o seu empuxo está quase 1:1 está mais que ótimo.
Você só precisa de empuxo superior ao peso do modelo se quiser usar um acrobático para fazer a manobra tork&roll onde você fica com o aeromodelo pendurado pelo motor, só isso, pois para voar o empuxo só tem que ser maior que o arrasto do modelo e não o peso dele.

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 25 Mai 2017 13:11

Obrigado pelos comentários e dicas, Laércio, estou começando a aprender a usar os programas/calculadoras.

E de fato comprovei o que você falou sobre a questão das baterias. Simulando com uma LiPo 2s 30C entre 4200 e 5000mAh a autonomia de voo prevista varia entre 20 e 40 minutos. Isso se conseguir deixar meu aero com pelo menos 650g, pois utilizando o Cessna do Benites como referencia (750g) a autonomia fica entre 20 e 30 minutos.

Acredito que essa configuração que você sugeriu com LiPo 2S tenha sido a melhor até agora, daria um bom custo benefício, agora falta achar o motor em questão no mercado brasileiro rsrsrs. Vou aproveitar e fazer os calculos simulando o Piper também, pra sacar se existe possibilidade de usar configuração semelhante ou montar dois sets exclusivos.

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas :-D

Voltar para “Sistemas de Propulsão - Elétricos”