Helice Bipá x Tripá

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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Diego Costa
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Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

Galera, o que ocorre é o seguinte.

Adquiri recentemente um Cessna 182 de 1200mm para montar, inclusive estou utilizando o topico do Mauri (viewtopic.php?f=1&t=107980) e do Benites (viewtopic.php?f=1&t=118123) como referencia de montagem, por serem topicos relacionados ao modelo em questão, pois adquiri exatamente o mesmo kit.

No topico do Benites, por exemplo, ele informa que utilizou motor Emax 2215/20 com Helice 10X5. entretanto eu gostaria de utilizar uma hélice tripá no Cessna.

Nesse caso, o que devo observar prioritariamente ao escolher uma helice tripá que seja equivalente (ou proxima) á uma helice bipá? Seguindo as informações citadas no topico (http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=20061), posso então utilizar uma hélice tripá 9x5 no lugar da bipá 10x5 sem "sustos"? Devo observar alguma mudança em relação à motorização, ou posso manter o mesmo motor apenas substituindo a hélice?


alexcmag escreveu:Tem um otimo artigo do Martin Hepperle em http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm

A conclusão apos algumas equacoes é que: Para passar de bipá para tripá, multiplique o diametro por 0,904. Para passar de bipá para quadripá, multiplique o diametro por 0,84. Exemplos, uma 10x6 bipá equivale a 9,04x6 tripá ou 8,4x6 quadripá. Isto em termos de consumo, em termos de eficiencia quanto mais pás pior.


LaercioLMB escreveu:Os cálculos que o Alex passou são verdadeiros e existem fórmulas para esse tipo de conversão, mas só são necessários em hélices acima de 18 polegadas, abaixo disso, segue a regra que sempre falei para ser mais fácil e está escrito isso em vários posts aqui no fórum.

Hélice bipá para hélice tripá, se diminui uma polegada no diâmetro e se mantém o passo. Exemplo; 10X6 bipá = 9X6 tripá.

Hélice bipá para hélice quadripá, se diminui duas polegadas no diâmetro e se diminui uma polegada no passo. Exemplo; 10X6 bipá = 8X5 quadripá.




Desculpem criar um topico novo perguntando sobre isso, mas achei que não seria conveniente ressucitar topico antigo citado acima (de 2011) apenas pra tirar essa dúvida. Se agi de maneira equivocada peço aos moderadores que excluam esse topico.

Abraços.
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Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Abib »

Dúvida: Por que não continuastes no tópico referido - http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=20061 - ao invés de abrir outro tópico?

Será que não seria melhor juntar todas as informações num único lugar? Pois é melhor ressuscitar um tópico relevante do que começar outro novo que pode contar um monte de informações duplicadas e até contraditórias..
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Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

É como mencionei no fim do post, Abib:

Diego Costa escreveu:Desculpem criar um topico novo perguntando sobre isso, mas achei que não seria conveniente ressucitar topico antigo citado acima (de 2011) apenas pra tirar essa dúvida. Se agi de maneira equivocada peço aos moderadores que excluam esse topico.


Até pq visito o forum há bastante tempo, embora só agora tive condições de investir no aeromodelismo e ser mais participativo, e nesse tempo que frequento o fórum já vi muitos membros chamarem iniciantes de "coveiros" por ressucitarem o topico antigo, ao inves de responderem a "nova pergunta" feita no topico.
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Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, a coisa funciona da seguinte forma;
para trocarmos uma hélice bipá por uma tripá equivalente, a pouco me aprofundando mais no assunto já que ouvi tantos falarem que hélice tripá não rende igual a uma bipá, descobri o motivo disso tudo.
Os cálculos que se faz para colocar uma hélice tripá no lugar de uma bipá são somente para não forçar o motor além do normal, o que obviamente, não garante que o desempenho da hélice seja o mesmo já que mantivemos o passo, diminuímos o diâmetro da hélice, mas mantivemos o rpm final do motor e como as pás ficaram mais próximas uma das outras, há uma turbulência de ar deixada pela pá que logo é pega pela pá seguinte já que ficaram mais próximas e isso faz com que o desempenho da hélice caia em relação a uma supostamente equivalente, como no caso uma bipá 10X5 e uma tripá 9X5.
Tem uma pá a mais para gerar empuxo e não velocidade, mas esta pega uma parte da turbulência de ar deixada pela pá anterior a ela e assim sucessivamente.
O correto para se substituir uma hélice bipá por uma tripá sem perder desempenho, é manter o diâmetro da hélice, aumentar um pouco o passo e diminuir o KV do motor, pois com menor rpm, terá mais tempo de deslocamento do aeromodelo entre uma pá e outra, diminuindo assim as chances de uma pá pegar parte da turbulência de ar da anterior.
Diminuímos o rpm final, mas ao acrescentar uma pá a mais, mantivemos o empuxo e ao aumentarmos o passo, mantivemos ou aumentamos a velocidade final.
Um bom exemplo disso eram os aviões de caça da segunda guerra que foram colocados neles hélices tripá ou quadripá e se olharem as especificações dos motores, o rpm de torque dos motores é inferior em motores que tinham hélices tripá ou quadripá em relação aos motores com hélices bipá.
Outro bom exemplo disso, são os aeromodelos escala de grande porte que usam hélices quadripá, como o P-51 por exemplo, em que é de costume usar uma caixa de redução para poder usar uma hélice quadripá em um motor 2 tempos, coisa que se fosse elétrico, bastaria usar um motor de menor KV ou diminuir o número de células da bateria em relação ao kv do motor. (Uma vantagem do elétricos aí.)

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Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

Muito obrigado pela explicação Laercio.


Em teoria, só pra ver se eu entendi direito: Considerando que a motorização original era um 2215/20 (1200Kv) + Helice Bipá 10x5, aeromodelo pesando em torno de 750g, e seguindo as duas "regras básicas" que vc mencionou.

No 1º caso:
LaercioLMB escreveu:Hélice bipá para hélice tripá, se diminui uma polegada no diâmetro e se mantém o passo. Exemplo; 10X6 bipá = 9X6 tripá.

Manteria o motor Emax 2215/20 (1200Kv), e trocaria helice por tripá 9x5

Ou num 2º caso:
LaercioLMB escreveu:O correto para se substituir uma hélice bipá por uma tripá sem perder desempenho, é manter o diâmetro da hélice, aumentar um pouco o passo e diminuir o KV do motor

Trocaria Motor Emax 2215/25 (950Kv) + Helice Tripá 10x6

PS: isso pensando de forma bem simplificada, ainda estou fazendo os calculos pra escolher um motor "ideal".
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Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

É bem por aí mesmo.
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Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

LaercioLMB escreveu:É bem por aí mesmo.
Tá pegando a coisa.


Isso é bom :mrgreen:

Aliás, não entrei muito em detalhes no post anterior, mas usando uma dica sua pra calcular se o motor está bem dimensionado para determinado modelo, vi que ambos estão dentro dos limites, e pela minha intenção de vôo creio que ainda terei "sobra".
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Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

É sempre bom ter um pouco de sobra, mas não muito pelos motivos que já mencionei de motor potente demais.
É como botar um V8 em um Fiat 147.
Pode até andar, mas dificilmente irá passar de 5 km/l na cidade se poderia andar a mesma coisa fazendo 10 km/l com um motor menor.
Se não está buscando fazer um determinado trajeto com o menor tempo possível para bater um record, super motorizar para quê?
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Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

Galera, desculpem ressucitar o tópico, mas preferi dar continuidade aqui do que criar outro pra tirar uma dúvida sobre o mesmo assunto qu eu mesmo iniciei.

Enfim, de acordo com meu post anterior (citado abaixo):

Diego Costa escreveu:Muito obrigado pela explicação Laercio.

Considerando que a motorização original era um 2215/20 (1200Kv) + Helice Bipá 10x5, aeromodelo pesando em torno de 750g, e seguindo as duas "regras básicas" que vc mencionou.


No 1º caso:
LaercioLMB escreveu:Hélice bipá para hélice tripá, se diminui uma polegada no diâmetro e se mantém o passo. Exemplo; 10X6 bipá = 9X6 tripá.

Então eu manteria o motor Emax 2215/20 (1200Kv), e trocaria helice por uma Tripá 9x5

Ou num 2º caso:
LaercioLMB escreveu:O correto para se substituir uma hélice bipá por uma tripá sem perder desempenho, é manter o diâmetro da hélice, aumentar um pouco o passo e diminuir o KV do motor

Trocaria por um Motor Emax 2215/25 (950Kv) + Helice Tripá 10x6

PS: isso pensando de forma bem simplificada, ainda estou fazendo os calculos pra escolher um motor "ideal".


De acordo com o disposto acima, acabei aproveitando uma promoção e adiquiri 2 hélices Tripá 9x5, e 2 helices Tripá 9x7 (Ambas GWS). Lembro também de ter lido um post do AlexCMag em outro topico sobre a questão da "velocidade de ponta x empuxo x motor com Kv mais baixo"

alexcmag escreveu:Agora, suponhamos que seja um pylon racer elétrico gigante, uma 10x6 girando a 30000rpm dá uns 5,5Kg de empuxo, e sua velocidade seria de:

Va=diametro * pi * rpm / 60
Va=0,25*3,14*30000/60=392m/s, que já passou da velocidade do som e portanto dá porcaria.

Para evitar isto nos elétricos não seria muito difícil, bastaria usar um motor de Kv mais baixo e uma hélice com passo maior. Uma 10x9 daria o mesmo empuxo com pouco mais de 16000rpm, aí a velocidade da ponta já cai bem.


Sendo assim, uma Tripá 9x7 ainda estaria dentro dos parametros aceitáveis para utilização em um Cessna 182 com 1200mm de envergadura e peso estimado de 750g? Usando um motor com menor Kv que o Emax 2215/25 (950Kv) com essa 9x7, ainda conseguiria um vôo lento (salvo devidas limitações), ou melhor descartar o uso da 9x7?

Observação 1: A referencia da Bipá 10x5 e aero com peso de 750g foi extraída do topico do Benittes, sobre a montagem do mesmo modelo Cessna (kit do Mauri).

Observação 2: Quando recebi meu Kit, o Mauri enviou uma Bipá 10x6 de brinde, portanto tenho como opção de uso hélices Bipá 10x6, tripá 9x5 e tripá 9x7. Se acaso a 9x7 não for adequada não tem problema, posso repassar/vender/trocar depois, só peguei por estar barata e pra aproveitar o frete rsrsrs.

Agradeço desde já.
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Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, não confunda desempenho com esforço.
Essa tabela tosca de conversão de hélice é somente para elas ficarem dentro dos limites do motor e não de desempenho.
Se for comparar desempenho entre hélices a coisa muda muito e são cálculos a serem feitos e não somente uma mera comparação de diâmetro e passo.
Por tanto, uma hélice 10X5 bipá pode ser substituída por uma 9X5 tripá?
Se for para não fazer o motor passar do limite sim, mas se for para aumentar o desempenho ou até equivaler desempenho entre hélices, não.
Vamos supor grotescamente que uma hélice bipá 10X5 precise de 9600 rpm para atingir o seu desempenho máximo, uma 9X5 tripá para atingir o mesmo desempenho precisa de menos rpm do que a 10X5 e somente trocar hélice sem trocar motor não rende.
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