Motor 3S alimentado em 2S, funciona bem ?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Motor 3S alimentado em 2S, funciona bem ?

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados, estou montando um treinador asa alta com 180cm de asa e 30cm de corda, pelo fabricante do kit o peso final será de 1200 a

1500g, exercitando os valores no Motocalc ele, entre outras opções, me indicou alimentar o motor Turnigy D3548/4 de 1100Kv, com LiPo 2S mesmo o

motor sendo definido pelo fabricante para ser alimentado com 3S a 5S, fiquei interessado porque facilitaria a montagem pois já possuo as baterias e

hélices que ele indicou, minha dúvida é : funciona bem o motor subalimentado ? qualquer ajuda será bem vinda, abraço à todos.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Motor 3S alimentado em 2S, funciona bem ?

Mensagem por Indiana Junior »

o motor nao é subalimentado ele pode ser alimentado com qlqr dessas tensoes, pelo que vi no site ele puxa 50A, ou seja, 50A X 7.4v= 370W agente sabe que pra um treinador voar bem, sem acrobacias, nem estrepolias, usa se uma media de 200W a 250W pra cada um kilo, se ele ficar com 1500kg vai precisar entre 300W e 375W, ou seja, da certinho pra necessidade, de fazer ele voar bem,eu usaria no minimo uma bateria que te entregue uma constante de 100A, se for uma 2200, seria uma de 50C, mas se eu puder escolher seria uma acima de 3000 e claro, ver qual helice que cobriria essa necessidade, pq duas ou tres helices do mesmo tamanho podem consumir deferentemente.e pra saber isso so testando com o aparelhinho ai na tua mao. é isso, espero que te ajude e a outros que tenham as mesmas duvidas.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Motor 3S alimentado em 2S, funciona bem ?

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! Indiana, obrigado pela atenção, seguindo seu raciocínio vou fazer alguns testes e posto os resultados assim que estiverem disponíveis, forte abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motor 3S alimentado em 2S, funciona bem ?

Mensagem por LaercioLMB »

Veja sempre as especificações de um motor.

Spec.
Battery: 3~5 Cell /11.1~18.5V
RPM: 1100kv
Max current: 50A
No load current: 3.1A
Max power: 910W
Internal resistance: 0.023 ohm
Weight: 159g (including connectors)
Diameter of shaft: 5mm
Dimensions: 35x48m
Max thrust: 2150g

Se nas especificações dele fala que é parta baterias 3S a 5S, significa que com 2S além de ter que usar uma hélice muito maior, poderá não render nada, pois as bobinas eletromagnéticas são projetadas para trabalhar com uma tensão mínima e máxima, fora disso, a bobina não vai funcionar como deveria e o motor no caso, poderá não render como o esperado.

Um exemplo que te dou, estou usando agora um motor pratinha HXT2730 1300 com uma hélice SF 10X4,7 que se eu usar uma bateria 3S nele, não posso usar hélice maior que 8X4, uma 9X5 já esquenta muito o motor e ele não rende bem, mas com a bateria 2S, essa hélice rodou bem, inclusive com uma SF 11X4,7, mas a 10X4,7 rendeu mais em empuxo e velocidade do que a 11X4,7.
Mas como isso uma de 10 render mais que uma de 11?
É que com a de 10, o motor não chegou no limite e com a de 11, o motor chegou no limite tanto de corrente quanto de esforço para girar a hélice e com isso, perde desempenho final.
Se vai usar bateria 2S nesse seu motor, esqueça as hélices recomendadas a serem usadas nele, terá que usar uma hélice maior ainda e nem assim será certo de bom desempenho já que a tensão estará abaixo no mínimo que foi projetada a bobina.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Motor 3S alimentado em 2S, funciona bem ?

Mensagem por Jacimar »

Laércio, obrigado pela atenção, o que me deixou intrigado nas indicações do Motocalc foi, para a mesma hélice 10X6 :

Com 2S : corrente 20A; consumo : 143W; pitch speed : 41.7mpH; empuxo : 24,8 onças

Com 3S : corrente 37A; consumo : 391W; pitch speed : 59mpH; empuxo : 49.8 onças


Com esses valores o tempo de voo da bateria 2S foi aproximadamente o dobro que com 3S, claro que o desempenho em 3S foi melhor mas não é o primordial para mim no momento, é a primeira vez que uso um software para escolher um conjunto de propulsão, fiz isso para afunilar minha escolha e os resultados foram interessantes, vou fazer uns testes de bancada e vamos ver . . . forte abraço.

Em tempo : Achei estranho o Motocalc indicar 2S sendo o motor 3S a 5S, fui específico na escolha do motor e mesmo assim ele indicou 2S . . .
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Motor 3S alimentado em 2S, funciona bem ?

Mensagem por rnjorge »

143 W na ENTRADA (consumo) significa que vai ter ao redor de 70 a 85% disso (generalizando) de energia efetiva sendo transformada em empuxo pela hélice, dependendo da eficiência do seu motor. Poderia usar isso com um treinador de 500 a 600g sem problemas, mas não num que pese 1500.
Já com 3S o desempenho parece mais próximo do necessário para o seu modelo.
Já o motocalc e similares são apenas calculadoras embelezadas. Qualquer resultado que mostrem vai depender de quão confiáveis foram os dados nele colocados.
Quando existiam uns 30 motores no mercado, todos bem conhecidos e de uns 5 ou 6 fabricantes, era fácil acreditar nos resultados. Com a variedade de motores e fabricantes existentes hoje em dia isso fica mais complicado.
Minha opinião continua a mesma: Use as especificações do fabricante como começo, e teste e meça você mesmo as variações dependendo do que quer.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motor 3S alimentado em 2S, funciona bem ?

Mensagem por LaercioLMB »

Gente, não fiquem só na ideia de empuxo e principalmente um motor de mais de 150 g usado em um modelo de 600 g.
O que faz o avião voar são as asas e não o motor, se não, planador não voaria.
Se uma determinada hélice é para bateria 3S, não pode desejar que tenha rendimento igual com uma bateria 2S, tem que aumentar o diâmetro e passo da hélice para compensar isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Motor 3S alimentado em 2S, funciona bem ?

Mensagem por alexcmag »

Nada impede de usar um motor com tensão menor que a especificada. Ou até maior em alguns casos.

Já fiz ambos, tanto usar um motor especificado como 4S em 3S, quanto pegar um especificado para 2s e colocar 3s (com uma hélice bem menor, é claro).

Ele até vai voar com 2S, mas acho que não vale a pena o risco. 24,8oz dá 700g de empuxo.

Como disse o Laércio, a asa faz o avião voar, o motor é só para compensar o arrasto e manter velocidade.

Tem várias regras empíricas de motorização, no geral o empuxo mínimo é cerca de 1/3 do peso do modelo para treinadores, nisto você vai estar com quase metade dos 1200g a 1500g estimados.

Outra regra é a dos watts por peso, que também vai ficar no talo. Eu já voei com menos que os 200W a 250W por kg sugeridos pelo Indiana Junior. A E-flite por exemplo recomenda 70 a 90 W/lb para treinadores, o que dá cerca de 150W a 200W/kg: http://www.e-fliterc.com/Products/Hints ... =EFLM4010A .

Ou seja, voar vai, mas desnecessariamente no limite, conforme a tensão da bateria caia durante o voo você terá menos potência disponível, até aí depois que estiver voando tudo bem, mas se decidir pousar perto do final da bateria mal terá potência para arremeter se precisar. Na época dos motores escovados e baterias NiCd e NiMH nós voávamos assim, era divertido, mas te garanto que era muito mais tenso do que atualmente.

Meu conselho é colocar a 3S e lembrar-se de que o acelerador é proporcional. O MotoCalc, DriveCalc e qualquer outra ferramenta geralmente mostram a potência máxima.

Se você tiver uma 3S disponível e usá-la, não vai gastar o dobro e consumir a bateria em metade do tempo conforme seus cálculos. Na prática se a bateria não for muito mais pesada vai precisar praticamente dos mesmos watts para manter voo de cruzeiro, vai voar com o acelerador abaixo da metade, usar uma corrente média menor e a bateria vai durar MAIS.

Fazendo a conta do que realmente se precisa de potência.

Suponha que você seu modelo precise de 100W para voar nivelado e tenha como opções de bateria uma 2S de 4000mAh ou uma 3S de 4000mAh por exemplo.

Em 2S sua potência máxima será 143W com a bateria cheia, quando ela estiver próxima do final a potência disponível será por exemplo de (10,0V / 12,0V)^2 * 143W = 99W, mal manterá voo. Contando que ao acelerar a bateria deixa cair um pouco a tensão mesmo quando totalmente cheia, por isto os 12,0V, e não se voa até o talo, por isto os 10,0V. 7,4V x 4000mAh dá 29,6Wh nominais, o que te daria um tempo de voo de 29,6Wh / 100W = 0,296h = 17,76 minutos de voo.

Em 3S sua potência máxima será de 391W com a bateria cheia, quando ela estiver próxima do final a potência disponível será por exemplo de (10,0V / 12,0V)^2 * 391W = 271W, mais que suficiente para subir forte se precisar arremeter. 11,1V x 4000mAh dá 44Wh nominais. Esta célula adicional provavelmente pesaria uns 140g a mais, o que dá cerca 10% do peso estimado do modelo. Digamos que o consumo nivelado suba também 10%, 44Wh / 110W = 0,4h = 24 minutos de voo.

Em tempo, tenho um treinador asa alta de 1,6m de envergadura (Wingman) de 1400g que é o caso do motor 4S alimentado com 3S. Ele voa 13 minutos com uma LiPo 2100mAh 11,1V, o que dá uns 100W de consumo médio, porém dá uns 300W de potência máxima, o que é o suficiente para tirá-lo de enrascadas.

Ele até decola com o acelerador na metade, o que equivaleria a alimentá-lo com 2S, faço isto quando a pista está livre e o vento está liso. Porém quando voo no camping com a pista mais curta e grama fazer isto não seria prudente, ele mal teria saído do chão ao precisar passar a cerca de uma das cabeceiras ou o barranco da outra. Aí acelerador no talo, corrida de 5m e decolagem a 30 graus o tiram do chão e levam para altitude segura rapidamente, para em seguida desacelerar e curtir o voo com pouca bateria e até pegar umas térmicas mais fortes de vez em quando.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Motor 3S alimentado em 2S, funciona bem ?

Mensagem por Jacimar »

Boa noite prezados ! muito obrigado pelas opiniões e esclarecimentos, e realmente analisando os dados gerados pelo Motocalc sob a luz que vocês me deram, com 2S teria que usar 82% do acelerador para um voo "ótimo" e apenas 58% com 3S, além de outros problemas, gostei de usar o software pois minimiza as chances de uma decisão catastrófica, resta agora aprender a interpretar os dados . . . obrigado mais uma vez e forte abraço.
Responder