Duvida: Que eletronica usar?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Raulair
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Abr 03, 2016 11:19 am
Localização: Portugal

Duvida: Que eletronica usar?

Mensagem por Raulair »

Boa tarde eu sou iniciante no hobby, gostaria que me dessem a vossa opiniao sobre a eletronica a usar num aero ugly stick que estou a fazer em depron. O aero nao deve passar as 850gr. Obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida: Que eletronica usar?

Mensagem por LaercioLMB »

Sem as dimensões do modelo não tem como dizer nada e qualquer informação dada será puro palpite furado de quem não tem a menor noção sobre o que está falando.
Precisamos saber envergadura, comprimento da fuselagem e largura da fuselagem e que perfil está usando nas asas.
Só peso, tanto um aeromodelo de 1 metro de envergadura quanto um de 1,5 metros podem estar com o mesmo peso dependendo de como foi construído.
Eletrônica não se escolhe somente pelo peso do modelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Raulair
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Abr 03, 2016 11:19 am
Localização: Portugal

Re: Duvida: Que eletronica usar?

Mensagem por Raulair »

Boa tarde mais uma vez. A envergadura e de 1 metro o perfil clark y, comprimento 80 cm e largura 4cm espero que assim ja ajude.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Duvida: Que eletronica usar?

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezado e bem vindo ao fórum ! tenho um Ugly com dimensões similares e uso : Motor 2822 de 1200KV com hélice 9X5, ESC de 30A, bateria 3S de 1300mA e servos Turnigy 9 gramas, na realidade comprei-o ARF e foi a eletrônica que veio com ele, espero que ajude . . . forte abraço.
Raulair
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Abr 03, 2016 11:19 am
Localização: Portugal

Re: Duvida: Que eletronica usar?

Mensagem por Raulair »

Bom dia amigo Jacimar, muito obrigado pela dica ja foi uma grande ajuda. Abraço.
Etxe Berri
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Out 05, 2015 5:43 pm
Localização: Pres. Prudente-SP

Re: Duvida: Que eletronica usar?

Mensagem por Etxe Berri »

Boa tarde. Estou terminando um Ugly Stick com mesmas dimensões. A eletrônica que estou instalando nele, é a mesma que o Jacimar está usando. Coloquei o aeromodelo junto com a eletrônica(desmontado) na balança e não passou de 750 gr.
"O caminho perfeito é difícil somente para aqueles que escolhem."
Avatar do usuário
Maylon Costa
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Abr 15, 2016 3:05 pm
Localização: SANTA MARIA DO PARÁ

Re: Duvida: Que eletronica usar?

Mensagem por Maylon Costa »

Bom dia, estou precisando também de uma pequena dica sobre meu ugli as dimensões são as mesmas citadas por jacimar, mas, a eletrônica é diferente pois, o motor é um 2830 100kv helice 9x6 esc 30A bateria 1500mah será que essa eletrônica vai rolar ou terei que instalar uma mais leve aguardo pela experiencia de alguém.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida: Que eletronica usar?

Mensagem por LaercioLMB »

É um Turnigy? Pois somente 2830 é muito relativo.
Se for, 18A sem contar o restante da eletrônica, servos, ESC e receptor.
18 : 1.5 = 12C
60 : 12 = 5 minutos de voo, contando desde quando liga, coloca na pista para decolar ou ir até a pista para jogar e fazer a aproximação para pousar.
Se o motor consome 18A, para que colocar mais peso com um ESC de 30A?
Um ESC bom de 20A estaria bom ou um meia boca de 25A também.
Se economiza peso na construção e não na bateria.
Se tem empuxo? Não adianta empuxo se não tiver velocidade para as asas gerarem sustentação.
Motor de 1000 kv, bateria 3S suponho eu.
1000 x 11,1 = 11100 rpm. 80% disso, 11100 x 0.80 = 8880 rpm
8880 rpm com uma hélice de passo 6, te dará aproximadamente 81 km/h de velocidade final, o que é perfeitamente aceitável para esse modelo.
Tem uma defasagem nessa velocidade e por isso é que não calculo cm carga total da bateria que me daria um resultado de velocidade superior a esse.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Maylon Costa
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Abr 15, 2016 3:05 pm
Localização: SANTA MARIA DO PARÁ

Re: Duvida: Que eletronica usar?

Mensagem por Maylon Costa »

Obrigado Laercio, terminei o aero voa perfeitamente bem e estável logo que eu aprender a postar no fórum vou colocar as fotos.
Responder