Bateria x Turnigy D2836/8 1100 kv

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
edu.camilo
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Ago 21, 2015 8:43 pm
Localização: São Paulo

Bateria x Turnigy D2836/8 1100 kv

Mensagem por edu.camilo »

Fala galera boa noite!

Estive tentando localizar testes de consumo com hélices diferentes para este motor, porem não achei nada.

Acontece o seguinte, eu tenho um motor deste que equipava um tucano.

Na especificação do motor diz que o mesmo consome 18A, apesar de haver divergências.

Considerando o uso de uma hélice intermediaria, ou seja, 9x6, o consumo não poderia ser maior que os 18A, pela especificação do motor.

Considerando que o resto também consome, vamos colocar mais 4A neste conjunto, totalizando o consumo máximo de 22A.

Assim um plush de 30A não teria problema, e haveria folga. Pois bem, quanto ao ESC não vi problemas, o mesmo suportou o motor tranquilamente.

Mas a bateria 3s de 2200 mah, 25c inchou. Pelos cálculos não deveria ter inchado, ainda mais visto a margem. Considerando que tenha um perda de 20%, a mesma irá fornecer apenas 20c x 2200.

Adicionamos 30% no consumo total para que haja margem de segurança. então temos 22A + 30% = 29A. Pegamos o 29A / 20C e temos 1,45*1000 = 1450

Sendo a bateria de 2200 mah, temos bateria de sobra, não deveria ter inchado, ainda mais com apenas 3 ou 4 voos.

Então gostaria de saber se alguém já testou o consumo deste motor para me dizer se realmente ele irá consumir no máximo os 18A.

Valeu
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria x Turnigy D2836/8 1100 kv

Mensagem por LaercioLMB »

O consumo de um motor pode variar por diversos motivos e o primeiro deles é que quase nenhum motor xing ling tem a mesma enrolação das bobinas como deveria ser (já vi isso em dois motores iguais, mas com enrolamentos diferentes.
Outro fator é a refrigeração da bateria que muitas vezes não há nenhuma e se a bateria aquecer um pouco, irá deixar o ar dentro do aeromodelo quente também e se for de isopor, não haverá troca com a temperatura exterior e a bateria irá esquentar um pouco além do que deveria e pode inchar. Note que o aquecer não precisa ser daqueles de sentir muito calor ao tocar a bateria.
Outro detalhe é que baterias xing ling não tem nenhuma qualidade, funcionam, mas vai da sorte durar.
ESC de 30A em um motor de 18A é no mínimo absurdo fazer isso, mas fazem e recomendam outros a fazer o mesmo.
Existe uma coisa chamada timing do motor e cada classe de motor tem timing diferente e um motor de consumo entre 10A e 20A tem timing diferente de um motor de 20A a 30A e de um de 30A a 40A, isso quando isso não varia de 5A em 5A dependendo das marcas e isso faz o motor ser mais gastador ou não render nada e a bateria sente isso se for mais gastador.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
edu.camilo
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Ago 21, 2015 8:43 pm
Localização: São Paulo

Re: Bateria x Turnigy D2836/8 1100 kv

Mensagem por edu.camilo »

Laercio, obrigado.

Acredito mesmo que tenha sido a refrigeração, já estava pensando nisso, como o aero não era meu, não sei precisar ao certo.

Estou montando um aero para usar essa eletrônica, e vou ficar atento a entrada e saída de ar.

Bom, mas ainda tenho uma duvida. Você disse que o ESC de 30A para um motor de 18A é um absurdo.

Pelo o que entendi de sua explicação do timing o ESC de 30A esta super estimado. Isso porque nas vendas eles recomendam até ESC de 50A.

Bom, até ai tudo bem, então deveria ser um ESC de 20A. Mas considerando que o consumo do motor é 18A e do restante é 4A, o total de 22A não seria muito para um ESC de 20A.

por favor me corrija se entendi algo errado.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Bateria x Turnigy D2836/8 1100 kv

Mensagem por Bivo »

Edu,
Utilizo esse mesmo motor e ESC em meu extra de 1,05m de envergadura.
Utilizo hélice APC 10x5 com bateria de 1800mh 30C e o consumo do motor fica em 20A
Não tenho tido problema.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Bateria x Turnigy D2836/8 1100 kv

Mensagem por Bivo »

Mais uma coisa, a refrigeração não é boa e a bateria não esquenta significativamente, porém, sempre finalizo meus voos com uma sobra de 30% da carga da bateria.
edu.camilo
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Ago 21, 2015 8:43 pm
Localização: São Paulo

Re: Bateria x Turnigy D2836/8 1100 kv

Mensagem por edu.camilo »

Isso ai Bivo!

Mas mesmo assim fiquei confuso nos cálculos com relação ao timing do ESC, pois neste ponto é verdade, podemos não perceber mas a eficiência do motor depende disso, as vezes podemos voar 30% mais e nem sabemos, pois dificilmente montamos os mesmo modelos com eletrônicas diferentes!

Abs
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria x Turnigy D2836/8 1100 kv

Mensagem por LaercioLMB »

Até bem pouco tempo as eletrônicas eram configuradas de forma coerente, mas de uns tempos pra cá onde a falta de capacidade de pensar adentrou no hobby, as eletrônicas tem sido configuradas com o intuito de ter uma única coisa para tudo e isso tem feito cada vez mais os modelos não renderem como poderiam e o número de perguntas sobre problemas aumentado.
É errado perguntar?
Não, não é, mas começam errando ao montar algo de forma errada sem seguir o que se fala alegando inúmeras coisas para justificarem tais feitos.
Para que um ESC de 30A em um motor de 18A?
Para que um canhão de motor em um aeromodelo?
Para que hélices de força em modelos que requerem velocidade? (notem que velocidade não necessariamente tem que ser acima de 50 km/h, pois se moveu, tem velocidade). Hélices de força são para modelos lentos e não para deixar o modelo lento.
Para que uma bateria de baixa capacidade de carga, mas com uma capacidade altíssima de descarga?
Para que normatizar servos de 9g para tudo quanto é modelo e tipo de voo?
São diversos fatores que somados, surgem vários problemas que não tem solução exceto a configuração correta de toda a eletrônica, coisa que certamente não será feita.
Outra coisa muito importante que se fala tanto, mas que parece não darem importância é que os produtos xing ling não tem nenhuma qualidade e por que um teve sorte de não dar problema não significa que não dê problema com ninguém, pois os produtos xing ling são de sorte de comprar um e não ter problema.
Devemos aceitar isso se queremos comprar produtos baratinhos, pois nunca haverá qualidade em preço baixo, por mais que queiramos acreditar o contrário.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
engpli
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 8:13 am
Localização: Curitiba, Paraná
Contato:

Re: Bateria x Turnigy D2836/8 1100 kv

Mensagem por engpli »

edu.camilo escreveu:... Mas considerando que o consumo do motor é 18A e do restante é 4A, o total de 22A não seria muito para um ESC de 20A.

Lembre-se que uma coisa é a capacidade de entrega para o motor, que é dado nesta faixa de 20,30, 50... etc xA.
Outra coisa é o que o BEC entrega para os servos, receptor, leds, etc. Que está em letras pequenas na etiqueta, da ordem de 2, 3 a até no max 5A que já vi.
Então não some este 02 consumos, pois são bem distintos: corrente do BEC e corrente do motor.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria x Turnigy D2836/8 1100 kv

Mensagem por LaercioLMB »

De fato, os 5A do BEC e os 20A do motor são saídas diferentes e não devem ser somados o consumo do motor com o consumo dos servos e receptor. Só se faz essa soma para escolher a capacidade da bateria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
edu.camilo
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Ago 21, 2015 8:43 pm
Localização: São Paulo

Re: Bateria x Turnigy D2836/8 1100 kv

Mensagem por edu.camilo »

Entendi, neste caso devo usar o ESC de 20A para este motor. Vamos fazer o teste.
Responder