Motor e Helice para C-130 Eletrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Leleco
membro
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Jul 2012 23:12
Localização: Campo dos Afonsos

Motor e Helice para C-130 Eletrico

Mensagempor Leleco » 01 Abr 2017 08:36

Bom dia amigos
Estou iniciando um projeto e preciso de dicas dos mais experientes sobre motor e helice

Estou a procura de uma helice 4 pas e um motor para a helice a ser usada

DADOS:
C-130 ESCALA
4 motores com helices 4 pás
2m envergadura
Peso final aprox. 3 a 4kg

Conhecimento é poder. Ter paciência em alcançá-lo é fundamental.
Leandro N. Rodrigues

stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: 21 Mar 2008 02:43
Localização: Tangará da Serra

Re: Motor e Helice para C-130 Eletrico

Mensagempor stickier » 03 Abr 2017 17:15

Sempre quis saber onde se encontra helices e spinner para quadripás..

Tinha um P51 Mustang e sonhava em colocar uma helice mais escala..

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13259
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Motor e Helice para C-130 Eletrico

Mensagempor LaercioLMB » 03 Abr 2017 17:18

Olha, hélice quadripá geralmente tem que ter passo acima de 8 e rpm que não passe de 6000, pois o número de pás se for em alto rpm, a hélice vai perder desempenho com motor ao máximo, como se fosse uma cavitação de hélice de barco na água. A turbulência de ar gerada por uma pá é pega em seguida pela pá seguinte e assim por diante, fazendo a hélice perder empuxo e velocidade.
Queremos usar hélices quadripás? Temos que saber exatamente como usar corretamente elas se não, será só tormento.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Elilson
membro
Mensagens: 717
Registrado em: 23 Fev 2005 21:28
Localização: Guarujá/ SP

Re: Motor e Helice para C-130 Eletrico

Mensagempor Elilson » 04 Abr 2017 07:39

se for modelo estatico, use as quadripas. Mas em voo, use as tradicionais e confiaveis bipá... afinal em voo não aparece o tipo de helice. Neste caso existe toda documentação necessária para seu projeto

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13259
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Motor e Helice para C-130 Eletrico

Mensagempor LaercioLMB » 04 Abr 2017 12:17

Podemos usar hélices tripá e quadripá? Sim, podemos e não precisa ser somente estática, pois existem por que funcionam, porém se mal configuradas não renderão assim como uma bipá mal escolhida não irá render nada.

Vejam o grande exemplo de um grande construtor de aeromodelismo escala, o nosso amigo Elcio, ele constrói lindos aeromodelos escala e voam muito bem e esse P-51 ele fez com hélice quadripá e não é estática, voa com essa hélice e ele usou um motor 2 tempos para isso, mas como eu já falei antes, a hélice quadripá tem limite de rotação e como o motor 2 tempos ultrapassa esse limite o Elcio usou uma redução para deixar o motor a pelo e a hélice dentro do limite de rpm.





Sendo assim, se queremos usar hélice quadripá em nosso modelos, podemos usar em voo sim, mas obedecendo os limites de rpm dessas hélices, coisa que a maioria não faz mais, obedecer limites.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Leleco
membro
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Jul 2012 23:12
Localização: Campo dos Afonsos

Re: Motor e Helice para C-130 Eletrico

Mensagempor Leleco » 09 Abr 2017 08:50

Sim Será para voo a helice quadripá
Tem um P-51 com helice 4 pas e voa bem , mais a duvida é o motor tambem para a helice que irei escolher
Conhecimento é poder. Ter paciência em alcançá-lo é fundamental.

Leandro N. Rodrigues

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13259
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Motor e Helice para C-130 Eletrico

Mensagempor LaercioLMB » 09 Abr 2017 10:24

Primeiro, motor elétrico tem que ser de baixo KV, pois acima de 900 kv a coisa já começa a ficar ruim.
Só para terem uma ideia, estou fazendo um modelo que usa hélice bipá. Sim, mas o tópico é de quadripá!
Exato, mas o limite de rpm está na na bipá também.
A hélice que irei usar é uma 11X4.7 que pela APC, não pode ultrapassar os 5909 rpm.
Tenho um motor de 1050 kv e com bateria 3S ele ficará com 1050 x 11,1 = 11.655 x 0,75 = 8741 rpm final com motor rendendo 75% já que o kv final nunca é o total do motor já que com hélice há esforço do motor e o kv final diminui.
O que eu fiz? Bateria 2S
7,4 x 1050 = 7770 x 0,75 = 5827 rpm final.
Estou dentro do limite de desempenho dessa hélice e o mesmo serve para hélices tripá e quadripá.
Se mantermos os limites dessas hélices os desempenhos serão sempre o máximo, mas se ultrapassarmos esses limites, quanto mais ultrapassarmos, menor será o desempenho e por esse motivo é que muitos não se acertam em usar hélices tripás e quadripás, pois seguem uma regrinha equivocada onde diz que de uma hélice bipá para tripá, se diminui uma polegada no diâmetro e se mantém o passo e de bipá para quadripá, se diminui duas polegadas no diâmetro e se diminui uma polegada no passo.
Para que serve isso? Para não ultrapassar o limite de potência do motor e não tem nada a ver com manter o mesmo desempenho de uma bipá.
Hélices quadripás geralmente são para passos entre 8 e 10 polegadas e baixo rpm.
Vamos a um pequeno exemplo;
Uma hélice bipá com passo de 6 polegadas a 9000 rpm, atingirá uma velocidade aproximada de 82 km/h.
Falo aproximado, pois quanto maior for o arrasto do aeromodelo, menor será essa velocidade final devido as perdas geradas pela má construção, mas certamente não será menor que 70 km/h por pior que seja a construção, mas vamos manter os 82 a nível de cálculo comparativo.
Já se usarmos uma hélice quadripá com passo de 10 polegadas, necessitaremos somente de 5400 rpm para manter a mesma velocidade final.
Por isso que hélices quadripás obrigatoriamente tem que ter passo bem maior para compensar o limite baixo de rpm final, pois se colocarmos essa hélice com os mesmos 9000 rpm final da bipá, além de forçar muito mais o motor, não vai render quase nada já que estará trabalhando dentro da turbulência gerada pelas pás por estarem muito próximas no raio de trabalho.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Leleco
membro
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Jul 2012 23:12
Localização: Campo dos Afonsos

Re: Motor e Helice para C-130 Eletrico

Mensagempor Leleco » 09 Abr 2017 13:58

Obrigado pelas explicacoes Laercio e amigos. Ja deu para dar uma ideia e busca da helice e motor
Conhecimento é poder. Ter paciência em alcançá-lo é fundamental.

Leandro N. Rodrigues


Voltar para “Sistemas de Propulsão - Elétricos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes