Diminuir KV de um motor

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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edbfraga
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Diminuir KV de um motor

Mensagempor edbfraga » 22 Abr 2019 14:26

Olá pessoa, tenho um motor SunnySky X2814 de 1450 kv, sei que motores de mais baixo kv apresentam maior eficiência e estou pensando em usar esse motor para montar um sistema fpv, estive pensando em uma forma de diminuir o kv do motor sem mexer na fiação do motor, geralmente eu uso baterias 4s. Pensei o seguinte, que tal eu usar uma hélice grande e limitar a aceleração do motor até 10-11 volts? Isso teoricamente reduziria o kv do motor e faria a amperagem aumentar, dando assim potencia equivalente a situação de que se o motor tivesse menos kv e trabalhasse com uma voltagem maior?

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LaercioLMB
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Re: Diminuir KV de um motor

Mensagempor LaercioLMB » 22 Abr 2019 14:43

Somente com testes irá conseguir tal façanha. Para você ter um ideia, estou em uma construção de um aeromodelo Bristol Scout D 1:8 e como ele precisará de uma hélice de 10" para ficar próximo a escala da hélice do real, eu precisava de um motor leve e que conseguisse girar uma hélice de 10". Como é um modelo para indoor, terá que ter voo lento e com essa hélice necessitaria de uma caixa de redução para tocar uma 10x4,7SF. Como resolvi esse problema? Fiz testes com alguns motores que tenho e um HXT2730 1300 (pratinha) se deu bem. Mas como um pratinha com uma hélice GWS 10X4,7SF se ele suporta no máximo uma 8X4HD? Ao invés de usar uma bateria 3S, coloquei nele uma 2S e deu certo, consumo máximo de 9,8A, com empuxo e velocidade ideais para esse modelo. Como cheguei a esses resultados? Com um amperímetro turnigy, algumas hélices e baterias diferentes e testando um a um monitorando o consumo que se passasse de 12A, seria problema. A GWS foi a que mais deu certo, já que uma APC com as mesmas medidas passou de 12A. Não tem receita de bolo, terá que ir ajustando a sua receita até chegar a um ideal. Não adianta eu te dizer na teoria usa esse motor com essa hélice e essa bateria, pois pode ficar ótimo assim como pode ficar a maior porcaria. Outro detalhe importante, a eficiência de um motor não está somente no KV dele, pois se fosse assim, não teriam motores de 3000 KV ou mais. É uma combinação de fatores que nos faz definir o KV de um motor, se o modelo precisa de velocidade ou de força. Aeromodelos velozes não necessitam de muita força no motor, já os de voo lento necessitam de muita força no motor e tudo isso vai depender da construção do seu modelo, pois não será o motor que definirá se o modelo terá voo lento ou rápido e sim o projeto do modelo, como carga alar, perfil utilizado, envergadura, corda da asa e por aí vai.
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edbfraga
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Re: Diminuir KV de um motor

Mensagempor edbfraga » 22 Abr 2019 15:17

Legal.. Então o caminho é esse mesmo que pensei... Este motor suporta 60A, assim eu posso usar uma helice de 12pol, mas me atentando para nao passar desse consumo...

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LaercioLMB
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Re: Diminuir KV de um motor

Mensagempor LaercioLMB » 22 Abr 2019 17:21

edbfraga escreveu:Legal.. Então o caminho é esse mesmo que pensei... Este motor suporta 60A, assim eu posso usar uma helice de 12pol, mas me atentando para nao passar desse consumo...



Por isso que é bom ter o amperímetro para fazer os testes. Fiz uma balança para medir o empuxo estático e funciona muito bem e tem fórmula para calcular o empuxo tendo rpm, diâmetro e passo da hélice. Tenho também um tacômetro para medir o rpm e com essas ferramentas posso fazer uma configuração ótimo de velocidade, empuxo e consumo. Não tem receita pronta, temos que fazer sempre os testes pra ter certeza do desempenho do conjunto.
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