Teste de motores

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

nova tabela com mais mediçoes:

[img:a80bf2990b]http://www.qsl.net/py3rf/tabelamedusa.JPG[/img:a80bf2990b]
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ricardo,

As hélices GWS HD em todos os testes que fiz deram um pouco mais de empuxo e um pouco menos de consumo que as APC, provavelmente por serem mais finas com um bordo de fuga mais afilado (hélices funcionam como asas).

As GWS SlowFly realmente dão um pouco mais de empuxo mas gastam bem mais, só são recomendáveis para modelos realmente lentos, quando se deseja bastante empuxo com pouco pitch-speed, em modelos 3D ou indoor por exemplo.

As APC SlowFly também são mais gastonas que as APC-E.

Quanto a motores diferentes, todo componente mecânico ou eletrônico tem tolerâncias, portanto nunca haverá um motor idêntico a outro por mais que o fabricante utilize equipamentos de altíssima precisão e materiais de primeira linha bem padronizados.

Só não dá é pra acontecer como nos TowerPro que cada bobina vem enrolada de um jeito e às vezes mal-soldada ou em curto com a carcaça, aí já é ridículo...
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

certo.eu fui testar uma EP 6x3 GWS no emax 2812 e ela deu fluter,pois é uma helice muito fina.
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Pessoal sera que vou ter problemas, uso um e-max 2812 com 3S e helice 7x6, já vi que ele puxa mais que o recomendado, mas sera que se eu ficar usando 50 e 70 % do motor vai da problema?
Nao quero que ninguem me garanta nada, só pq eu tenho duas helices dessa e to sem grana pra comprar outras agora.
Se eu seguir a risca esse esquema de usar entre 50 a 70% sera que a amperagem fica detro dos limites suportado pelo motor?
Ah, meu esc é de 20A.
Obrigado.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

se nao tem outra ,olhe se o motor nao esta aquecendo,se tiver trabalhando morno a frio tudo bem.
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Cara esquentando ta, mas eu nao sabia que tava puxando mais do que ele pode, ai esquentava mesmo, e o pior é que o vendedor disse que essa helice é a ideal, que nao tem problema usar...hihihih
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

se esquentar demais vai danificar os imas
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Vou tomar cuidado, agora que to sabendo, valeu!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:82053b24fd="Ricardo_BH"]certo.eu fui testar uma EP 6x3 GWS no emax 2812 e ela deu fluter,pois é uma helice muito fina.[/quote:82053b24fd]

Este é um problema das 6x3 e 5x3. Quando vou utilizar com rotação muito alta geralmente compro uma polegada maior e corto as pontas para o tamanho que preciso, tomando o cuidado de balanceá-las.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

a vantagem da apc é que nao da isso.
Responder