CD-ROM com Graupner 4,7x2,4 folder

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

CD-ROM com Graupner 4,7x2,4 folder

Mensagem por andreyamin »

Pessoal, gostaria de uma sujestão pra montar uma motor de CD-ROM pra virar uma hélice
Graupner 4.7x2.4 folder, a uns 20Krpm, ou o mais próximo que eu conseguir chegar disso,
sem passar de uns 50W de entrada (7A com 2s ou 4,5A com 3s).
Tô pedindo muito? Com esse potencia de entrada não dá pra conseguir tanto?
Se sim, que tipo de ligação eu uso? Imãs de neodimio?
Que fio? Quantas voltas? 2s ou 3s?
Não sei nem por onde começar...

Desde já obrigado :wink:

André
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

André,

Faço duas sugestões que acrdito que se aproxima do que você quer:

1 - Se você observar a tabela gerada pelo Regis (EVOO) para os motores de CDROM da Optek, vai perceber que se você reenrolar o motor optek com 18 voltas de fio 28AWG vair girar uma hélice GWS 4 x 2,5 a 19400 RMP com um consumo de 6,2A em uma LIPO 2S. Sua hélice é um pouco diferente, deve consumir mais e possivelmente girar um pouco mais, ou seja, deve ficar próximo ao que você quer.

2 - Outra opção bem simples seria você alterar a ligação dos motores de CDROM optek de estrela para delta e usar LIPO 3S, acredito que vc deve chegar perto dos 20K RPM, entretanto acredito que a corrente vai passar de 4,5A.

Nos dois casos acima, como você vai estar em torno de 20K RMP, se trocar a bucha por rolamente deve dar uma boa ajuda.
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por andreyamin »

lenildo escreveu:1 - Se você observar a tabela gerada pelo Regis (EVOO) para os motores de CDROM da Optek, vai perceber que se você reenrolar o motor optek com 18 voltas de fio 28AWG vair girar uma hélice GWS 4 x 2,5 a 19400 RMP com um consumo de 6,2A em uma LIPO 2S. Sua hélice é um pouco diferente, deve consumir mais e possivelmente girar um pouco mais, ou seja, deve ficar próximo ao que você quer.

Sim, acho que é um bom ponto de partida...
lenildo escreveu:2 - Outra opção bem simples seria você alterar a ligação dos motores de CDROM optek de estrela para delta e usar LIPO 3S, acredito que vc deve chegar perto dos 20K RPM, entretanto acredito que a corrente vai passar de 4,5A.

Acho que não é uma boa, em delta com 3s a potencia vai facilmente ultrapassar os 50W...
lenildo escreveu:Nos dois casos acima, como você vai estar em torno de 20K RMP, se trocar a bucha por rolamente deve dar uma boa ajuda.

Sim, pra trabalhar acima dos 15Krpm vou precisar de bons rolamentos.

Abs

André
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

André,

Posso lhe transmitir o que consegui até agora nesse novo hobby que é enrolar motores, construir avião fica para segundo plano !

Bem quanto a necessidade de girar 20KRpm, consumindo 7A acho que deve utilizar um cd-rom de dvd, enrolar 20 voltas de fio 28 e fechar em delta, é imprescindível usar os imas de neodímio, chegou na acw um novo tipo, dourado, ele é o mais forte no momento,
agora quando você troca de 2s para 3s, a corrente aumenta, ou seja, se estiver gastando 7A ira para pelo menos 9A com a 3s
Outra coisa, acho que essa 4.7 X 2.4 meio 'pesada' eu usaria uma 4X2 ...

Me liga, nos falamos melhor, podemos tentar fazer juntos ai você compra só o que precisa !


Até
Ricardo
Responder