Motor PM101TR (conhecido como 400BR)
- Pedro Guilherme
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Recomeçando depois de 35 anos parado
Ola pessoal. Depois de muito tempo inativo volto ao eromodelismo. E resolvi ir direto no elétrico. Comprei um radio futaba conqust Am frequencia 72 com um receptor MCR-4A com speed. O que eu quero saber é qual bateria usar com esse motor 400 da action motors e esse speed.
- alexcmag
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Re: Recomeçando depois de 35 anos parado
[quote:d0f83c3a44="Pedro Guilherme"]Ola pessoal. Depois de muito tempo inativo volto ao eromodelismo. E resolvi ir direto no elétrico. Comprei um radio futaba conqust Am frequencia 72 com um receptor MCR-4A com speed. O que eu quero saber é qual bateria usar com esse motor 400 da action motors e esse speed.[/quote:d0f83c3a44]
Pode ser uma LiIon ou LiPo 2S (7,2-7,4V) 1300mAh ou uma NiMh 8,4V 750mAh.
Pela especificação este receptor aguenta muita corrente, mas pouca tensão, http://www.futaba-rc.com/manuals/4nbl-manual.pdf
Pode ser uma LiIon ou LiPo 2S (7,2-7,4V) 1300mAh ou uma NiMh 8,4V 750mAh.
Pela especificação este receptor aguenta muita corrente, mas pouca tensão, http://www.futaba-rc.com/manuals/4nbl-manual.pdf
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- Pedro Guilherme
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Motor 400
Obrigado pela resposta. É sempre saber que podemos contar com ajuda dos colegas. Parabéns pelo trabalho de voces, é preciso dedicação e tempo para poder se dedicar a ensinar e ajudar os colegas nos problemas. Elogiável esse site, alias um dos melhores que encontrei nas minhas andanças pela internet pesquisando sobre aeromodelismo. Que Deus os ilumine nesse trabalho. Bom e agora vamos ao trabalho.....rs... gostaria de saber se esse motor serviria numa Zagi. E se servir qual tipo de hélice seria a mais indicada. Obrigado.
- Cassiusfxg
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Re: Motor 400
[quote:d50c2c7c0d="Pedro Guilherme"]Obrigado pela resposta. É sempre saber que podemos contar com ajuda dos colegas. Parabéns pelo trabalho de voces, é preciso dedicação e tempo para poder se dedicar a ensinar e ajudar os colegas nos problemas. Elogiável esse site, alias um dos melhores que encontrei nas minhas andanças pela internet pesquisando sobre aeromodelismo. Que Deus os ilumine nesse trabalho. Bom e agora vamos ao trabalho.....rs... gostaria de saber se esse motor serviria numa Zagi. E se servir qual tipo de hélice seria a mais indicada. Obrigado.[/quote:d50c2c7c0d]
Serve.Use uma hélice 5x3.
Serve.Use uma hélice 5x3.
Paixao pelo hobby
- Leovaldo-Bragança
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Pessoal,
Meu 400BR ressurgiu das cinzas... hehe... vejam a história
[quote:ec71afa23a]Pessoal,
Após queimar o meu GWS 350 usando Li-po 3s, desisti de utilizá-las no 400br. Resolvi então usar uma bateria de 8,4v Ni-MH de 1600 mah. Usei uma hélice EP 5043...
Realizei os dois primeiros vôos sem problema algum... Vôou muito bem em um modelo treinador de 1,20 de envergadura pesando 600 gramas.
Porém, no terceiro vôo, o modelo corria sem forças para levantar vôo. Tudo estava ok. Bateria carregada e com voltagem checada ( 9,46 volts - Acredito estar OK para uma NIMH de 7 células ). Sentido da decolagem contra o vento. Trem de pouso ok com todas as rodas girando livremente. Tentei várias vezes mas o danado não vôo.
Desprezando a lógica, pois eu já tinha checado a bateria, resolvi fazer um ciclo nela..... descarreguei-a totalmente e carreguei-a com uma corrente de 0,8 Amps. Descarregou, e carregou a capacidade adequada para a bateria. Chequei voltagem e tudo ok.... Botei no avião e mandei ele pra pista..... O problema continuou e não consegui tirar o modelo do chão.
Após ter muito observado as características da bateria e tb considerando que é semi-nova... com mto pouco uso..... Será que o problema é do motor?
Isso já aconteceu com alguém????
Desde já agradeço pela ajuda...
Um abraço,[/quote:ec71afa23a]
Alex recomendou
[quote:ec71afa23a]Estranho... Amacie o motor deixando ele girar dentro da água alimentado por uma pilha média até esgotar e veja se ele melhora...[/quote:ec71afa23a]
Fiz o seguinte,
Ao invés de colocá-lo para rodar dentro da água, mudei o fluído e coloquei o motor para rodar dentro de fluído de freio para carros, usando uma bateria de NICd antiga que tenho aki.
Ficou muito bom!!!
Valew pela ajuda Alex!
Um abraço,
Meu 400BR ressurgiu das cinzas... hehe... vejam a história
[quote:ec71afa23a]Pessoal,
Após queimar o meu GWS 350 usando Li-po 3s, desisti de utilizá-las no 400br. Resolvi então usar uma bateria de 8,4v Ni-MH de 1600 mah. Usei uma hélice EP 5043...
Realizei os dois primeiros vôos sem problema algum... Vôou muito bem em um modelo treinador de 1,20 de envergadura pesando 600 gramas.
Porém, no terceiro vôo, o modelo corria sem forças para levantar vôo. Tudo estava ok. Bateria carregada e com voltagem checada ( 9,46 volts - Acredito estar OK para uma NIMH de 7 células ). Sentido da decolagem contra o vento. Trem de pouso ok com todas as rodas girando livremente. Tentei várias vezes mas o danado não vôo.
Desprezando a lógica, pois eu já tinha checado a bateria, resolvi fazer um ciclo nela..... descarreguei-a totalmente e carreguei-a com uma corrente de 0,8 Amps. Descarregou, e carregou a capacidade adequada para a bateria. Chequei voltagem e tudo ok.... Botei no avião e mandei ele pra pista..... O problema continuou e não consegui tirar o modelo do chão.
Após ter muito observado as características da bateria e tb considerando que é semi-nova... com mto pouco uso..... Será que o problema é do motor?
Isso já aconteceu com alguém????
Desde já agradeço pela ajuda...
Um abraço,[/quote:ec71afa23a]
Alex recomendou
[quote:ec71afa23a]Estranho... Amacie o motor deixando ele girar dentro da água alimentado por uma pilha média até esgotar e veja se ele melhora...[/quote:ec71afa23a]
Fiz o seguinte,
Ao invés de colocá-lo para rodar dentro da água, mudei o fluído e coloquei o motor para rodar dentro de fluído de freio para carros, usando uma bateria de NICd antiga que tenho aki.
Ficou muito bom!!!
Valew pela ajuda Alex!
Um abraço,
Leovaldo Jr
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Voar e fazer voar!
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- alexcmag
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[quote:897958188d="denyszandonadi"]Que hélice eu uso numa redução de 6,75?? :shock:
E quanto de empuxo eu terei???
Tem alguma formula para saber qual hélice usar em tal redução??[/quote:897958188d]
Dê uma olhada no site da GWS e procure um motor 400 reduzido deles com redução parecida, mas já te adianto que é trabalho para hélice de 13 polegadas ou mais.
E quanto de empuxo eu terei???
Tem alguma formula para saber qual hélice usar em tal redução??[/quote:897958188d]
Dê uma olhada no site da GWS e procure um motor 400 reduzido deles com redução parecida, mas já te adianto que é trabalho para hélice de 13 polegadas ou mais.
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AlexcMag, no meu caso estou montando um Slow-Stick com as medidas do que tem fixo aqui no forum. Ai eu pensei em colocar uma redução 7.5:1, que ja esta pronta, com isso eu quero que o motor gaste pouca bateria, ele vai girar uma helice 10x6. Sei que com esta redução tenho que colocar uma helice maior. Vc acha que esta helice para esta redução vai conseguiria tirar o modelo do chão? O modelo esta entre 400 e 500 gramas...
Desde já Obrigado!
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- alexcmag
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[quote:f5fd58c412="Bruno____"]AlexcMag, no meu caso estou montando um Slow-Stick com as medidas do que tem fixo aqui no forum. Ai eu pensei em colocar uma redução 7.5:1, que ja esta pronta, com isso eu quero que o motor gaste pouca bateria, ele vai girar uma helice 10x6. Sei que com esta redução tenho que colocar uma helice maior. Vc acha que esta helice para esta redução vai conseguiria tirar o modelo do chão? O modelo esta entre 400 e 500 gramas...
Desde já Obrigado![/quote:f5fd58c412]
7.5:1 é muito pra uma redução de motor 400, só rola se for para usar uma hélice muito grande, de 14 polegadas por exemplo.
Desde já Obrigado![/quote:f5fd58c412]
7.5:1 é muito pra uma redução de motor 400, só rola se for para usar uma hélice muito grande, de 14 polegadas por exemplo.
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