Motor PM101TR (conhecido como 400BR)

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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Mensagempor alexcmag » 04 Mai 2006 17:41

[quote:57b596aee7="FSGALVAO"]No DD até que helice o 400Br aguenta ? 6x3 7x3,5 ?[/quote:57b596aee7]

6x3, acima disto ele fica muito ineficiente.
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Mensagempor FSGALVAO » 05 Mai 2006 08:18

Desculpa incomodar novamente e com redução até qual helice chego

numa 3:1
4:1

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Mensagempor alexcmag » 05 Mai 2006 08:31

3:1: 10x6 com 3S vai legal, 10x8 com 2S
4:1: 10x8 com 3S vai legal

Nos 3 casos consegue-se algo entre 400g e 500g de empuxo com um bom pitch-speed, suficiente para modelos com carga alar entre 16g/dm2 e 25g/dm2

Mas se for para usar redução, acho muito mais fácil usar um EPS400C da GWS, na redução que desejar.

Custa R$78,00 mas vai te economizar um bocado de dor-de-cabeça, fazer redução pra 400 não é tão fácil por causa da rotação e torque envolvidos, a maioria das engrenagens que se acha em equipamentos sucateados seria moída em poucos minutos.

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Mensagempor FSGALVAO » 05 Mai 2006 08:43

Uma opinião sua Alex, para eu gastar R$ 78,00 em um EPS400C não seria mais facil eu comprar um Xing ling ?

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Mensagempor alexcmag » 05 Mai 2006 10:39

Se você tiver ESC BL é melhor mesmo.

O 400BR, como eu disse lá no início, é uma alternativa simples e barata, mas para modelos simples, leves e baratos, para quem não quer colocar um motor de mais de 70 reais no nariz do avião para arrebentar a cada lenha enquanto o cara aprende.

Pode-se conseguir muita diversão com ele. Uma asinha de 80cm com 400BR e 3S, por exemplo, fica rápida e acrobática.

Tenho um stickzinho de 70cm de envergadura que faz vertical com um motorzinho destes.

Mas se o modelo crescer a ponto de precisar de redução, melhor procurar uma alternativa melhor.

Nos modelos que faço com finalidade didática e/ou como alternativa para iniciantes sempre procuro dimensionar para que funcionem com motores escovados, já que é comum venderem no fórum ICS300 por 40 a 50 reais e EPS400C por 50 reais.

Idem nos hidroaviões (ESC BL tem maior chance de queimar quando molhado) e nos multimotores (colocar 4 motores BL em um avião é fora do orçamento da maioria das pessoas).

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Mensagempor FSGALVAO » 05 Mai 2006 11:15

Concordo com voce Alex, mas exemplo para eu Gastar R$ 70,00 para investir em algo melhor do que um 400BR ja gasto um pouco mais e compro um motor e ESC que por exemplo o Edyr vendia.

Bom desculpe poluir o topico, somente mais uma pergunta tenho 2 lipo

Uma Poliquest 1800mha 7,4 volts
2200mha 7,4volts

pergunta essas baterias irão legal nesses 400BR ?

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Mensagempor Antonio Carlos » 05 Mai 2006 11:49

[quote:a46ec547cd="alexcmag"]3:1: 10x6 com 3S vai legal, 10x8 com 2S[/quote:a46ec547cd]

Alex,
A hélice 10x6 não é uma hélice mais "leve" que a 10x8? Então por que a 10x8 vai bem com bateria 2S? Em tese uma hélice mais "pesada" não deveria solicitar uma bateria mais forte?

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!

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Mensagempor alexcmag » 05 Mai 2006 11:54

[quote:677e1de3bb="FSGALVAO"]Concordo com voce Alex, mas exemplo para eu Gastar R$ 70,00 para investir em algo melhor do que um 400BR ja gasto um pouco mais e compro um motor e ESC que por exemplo o Edyr vendia.

Bom desculpe poluir o topico, somente mais uma pergunta tenho 2 lipo

Uma Poliquest 1800mha 7,4 volts
2200mha 7,4volts

pergunta essas baterias irão legal nesses 400BR ?[/quote:677e1de3bb]

Concordo plenamente quanto a gastar um pouco mais e investir num conjunto BL.

Quanto às baterias, se quiser fazer algo legal com 400BR, faça um bimotor CL215 com 2 400BR e use qualquer bateria destas que deve ficar legal.
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Mensagempor alexcmag » 05 Mai 2006 11:59

[quote:307be4a8be="Antonio Carlos"][quote:307be4a8be="alexcmag"]3:1: 10x6 com 3S vai legal, 10x8 com 2S[/quote:307be4a8be]

Alex,
A hélice 10x6 não é uma hélice mais "leve" que a 10x8? Então por que a 10x8 vai bem com bateria 2S? Em tese uma hélice mais "pesada" não deveria solicitar uma bateria mais forte?

Abs,[/quote:307be4a8be]

Hélice pesada puxa mais corrente, não mais tensão.

A hélice 10x6 é realmente mais leve e mais eficiente que a 10x8, mas dá muito menos empuxo na mesma rotação.

Como a bateria 2S dá uma rotação bem mais baixa no motor, a 10x6 apesar de eficiente dá pouco empuxo, cerca de 300g, gastando uma corrente muito pequena, cerca de 4,5A.

Neste caso a 10x8 dará mais empuxo, uns 450g, consumindo mais, claro, mas pelo menos faz o modelo voar. O consumo deve ficar em uns 9A.
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Mensagempor FSGALVAO » 05 Mai 2006 12:01

Começarei assim entao irei usar o 400Br com as lipos 2S e depois irei partir para um xing ling e vou melhorando aos poucos

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Mensagempor Maicon » 25 Jun 2006 18:46

Alex tava lendo e vi que vc falou sobre soldar um Capacitor ceramoco de 100nF, como sou uma anta pra isso gostaria de saber o que é isso? eu tenho um motor 350 da gws ele vem com 2 capacitores com o numero 104, seriam esses?? Se não qual seria ( TEM UMA FOTO)?
Qual seria a função dele??

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Mensagempor alexcmag » 25 Jun 2006 19:02

Exatamente estes, 104 significa 10 * 10 elevado a 4 (10 e mais 4 zeros) picoFarads, o que dá 100nF.

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Mensagempor Maicon » 25 Jun 2006 19:11

Hum + duas coisinhas!
Eu tava observando um dos capacitores do meu 350 ta com a ceramica de uma das perinhas meia quebrada sera que ele pode ta "QUEIMADO"??TEm como eu testa se ele ta funcionando??


Eu tinha um speed da GREATPLANES e veio com o speed um DIODO que era pra ser colocado no motor ligando ele direto no positivo e no negativo, isso é necesario?Serve pra que?

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Mensagempor alexcmag » 25 Jun 2006 20:59

Capacitores cerâmicos não queimam nesta tensão, precisa-se de muita tensão para romper o dielétrico, mas aí explode de vez.

O que deve ter acontecido é quebrar um pouco do encapsulamento.

O diodo é uma proteção contra a corrente reversa do motor para o FET, mas os speeds atuais têm este diodo internamente.

O funcionamento é mais ou menos o seguinte (os mais técnicos que perdoem a abordagem): imagine que a corrente que passa por uma bobina (o enrolamento do motor no caso) tem um efeito parecido com "inércia", quando o FET desliga ela continua tentando fluir, dando uma porrada no FET. O diodo de proteção tem a função de absorver esta corrente que flui, aliviando o esforço do FET.

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Mensagempor Maicon » 25 Jun 2006 21:43

Hum..... Pelo pouco que eu intendo de eletronica era + ou - isso que eu imaginava!!hhehee

Quanto ao capacitor ceramico o que aconteceu com ele que eu vevo te batido ele em algum lugar e o cantinho do involcro dele lasco, ai queria saber se tem algum jeito de eu testa ele pra ve se ele não danificou e se ta ainda funfando heheh... Existe algum jeito de testa??

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Mensagempor alexcmag » 25 Jun 2006 22:58

Pode-se testar em um capacitímetro, mas é muito mais barato e fácil trocar.

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Mensagempor Maicon » 26 Jun 2006 12:59

Hu ok vlws!

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Mensagempor alexcmag » 26 Jun 2006 13:12

[quote:1f593ba57f="Maicon"]Hu ok vlws![/quote:1f593ba57f]

Leia as regras, please... Estou acessando discado hoje, meu humor está péssimo.
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Mensagempor Vincius Garcia » 29 Jun 2006 18:45

Olá estou com um AT-6 que pequei a planta no site agradeço a toda equipe.
Queria tirar umas duvidas, o motor PM101TR posso colocar uma lipos 3S de 11.1V e 1300mAh com hélice EP-7x6 GWS no AT-6.
Obrigado

Vinicius

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Mensagempor alexcmag » 29 Jun 2006 18:55

Ele torra nesta configuração. Com 3S use no máximo 5x3, mas maneirando no acelerador.

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Mensagempor Bruno____ » 30 Jun 2006 08:24

Estou maquinando na minha cabeça fazer uma redução 2:1 para o meu 400br, para usar helices menores que a que eu costumo usar. Alguem tem alguma sugestão?

T+

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Mensagempor Vincius Garcia » 30 Jun 2006 20:52

Obrigado pela informação, qual motor DC para a hélice 7x6?
Um motor 400 GWS também torra com a hélice 7x6 com 3s, qual o fator que faz o motor torrar com esta configuração é o peso da hélice ou a bactéria?
Achei que com uma 3s o avião teria mais tempo de vôo.
Obrigado


Vinicius Garcia

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Mensagempor alexcmag » 01 Jul 2006 09:03

Talvez um motor 700 (que pesa uns 300g) gire uma 7x6.

Esta hélice foi feita para motores reduzidos, exige muito torque do motor.

O motor 400 GWS gira uma 7x3,5, serve?

Com 3S tem-se mais potência, o vôo pode durar mais mas apenas se usar o acelerador com menos potência do que usaria com 2S. Se deixar no mesmo nível dura menos.

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Mensagempor wsouza » 10 Out 2006 16:39

Boa tarde a todos.

Tenho uma duvida...
Estou montado o stick trainer do motta, e pretendo usar um motor 400BR e helice 5x3 ou 6x3. Somente o aviao pesa umas 160/180g. somando a isso mais umas 110g dos servos, rx, esc, e motor 400br , tem-se umas 290g, do aviao sem bateira...to pensando em usar uma bateira NiMH de 9,6v x 1300mAh da PC eletronica modelo 8RT1300AA...isso vai voar? nõ sei o peso desse pack de 9v6 x 1300mAh, mas com certeza deve ser mais de 100g...alguem usa esse pack da PC??

obrigado.

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Mensagempor vhsg13 » 15 Nov 2006 11:46

Pretendo usar esse motor junto a uma hélice feita com palito de picolé e a bateria 2s 1300mAh 20/28c da himodel,
qual empuxo de vo conseguir ?
desde já obrigado.


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