Motor PM101TR (conhecido como 400BR)
- Luís Henrique Rodrigues
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Historinha sobre meu 400BR:
Ontem fui testar o bichinho com uma bat de 9V quadradrinha só pra brincar mesmo e a hélice deu umas 3 voltas devagar e parou. Meu Deus!! a bateria estava com cerca de 8V, etc etc. Tudo checado. O abri e fui ver se os ímas de dentro tinham quebrado e possivelmente estariam travando a rotação. Verifiquei... estavam normais. E agora?? As buchas normais. O fechei com aquela cara de triste (dessa vez eu ia ter que pagar. huhauhua)... Voltei atrás e lembrei q meti uma bateria que encontrei por aqui de NiMh, 7,3V nele. Ficou 3 segundos e a bateria descarregou... Daí pensei: Será que aquela bateria foi a assassina??? --- Fiquei triste e com raiva. Dai hoje eu já tava abrindo o bixo pra reenrolar (idéia de iniciante louco), quando meu primo disse: Tenta passar um bombril vagarosamente nesse "bagulho" que as buchas fazem o contato. Limpei bonitinho e fui testar. Coloquei 3,6V (bateria de tel sem fio) e pronto. Perfeito! Pareceu um tufão. HeHeHeHhe. Aaaaaaagora, Tô Muito Feliz!! Ia pedir ajuda aqui no forum, pois já estava encabulado.
Obrigado,
Luís H.
Ontem fui testar o bichinho com uma bat de 9V quadradrinha só pra brincar mesmo e a hélice deu umas 3 voltas devagar e parou. Meu Deus!! a bateria estava com cerca de 8V, etc etc. Tudo checado. O abri e fui ver se os ímas de dentro tinham quebrado e possivelmente estariam travando a rotação. Verifiquei... estavam normais. E agora?? As buchas normais. O fechei com aquela cara de triste (dessa vez eu ia ter que pagar. huhauhua)... Voltei atrás e lembrei q meti uma bateria que encontrei por aqui de NiMh, 7,3V nele. Ficou 3 segundos e a bateria descarregou... Daí pensei: Será que aquela bateria foi a assassina??? --- Fiquei triste e com raiva. Dai hoje eu já tava abrindo o bixo pra reenrolar (idéia de iniciante louco), quando meu primo disse: Tenta passar um bombril vagarosamente nesse "bagulho" que as buchas fazem o contato. Limpei bonitinho e fui testar. Coloquei 3,6V (bateria de tel sem fio) e pronto. Perfeito! Pareceu um tufão. HeHeHeHhe. Aaaaaaagora, Tô Muito Feliz!! Ia pedir ajuda aqui no forum, pois já estava encabulado.
Obrigado,
Luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."
Luiz Felipe Pondé.
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se usasse uma reduçãozinha não iria melhorar a performance??? qual seria a combinação hélice x redução x motor x bateria??
ps.: desculpe se a pergunta foi imbecil , mas é q sou iniciante em elétricos e to querendo fazer o meu primeiro e estou entre o slow stick e o buster, mas to realmente querendo construir os dois
ps.: desculpe se a pergunta foi imbecil , mas é q sou iniciante em elétricos e to querendo fazer o meu primeiro e estou entre o slow stick e o buster, mas to realmente querendo construir os dois
- gustabmo
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Snake,
Pode considerar a performance desse motor como a do GWS. Voce sabe entender essa tabela aqui:
http://www.gws.com.tw/english/product/powersystem/eps400-g.htm#EP1280
Eu recomendo uma reducao 4.5:1 (é a reducao "G" da GWS pra motores 400), com helice 12*8, bateria LiPo 2S ou NiMH de 7 celulas. Com essa configuracao vai consumir uns 7A e será suficiente pra voar seu SlowStick.
Pode considerar a performance desse motor como a do GWS. Voce sabe entender essa tabela aqui:
http://www.gws.com.tw/english/product/powersystem/eps400-g.htm#EP1280
Eu recomendo uma reducao 4.5:1 (é a reducao "G" da GWS pra motores 400), com helice 12*8, bateria LiPo 2S ou NiMH de 7 celulas. Com essa configuracao vai consumir uns 7A e será suficiente pra voar seu SlowStick.
Gustavo - São Paulo/SP
- Cassiusfxg
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- Cassiusfxg
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belizario escreveu:Cassiusfxg escreveu:Hoje fiz um voo com um modelo que fiz usando o 400 BR, hélice 6x3 e bateria de 8,4v.Fiquei surpreso com o resultado .O modelo pesa 300g e subiu muito rapidamente.Este motor é ótimo .Próximo mês estarei adquirindo mais dois!!!!!
qual e a rotacao de um motor desse.
De cabeça eu não sei, mas com programa do Alex: http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=2958
tem como vc saber usando os dados de empuxo e hélices para o 400br no início deste tópico.
Paixao pelo hobby
- Fábio BP
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oi, acho que já deve ter um tópico sobre o que vou perguntar, mas não acho.
Posso colocar uma hélice gws 7x3,5 no meu motor speed 400 em vez de 6x3 (como o de costume para este motor) com um pack da Poly quest 11,1V 1500mha ou 3s tb de 1320mha. Num modelo tipo tucano (100cm de env.) o peso total do modelo sem o pack fica em exatamente em 315,4 gramas.
Quero saber o que vai acontecer com o equipamento e como vai ficar o empuxo dele, pois tem que ficar mais que 415 gramas.
Falo isto porque estou percebendo que o motor não tá aguentando o avião no ar com a hélice 6x3. E o CG tá quase a 1/3 da asa (coisa de milimetros que movo o dedo)
O que vai acontecer se eu colocar uma 7x3,5?
Obrigado
Posso colocar uma hélice gws 7x3,5 no meu motor speed 400 em vez de 6x3 (como o de costume para este motor) com um pack da Poly quest 11,1V 1500mha ou 3s tb de 1320mha. Num modelo tipo tucano (100cm de env.) o peso total do modelo sem o pack fica em exatamente em 315,4 gramas.
Quero saber o que vai acontecer com o equipamento e como vai ficar o empuxo dele, pois tem que ficar mais que 415 gramas.
Falo isto porque estou percebendo que o motor não tá aguentando o avião no ar com a hélice 6x3. E o CG tá quase a 1/3 da asa (coisa de milimetros que movo o dedo)
O que vai acontecer se eu colocar uma 7x3,5?
Obrigado
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voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
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