Motor PM101TR (conhecido como 400BR)

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Historinha sobre meu 400BR:

Ontem fui testar o bichinho com uma bat de 9V quadradrinha só pra brincar mesmo e a hélice deu umas 3 voltas devagar e parou. Meu Deus!! a bateria estava com cerca de 8V, etc etc. Tudo checado. O abri e fui ver se os ímas de dentro tinham quebrado e possivelmente estariam travando a rotação. Verifiquei... estavam normais. E agora?? As buchas normais. O fechei com aquela cara de triste (dessa vez eu ia ter que pagar. huhauhua)... Voltei atrás e lembrei q meti uma bateria que encontrei por aqui de NiMh, 7,3V nele. Ficou 3 segundos e a bateria descarregou... Daí pensei: Será que aquela bateria foi a assassina??? --- Fiquei triste e com raiva. Dai hoje eu já tava abrindo o bixo pra reenrolar (idéia de iniciante louco), quando meu primo disse: Tenta passar um bombril vagarosamente nesse "bagulho" que as buchas fazem o contato. Limpei bonitinho e fui testar. Coloquei 3,6V (bateria de tel sem fio) e pronto. Perfeito! Pareceu um tufão. HeHeHeHhe. Aaaaaaagora, Tô Muito Feliz!! Ia pedir ajuda aqui no forum, pois já estava encabulado.





Obrigado,
Luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
§§*SNAKE*§§
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Dom Mai 08, 2005 1:05 am

Mensagem por §§*SNAKE*§§ »

eu estava querendo contruir aquele slow stick q vc forneceu a planta no forum, e tava pensando em usar esse motor, q redução, hélice e bateria eu poderia usar pra obter maior eficiência na relação tempo de vôo x potência x menor desgaste do motor????
Avatar do usuário
§§*SNAKE*§§
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Dom Mai 08, 2005 1:05 am

Mensagem por §§*SNAKE*§§ »

se usasse uma reduçãozinha não iria melhorar a performance??? qual seria a combinação hélice x redução x motor x bateria??

ps.: desculpe se a pergunta foi imbecil :oops: :oops: , mas é q sou iniciante em elétricos e to querendo fazer o meu primeiro e estou entre o slow stick e o buster, mas to realmente querendo construir os dois :D :D
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Snake,

Pode considerar a performance desse motor como a do GWS. Voce sabe entender essa tabela aqui:
http://www.gws.com.tw/english/product/powersystem/eps400-g.htm#EP1280

Eu recomendo uma reducao 4.5:1 (é a reducao "G" da GWS pra motores 400), com helice 12*8, bateria LiPo 2S ou NiMH de 7 celulas. Com essa configuracao vai consumir uns 7A e será suficiente pra voar seu SlowStick.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Hoje fiz um voo com um modelo que fiz usando o 400 BR, hélice 6x3 e bateria de 8,4v.Fiquei surpreso com o resultado :shock: .O modelo pesa 300g e subiu muito rapidamente.Este motor é ótimo :D .Próximo mês estarei adquirindo mais dois!!!!! :D
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
belizario
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Sex Mar 11, 2005 9:28 am
Localização: São Paulo

Mensagem por belizario »

Cassiusfxg escreveu:Hoje fiz um voo com um modelo que fiz usando o 400 BR, hélice 6x3 e bateria de 8,4v.Fiquei surpreso com o resultado :shock: .O modelo pesa 300g e subiu muito rapidamente.Este motor é ótimo :D .Próximo mês estarei adquirindo mais dois!!!!! :D



qual e a rotacao de um motor desse.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

belizario escreveu:
Cassiusfxg escreveu:Hoje fiz um voo com um modelo que fiz usando o 400 BR, hélice 6x3 e bateria de 8,4v.Fiquei surpreso com o resultado :shock: .O modelo pesa 300g e subiu muito rapidamente.Este motor é ótimo :D .Próximo mês estarei adquirindo mais dois!!!!! :D



qual e a rotacao de um motor desse.


De cabeça eu não sei, mas com programa do Alex: http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=2958

tem como vc saber usando os dados de empuxo e hélices para o 400br no início deste tópico.
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

belizario escreveu:qual e a rotacao de um motor desse.


Cerca de 15300rpm com 7,2V e 5x3
Cerca de 17000rpm com 9,6V e 5x3
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
belizario
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Sex Mar 11, 2005 9:28 am
Localização: São Paulo

Mensagem por belizario »

alexcmag escreveu:
belizario escreveu:qual e a rotacao de um motor desse.


Cerca de 15300rpm com 7,2V e 5x3
Cerca de 17000rpm com 9,6V e 5x3


valeu pela resposta.
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

oi, acho que já deve ter um tópico sobre o que vou perguntar, mas não acho. :(
Posso colocar uma hélice gws 7x3,5 no meu motor speed 400 em vez de 6x3 (como o de costume para este motor) com um pack da Poly quest 11,1V 1500mha ou 3s tb de 1320mha. Num modelo tipo tucano (100cm de env.) o peso total do modelo sem o pack fica em exatamente em 315,4 gramas.
Quero saber o que vai acontecer com o equipamento e como vai ficar o empuxo dele, pois tem que ficar mais que 415 gramas.
Falo isto porque estou percebendo que o motor não tá aguentando o avião no ar com a hélice 6x3. E o CG tá quase a 1/3 da asa (coisa de milimetros que movo o dedo)
O que vai acontecer se eu colocar uma 7x3,5?

Obrigado
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Responder