Motor PM101TR (conhecido como 400BR)
- alexcmag
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3:1: 10x6 com 3S vai legal, 10x8 com 2S
4:1: 10x8 com 3S vai legal
Nos 3 casos consegue-se algo entre 400g e 500g de empuxo com um bom pitch-speed, suficiente para modelos com carga alar entre 16g/dm2 e 25g/dm2
Mas se for para usar redução, acho muito mais fácil usar um EPS400C da GWS, na redução que desejar.
Custa R$78,00 mas vai te economizar um bocado de dor-de-cabeça, fazer redução pra 400 não é tão fácil por causa da rotação e torque envolvidos, a maioria das engrenagens que se acha em equipamentos sucateados seria moída em poucos minutos.
4:1: 10x8 com 3S vai legal
Nos 3 casos consegue-se algo entre 400g e 500g de empuxo com um bom pitch-speed, suficiente para modelos com carga alar entre 16g/dm2 e 25g/dm2
Mas se for para usar redução, acho muito mais fácil usar um EPS400C da GWS, na redução que desejar.
Custa R$78,00 mas vai te economizar um bocado de dor-de-cabeça, fazer redução pra 400 não é tão fácil por causa da rotação e torque envolvidos, a maioria das engrenagens que se acha em equipamentos sucateados seria moída em poucos minutos.
- alexcmag
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Se você tiver ESC BL é melhor mesmo.
O 400BR, como eu disse lá no início, é uma alternativa simples e barata, mas para modelos simples, leves e baratos, para quem não quer colocar um motor de mais de 70 reais no nariz do avião para arrebentar a cada lenha enquanto o cara aprende.
Pode-se conseguir muita diversão com ele. Uma asinha de 80cm com 400BR e 3S, por exemplo, fica rápida e acrobática.
Tenho um stickzinho de 70cm de envergadura que faz vertical com um motorzinho destes.
Mas se o modelo crescer a ponto de precisar de redução, melhor procurar uma alternativa melhor.
Nos modelos que faço com finalidade didática e/ou como alternativa para iniciantes sempre procuro dimensionar para que funcionem com motores escovados, já que é comum venderem no fórum ICS300 por 40 a 50 reais e EPS400C por 50 reais.
Idem nos hidroaviões (ESC BL tem maior chance de queimar quando molhado) e nos multimotores (colocar 4 motores BL em um avião é fora do orçamento da maioria das pessoas).
O 400BR, como eu disse lá no início, é uma alternativa simples e barata, mas para modelos simples, leves e baratos, para quem não quer colocar um motor de mais de 70 reais no nariz do avião para arrebentar a cada lenha enquanto o cara aprende.
Pode-se conseguir muita diversão com ele. Uma asinha de 80cm com 400BR e 3S, por exemplo, fica rápida e acrobática.
Tenho um stickzinho de 70cm de envergadura que faz vertical com um motorzinho destes.
Mas se o modelo crescer a ponto de precisar de redução, melhor procurar uma alternativa melhor.
Nos modelos que faço com finalidade didática e/ou como alternativa para iniciantes sempre procuro dimensionar para que funcionem com motores escovados, já que é comum venderem no fórum ICS300 por 40 a 50 reais e EPS400C por 50 reais.
Idem nos hidroaviões (ESC BL tem maior chance de queimar quando molhado) e nos multimotores (colocar 4 motores BL em um avião é fora do orçamento da maioria das pessoas).
- FSGALVAO
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Concordo com voce Alex, mas exemplo para eu Gastar R$ 70,00 para investir em algo melhor do que um 400BR ja gasto um pouco mais e compro um motor e ESC que por exemplo o Edyr vendia.
Bom desculpe poluir o topico, somente mais uma pergunta tenho 2 lipo
Uma Poliquest 1800mha 7,4 volts
2200mha 7,4volts
pergunta essas baterias irão legal nesses 400BR ?
Bom desculpe poluir o topico, somente mais uma pergunta tenho 2 lipo
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pergunta essas baterias irão legal nesses 400BR ?
- Antonio Carlos
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[quote:a46ec547cd="alexcmag"]3:1: 10x6 com 3S vai legal, 10x8 com 2S[/quote:a46ec547cd]
Alex,
A hélice 10x6 não é uma hélice mais "leve" que a 10x8? Então por que a 10x8 vai bem com bateria 2S? Em tese uma hélice mais "pesada" não deveria solicitar uma bateria mais forte?
Abs,
Alex,
A hélice 10x6 não é uma hélice mais "leve" que a 10x8? Então por que a 10x8 vai bem com bateria 2S? Em tese uma hélice mais "pesada" não deveria solicitar uma bateria mais forte?
Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- alexcmag
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[quote:677e1de3bb="FSGALVAO"]Concordo com voce Alex, mas exemplo para eu Gastar R$ 70,00 para investir em algo melhor do que um 400BR ja gasto um pouco mais e compro um motor e ESC que por exemplo o Edyr vendia.
Bom desculpe poluir o topico, somente mais uma pergunta tenho 2 lipo
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pergunta essas baterias irão legal nesses 400BR ?[/quote:677e1de3bb]
Concordo plenamente quanto a gastar um pouco mais e investir num conjunto BL.
Quanto às baterias, se quiser fazer algo legal com 400BR, faça um bimotor CL215 com 2 400BR e use qualquer bateria destas que deve ficar legal.
Bom desculpe poluir o topico, somente mais uma pergunta tenho 2 lipo
Uma Poliquest 1800mha 7,4 volts
2200mha 7,4volts
pergunta essas baterias irão legal nesses 400BR ?[/quote:677e1de3bb]
Concordo plenamente quanto a gastar um pouco mais e investir num conjunto BL.
Quanto às baterias, se quiser fazer algo legal com 400BR, faça um bimotor CL215 com 2 400BR e use qualquer bateria destas que deve ficar legal.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- alexcmag
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[quote:307be4a8be="Antonio Carlos"][quote:307be4a8be="alexcmag"]3:1: 10x6 com 3S vai legal, 10x8 com 2S[/quote:307be4a8be]
Alex,
A hélice 10x6 não é uma hélice mais "leve" que a 10x8? Então por que a 10x8 vai bem com bateria 2S? Em tese uma hélice mais "pesada" não deveria solicitar uma bateria mais forte?
Abs,[/quote:307be4a8be]
Hélice pesada puxa mais corrente, não mais tensão.
A hélice 10x6 é realmente mais leve e mais eficiente que a 10x8, mas dá muito menos empuxo na mesma rotação.
Como a bateria 2S dá uma rotação bem mais baixa no motor, a 10x6 apesar de eficiente dá pouco empuxo, cerca de 300g, gastando uma corrente muito pequena, cerca de 4,5A.
Neste caso a 10x8 dará mais empuxo, uns 450g, consumindo mais, claro, mas pelo menos faz o modelo voar. O consumo deve ficar em uns 9A.
Alex,
A hélice 10x6 não é uma hélice mais "leve" que a 10x8? Então por que a 10x8 vai bem com bateria 2S? Em tese uma hélice mais "pesada" não deveria solicitar uma bateria mais forte?
Abs,[/quote:307be4a8be]
Hélice pesada puxa mais corrente, não mais tensão.
A hélice 10x6 é realmente mais leve e mais eficiente que a 10x8, mas dá muito menos empuxo na mesma rotação.
Como a bateria 2S dá uma rotação bem mais baixa no motor, a 10x6 apesar de eficiente dá pouco empuxo, cerca de 300g, gastando uma corrente muito pequena, cerca de 4,5A.
Neste caso a 10x8 dará mais empuxo, uns 450g, consumindo mais, claro, mas pelo menos faz o modelo voar. O consumo deve ficar em uns 9A.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.