Motor PM101TR (conhecido como 400BR)

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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shift_light
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Mensagempor shift_light » 05 Abr 2006 13:29

Hmm!

Pode crer!

Eu tinha esquecido o que era esse componente!

De sera que poderiam me dizer de quantos milímetros é o eixo do motor do 400BR dakela parte que fica para fora... para eu poder fazer o adaptador
_________
[ I
== I
[________ I

Muito legal esse motor!

A propósito Alex eu ja fiz a fuselagem do buster só falta a asa e a emepenagem e a eletronica!


o/

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Luiz Leite
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Mensagempor Luiz Leite » 05 Abr 2006 16:11

[quote:e71735d896="shift_light"]sera que poderiam me dizer de quantos milímetros é o eixo do motor do 400BR dakela parte que fica para fora... para eu poder fazer o adaptador[/quote:e71735d896]

2,3 mm

Utilizo no meu o adaptador DS-002 comprado na Hobbyfly

shift_light
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Mensagempor shift_light » 05 Abr 2006 20:56

Eu arranjei um paquimetro deu 2,4...

o/

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 05 Abr 2006 21:03

[quote:61250b7e01="shift_light"]Eu arranjei um paquimetro deu 2,4...

o/[/quote:61250b7e01]

Meça direito, eixo de motor 400 é 2,3mm, se quiser tirar a prova leia os site do fabricante.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

shift_light
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Mensagempor shift_light » 05 Abr 2006 21:06

Meu por um milimetro deve ter sido um micro erro meu que acarretaria numa grande confusão!

Vocês estão certos!

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Mensagempor Bruno____ » 06 Abr 2006 08:21

[quote:30fa316250="shift_light"]Meu por um milimetro deve ter sido um micro erro meu que acarretaria numa grande confusão!

Vocês estão certos![/quote:30fa316250]

Estou usando este motor numa redução e a 3.9 com uma helice 10X8 para fazer voar esta baleia... olha la o motor...
Ele assim a 3S esta dando 430 gramas de impuxo medidos no PcTaco http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2173 ferramenta indispenssavel...
:D

[img:30fa316250]http://www.elkaconexoes.com.br/viaofrente.jpg[/img:30fa316250]

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Mensagempor Luiz Leite » 06 Abr 2006 09:45

[quote:e422774868="Bruno____"]Estou usando este motor numa redução e a 3.9 com uma helice 10X8 [/quote:e422774868]

Andei procurando uma redução para o meu 400BR e não encontrei nas lojas.

Vejo apenas as peças separadas tais como pinhão, coroa, eixo, etc.

Não tem redução pronta para ele? Se alguém souber onde posso encontrar, seja nova ou usada, me avise.

Obrigado

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Mensagempor Bruno____ » 06 Abr 2006 10:13

Esta ai da foto é a do Asas eletricas, Hyperion, procure nos sites que tem no topico tabela de preço do compra e vendas que vc pode achar, o problema é o estoque destas lojas que são pequenos e nunca tem nada a pronta entrega...
Vc pode tambem comprar um pinhão no asas e procurar uma coroa qeu de uma redução entre 3.3 a 3.9 numa loja que conserte impressora, ai vc mesmo faz uma redução, Acho que não compensa vc investir 50 reais em uma redução para ele, com motores BL vc tera mais rendimento e com um custo parecido...

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Mensagempor Luiz Leite » 06 Abr 2006 10:49

Pois é, Bruno

O BL custa R$ 75,00 e a caixa de redução R$ 50,00, mas se eu optar pelo BL terei que comprar bateria LiPo e speed e aí a brincadeira fica cara.

Quero apenas melhorar bem o rendimento do 400BR, porque já tenho o conjunto comprado e quero treinar bastante com ele. Ainda estou aprendendo a pilotar e prefiro lenhar esse conjunto mais barato, para depois entrar no segmento de motores BL com mais segurança.

Até já tenho guardadinho no fundo da gaveta um Komodo 2407 - 16T para o futuro...

Valeu colega, obrigadão

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Mensagempor Luiz Leite » 06 Abr 2006 17:48

Pessoal

Tenho 3 dúvidas e preciso de uma mão de vocês para clarear as idéias:

A) A redução abaixo com uma hélice 7x6 ficaria boa no Starcessna400BR?
CAIXA DE REDUÇÃO PARA MOTORES 400 RADAR, PARA SUBSTITUIÇÃO DIRETA NOS AEROMODELOS ELÉTRICOS RADAR
Dimensões: 35mm x 41,5mm x 19mm
- Taxa de redução: 2,5 : 1
(desculpe pela letras maiúsculas, mas fui de copiar/colar)

B) Para fixá-la no 400BR é só prender com 2 parafusinhos na frente dele ou preciso fazer algo mais?

C) Qual o empuxo estimado?

Obrigado novamente,
Anexos
PL6410G02.jpeg
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Mensagempor Bruno____ » 07 Abr 2006 07:49

A pergunta "A" é meio dificil de responder, mas meu palpite é que se a redução é 2.5:1 vc pode tentar helices de 8 polegadas para cima para obter melhor rendimento. Se for usar 3S va com calma, instale o PCTACO e faça os teste ele vai mostrar o melhor desempenho...

A "B" é sim, dois parafusos minusculos.

O Impuxo estimado so o PCTACO ou a balancinha...
o meu tem redução 3.9 e helice 10x80 a 3S, ele da 430g, consumindo 8 para 10A. Esta mesma configuração com helice 90x47 e 80x40, so davam 240 e 200 grama respectivamente...

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Odair Justo
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Mensagempor Odair Justo » 09 Abr 2006 14:34

O que vocês acham de dois desses motore no C 130 Hercules da GWS?
Vai bem?

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Mensagempor alexcmag » 09 Abr 2006 15:18

Meio exagerado.

Ele tem apenas 14dm² de área de asa e foi projetado para motor EDP50 (pesando 15g cada e consumindo 2A cada), pesando 450g.

Para usar motor 400BR, só de motores ele ficará no mínimo 200g mais pesado, fora os reforços necessários e as baterias (para aguentar 32A em 2S) acredito que aumente uns 150g de bateria.

É coisa para peso final de 1Kg, daria uma carga alar de 71g/dm². Claro que mesmo pesadão assim ele voaria, porque teria muito motor, mas provavelmente não seria um vôo dos mais tranquilos e agradáveis.

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Mensagempor Odair Justo » 09 Abr 2006 17:31

Voa bem com o EDP50 ?

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Mensagempor alexcmag » 09 Abr 2006 18:15

Pelos vídeos parece que voa bem sim todo original.

Cada EDP50 com 3x2 em 2S dá uns 60g de empuxo com um bom pitch-speed, portanto 240g no total. Isto é suficiente para voar escala se o peso ficar nas 450g previstas.

Para conseguir uma performance melhor acho interessante trocar as hélices pelas 4x2,5 que o Alexandre Cruz recomendou no tópico do FemtoStick. Isto deve dar um fôlego extra com um consumo total de menos de 12A.

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Mensagempor Eduardo lg » 10 Abr 2006 12:19

Pessoal..estou usando o 400Br com uma hélice 7x3,5 e com 2S.
Bom, ele tá puxando muito com essa configuração, acho que mais de 300g de empuxo.

Alguém tem ideia de quanto essa configuração consome, ? não tenho como medir, não tenho multimetro.

O bateria que uso é uma ThunderPower 2S 1300 , de 13C. Ela até que dura uns 13 minutos de voo com esse motor , num cesna de 490g.

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Mensagempor Odair Justo » 10 Abr 2006 14:41

Esse é o problema
Uns dizem que não outros dizem que é bom.
O modelo não é meu e não quero opinar errado.
Por mim punha logo dois Esskay 400 xt e dois ESC
Problema eliminado

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Mensagempor alexcmag » 10 Abr 2006 14:50

[quote:df39da2403="Odair Justo"]Esse é o problema
Uns dizem que não outros dizem que é bom.
O modelo não é meu e não quero opinar errado.
Por mim punha logo dois Esskay 400 xt e dois ESC
Problema eliminado[/quote:df39da2403]

Esta idéia é boa, motor BL é mais leve e consome menos, dois levam ele numa boa subindo na vertical. Aí deixa de ser C130 Hercules e vira C160 Transall, mas voa melhor.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

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Mensagempor Odair Justo » 10 Abr 2006 17:38

Já dei essa idéia, dois xing ling com dois ESC xin ling é a solução, e barato

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Mensagempor alexcmag » 10 Abr 2006 17:41

Tem um norueguês chamado Tyson no RCgroups que colocou 2 BL de CD com estator duplo dando 800g de empuxo cada, ficou uma coisa animal...

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Mensagempor Odair Justo » 10 Abr 2006 18:32

acho que a opção são dois desse:http://www.himodel.com/en/rc_hobby/electric_871.php

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Mensagempor Odair Justo » 10 Abr 2006 18:34

Melhor ainda: http://www.himodel.com/en/rc_hobby/electric_1286.php

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Mensagempor marcelo nobre da fonseca » 29 Abr 2006 21:56

e ai gente a batera do topico 3 funciona ou nao , alguem sabe .ficaria grato se alguem respondese.

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Mensagempor alexcmag » 02 Mai 2006 08:22

Marcelo,

Quando se compra uma bateria para aeromodelismo, ela tem especificações mais detalhadas, pode-se descobrir se ela funciona com um motor ou não facilmente.

Mas comprando baterias recarregáveis avulsas, fica mais difícil, só testando e não sei se o usuário em questão comprou.

Por favor leia as regras do fórum, ok?

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Mensagempor FSGALVAO » 04 Mai 2006 17:19

No DD até que helice o 400Br aguenta ? 6x3 7x3,5 ?


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