Qual motor e hélice devo usar no meu Stick?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Qual motor e hélice devo usar no meu Stick?

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Caros amigos

Estou construindo meu primeiro aeromodelo elétrico. É um Stick, todo em depron. Ele tem 80cm de envergadura e 68cm de comprimento, perfil de asa plano-convexo, trem de pouso com rodas de espuma. Está com 190g sem nada (sem motor, equipamento de rádio, links, etc).
Estou pensando em utilizar um motor 400 com ele.
Pergunto: qual a melhor hélice para ele? Deve ter redução ou pode ser Direct Drive?
Considerando que um motor 400 pesa em média 90g + aproximadamente 100g da bateria + 30g dos 3 servos + aproximadamente 15g do ESC + aproximadamente 20g do micro-receptor + 190g do modelo, totalizaria umas 445g.
É muito pesado ou está bom para o motor 400??? Tenho uma hélice GWS 10X4,7... será que dá pra usá-la?
Qual a melhor bateria no meu caso, para render uns 15 minutos de vôo por carga?

Desde já agradeço

Um abraço a todos!

Carlos
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Creio que nessa configuração e peso vc tem que obrigaroriamente usar redução... e uma helice 10X6... mas vai puxar bastante e tem que usar li-po ou li-on
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Carlos,

445g nao é muito para um motor 400, pode ate usa-lo direct drive que funciona, mas nao com essa helice. Um motor 400 dd pede uma helice de tamanho 6*3 ou 5*3. (Veja topico do AlexCMag http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174 sobre o motor 400BR, que tambem se aplica aproximadamente a outros motores 400).

Mas 445g é peso pra xuxu para o tamanho de aviao que voce descreveu. Se este vai ser o seu primeiro aviao ele tem que ser leve pra ser lento e facil de pilotar, entao com o tamanho que voce descreveu (80cm de envergadura) deveria pesar no maximo 240g!!!

Se voce ja tem o motor 400 e quer usa-lo tente fazer o aviao que o AlexCMag descreve neste topico http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=1955
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Obrigado, Marco Antonio e Gustavo!

Eu queria saber se o modelo com o peso mencionado voa ou desisto dele e parto para outro... como eu já piloto aeromodelo glow, acredito que por ele não ser lento não será problema (pelo contrário, eu até prefiro... :P).

Mas se vocês dizem que ele realmente voa, beleza!!!! Vou tentar DD com a hélice que o Gustavo indicou. Se não ficar bom, vou tentar arrumar uma redução 3:1 e ficar com a hélice maior!!!

Obrigado pela ajuda!

Um abraço

Carlos
Responder