Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

Bom medindo com o multímetro não deu nenhum sinal de que esta em curto, porém devo ter raspado umas trezentas vezes o fio no estator quando estava enrolando tomarem que nada aconteça de errado hehehe
E como defino qual fio do motor é o fio do meio no Esc e os dois da ponta ???
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Pode ligar de qualquer maneira, e se o motor girar ao contrário, basta inverter quaisquer dois fios e pronto.
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

Hannn beleza agora fico mais despreocupado, estou carregando a minha bateria pra daqui a pouco dar uma ligadinha básica no meu motor e nos servos pra conferir se tudo esta funcionando realmente...

# Foram testados os servos até agora tudo ok !!!!
# Foi testado o motor porém não funcionou :cry:

O problema apresentado é o seguinte
Roda porém da uma volta e começar a fazer um barulho muito parecido como se estivesse patinando tentei inverter os sentidos de rotação mas continuou com o mesmo problema e agora aceito sugestões...
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Pode ser falha nas soldas dos conectores ( descascou bem o esmalte dos fios nas pontas ?, caprichou nas soldas ? )

Pode ser falha no enrolamento ( alguma espira no sentido incorreto, de acordo com o esquema ). Se for esse o caso, não tem jeito, refaça o enrolamento.
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

Então lixei as pontas e coloquei soldas e depois os conectores do tipo banana mas acho que vou tentar soldar novamente, agora espira no sentido oposto creio ser muito difícil porque isso eu olhei bem, mas pode ter acontecido né...
Avatar do usuário
RodrigoCunhaRS
membro
Mensagens: 628
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 1:05 pm
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por RodrigoCunhaRS »

pois é amigo veja as soldas... se continuar veja as voltas, pois é muito facil se perder nas voltas.......
Avatar do usuário
RodrigoCunhaRS
membro
Mensagens: 628
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 1:05 pm
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por RodrigoCunhaRS »

[quote:76336cc5ec="GRANATO"][quote:76336cc5ec="Danilo Durigan"]Granato,

Não sei se já foi postado aqui, mas você tem uma tabela onde tenha
- Grossura do fio
- Qtd voltas
- Helice a utilizar
- Consumo

Daí podemos já saber o comportamento do motor.

Abs,[/quote:76336cc5ec]

Para isso, utilize o programa DriveCalc ( www.drivecalc.de ) e faça simulações, os resultados serão bem aproximados.

[quote:76336cc5ec="edsonnota1000"]Como testar para saber se não há curtos ??[/quote:76336cc5ec]

Use o multímetro na posição de continuidade ( aquele desenho do diodo ), e meça com uma ponta no conector que vai ao ESC e a outra encostada no eixo do motor.

O mostrador deve continuar informando "1", indicando que não há curtos.[/quote:76336cc5ec]

O granato Com esse programa eu consigo saber que fio é o original do motor e saber qual posso usar para rebobinar ele?
Quero ir Alem. (Slow Stick, Cessna, Se5a, GWS Sport)
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Sim, faz isso e muito mais. Basta saber utilizar os recursos do software.

Veja o tópico fixo: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=56316
Avatar do usuário
RodrigoCunhaRS
membro
Mensagens: 628
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 1:05 pm
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por RodrigoCunhaRS »

[quote:87762416f8="GRANATO"]Sim, faz isso e muito mais. Basta saber utilizar os recursos do software.

Veja o tópico fixo: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=56316[/quote:87762416f8]

vou baixar esse programa. quero ficar experto em rebobinagem.....
Quero ir Alem. (Slow Stick, Cessna, Se5a, GWS Sport)
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

Eu também baixei esse programa mas não entendi muito bem o funcionamento dele na verdade consigo alterar os valores dos motores, porém queria sabe qual o desempenho dele em determinada hélice etc...
De acordo com os dados colocados no Drive Calculator minha hélice (9x4.7SF) não vai aguentar a rotação empenhada pelo motor isso seria fato ???

[URL=http://img146.imageshack.us/my.php?image=imagem3.png][img:b49dae4fcb]http://img146.imageshack.us/img146/6268/imagem3.th.png[/img:b49dae4fcb][/URL]

Ainda não consegui reconfigurar ele com o meu futuro enrolamento mas ele original não daria certo...
Responder