Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Para ver os resultados, faça como descrito no tópico fixo indicado no post anterior.

Assim, conseguirá alterar o número de voltas e o diâmetro do fio em Tools / Reconfigurator.

E lembre-se que os resultados serão aproximados. Os reais, só medindo mesmo.

Até porque, cada motor reage de uma forma diferente, com o mesmo enrolamento, devido à uma série de fatores tais como estado dos rolamentos, eixo alinhado, situação dos imãs, empenamento do bell, desbalanceamento do bell, e por aí vai....
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Tenho um 2410-08 Estrela.
Uso que fio ?
Quantas voltas ?
Este motor tem bem mais estatores.....
Qual fechamento posso usar ?

Obrigado, os 2 são a salvação para os re-enroladores do forum...
Obrigado !


Emannuell
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

O TowerPro 2410 tem 12 polos assim como o Emax 2822, portanto o esquema de enrolamento é o mesmo.

Você mesmo disse que o fechamento é em estrela ( 2410-08 estrela ).

2410-08 ( 24 é o diâmetro do estator, 10 é a altura e "08" é o número de voltas ).

Fio 30 triplo deve dar com folga.
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

Obrigado, Granato segui o tutorial e consegui mudar no programa algumas coisas sim sem problemas, deu pra ter uma grande idéia de como vai ficar o motor depois de pronto com vários sistemas de enrolamento, realmente prático e funcional esse programa, gostei muito !!!
Agora acho que pra ficar um acabamento legal e com bom empuxo acho que vou colocar 14 Voltas ou 15 porque de acordo com o programa e me corrija se eu estiver errado , com uma bateria Rhino de 1250mah de 3S 20C, um ESC TowerPro de 25A vou ter 965gr de empuxo com uma hélice 9X4.7 SF....

Desenrolei o meu motor completamente e pude notar que todos os estatores estavam com o enrolamento correto, porém quando comecei a fazer o enrolamento novamente coloquei o estator número 1 como sendo em sentido horário, agora inverti para ver o que acontece, coloquei ele em sentido anti-horário.
Gostaria de saber quanto tenho que tirar o esmalte do fio para fazer a solda dos dois porque só tinha tirado na pontinha no outro enrolamento...
E desta vez notei que fiz o enrolamento bem mais rápido !!!


Pessoal vamos nos dar os parabéns pela marca de 400 Respostas e crescendo !!!

:!: E mais uma vez meu motor não funcionou :!:

Sinceramente não sei o que pode estar acontecendo não tem estatores com enrolamento invertido, não tem curto em parte alguma, queimei o fio e depois lixei para colocar os conectores...realmente não sei o que pode estar ocorrendo será que o fato de se começar a enrolar pelo estator número 1 pode influenciar em alguma coisa ???

Olhando mais detalhadamente o motor pude notar que ele esta com o eixo empenado pude perceber isso olhando nos estatores em certo ponto o estator passa bem próximo aos imãs e em outro ponto passa mais distante agora não sei se pode ser esse o problema amigo se for me deêm uma luz porque se eu comprar o novo eixo não sei se vai compensar os rolamentos dele também já estão meio gastos seria melhor comprar um novo motor ???
Avatar do usuário
RodrigoCunhaRS
membro
Mensagens: 628
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 1:05 pm
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por RodrigoCunhaRS »

Poxa.... vamos esperar para ver o que nos diz o Granato
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Quanto a ter mais de 900g de empuxo com esse motor, esquece. Vai parar nos 850g e o resto vira calor ( ineficiência ). Ainda mais com hélice SF.

As pontas dos fios, descascar 1cm é mais do que suficiente e deve estar bem limpa ( brilhante ), para receber a solda.

Verifique se está unindo os fios corretos, já que eles ficam aos pares. Pode ser que esteja unindo as fases incorretamente.

Veja que o início da fase 1 ( polo 1 do estator ) é ligada ao final da fase 3 ( polo 12 ). E, vendo os dois polos juntos, os fios saem da parte de "fora" de cada polo.

Marcando bem essa, as outras são em sequencia.

[img:d78bd6e348]http://www.powercroco.de/schema12Nvert/12N14Pmfly.GIF[/img:d78bd6e348]

Na dúvida, use o esquema abaixo, pois os fios já ficam aos pares, como vão ser soldados, assim não tem onde errar.

[img:d78bd6e348]http://www.powercroco.de/schema12Nvert/12N14Paussen.GIF[/img:d78bd6e348]
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
Avatar do usuário
RodrigoCunhaRS
membro
Mensagens: 628
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 1:05 pm
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por RodrigoCunhaRS »

Entao Granato o Cf 2822 tem um limite maximo de empuxo.
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Todos os motores tem limites. Cada um foi projetado para um determinado uso. Não tem milagres.
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

Então colegas não sei o que realmente aconteceu porque fiz o enrolamento igualzinho como mostra a figura número 2, mas não funcionou nem a pau lixei com cerca de 1Cm de solda deixei o fio brilhante mas não sei o que aconteceu... :(
A única coisa que notei de errado foi que o eixo parece estar meio empenado tem um lugar onde os estatores passam bem próximos aos imãs e em outro lugar passam um pouco mais longe, realmente não sei o que acontece, enrolamento trocado também não é porque ta certinho...

O que pode estar ocorrendo ???
Avatar do usuário
RodrigoCunhaRS
membro
Mensagens: 628
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 1:05 pm
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por RodrigoCunhaRS »

eu nao sei dizer.... mas quem sabe vc nao manda para o granato
Responder