Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

Testei as bobinas separadamente e nao tem curto de uma com a outra e nem com a carcaça.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

[quote:0665d6ccaf="Wagner Quiterio"]ola amigo boa noite ; tive um poblema parecido a um tempo até me lembrei ao ler, pode até ser outra poblema no seu caso , mais vale lembrar que no meu éra os contatos do esc com o motor e tambem eu havia apertado demasiadamente o motor em sua base o que danificou o rolamento proximo a parede de fogo...não custa faser éssa observação.. ok abraço[/quote:0665d6ccaf]

oi amigo, obrigado por responder. os rolamentos parecem estar bons sim. vou ressoldar todos os terminais mas acredito que posso ter errado alguma coisa no enrolamento. Não sei o que pode ter sido. acredito que nao sejam os conetores do esc por que esse motor tava funcionando normalmente mas tinha so 12 voltas originalmente. Era um 2812 pra helices pequenas e como minha ultima 7x6 quebrou eu resolvi reenrolar pra usar as 9x5 que tenho varias aqui...
assim que eu soldar os conectores aviso aqui
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

Ok, chequei os rolamentos denovo, refiz as soldas dos conectores, das saidas e entradas das bobinas, continua do mesmo jeito. Dai peguei outro 2822zinho que tinha por aqui faltando eixo e rolamentos e enrolei tbem. Ta do mesmo jeito. Como usei o bell do meu comecei a acreditar que seja ele. Nao tá mais empenado do que sempre esteve e sempre funcionou assim. To com a pulga atras da orelha com isso. Ja testei outro esc e outro receptor. Tudo do mesmo jeito. Todos os testes sem helice. Alguem consegue me ajudaaaarrrrr? Hehehe
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:15d417e19b="gabrielmaia"]Testei as bobinas separadamente e nao tem curto de uma com a outra e nem com a carcaça.[/quote:15d417e19b]

Em algum momento você está errando no enrolamento, já aconteceu isso comigo e custei a identificar o problema.
As bobinas não são todas enroladas para o mesmo lado, usando a primeira fase como exemplo, que são duas bobinas, a primeira você começa no sentido horário e a segunda no sentido anti horário.
Não faça soldas na entrada do motor, isso prejudica tudo também, os fios tem que ter sobra para sair dos conectores e irem direto para as bobinas, por isso é que fios de motores brushless não se pode ficar dobrando o tempo todo e evite usar apenas um fio para o enrolamento, não é tão eficaz quanto 2 ou 3 fios de bitolas mais finas juntos.
Posição do enrolamento tem que ser perfeita,fios lado a lado bem juntos e da mesma maneira que fez a primeira bobina, terá que fazer a segunda, ou seja, a posição dos fios exatamente igual para um melhor desempenho do ESC ao sincronizar o motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

Oi Laercio e Wagner, obrigado pela ajuda.
Poise Laercio, eu tava fazendo conforme as imagens do inicio do topico.
Depois fiz seguindo uma que o Warne me passou pelo face mais explicadinha.
Vou tentar denovo daqui a pouco vendo um video que ele me passou. Vou ver se compro
tambem o fio fino. Obrigado pela dica de soldar direto o fio no conector
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

[quote:0a552ae2aa="Wagner Quiterio"]aliás 90% do que sei com enrrolamentos de motores aprendi com o GRANATO que com muita paciencia respondeu todas minhas perguntas e tirou minhas duvidas...PARABENS[/quote:0a552ae2aa]

Tá... mas a partir de agora é R$ 200 a consulta + o dinheiro do busão :twisted: :lol: :lol:
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

Kkkk
Galera, é com muito prazer que venho anunciar que o video que o warne fez me ajudou muito e que o motor ta melhor que novo. Eu tava errando algo no enrolamento mesmo. O engraçado é que eu consegui de primeira quando fiz a primeira vez e esse motor tava me batendo. Hehehe Fiz tambem como o Laercio falou e soldei os conectores direto no fio do enrolamento. Obrigado galera pela ajuda e principalmente ao amigao de sempre Emerson Warne
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

eu achei ate a explicação do vídeo do Emerson mais fácil de entender. Amanha eu entro pelo pc e posto o link aqui pra enriquecer o tópico se ele autorizar.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4812ae64cc="Wagner Quiterio"]Laercio, não havia ainda lido sobre a eficiencia do motor quando enrrolado com um unico fiu ou 2ou 3 mais finos ,por curiosidade resolvi desenrrolar um de meus motores para observar a diferença. eu uso os hxt 2730 reenrrolado 12 voltas com fiu 25 awg e uso helice 9.3.8 sf tenho 8 desses motores em chokc flyer porque meu filho compartilha o hobby comigo acabei de enrrolar e funcionou perfeitamente agora vamos ver em voo, do jeito que uso o aero pesa em voo proximo de 300 gr com bat;850 mha 3s o que espéro na verdade é que ele trabalhe um pouco mais friu, ja que do jeito que uso esquenta um pouco mais nada exagerado se diminuir a helice não fica tão bom e tambem esquenta do mesmo jeito se por um motor maior aumenta o peso ,então me adaptei déssa forma o que achou ..abraço detalhe reenrrole com 3 fiu 29 as 12 volta[/quote:4812ae64cc]

Wagner, é fio e não fiu e é frio e não friu e olha que nem comentei os erros de acentuação.
Escrevendo da forma como você escreve, além de dificultar as suas buscas pela internet, irá impossibilitar que alguém encontre seus textos que poderiam tirar muitas dúvidas se escritos corretamente.
Pense um pouco nisso, pois a escrita correta não é só para o seu status.
Sobre o enrolamento, tudo o que aprendi foi com o Granato, principalmente o fato de dois fios ou mais, serem muito mais eficientes do que apenas um fio.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Num país que tem PRESIDENTA, friu, fiu, riu (rio) a dias (para dizer há dias), a anos (para dizer faz anos), nomes próprios sem seguir as regras gramaticais de acentuação etc. Isso são apenas pequenos enganos no vernáculo. Corrigi-los aqui, creio que não seja ético.
Responder