Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Wagner Quiterio
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Mai 30, 2012 7:47 pm
Localização: Barretos sp

Mensagem por Wagner Quiterio »

a sim muito bem .emboras ainda não tive o praser de faser contato com nenhum dos dois imagino o quanto são dedicados inteligentes e prestativos tenho visto aqui em outros topicos varias perguntas respondidas por eles e acredite pessoas assim é que fais o hobby crecer, somos uma familia ,que crece a cada dia ,devemos estar unidos sempre mantendo atualisado com a troca de conhecimento,dos umildes amigos desse hobby maravilhoso.um abraço a todos e parabens aos experientes que se dedicam a enssinar quem sabe menos...boa noite
joseary
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 5:06 pm
Localização: lages santa catarina

Mensagem por joseary »

Senhores:
Tentando reenrolar um motor 2826, “Ding Ling”, me deparei com um problema: Os fios originais, (4 paralelos n. 33) estavam literalmente colados com verniz. Não desenrolavam de forma nenhuma. Lembrei então de uma postagem neste mesmo link, onde foi sugerido o uso de acetona para “amolecer” e possibilitar a retirada dos fios.
Primeiro, não soltou os fios. Retirei-os usando uma serra de cortar ferro. Mas o problema é que o acetona amoleceu a camada protetora. (no caso verde), que isola o núcleo de ferro do cobre.
Fiz uma tentativa passando uma camada de “Araldite” e após, uma de esmalte para unhas. O motor ficou “bala” mas queimou com pouco uso.
No reenrolar, usei apenas um fio. No caso como era fio n. 33, (com 0,025 mm2 x 4 = 0,10), deveria usar o fio n. 27, (com 0,10 mm2), que eu não tinha, então em vez de dar as 12 voltas originais, dei 11 voltas com fio n. 26 (com 0,13 mm2).
Minhas perguntas: Queimou porque o Araldite não isolou o suficiente quando esquentou o motor; ou os fios e voltas foram errados?
E finalmente, que isolante é aquele usado nos motores, e onde adquirir?
Antecipadamente agradecido pela força
José Ary
micassita
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 10:45 pm
Localização: nova odessa
Contato:

Mensagem por micassita »

na hora de testar ele virou ao contrário que devo fazer
Wagner Quiterio
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Mai 30, 2012 7:47 pm
Localização: Barretos sp

Mensagem por Wagner Quiterio »

ola amigo boa tarde, sobre virar ao contrario é so inverter 2 dos treis fius do esc as demais duvidas, os experientes que existe por aqui com sertesa ti darão a soluçao um abraço
Avatar do usuário
Assis do Val
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 12:08 am
Localização: Valparaíso de Goiás/GO

Mensagem por Assis do Val »

[quote:75d30d1e6c="Wagner Quiterio"]ola amigo boa tarde, sobre virar ao contrario é so inverter 2 dos treis fius do esc as demais duvidas, os experientes que existe por aqui com sertesa ti darão a soluçao um abraço[/quote:75d30d1e6c]

Olá Wagner, estou com um motor 2822 travado com sinais de queimado, pretendo reenrolá-lo, mas estou com uma dúvida: vc sabe se terei de isolar os fios quando se cruzarem no centro? Se sim que material eu uso? Agradeço desde já sua resposta.
Voar: um sonho de menino, que agora realizarei por meio do aeromodelismo!
Wagner Quiterio
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Mai 30, 2012 7:47 pm
Localização: Barretos sp

Mensagem por Wagner Quiterio »

ola amigo bom dia. não entedi de que maneira eles vão se crusarem eu ja enrrolei treis 2822 da forma que esta no tutoriau do inicio desse topico que o toninho postou e todos firarão chow de bola .não tem erro é so prestar atenão nos numeros das bobinas colocar o fiu bem justinho sem esfregar nas beradas do estator fica otimo o fiou tem que ser propio para enrrolamento, pois ele é isolado com uma camada de vernis que isola um do outro eu enrrolei com fiu awg 26 e 14 voltas seguindo o tutoriau .um abraço
Avatar do usuário
Assis do Val
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 12:08 am
Localização: Valparaíso de Goiás/GO

Mensagem por Assis do Val »

Wagner, me refiro ao fato de quando o fio que foi enrolado nos estartores 2 e 1 ao ir ir para o próximo estartor irá passar pelo centro e será crusado pelos dois fios que serão enrolados. Veja na figura que vc entenderá! Mas vc já respondeu minha pergunta, quando diz que o fio é "encapado" por verniz! Eles podem se cruzar que não tem problema, pq esttão isolados! Obrrigado!
Voar: um sonho de menino, que agora realizarei por meio do aeromodelismo!
Wagner Quiterio
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Mai 30, 2012 7:47 pm
Localização: Barretos sp

Mensagem por Wagner Quiterio »

ola amigo boa tarde, é exatamente isso, um dos cuidados que se deve ter é de não arranhar ou raspar o fiu durante a operação e nem deixar incavalar dentro do estator um abraço
cristiano lopes costa
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Nov 20, 2012 9:42 pm
Localização: cajobi /SP

Mensagem por cristiano lopes costa »

ola pessoal, c alguém souber como enrolar o motor da align do heli 550,por favor me ajude,eu ja enrolei estes motores menores ,mas este da align é diferente,não sei nem explicar como tava enrolado ,quebrou os fios na hora que eu tava desenrolando,ficarei muito grato c alguém puder me ajudar,abç a tds.
Wagner Quiterio
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Mai 30, 2012 7:47 pm
Localização: Barretos sp

Mensagem por Wagner Quiterio »

ola emersom boa noite, enrrolei meu motor turnigy 2730 15 voltas com fiu 26 awg ficou muito bom mais depois de uns 10 voos ele perdeu potencia agora ele funciona normal mais no aereo parece estar com meio motor vc ou alguem que tenha experiencia pode me dizer o que pode ter acontecido,ja fis um reparo mais nada de errado encontrei aparentemente está tudo em ordem . muito obrigado um abraço
Responder