Montando um motor Brushless de cdrom /Guga e Carlos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2148
Registrado em: 13 Jun 2004 18:08
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP
Contato:

Montando um motor Brushless de cdrom /Guga e Carlos

Mensagempor guga » 08 Mai 2005 20:12

Peço encarecidamente aos Srs. Moderadores fazer este post fixo para que os iniciantes possam mais facilmente tirar proveito do forum...

Inclusive peço se for o caso que copiem as fotos(pois são minhas) e as repostem...Guga

Como Montar um Motor de Cd Rom por Carlos e Guga
Tutorial passo 1 -> Desmontar o end bell.
Usar as ferramentas 5 9 e 15(martelo). Montar o conjunto para ser desmontado conforme a figura do passo 1.
Primeiro de tudo tirar a arruela 14 do eixo e guardá-la até o fim da montagem. Colocar a ferramenta 9 sobre uma base solida, encaixar bem sobre ela(9) o end bell na posição indicada e encaixar a ferramenta 5 sobre o eixo até que ela atinja o fundo da peça de latão do end bell. Reparar que no fundo da peça de latão há um resalto, a ferramenta 5 deve encaixar por fora deste resalto.

Com o conjunto nesta posição martelar sobre a ferramenta 5 até que a peça de latão do centro do end bell se solte.
Anexos
figura3.JPG
figura3.JPG (35.62 KiB) Exibido 119206 vezes
figura 2e.JPG
figura 2e.JPG (33.8 KiB) Exibido 119206 vezes
figura 1e.JPG
figura 1e.JPG (36.59 KiB) Exibido 119207 vezes
Editado pela última vez por guga em 11 Ago 2006 20:49, em um total de 5 vezes.
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...

Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2148
Registrado em: 13 Jun 2004 18:08
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP
Contato:

Mensagempor guga » 08 Mai 2005 20:18

Nome das peças de um Brushless..
Imagem

Tutorial passo 2

Depois de executado o passo 1 é assim que ficam as peças. Desprezar as duas primeiras da esquerda para a direita. A remontagem será feita com a peça de latão mais o eixo, trocado ou não
e o bell.


Tutorial Passo 3

Para quem quizer trocar o eixo(recomendado) esse é o procedimento.

Montar as peças conforme a foto e martelar no topo da ferramenta 13 até que o eixo seja removido para dentro da ferramenta 5.


Tutorial 4 passo

Colocação do novo eixo.

O novo eixo deverá ser feito da maneira explicada no início deste artigo, e deverá ter um tamanho entre 30 a 35mm. Não esquecer quando estiver fazendo o eixo, que a extremidade inferior deve ser abaulada ou ligeiramente pontuda, veja o eixo original. Isto é importante para reduzir o atrito com o fundo de apoio do eixo.
Quando montar o eixo manter o comprimento interno igual ao original. Medir esta distancia antes de desmontar. Aprox 12mm.

Monte o conjunto de ferramentas de acôrdo com a figura do 4 passo e martele vagarosamente sobre o topo do novo eixo 16. Não bata diretamente no eixo, para não amassá-lo, use um espaçador de Nylon por exemplo, entre o eixo e o martelo. Vá batendo e a medida que o eixo for entrando vá conferindo a medida interna para deixá-la igual a original. Isso manter
á as distancias originais inalteradas deixando o campo magnético alinhado e o end bell apoiado somente na ponta do eixo.

Recolocar a arruela 14 no eixo e empurrá-la até o fundo de maneira que ela encoste no ressalto.
Anexos
figura 6.JPG
figura 6.JPG (18.36 KiB) Exibido 119203 vezes
figura 5.JPG
figura 5.JPG (20.13 KiB) Exibido 119203 vezes
Fig 4.JPG
Fig 4.JPG (18.21 KiB) Exibido 119203 vezes
Editado pela última vez por guga em 26 Nov 2006 18:26, em um total de 3 vezes.
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...

Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2148
Registrado em: 13 Jun 2004 18:08
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP
Contato:

Mensagempor guga » 08 Mai 2005 20:26

Tutorial passo 5

O passo 5 e 6 estão relacionados com a montagem da peça de latão com o eixo novo no bell e a sua centragem final.

Este passo deverá ser executado com bastante cuidado para que a centragem fique perfeita, evitando vibrações no futuro.

Colocar a arruela 12(bem plana) sobre a ferramenta 11(bem plana) e introduzir ambas dentro do bell conforme figura do passo 5. Alinhar a mão, primeiramente, a peça de latão sobre o bell já montado sobre 12 e 11 conforme figura. É muito importante que o bell esteja perfeitamente assentado sobre a arruela 12 e esta sobre a ferramenta 11, disto vai depender o perfeito centramento do conjunto end bell.

Após isto, colocar a ferramenta 5 sobre o eixo 16 e apoiá-la bem na vertival sobre a peça de latão.

Bater então no topo da ferramenta 5 até que a peça de latão tenha entrado o máximo que ela possa, que é o ponto em que ela encosta na arruela 12. Tirar então o end bell desta montagem e conferir a centragem colocando-o na base do stator e girando-o com a mão. Se estiver fora de centro repetir a operácão tendo o cuidado de firmar melhor as peças e ferramentas. Se o procedimento for feito certo a centragem ficará OK na primeira tentativa.



Tutorial passo 6

Passo 6 complemento do 5 veja descrição em 5.

Ver fig.7

Ver fig. 8
Tutorial passo final

Pronto, o end bell está pronto para ser usado no stator.

Conforme descrevi no início do artigo, o motor pode ficar como está , ou seja em estrela e terá um comportamento relativo a esta modalidade de enrolamento, ou poderá ser modificado para delta. Para isso a receita do Shimizu poderá ser seguida, pois esta muito bem explicada.
Ou ainda existem boas explicações nesse nosso forum de como modificar enrolar ou reenrolar os motores. Usem a chave pesquisar do Forum.

O formato da base que sustenta o stator poderá ter uma infinidade de formatos, alguns estão na primeira foto do artigo. A base poderá ser recortada usando-se um serrinha de ourives, Dremel ou outra ferramenta qualquer.

Os pontos de solda já existentes no circuito impresso com as marcações A1 , A2 e A3 poderão ser mantidas para serem usadas para a ligação dos tres fios para o ESC.

Pessoal, é isso aí, bom proveito. Acho que o tutorial deve ajudar na montagem.

Duvidas vão surgir, aí é que o Forum funciona, a resposta sempre acaba surgindo!!!!

Para ficar mais fácil de seguir as instruções, sugiro que cada um salve os textos e figuras em seu próprio HD e depois consulte OFF Line, é mais rápido.

Ver fig.9

Ver fig. 10
Anexos
figura 9.JPG
figura 9.JPG (29.93 KiB) Exibido 119200 vezes
figura 8.JPG
figura 8.JPG (22.09 KiB) Exibido 119200 vezes
figura 7.JPG
figura 7.JPG (19.66 KiB) Exibido 119200 vezes
Editado pela última vez por guga em 11 Ago 2006 20:55, em um total de 2 vezes.
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...

Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2148
Registrado em: 13 Jun 2004 18:08
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP
Contato:

Mensagempor guga » 08 Mai 2005 20:33

O motor acabado...
Ver fig. 11

Ai vai mais umas dicas...

Itens 1 e 2 da foto -> eixos feitos com arame de aço harmônico de 3mm comprados na AeroBras. Deve se dar um pequeno polimento no mesmo colocando-o em uma furadeira e com um pedaço de lixa (grana 600 a seco), item 3 . Coloque o pedaço de lixa em volta do eixo e apertando-a só com os dedos contra o eixo, gire a furadeira e corra com a lixa para cima e para baixo até que o eixo fique com polimento.
ATENÇÃO- não exagerar no polimento e na força para segurar o eixo, a fim de evitar que o mesmo sai da bitola de 3mm e entorte. O item 1 esta natural e o 2 polido. A lixa 600 a medida em que se usa vai gastando e dando um acabamento mais fino. Quem tiver 1200 ou 2000 melhor.

Itens 5,6 e 7 usados para desmontar o End Bell. Item 5 pedaço de tubo de alumínio de 7mm de espessura comprado na AeroBras,. A medida do furo interno deve ficar com 5mm usar uma broca para alargar se necessário.
-Item 7 mesma coisa que item 5 só que de latão, mais forte e mais durável. Eu uso um destes. Item 6 alternativa para quem não tiver os tubos 5 e 7. Chave cachimbo de 3/16 polegada encaixe de ¼. O importante é que a extremidade mais fina tenha + ou – 7mm externamente e 5 mm internamente para que a desmontagem não estrague o centro de latão do End Bell.
-Item 8,9 e 10, usados como apoio para a desmontagem do End Bell. Item 9 pedaço de tubo de alumínio ou latão de ¾ externo e 5/8 interno. Item 8 e 10 alternativas para quem não tem o item 9. Item 10 chave cachimbo de 15mm, tendo 21mm externamente e 15,5 internamente. Item 8 ferramenta que vinha com os antigos Volkswagen, não lembro para que servia, mas serve no nosso caso.
-Itens 11 e 12 usados para a remontagem e centragem do End Bell. Item 11 chave cachimbo de ½ polegada encaixe ¼, medindo externamente 17,5mm. Item 12 arruela de ferro galvanizado 1 a 1,5mm de espessura, BEM PLANA, com 18mm de diâmetro e 7mm de furo.
-Item 13, pedaço de arame de aço harmônico de 2mm comprado na AeroBras. Usado para a remoção do eixo original.
-Item 14 arruela plástica(mylar?), original do fundo do End Bell, que é retirada por ocasião da desmontagem e troca de eixo e que deve ser recolocada no mesmo lugar depois da troca de eixo.
-Item 15 Martelo!!!!! Principal ferramenta para a desmontagem e montagem.
-Item 16(devia ser 4), eixo novo já no comprimento adequado, cortado do item 2.

PROP SAVER

Podes fazer uma especie de "prop saver" ou seja da seguinte maneira:
faça um furinho de cada lado da peça de bronze e cole com loctite vermelho dois pinos um de cada lado, estes pinos vão segurar um elastico que por sua vez seguram a Hélice, vja as fotos a seguir...

Ver foto prop saver...

O TWIN "SPEEDY GONZALES"ver foto

Aqui uns que eu fiz...ver foto
Anexos
figura 11.JPG
figura 11.JPG (25.26 KiB) Exibido 119198 vezes
figura 10e.JPG
figura 10e.JPG (38.92 KiB) Exibido 119198 vezes
Prop Saver e.JPG
Prop Saver e.JPG (23.99 KiB) Exibido 119198 vezes
Editado pela última vez por guga em 11 Ago 2006 21:01, em um total de 2 vezes.
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...

Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2148
Registrado em: 13 Jun 2004 18:08
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP
Contato:

Mensagempor guga » 08 Mai 2005 20:40

O twin Speedy Gonzales


E alguns motores que eu fiz...
Anexos
Twin orig.jpg
Twin orig.jpg (39.37 KiB) Exibido 119196 vezes
Twin3 e.JPG
Twin3 e.JPG (35.66 KiB) Exibido 119196 vezes
Twin2 e.JPG
Twin2 e.JPG (37.28 KiB) Exibido 119196 vezes
Editado pela última vez por guga em 11 Ago 2006 21:05, em um total de 1 vez.
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...

Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2148
Registrado em: 13 Jun 2004 18:08
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP
Contato:

Mensagempor guga » 08 Mai 2005 21:14

Veja neste link como funciona um motor Brushless e seu respectivo Speed control...
Imagem com animação...
http://www.servomag.com/flash/4-pole/smi-motor007.htm
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...

Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Mar 2005 10:30
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagempor Abras » 10 Mai 2005 10:14

Parabens pelo topico.

Tenho um CDROM de 6X antigo aqui, depois vou ler com calma seus pasos para ver se consigo fazer um.
JR X9303 2.4Ghz - Feel the difference! 8)

Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 15 Nov 2004 21:30
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagempor jociel luciano » 10 Mai 2005 21:29

to com um motor de CD-ROM mais ele só tem 6 polos. e pelo que vi todos esses tem 9 polos... esse meu serve para alguma coisa?

dentro da unidade de CD-ROM tem mais dois motores pequenos, algum deles sevem para alguma coisa?

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com

Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: 10 Mai 2004 19:13
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagempor ATARI » 10 Mai 2005 22:36

jociel luciano escreveu:to com um motor de CD-ROM mais ele só tem 6 polos. e pelo que vi todos esses tem 9 polos... esse meu serve para alguma coisa?


com 6 polos ele da menos torque e mais RPM ... bom pra usar em redução ou girar helices pequenas DD

jociel luciano escreveu:dentro da unidade de CD-ROM tem mais dois motores pequenos, algum deles sevem para alguma coisa?

valeu


serve...

serve pra abrir gavetas de CD-ROM e correr o bloco optico :lol: :lol: :lol:

abraço

Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 15 Nov 2004 21:30
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagempor jociel luciano » 10 Mai 2005 22:48

ATARI escreveu:com 6 polos ele da menos torque e mais RPM ... bom pra usar em redução ou girar helices pequenas


como fica a parte de reenrolamento dele? pois essas ai são para nove polos..
Anexos
figura9[1].jpg
figura9[1].jpg (15.29 KiB) Exibido 122975 vezes
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....



Canal 13 72.050MHz



loveaircraft@hotmail.com

Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 15 Nov 2004 21:30
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagempor jociel luciano » 10 Mai 2005 22:50

ATARI escreveu:
jociel escreveu:dentro da unidade de CD-ROM tem mais dois motores pequenos, algum deles sevem para alguma coisa?

valeu

serve...

serve pra abrir gavetas de CD-ROM e correr o bloco optico :lol: :lol: :lol:

abraço


boa ideia nunca tinha pensado nessa hipostese :lol: :lol: :lol:

abraços
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....



Canal 13 72.050MHz



loveaircraft@hotmail.com

Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: 10 Mai 2004 19:13
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagempor ATARI » 10 Mai 2005 23:14

e so vc imaginar uma bobina a menos em cada faze... so enrola 2 por fase...

olha a imagen.... :wink:
Anexos
6pole.jpg
6pole.jpg (44.68 KiB) Exibido 122974 vezes

Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 15 Nov 2004 21:30
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagempor jociel luciano » 11 Mai 2005 08:28

qual dos dois oferece um melhor rendimento?
qual o numero do fio usar para reenrolar esse conjunto.?

valeu 8)
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....



Canal 13 72.050MHz



loveaircraft@hotmail.com

Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: 22 Mai 2005 21:08
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Hum

Mensagempor Gustavo Murad » 25 Mai 2005 16:19

Meu end bell não tem aquela parte dourada (aquela com a qual se faz o prop saver) he apenas o eixo . Como eu farei para colocar a hélice no eixo?

Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: 22 Mai 2005 21:08
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagempor Gustavo Murad » 25 Mai 2005 16:31

Como retirar a base do stator?? Tem uma terminação do stator com uma pecinha preta de plástico como eu faço para retira-la??

Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1486
Registrado em: 03 Jan 2004 15:36
Localização: São Paulo - SP

Re: Hum

Mensagempor Julio Cesar » 25 Mai 2005 16:33

Gustavo Murad escreveu:Meu end bell não tem aquela parte dourada (aquela com a qual se faz o prop saver) he apenas o eixo . Como eu farei para colocar a hélice no eixo?


Usando um adaptador de hélice com a medida do eixo.
Júlio César
Manutenção de Eletrônicos. Esc, Rx, Tx, 4in1, carreg. etc.

Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: 22 Mai 2005 21:08
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagempor Gustavo Murad » 26 Mai 2005 20:00

Gostei muito do tutorial mas como postei a cima ficou ainda algumas dúvidas!
No tutorial mesmo ele diz que he só olhar na receita do Shimizu.Onde está a receita do Shimizu??

Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1486
Registrado em: 03 Jan 2004 15:36
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Julio Cesar » 27 Mai 2005 01:04

Procura no RCgroups que vc acha.

http://www.rcgroups.com
Júlio César

Manutenção de Eletrônicos. Esc, Rx, Tx, 4in1, carreg. etc.

Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: 22 Mai 2005 21:08
Localização: Uberaba, Minas Gerais

n tem

Mensagempor Gustavo Murad » 29 Mai 2005 22:53

Não achei! Não tem ninguém chamado Simizu lá!!!

Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1486
Registrado em: 03 Jan 2004 15:36
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Julio Cesar » 29 Mai 2005 23:31

Júlio César

Manutenção de Eletrônicos. Esc, Rx, Tx, 4in1, carreg. etc.

Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 382
Registrado em: 05 Jan 2004 20:27
Localização: Colinas do Tocantins
Contato:

Mensagempor Luís Henrique Rodrigues » 17 Jun 2005 11:41

Mas quantas voltas tem que dar em cada induzido? E com qual fio (bitola)???





Luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.

Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 382
Registrado em: 05 Jan 2004 20:27
Localização: Colinas do Tocantins
Contato:

Mensagempor Luís Henrique Rodrigues » 19 Jun 2005 08:49

Alguém poderia me dizer quantas voltas por favor????
Eu não encontro mais aquele tópico do RCGROUPS, do japonês. Aquilo é antiiiigo.





Luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."



Luiz Felipe Pondé.

Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: 11 Fev 2004 11:44
Localização: Santos-SP

Mensagempor Odair Justo » 19 Jun 2005 15:04

Luiz
Os motores de CDROM podem ser enrolados de várias maneiras e a idéia é procurar adequar o motor para o uso específico seu.
Se VC usar menos voltas, O KV ( Giros por volt) será maior, vai girar uma hélice pequena com mais giros, com mais voltas será menor, e girará uma hélice maior com menos giro e mais torque.
Em média 10/12 voltas com fio 0,5 funciona bem.

Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 382
Registrado em: 05 Jan 2004 20:27
Localização: Colinas do Tocantins
Contato:

Mensagempor Luís Henrique Rodrigues » 20 Jun 2005 10:28

Hum... Muito Obrigado, Odair.
E enrolando um motor desse, daria pra mim usar naquele modelo versátil (barco, avião,carro, hovercraft)? Estou querendo começar a construção de um. Mesmo que demore a ficar pronto.
Ah! E qual hélice fornece mais empuxo?





Obrigado,
Luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."



Luiz Felipe Pondé.

Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: 11 Fev 2004 11:44
Localização: Santos-SP

Mensagempor Odair Justo » 20 Jun 2005 16:12

Tenho acompanhado os "HydroFoam" e tenho visto uma variedade de motores, desde CDROM's até os Axi e Himaxx outrunner.
Você precisa de um empuxo 2x1, segundo as informações nos RCGroups.
Tudo depende do peso final que você conseguir.
Existe uma limitação no tamanho da hélice.
Se me lembro bem um que voou bem foi com uma 8x3,8.
Passo menor= mais empuxo (dentro de certos limites)
Lembre-se que para " descolar" da agua é nescessário um bom empuxo devido ao efeito da coesão molecular na superfície dde um fluido ( Efeito Coanda ou algo parecido, que já não me lembro bem).
Os modelo postados nos RCGroups tem chegado ao peso final entre 180/200gr.
Isso significa que você tem que obter umas 400gr de empuxo.
Não é muito fácil conseguir isso com um CDROM convencional, a não ser com profundas modificações, troca de magnetos etc.
É mais fácil comprar um BP21 do PIPEFISH ou da Hobbifly, ou então um GBL da Asaseletricas.
Isso não quer dizer que não vou tentar fazer um com um CDROM :wink:


Voltar para “Sistemas de Propulsão - Elétricos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes