Guia de Referência Glow / Elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

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caioect
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Mensagempor caioect » 01 Abr 2009 12:08

Mark, Esse modelo ficará com ~1.7kg pronto para voar, logo o motor 550 vai ficar muito fraco! Precisará de um motor com estator 2820 para ficar bom!

Neste link tem algumas dicas para o pastinha:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=57983

Abraço,

Caio

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Mensagempor renipeixoto » 01 Abr 2009 15:49

[quote:98220babfb="caioect"]Rení, Qual o sistema de propulsão original do paramotor?

Um bom sistema de propulsão que gere 2kg de empuxo com LiPO 3s é o motor TR SK 3548 1100kv com speed 60A e Hélice APC 12 x 6E:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=74

Abraço,

Caio[/quote:98220babfb]

Oi Caio,

O Paramotor R/C que esta me servindo de base eh encontrado em Israel, no link abaixo, que pesa 3kg:

[url]http://www.paralightaviation.com[/url]

Mas estou montando um com apenas 1.9kg e o motor que estou usando eh de 1000W 850Kv 22.2V e estou tentando achar a helice apropriada pra ele, pois instalei uma 12x6 e acelerei a 70% o que provocou um aquecimento superior ao normal no ESC, Bateria e fios; dai cortei simetricamente a helice para ficar com 10x6 e acelerei o motor. Pude perceber um funcionamento melhor, ele girou mais e nao aqueceu como antes, mas ainda nao consigo acelerar a pleno devido ao aquecimento. Sendo assim, estou pensando em reduzir novamente a helice, agora apenas meia polegada e realizar novos testes...
Estou certo? Nesse caso, eh melhor para autonomia de voo, maior rotacao para alcancar o mesmo empuxo ou menor rotacao com maior peso no passo?

Grato.
Rení Peixoto

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Mensagempor caioect » 01 Abr 2009 17:14

Ao usar o pack de LiPO 6s com hélice 12 x 6 nesse motor é certeza que ultrapassou em muito o limite de consumo e potência. Antes que torre seu motor recomendo medir o consumo com um shunt ou wattímetro.

Em se tratando de um paramotor de 1,9kg, o ideal seia a configuração que te passei logo acima que utiliza LiPO 3s!

Outra possibilidade seria usar o seu motor de 850kv com no máximo um pack de LiPO 4s!

Seria bom você dar uma olhada nas tabelas iniciais deste tópico: http://www.e-voo.com/forum/posting.php?mode=reply&t=43736

Abraço,

Caio

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Mensagempor renipeixoto » 01 Abr 2009 19:53

[quote:0efae9039b="caioect"]Ao usar o pack de LiPO 6s com hélice 12 x 6 nesse motor é certeza que ultrapassou em muito o limite de consumo e potência. Antes que torre seu motor recomendo medir o consumo com um shunt ou wattímetro.

Em se tratando de um paramotor de 1,9kg, o ideal seia a configuração que te passei logo acima que utiliza LiPO 3s!

Outra possibilidade seria usar o seu motor de 850kv com no máximo um pack de LiPO 4s!

Seria bom você dar uma olhada nas tabelas iniciais deste tópico: http://www.e-voo.com/forum/posting.php?mode=reply&t=43736

Abraço,

Caio[/quote:0efae9039b]

Alo Caio,

Vi a tabela que voce me falou daquele outro motor, mas como ainda sou iniciante, fiquei sem entender a amperagem adequada da bateria devemos usar...

Nao ponho os 4S no motor que tenho, devido aos meus pacs serem apenas de 3S e no hurricane, conecto 2 packs de 3S em serie para formar os 6S. Sem contar os caregadores tambem sao para 2 e 3S...

Mas valeu a dica; irei reduzir a helice novamente para ficar com aprox. 9x6 e testa-la novamente...

Abraço,
Rení Peixoto

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Mensagempor Mark » 01 Abr 2009 20:49

[quote:15afde9d09="caioect"]Mark, Esse modelo ficará com ~1.7kg pronto para voar, logo o motor 550 vai ficar muito fraco! Precisará de um motor com estator 2820 para ficar bom!

Neste link tem algumas dicas para o pastinha:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=57983

Abraço,

Caio[/quote:15afde9d09]
Legal caio!
Que modelo você me indica para que eu possa usar a eletrônica desse (wing tiger) que eu tinha?
Motor Speed 550
Bateria LI-PO 3S 11,1V 1800mah - 15C
3 servos AS100 art-tech
ESC 30A (Acho)
É que eu queria usar essa mesma eletrônica em algum modelo que possa ser usado!
qual modelo você me indicaria!
Valeu!
Abraço!

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Mensagempor caioect » 01 Abr 2009 22:42

Rení, é fundamental ter um shunt ou wattímetro para testar os motores sem danificá-los e um tacômetro... ficar fazendo testes sem instrumentos de medição é bem provável que irá torrar seu motor!

Se pretende usar somente os packs que você possui, recomendo colocar os dois pack 3s em paralelo formando um pack de LiPO 3s2p 4400mAh e usar uma hélice maior ~13 x 8E, mas lembre de conferir o consumo para não ter surpresas!

Mark, Não vejo vantagem em continuar a usar motores escovados... são ineficientes e muito pesados... recomendo partir para um motor brushless!

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Mensagempor renipeixoto » 02 Abr 2009 10:55

Obrigado Caio.

Ontem, reduzi a helice para 9x6 e funcionei a plena, o que me deu 2kg de empuxo. Gerando 1kg de empuxo, monitorei as Baterias e Esc, e vi que ficaram com temperaturas normais. Acho que agora da pra funcionar ate comprar o conjunto que voce me indicou... quanto as medicoes, estou longe da galera modelista e acho q sou filho unico na cidade, assim nem conhecia esses equipamentos que voce falou, apenas o multimetro q normalmente so mede 10 amperes; mas quero me aperfeicoar...

Obrigado e bons voos.

Reni

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Mensagempor caioect » 05 Abr 2009 20:21

Segue o link da conversão do Calmato 40 Sports:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=57393

Abraço,

Caio

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Mensagempor caioect » 20 Abr 2009 18:51

Testes do motor KD 36-10XL 900kv

Código: Selecionar todos

==============================================================================================
Motor KD 36-10XL - A123 4s 2300mAh - Speed TR plush 60A - Io(13.3V) = 3.3A (13200rpm -> 990kv)
==============================================================================================
    Prop        I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)   ps (km/h)   Empuxo (kg)  Eficiência (%)
==============================================================================================
 APC 10 x 5E     26      11.8     310     10500             80         1.5           79 
 APC 11 x 5,5E   36      11.5     410      9600             81         1.6           68
 APC 11 x 7E     41      11.2     460      9100             97         1.5           62
 APC 12 x 6E     46      11.1     510      8900             81         2.1           67
 APC 12 x 8E     52      10.8     560      8300            100         1.9           63
==============================================================================================


Motor + Acessórios: 200g

Motor equivalente a um glow 0.40 2t que poderá ser utilizado com packs de LiPO 3s!

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=4658

Obs: Este motor apresentou praticamente os mesmos resultados do motor TR SK 3548 1100kv.

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em 03 Jul 2015 23:36, em um total de 1 vez.

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Mensagempor caioect » 22 Abr 2009 20:11

Testes do motor KD 36-12XL 770kv:

Código: Selecionar todos

===============================================================================================
Motor KD 36-12XL - A123 5s 2300mAh - Speed TR plush 60A - Io(16.8V) = 3.2A (13200rpm -> 786kv)
===============================================================================================
    Hélice      I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)   ps (km/h)   Empuxo (kg)  Eficiência (%)
===============================================================================================
 APC  9 x 6E     23      14.8     340     10700             98         1.2           63
 APC 10 x 5E     23      14.8     340     10800             82         1.6           79 
 APC 11 x 5,5E   30      14.6     440     10000             84         1.7           71
 APC 11 x 7E     36      14.2     510      9600            102         1.7           65
 APC 12 x 6E     42      14.1     590      9300             85         2.3           67
 APC 12 x 8E     47      13.9     650      8800            107         2.2           65
===============================================================================================


Motor + acessórios: 206g

Motor equivalente a um glow 46 2t, adequado para LiPO 4s ou A123 5s.

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=4657

Obs: Este motor apresentou eficiência um pouco maior que o TR SK 3548 900kv.

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em 03 Jul 2015 23:36, em um total de 1 vez.

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Mensagempor edsonnota1000 » 04 Mai 2009 19:18

Pessoal, é o seguinte a muito....muito tempo atrás comecei a montar um aeromodelo Glow....é um Pastinha Piper J3 como segue no link:
http://www.artal.com.br/produtos_aeromodelos.htm
Comprei Motor um OS. 40 Vela, Spinner e tudo aquilo que era necessário para um aeromodelo Glow, não comprei nem rádio nem servos, mas a grana ficou curta e comecei a ver que os aeromodelos Glow, tem muita desvantagem em relação aos elétricos, mas agora para não perder o kit e realizar o sonho de voar eu queria saber como posso converter esse meu aeromodelo para elétrico isso é possível ???
Queria não gastar muito porque a grana ta curta e quero comprar ainda um Radio usadinho pra voar com ele, alguém poderia me dar mais dicas, o peso do aeromodelo gira em torno de 1.800g de acordo com o site do fabricante.

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Mensagempor caioect » 05 Mai 2009 00:13

Edson, Para um treinador 40, como o Pastinha Piper, poderá a seguinte eletrônica:

Motor: Turnigy SK 3548 1100kv
Speed: 60A ou maior
Bateria: LiPO 3s 5000mAh ou A123 4s2p 4600mAh
Hélice: APC 11 x 5,5E - 11 x 7E

O Rick colocou essa configuração num Avistar 40 com 2 packs de LiPO 3s 2200mAh em paralelo (3s2p 4400mAh) e hélice APC 11 x 6E.

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=568383

Coloquei a mesma configuração num Calmato 40 sports porém com 2 packs A123 4s 2300mAh em paralelo (4s2p 4600mAh) e hélice APC 11 x 7E.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=59711

Essa eletrônica equivale a um 40 2t roletado... é mais forte que um OS 40La e um pouco mais fraco que glow 46 2t. Deve ficar muito boa no Pastinha, a um preço bastante acessível!

Abraço,

Caio

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Mensagempor edsonnota1000 » 05 Mai 2009 10:36

Caioect, como sou novo nos elétricos vamos começar tudo do zero ok !!, olhando essas configurações algumas dúvidas de marinheiro de primeira viajem me surgiram no caminho e queria alguns esclarecimentos:
1)Primeiramente vou perguntar alguns dados sobre os motores em questão, o motor recomendado por vc é um Motor: Turnigy SK 3548 1100kv, onde se vê a nomenclatura 1100Kv encontradas em muitos sites de venda de motores elétricos só que encontrei muitos sites com motores de nomenclaturas mais altas como é o caso desse motor que segue no link abaixo:
http://www.rctechshop.com/loja/product_info.php?cPath=21_93&products_id=534
2)Quanto a bateria vc me recomendou duas configurações LiPO 3s 5000mAh ou A123 4s2p 4600mAh posso usar outro tipo de bateria e liga-las em paralelo para baratear o custo ??? eu poderia utilizar 2 Packs de 2500mah.....juntas vão dar R$600,00 só as baterias....
:shock:
e o que significam as nomenclaturas das baterias já aprendi que 3S 4S 6S são a quantidade de células correto....mas o que significa os "MAH"....
3)As hélices...qual a relação maior menos potencia, menor mais potencia ???
Amigos desculpe tanta pergunta é difícil migrar de Glow para elétrico tenho muitas dúvidas....

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Mensagempor caioect » 06 Mai 2009 00:00

Edson, Como você está começando nos elétricos, recomendo ler, ler e ler muito... principalmente os tópicos fixos do forum!

O kv está relacionado com a rotação / voltagem... ex: um motor de 1000kv gira 10000rpm (sem hélice) sob tensão de 10V.

O motor que você citou tem 3800kv, o que significa que pode girar 38000rpm sob 10V... esse é um motor de porte pequeno, 50g, adequado para modelos leves ~500g e que precisam de alta velocidade como as asas rápidas que utilizam hélices pequenas, que não é o seu caso!

Para o pastinha você precisa de um motor que substitua um glow 40 2t, ou seja um motor de ~200g ou mais, que seja capaz de girar uma hélice 11 x 7 a ~9000rpm. Ao usar um pack de LiPO 3s (10,8V), o mais adequado será o TR SK 3548 1100kv!

Sim! Pode usar dois packs de LiPO 3s 2500mAh em paralelo (3s2p 5000mAh! O Rick colocou 2 packs LiPO 3s 2200mAh em paralelo no Avistar (3s2p 4400mAh)!

s = número de células em série (3s = 3 células em série)

mAh = capacidade do pack (ex: Um pack de 2500mAh é capaz de fornecer 2.5A em 1hora ou 10A em 15min ou 20A em 7.5min)

Abraço,

Caio

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Mensagempor caioect » 16 Mai 2009 02:14

Teste do motor TR BR 4250 1000kv

Código: Selecionar todos

================================================================================================
TR BR 4250 1000kv - A123 4s 2300mAh - Speed TR plush 60A - Io(13.3V) = 4.6A (14000rpm -> 1050kv)
================================================================================================
  Hélice        I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)   ps (km/h)  Empuxo (kg)  Eficiência (%)
================================================================================================
 APC 10 x 5E     30      11.6     350     10800             82         1.6          77       
 APC 11 x 5,5E   38      11.2     420      9800             82         1.7          71
 APC 11 x 7E     44      10.7     470      9200             98         1.6          63
 APC 12 x 6E     50      10.6     530      9000             82         2.1          68
 APC 12 x 8E     56      10.4     580      8500            104         2.0          66
================================================================================================


Motor + acessórios: 240g

Motor equivalente a um glow 40 2t, adequado para LiPO 3s ou A123 4s.

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=8489

Este motor aceita muita pootência! Mesmo com picos de 61A/650W a temperatura do estator do motor se manteve morno, ~46C!

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em 03 Jul 2015 23:37, em um total de 1 vez.

Fernando Cesar
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Nova conversão: Sky Raider Mach 1 com A123 6s1p

Mensagempor Fernando Cesar » 16 Mai 2009 19:00

Pessoal,
Segue post da minha primeira conversão:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=62511

[]s!
Fernando

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Mensagempor Fernando Cesar » 29 Mai 2009 15:01

Pessoal,
Seguem várias novas medições com o motor.
Segundo o fabricante, a faixa de maior eficiência é de 20 a 40A, enquanto a corrente máxima recomendada é de 55A.

Especificamente para esse motor, parece que a melhor combinação é a bateria A123 e com a hélice 12x8 Glow... O que acham?

[]s!
Fernando

[code:1:4bf8553316]
=====================================================================================================
Motor Bateria Hélice Consumo Potência Rotação Velocidade Empuxo
(mAh) (A) (W) (rpm) (km/h) (kg)
=====================================================================================================
KD 50-12S 620Kv LiPo 3S 2200 APC 12 x 6E 17 194 6.600 60 1,0 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv LiPo 3S 2200 APC 13 x 6.5E 23 261 6.300 62 1,2 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Mst 11 x 6Glow 26 467 10.600 97 1,5 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Evo 10 x 7Tripá 31 551 9.800 105 1,3 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 12 x 6E 34 607 9.500 87 2,1
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Mst 12 x 8Glow 37 639 9.000 110 2,3
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 12 x 6E 38 663 9.500 87 2,1
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 12 x 7Sport 38 646 9.300 99 2,2
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Mst 12 x 8Glow 40 731 9.400 115 2,3
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 13 x 6.5E 44 750 8.400 83 2,2
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 Mst 12 x 8Glow 48 917 10.000 122 2,9
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 APC 12 x 6E 51 993 10.100 92 2,5
KD 50-12S 620Kv LiPo 6S 2200 APC 12 x 6E 55 1.112 10.500 96 2,6 corrente excessiva para o motor
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 APC 13 x 6.5E 56 1.090 9.500 94 3,1 corrente excessiva para o motor
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 APC 13 x 6.5E 56 1.085 9.600 95 3,1 corrente excessiva para o motor
[/code:1:4bf8553316]

Obs: Mst = Master Airscrew

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Mensagempor caioect » 29 Mai 2009 21:36

Fernando, Excelente os testes!

Com o pack A123 6s 2300mAh também poderá experimentar a APC 12 x 8E que também fica muito boa... é excelente para modelos mais velozes! Para torque recomendo a APC 13 x 6,5E... os cálculos indicam empuxo de 2.2kg, mas na realidade chegam a puxar mais de 2.5kg!

No caso de usar hélices glow é bom certificar que estajam bem balanceadas!

Abraço,

Caio

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Mensagempor Fernando Cesar » 30 Mai 2009 09:38

Pois é, Caio, o balancemanto está sendo um tema complicado! Além do cuidado com o balanceamento da hélice, o prop adapter que acompanha o motor KDA é péssimo... (a despeito do motor ser ótimo).

Comprei um prop adapter de 6mm da Hyperion na Asas Elétricas. Melhorou muito, mas ainda não consegui um conjunto prop adapter + hélice + spinner que não vibrasse em alta rotação! Estou tendo de usar o aero sem spinner e só com algumas hélices (e olha que eu procurei balancear todas as minhas hélices).

Acho que vou comprar aquele prop adapter de 6mm que a Hobby City vende e que você indicou, mas bem que eu também queria usar um spinner para deixar o aero mais bonito ;)

Você está conseguindo usar o seu KDA 50-12 com spinner? Como? Qual spinner? Qual prop adapter?

[]s!
Fernando Cesar

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Mensagempor caioect » 31 Mai 2009 02:13

Fernando,

Nunca utilizei os adptadores originais que acompanham o motor, pois vieram desbalanceados! Até hoje, só utilizei esse motor com adaptador de hélice 6mm da HC, e somente com as hélices APC E! O motor não vibra absolutamente nada! Ficou perfeito!

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5674

Segue uma foto do motor com o adaptador na forma que venho utilizando desde o ano passado!

Abraços,

Caio
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Mensagempor Fernando Cesar » 01 Jun 2009 07:01

Caio,
É, vou partir mesmo para a importação de um prop adapter desses da HC...

Permita-me mais uma perguntinhas sobre esse tema:
- Chegou a tentar algum spinner com esse prop adapter?
- foram esses os bastões de plásticos furados no torno para ficarrem centralizados?
- esse areo tem algum cowl?
- pode postar mais algumas fotos da frete do aero, mostrando o posicionamento da bateria e o esc?

Desde já, obrigado!
Fernando

ah, já ia esquecendo: como se calcula a eficiência que você apresenta nas suas tabelas?

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caioect
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Mensagempor caioect » 02 Jun 2009 00:18

Fernando,

Nunca utilizei spinner, somente como está na foto acima!
Os tarugos são de nylon maciço de 10mm de diâmetro. Somente os furos foram feitos num torno.
O funfly não possui carenado.

No tópico da conversão do funfly 40 tem algumas fotos:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=26321

Abraços,

Caio

Fernando Cesar
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Mensagempor Fernando Cesar » 02 Jun 2009 10:02

Excelente tópico!
Bem explicado.

Obrigado pelas dicas :)
Fernando

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nikolini
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Mensagempor nikolini » 04 Jun 2009 13:18

Pessoal,

preciso saber qual hélice usar para 3D com lipos 4S e 5S neste motor: TR SK 42-60 500Kv / 1475W

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7871

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caioect
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Mensagempor caioect » 04 Jun 2009 22:18

Nikolini,

Neste link tem os testes do SK 4260 500kv com pack A123 6s que equivale a um pack LiPo 5s:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=515779#515779

Ao usar um pack de LiPO 5s poderá testar a hélice APC 14 x 7E... o consumo max deve ficar em ~50A/900W.

Abraços,

Caio


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