Guia de Referência Glow / Elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: 28 Mar 2009 23:34
Localização: Iguatu - CE

Mensagempor Everton de Castro » 25 Jul 2011 10:05

Pelo visto tenho muito o que prestar atenção. Quando chegar em casa eu vou providenciar os testes e passo as minhas anotações aqui.
Mais uma vez, obrigado galera!

Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 23 Ago 2004 20:09
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor caioect » 04 Jan 2012 16:54

Teste do motor Turnigy Easy Match G25 870kv:

Código: Selecionar todos

===================================================================================
                 TR Easy Match G25 870kv - Speed Himodel Prof. 80A
                      Io (17.37V) = 2.19A  (14705pm -> 847kv)
===================================================================================
Pack (mAh)       Hélice        I(A)    V(V)   P(W)   R(rpm)  ps(km/h)   Emp.Med.(g)
===================================================================================
A123 5s 4600  APC 11 x 5,5E   40.80   15.29   624    10870      91         2050
A123 5s 4600  APC 11 x 7,0E   46.78   14.86   693    10204     109         1940
A123 5s 2300  APC 12 x 6,0E   47.02   13.75   647     9375      86         2070
A123 5s 4600  APC 12 x 6,0E   53.00   14.81   787     9930      91         2300
===================================================================================
Leitura: Micro Power eLogger V3 - Eagle Tree


Motor + Acessórios: 215g

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 70kv_.html

Mesmo sob 800W o motor se manteve morno ~57C! Provavelmente aceita mais potência!

O adaptador de hélice que acompanha o motor veio torto (furo desalinhado), sendo necessário adquirir um outro para eixo 5mm.

Motor equivalente a um glow 0.40 - 46 2t!

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em 03 Jul 2015 13:58, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 23 Ago 2004 20:09
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor caioect » 04 Jan 2012 18:52

Segue um teste comparativo da rotação em função da potência dos motores abaixo:

- Turnigy Easy Match G25 870kv
- Turnigy SK 3548 900kv
- Emax BL2826 850kv
- Hyperion ZS3025-10 775kv

No teste foi utilizado um pack A123 5s e hélice APC 12 x 6E!





Como pode ser observado na figura, ambos motores Emax 2826 e TR Easy Match G25 possuem praticamente o mesmo comportamento.

Já o motor TR SK 3548 900kv apresentou uma curva levemente deslocada para a direita, o que indica que o motor precisa de mais potencia para obter o mesmo giro e portanto menos eficiente.

O motor hyperion ZS3025 775kv apresentou uma curva levemente deslocada para a esquerda, indicando que o motor precisa de menos potência para manter o mesmo giro e portanto mais eficiente.

A linha continua (preta) é o valor calculado da potência absorvida em função da rotação da hélice APC 12 x 6E. Esta linha se refere a 100% de eficiência. Calculado com o programa Scorpion_Calc 3.17.

A partir do valor calculado é possível estimar a eficiência do motor para uma determinada hélice (tabela - APC 12 x 6E). O motor Hyperion apresentou 80% de eficiência média, enquanto que o motor Emax e TR G25 ficaram com 74% e o motor TR SK com 67%.

O consumo pode ser comparado fixando uma determinada rotação (ex: 9000 rpm). Consumo (A) = Potência (W)/Tensão (V). Considerando a mesma tensão de 15V para todos os motores. O motor Hyperion apresentou um consumo de ~ 33A, enquanto que o Emax e o TR G25 consomem ~36A e o TR SK com ~38A.

O motor Hyperion é 10% mais econômico que o Emax e o TR G25, e 15% mais econômico que o TR SK. O Emax e o TR G25 são 5% mais econômicos que o TR SK.

Abs,

Caio
Editado pela última vez por caioect em 03 Jul 2015 13:31, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: 24 Fev 2010 23:47

Mensagempor Mac2 » 04 Jan 2012 19:24

Caio,

Parabéns pelo comparativo. Assim que você você publicou o testes do G25 fui buscar o teste antigo do 2826 para comparar.

Para completar a análise, comparei o preço de cada um deles (sem frete):

[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14401__Turnigy_G25_Brushless_Outrunner_870kv_.html]Turnigy G25 Brushless Outrunner 870kv[/url] U$ 24,46 (Hobby King)
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16231]NTM Prop Drive 35-48 Series 900KV*[/url] U$ 21,30 (Hobby King)
[url=http://www.himodel.com/electric/EMAX_850KV_Outrunner_Brushless_Motor_for_2_to_3.2kg_Airplane_Type_BL2826.html]EMAX BL2826/6 850KV Outrunner Brushless Motor[/url] U$ 26,89 (Himodel)


[i:15b2c44c03]*No caso do 3548, substitui pelo preço dos NTM, pois o SK não se encontra mais na lista de produtos da HK. Somente com KVs diferentes.[/i:15b2c44c03]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 23 Ago 2004 20:09
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor caioect » 04 Jan 2012 19:33

Valeu Marco! Seria legal comparar agora com um motor mais eficiente como por exemplo, o Scorpion SII 3026 890kv. Só que o preço que não ajuda muito, U$124,99!!!

http://www.scorpionsystem.com/catalog/motors/s30_series_v2/SII-3026-890KV/

Abraços,

Caio

Andresec
membro
Mensagens: 398
Registrado em: 24 Set 2010 11:22
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Andresec » 23 Abr 2012 15:27

Caioect é possível usar um 3548 900Kv da NTM em um planador do tipo speedy (hotliner) com com hélice folding 10x6 e esc de 30A ?

Link do hotliner: http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=16_52&products_id=3033
Quadricoptero F450 c/Naza v2 / CAP / zagi

Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 23 Ago 2004 20:09
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor caioect » 23 Abr 2012 20:28

O motor 3548 possui diâmetro muito grande para ser utilizado no speedy. Recomendo os motores de 28mm de diâmetro que suportem pelo menos 300W de potência.

No speedy coloquei o motor HET 4w-25 1400kv que possui 28mm de diâmetro e suporta 50A/1100W.

Abs,

Caio

Andresec
membro
Mensagens: 398
Registrado em: 24 Set 2010 11:22
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Andresec » 23 Abr 2012 21:15

Na verdade já coloquei o motor, e queria saber se com essa combinação de hardware vai funcionar mesmo que não fique em alta velocidade.

Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 23 Ago 2004 20:09
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor caioect » 25 Abr 2012 13:36

Deve ter ficado bem justo! Como o espaço para a instalação do motor é bastante reduzido, é bom ter cuidado com os fios que saem pela lateral do motor.

Vai ficar bom sim! O legal desse modelo é ganhar altura e depois mergulhar sem o motor! Vai ganhar velocidade muito fácil... o modelo é bem liso!

Se for usar LiPO 3s seria bom usar uma hélice maior 12" ou 13". Caso utilize LiPO 4s poderá reduzir um pouco a hélice para 11" - 12". De qualquer modo verifique o consumo antes de voar!

Procure manter o empuxo:peso próximo ou maior que 1:1... isso permitirá ganhar altitude mais rapidamente.

Abs,

Caio

Andresec
membro
Mensagens: 398
Registrado em: 24 Set 2010 11:22
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Andresec » 25 Abr 2012 15:29

[quote:7508f93680="caioect"]Deve ter ficado bem justo! Como o espaço para a instalação do motor é bastante reduzido, é bom ter cuidado com os fios que saem pela lateral do motor.

Vai ficar bom sim! O legal desse modelo é ganhar altura e depois mergulhar sem o motor! Vai ganhar velocidade muito fácil... o modelo é bem liso!

Se for usar LiPO 3s seria bom usar uma hélice maior 12" ou 13". Caso utilize LiPO 4s poderá reduzir um pouco a hélice para 11" - 12". De qualquer modo verifique o consumo antes de voar!

Procure manter o empuxo:peso próximo ou maior que 1:1... isso permitirá ganhar altitude mais rapidamente.

Abs,

Caio[/quote:7508f93680]


O espaço até foi suficiente, mas como só tenho um esc de 30A disponível no momento, preferi reduzir a hélice para 10x6 para não exceder a amperagem, mas assim que chegar o outro esc coloco uma maior
Quadricoptero F450 c/Naza v2 / CAP / zagi

Andresec
membro
Mensagens: 398
Registrado em: 24 Set 2010 11:22
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Andresec » 29 Abr 2012 14:09

O Speedy voou super bem com meio motor, muito agil, porém muito difícil de pousar pois com pouca velocidade estola de ponta de asa e com muita velocidade vai muito longe, acabei quebrando o suporte dianteiro da asa pois a mesma agarrou na grama e fez o modelo dar uma estrela, agora preciso reformar a fibra e vou esperar um motor de 2800kv de 28 mm que comprei na tentativa de fazê-lo ficar um pouco mais leve pois o motor 3548 900Kv agregou muito peso, e acho que prejudicou muito o pouso.

Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: 26 Dez 2007 19:52
Localização: Araraquara-Sp

Mensagempor fmmlobo » 03 Mai 2012 21:34

Boa noite caio, comprei o modelo Slick 360 da HK:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=20133

e você que já testou, poderia dizer o que acha desta motorização pra ele (foi um usuário que indicou)

I'm using a KDA 36-12XL 770Kv motor, turnigy dlux 70A ESC, nanotec 3000maH 25C, APC 15x7, castle 10A BEC, TGY-375DMG servos (TGY-2216MG servos would be better). Servo holes are approx 24x12.5mm. AUW is 1650g,

Minha idéia é tirar o BEC e colocar uma Life de 700mah no receptor, diminuir o esc pra 60A (opto), usar hélice 12x6 (de acordo com depoimentos ele faz hover com 50% de aceleração) e usar estes servos:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6608__D_MG16_Metal_Gear_2_9kg_08sec_18_8g.html

Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 23 Ago 2004 20:09
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor caioect » 04 Mai 2012 23:36

Testei o KDA 36-12XL 770 kv com pack A123 5s 2300mAh (14V) que equivale a um pack de LiPO 4s... ficou muito bom com APC 12 x 6E gerando 2.3kg de empuxo! Como é um modelo 3D, seria interessante testar a APC 13 x 4 que consome o mesmo que a 12 x 6, mas gera mais empuxo e menos velocidade o que é ideal para vôos 3D.

Ao utilizar um pack de LiPO 3s (11V) terá que aumentar um pouco a hélice para 13 x 5" - 14 x 6"! A hélice 15 x 7 é muito grande e certamente vai elevar muito o consumo! Em todo caso é bom conferir o consumo antes de voar!

Se prioriza o peso do modelo, é mais vantagem usar um BEC externo confiável que é bem mais leve que um pack de 700mAh. O ESC deve estar de acordo com o consumo!

Abs,

Caio

Avatar do usuário
herikbg
membro
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Nov 2011 22:18
Localização: Araras - SP
Contato:

Mensagempor herikbg » 21 Out 2012 23:34

Olá, eu possuo um motor de 2600KV, gostaria de saber qual hélice eu devo usar, se esse motor serve, tenho um shockflyer de no max 400g.

Coloquei uma 09x4.7SF e o ESC ( 25A ) esquentou muito em 5 segundos!... No site que comprei diz que ele consome no max 10A

Qualquer ajuda é bem vinda.

Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 23 Ago 2004 20:09
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor caioect » 26 Jul 2013 19:32

Teste dos motores TR SK3 Glider Drive 3850

Código: Selecionar todos

====================================================================================
             TR SK3 Glider Drive 3850 1400kv - Speed Himodel Prof. 80A
                     Io ( 9.72V) = 3.41A  (14097rpm -> 1422kv)
                     Io (13.58V) = 4.45A  (19305rpm -> 1450kv)
====================================================================================
Pack (mAh)        Hélice       I (A)     V (V)   P (W)  Rotação (rpm)    Emp.Med.(g)
====================================================================================
A123 3s 2300   AN 12 x 6,5     41.20     7.11    293       7300             1300
A123 3s 2300   AN 13 x 6,5     50.00     7.20    360       7000             1600
====================================================================================
Leitura: Micro Power eLogger V3 - Eagle Tree / RPM: Tacômetro Hangar 9
AN: Aeronaut CAM carbon (folgind)

Motor: 150g

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 400kv.html


Código: Selecionar todos

====================================================================================
           TR SK3 Glider Drive 3850 960kv - Speed Himodel Prof. 80A 
                     Io ( 9.92V) = 1.76A  ( 8623rpm -> 869kv)
                     Io (13.66V) = 2.07A  (11871rpm -> 869kv)
====================================================================================
Pack (mAh)        Hélice      I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)    Emp.Med.(g)
====================================================================================
A123 4s 2300   AN 12 x 6,5    24.00    11.00    264       7300             1300
A123 4s 2300   AN 13 x 6,5    29.70    10.96    326       7000             1600
A123 4s 2300   AN 14 x 8      40.10    10.50    421       6000             1750
====================================================================================
Leitura: Micro Power eLogger V3 - Eagle Tree / RPM: Tacômetro Hangar 9
AN: Aeronaut CAM carbon (folgind)

Motor: 150g

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 960kv.html


A leitura do kv do motor de 1400kv ficou bem próximo ao valor nominal (1450kv). Já o mtoor de 960kv apresentou um valor bem abaixo do valor nominal (869 kv).

Interessante observar que ambos motores tiveram a mesma rotação com packs diferentes o que facilita a comparação (rotação/potência) entre ambos. O motor de 960kv apresenta ser ~10% mais eficiente o de 1400kv. Isto pode ser explicado pela diferença da corrente sem carga ser bem menor no motor de 960kv.

O pack A123 3s estava frio durante o teste o que derrubou a tensão de trabalho. Com o pack quente o consumo deve aumentar um pouco.

Ambos motores se mantiveram frios/mornos durante o teste. Devido a carcaça externa, fica difícil avaliar a temperatura interna do motor.

A hélice AN 14 x 8 devido ao passo relativamente grande estava em stall durante o teste estático. Em vôo o rendimento deve aumentar um pouco.

Bons e práticos motores para serem utilizados em planadores na faixa de 1.3 a 2.5kg.

Bons vôos,

Caio
Editado pela última vez por caioect em 03 Jul 2015 13:41, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 23 Ago 2004 20:09
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor caioect » 01 Set 2013 00:19

Teste do motor TR SK3 Glider Drive 3850 4.6 1120kv

Código: Selecionar todos

====================================================================================
           TR SK3 Glider Drive 3850 1120kv - Speed Himodel Prof. 80A 
                     Io ( 9.75V) = 2.80A  ( 9966rpm -> 1022kv)
                     Io (13.61V) = 3.35A  (13736rpm -> 1009kv)
====================================================================================
Pack (mAh)        Hélice      I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)    Emp.Med.(g)
====================================================================================
A123 3s 2300   AN 13 x 6,5    28.85     7.90    228       6229             1300
A123 4s 2300   AN 13 x 6,5    46.11    10.44    481       7653             2000
====================================================================================
Leitura: Micro Power eLogger V3 - Eagle Tree
AN: Aeronaut CAM carbon (folgind)


Motor: 180g

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 120kv.html

Motor adequado para planadores na faixa de 2 a 3 kg

Bons Vôos,

Caio
Editado pela última vez por caioect em 03 Jul 2015 13:38, em um total de 1 vez.

Miguel Augusto
membro
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Abr 2013 22:13
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagempor Miguel Augusto » 06 Fev 2014 08:31

Já vi em muitos lugares que o pessoal faz a conversão do combustivel para o eletrico, estou querendo o contrario... converter um eletrico em glow... Gosto mito dos modelos tipo pylon, mas hoje só acho eletrico, e estou querendo colocar um 46AX. Será que seguindo essa Tabela é possivel fazer isso??? Alguem ja fez??

Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: 29 Jun 2006 17:15
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagempor allanmarcos » 06 Jul 2014 18:24

Acabei encomendando um G25 junto com uma bateria LiPo 4s 4000mAh 25C e um Esc Plush 60.

Gostaria de saber se este conjunto vai ficar bom em um treinador Alpha 40 da Hangar 9 e qual a hélice que você recomendaria para o mesmo?

Obrigado

Allan

[quote:4e170ae716="caioect"]Teste do motor Turnigy Easy Match G25 870kv
[/quote:4e170ae716]

Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 23 Ago 2004 20:09
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor caioect » 09 Jul 2014 23:55

Allan, o conjunto que você escolheu ficará muito bom no Alpha 40! Essa configuração deixará o modelo mais leve que a versão glow, com ~2 kg. Procure manter uma relação de pelo menos 250W/kg, ou seja, no mínimo 500W.

Por ser um treinador que não requer muita velocidade de vôo, poderá usar uma hélice APC 11 x 5,5E que será o suficiente. O consumo deve ficar pouco acima de 40A/600W (300 W/kg) e empuxo acima de 1:1. A decolagem será bem curta e com segurança. Antes de voar seria bom verificar o consumo. Se ficar muito elevado ainda poderá usar uma APC 10 x 5E.

Cuidado com o CG! Essa configuração deixará o nariz do modelo um pouco leve e talvez tenha que colocar chumbo no nariz para acertar o CG.

Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 23 Ago 2004 20:09
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor caioect » 23 Jul 2014 14:20

Teste do motor Hyperion ZS 3025B-10 775kv

Código: Selecionar todos

====================================================================================
             Hyperion ZS3025B-10 775kv - Speed Himodel Prof. 80A
                     Io (17.24V) = 1.52A  (12422rpm -> 721kv) 
====================================================================================
Pack (mAh)        Hélice       I (A)     V (V)   P (W)  Rotação (rpm)    Emp.Med.(g)
====================================================================================
A123 5s 4600   APC 11 x 5,5E   25.49     15.37    392       9784           1600
A123 5s 4600   APC 11 x 7E     30.37     15.00    455       9256           1600
A123 5s 4600   APC 12 x 6E     33.79     14.81    500       9003           2000
====================================================================================
Leitura: Micro Power eLogger V3 - Eagle Tree



Motor + Acessórios: 205g

http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=3600

O motor apresentou 721 kv, um pouco abaixo do valor nominal. Durante todo o teste o motor ficou levemente morno.

Na curva de potência em função da rotação, o motor Hyperion apresentou uma eficiência média de 80%, e portanto, mais eficiente que os motores Emax 2826 (74%), TR Easy Match G25 (74%) e TR SK3548 (67%).

forum/viewtopic.php?p=1148397#1148397

Motor equivalente a um glow 0.40 - 46 2t!

Este motor deve ficar bom com as hélices APC 13 x 6,5 e 14 x 7 com potência em torno de 600W.

Também deve ficar bom com um pack de maior voltagem (A123 6s / LiPO 5s) com hélice 11 x 5,5 - 11 x 7 com potência máxima na faixa entre 600 e 700W.

Bons vôos,

Caio


Voltar para “Sistemas de Propulsão - Elétricos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes