Relação entre ESC e Motor

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Relação entre ESC e Motor

Mensagem por Roberto Denadai »

Pessoal,

Seguinte, tenho um motor que o fabricante diz que o máximo é 25A

Tenho um ESC de 45A e fui testar algumas hélices

Em uma das Hélices, com toda potência, deu 30A. Obviamente é acima do que o motor aguenta, mas logo que dou toda potencia, o ESC ou algo acontece e o motor é cortado. Basta voltar o stick para posição inicial e acelerar que o motor volta a funcionar normalmente.

Não é problema de bateria, aconteceu com várias e trabalham com folga, 3S de 2000mAh 30C

Isso aconteceu com dois motores e dois ESC distintos testando hélices, sempre que a corrente é acima da capacidade do motor, o motor é cortado

A pergunta é, porque para ? O ESC corta o motor ? Como nuca usei um cartão pra programar o ESC, não sei se acima de certa corrente ele corta.......mas no meu caso o ESC é de 45A, então tem uma bela folga pros 30A gerados

Não fiz nenhuma configuração no ESC, estou usando default de fábrica

Abraços
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Refaça os testes com um multímetro ligado aos terminais da bateria e observe a tensão ao acelerar.
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

Já fiz isso, ele mede a corrente, tensao na bateria, quantos mAh estão sendo consumidos e a potencia

a bateria em momento algum fica abaixo de 9V pro ESC cortar o motor, mesmo porque acontece bem no início, com a bateria totalmente carregada

Apenas um detalhe, com outro motor que testei e com outro ESC, ele não cortava o motor, mas reduzia a potencia do motor para a metade aproximadamente, motor e esc da Hacker

abraços
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Seu ESC está fazendo o trabalho dele, protegendo o uso indevido do dono... pra variar

Seu ESC detecta diferença de corrente entre fases( o nome correto é assimetria de fases) que estão sendo sobrecarregadas e corta o motor, ou reduz se a diferença não for muito grande, afinal quem seria louco de em um motor especificado para um dito consumo forca-lo a 50% mais...

Devia saber disso está no manual.

Somente com equipamento adequado, que duvido saber usar vai verificar essa fato.

Mas pode fazer de uma forma rustica colocando um shunt(sabe o que é presumo) em cada fase e com tres multimetros na configuração de memoria em pico de corrente pode constatar que uma ou duas fases estão indo a estratosfera.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

Sim , eu sei disso, por isso estou testando as hélices pra ter o melhor desempenho, não dá pra acertar na primeira

Claro que não vou usar uma hélice que irá detonar o motor, é teste

Sou louco mas nem tanto

Pelo menos o esc funciona mesmo então hehehe

O mais sinistro é um campeão de acrobacia recomendar uma Hélice que gera 70A, com esc de 55A e Motor de 42A.

Falow
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:a8112b37e6="Roberto Denadai"]Sim , eu sei disso, por isso estou testando as hélices pra ter o melhor desempenho, não dá pra acertar na primeira

Claro que não vou usar uma hélice que irá detonar o motor, é teste

Sou louco mas nem tanto

Pelo menos o esc funciona mesmo então hehehe

O mais sinistro é um campeão de acrobacia recomendar uma Hélice que gera 70A, com esc de 55A e Motor de 42A.

Falow[/quote:a8112b37e6]

Roberto...

Brigas a parte, você devia ser mais criterioso e saber que não existe nada nem ninguém que sabe tudo de tudo.

Eu só vou na onda de alguém depois de ouvir e comprovar de forma técnica o que o sujeito fala.... a unica vez que resolvi seguir a onda falaei besteira em um assunto sobre asa voadora.

... e geralmente o campeão de alguma coisa é o que mais fala coco.

Não force o motor pois a proteção pode não ser tão rapida e gerar um curto em uma ramificação da ponte H-H do speed, dai vai speed e bateria
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

Eu mandei um e-mail pra Hacker questionando como podem recomendar uma hélice que gera 70A pra um motor de 42A, já que eles são parceiros

A resposta foi que o cara é campeão, sabe usar trottle control hahahaha

Fala sério

Abraços
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Motores "comuns" (e outros equipamentos, como máquinas de solda por exemplo) possuem uma característica chamada "fator de serviço", que é o tempo (em % da jornada de trabalho) que o equipamento pode operar de fato. Um fator de 100% significa trabalho ininterrupto. E em algusm casos, existe também uma potencia mais alta que pode ser exigida durante algum tempo, sem danos. Não sei se esse tipo de coisa se aplica ao caso.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... não entendi o gerar 70A. Você quer dizer consumir, já que o motor em questão não é um gerador.

Mas isso é ter quase 100% amais do que foi projetado??????

E como um equipamento que suporta um consumo nominal de 40A pode de um momento para o outro suportar quase o dobro sem ser danificado.

Juro que não entendi nada.


Um motor nessas condições vai estar trabalhando muito além de seus limites e um ou mais de seus enrrolamentos vai perder a proteção causando um curto.
Antes disso, já que nada é perfeito uma das fases que nunca é 100% igual a outra vai se desbalancear, aquecer e aumentar sua resistencia. A outra estando levemente com menor resistencia vai consumir mais que a outra ou as outras fazendo o consumo em uma ou mais delas ir ao espaço.

Sua sorte é que seu speed tem proteção contra isso senão já era.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
r.boschiero
membro
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 12, 2004 1:00 am
Contato:

Mensagem por r.boschiero »

Sugiro ao meu colega , comecar os testes com helices menores ou passos menores , verificando a corrente consumida, e ir aumentando devagar monitorando o amperimetro shunt, chegando aos 25 amp recomendados pelo fabricante do motor vc para, e ajuste + ou menos o passo para velocidade do modelo ou tamanho para o torque, lembrando sempre que o consumo no chao e sempre maior que o consumo em voo!!
Outra coisa vc acha que o motor do heli do alam zabo é = ao vendido pela align nos kits de trex ??????hehe

abracos Rodrigo
Responder