Motor OS 46LA ajuda.

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
efirafa
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Motor OS 46LA ajuda.

Mensagem por efirafa »

Olá pessoal, queria uma ajuda de vocês.

Tenho um OS 46LA e está em um treinador pt-40, eu acho que esse motor está com algum problema, porque é muito fraco, pelo o que eu vejo nos outros 46 dos meus amigos. Quando ligo ele o motor não fica zunindo como os outros 46 dos meus amigos.

Alguém pode ajudar ou dizer alguma sugestão de ajuste?

Value.
Educador Físico Rafael Andrade Barboza
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

A regulagem do seu motor está muito gorda, se ele mantem a lenta boa, a agulha da baixa está certa mas se ele não está afinando é por que a agulha da alta está muito aberta.
Se for esse o seu problema, ligue o motor e não fique na linha da hélice, sempre atras do aeromodelo, vá fechando bem devagar a agulha da alta e vai notar que ele vai aumentando o giro quando você notar que a rotação do motor chegou ao máximo, volte a agulha 1/8 de volta para a mistura não ficar muito pobre e danificar o motor, com o motor todo acelerado levante o nariz do aeromodelo e veja se a rotação dá uma leve aumentada de giro, se ele fizer isso estará pronto mas se ele tender a aparagar abra levemente de clic em clic a agulha e levante novamente o noriz do aeromodelo a cada clic e veja se a rotação do motor sobe e permanece, estado assim o aeromodelo não corre o risco de apagar quando você cabrar ele para subir ou até mesmo na decolagem.

Já vi muita gente afinando motores mas ignoram a parte de levantar o nariz do aeromodelo, isso é fundamental para que a regulagem do motor esteja 100% correta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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ADRIANO-PIVA
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Mensagem por ADRIANO-PIVA »

Esteja ciente de uma coisa, precisa ver os 46 dos seus amigos sao LA tbm, pois o LA é mais limitado q o FX AX e etc, na verdade o LA é um motor "fraco" e economico..
Os FX,SX e etc, tem giro e torque bem mais forte q o LA, um conselho, nao tente comparar seu motor com os outros, pois ele pode ser diferente devido a nomenclatura, nao estou falando q seu motor é ruim, pois ja tive LA tbm e é um bom motor, experimenta tbm tirar o cone q vem dentro do escapamento, isso ajuda no rendomento do motor, e claro segue a dica do nosso amigo LAERCIOLMB..
Abraçao, qq coisa, so perguntar...
efirafa
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Mensagem por efirafa »

Bá gurizada, valeu pelas dicas, mas eu notei que este motor é bem fraco mesmo, mas é bem econômico, por isso é válido para quem tá apreendendo.

Valeu.
Educador Físico Rafael Andrade Barboza
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

Certamente comparar nível de desempenho de um LA 46 com um AX 46, não tem como. Já que o LA tem 1,2 hp a 16000rpm e o AX 1,65hp no mesmo regime de rpm. Acontece que o LA compensa essa menor potência com menos peso, 270gr contra 489gr do AX, isso em um aero leve faz muita diferença. Outra coisa de ver os motores dos amigos berrando ou zunindo, pode ser o tipo de hélice usada. E nem por isso os motores podem estar propiciando um bom rendimento porque estão fazendo mais ou menos barulho. Hélice errada, menor, e mistura pobre de combustível fazem o motor girar mais, sem com isso ter um desempenho melhor.
Ainda faltaram informações importantes para saber se realmente o seu motor, LA, está sofrendo à toa ou não. Que tamanho de hélice está instalada no motor, que combustivel você está usando e qual a idade, tempo de uso, do mesmo?
Eu uso LA 40 em avião que pode, tranquilamente, usar motor 46AX e nem por isso o aero deixa de voar. Aliás voa muito bem, pois leva menos peso no nariz e posso acertar o CG e ter um vôo mais suave. Certamente o LA prima pela economia, tanto mecânica quanto em relação ao consumo de combustível. Certamente, haverá um detrimento no desempenho. Mas, um LA 46 regulado e com a hélice correta, quantidade óleo adequada e combustível correto pois deve conter um pouco de óleo vegetal não pode ser todo sintético, certamente terá um desempenho muito próximo a um 46AX, pois terá que arrastar 219gr à menos de peso. Isso faz muita diferença em determinados modelos, pois pode representar 10% do peso do aero ou mais.
Mesmo tendo 37% à menos de potência eu jamais trocaria um 46LA que estivesse funcionando bem por outro motor, só porque ele está fazendo menos barulho que os outros. :)
Regule seu motor, cuide bem dele e tenha bons vôos. LA, 46 ou 40, só não presta para quem não tem ou não entende nada de motor. Outra coisa, não basta ficar abrindo ou fechando a agulha de alta do LA, ele tem regulagem de entrada de ar, coisa que nenhum motor tem. Mas, isso deve ser regulado por pessoa mais experiente ou com muita paciência, pois pode ter que fazer várias tentativas e erros, para conseguir acertar o motor. Assim como fiz, pois todo mundo na pista falava para jogar fora os LA que tenho. Agora, todo mundo fica olhando eu voar uns 40 minutos sem parar, pois além de muito bom eles são muito econômicos.
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Leonardo M.T.
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Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:496177edc5="efirafa"]Bá gurizada, valeu pelas dicas, mas eu notei que este motor é bem fraco mesmo, mas é bem econômico, por isso é válido para quem tá apreendendo.

Valeu.[/quote:496177edc5]

Tenho um FP .40 com 15 anos de uso, agora está montado num Pelicano da casa Aerobrás (asa baixa já fora de linha) mas que pesa 1,7Kg RTF. Virou um acrobático excelente, muito silencioso (com o cone na mufla ), econômico (tanque de 6oz voa 15min).

Aprenda que o mais importante para a performance é a relação peso-potência, mais vale um Fusca com 90hp do que um Opala com 180hp.
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rodrigo menegatti
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Mensagem por rodrigo menegatti »

tenho um aéro onix na incoaér,, pequeno, ideal para este motor OS 46LA,, digo uma coisa.. :lol: é um ótimo motor e muito economico.. e esta mais forte depois que tirei o coni de dentro do escapamento.. mas o ideal é!!!! se puder??? faça como eu, tenha um asa baixa bem rapito,,,, primeiro faso uns voos muito loucos com o, asa baixa,,,, ai saio do extres,,, pégo meu asa alta LA e fico brincaaaaando com ele só na moral,,,, que delisia,, sem dizer que vai 30 a 40 minutos com um tanque de comb.. é de ++++++++ este LA ,,, mas com aéro pequeno blz??
EX: Evergadura: 1,50 m. Comprimento: 1,03 m.
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Rasec
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Re: Motor OS 46LA ajuda.

Mensagem por Rasec »

Tenho um Os LA .46 no meu pastinha, acho ele economico, afinal faço voos de 12 minutos e sobra glow no tanque. Bem a pergunta é a seguinte, motor LA usa bucha, depois de anos de uso é possivel trocar numa eventual manutenção?
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