Como descobrir as caracteristicas de um motor ?
Como descobrir as caracteristicas de um motor ?
Sou veterano no Glow mas iniciante no aeromodelismo eletrico e tenho algumas duvidas ...
Partindo de um motor brushless que nao tem nada escrito, como saber as caracteristicas dele como RPM, Corrente e empuxo ?
O numero por exemplo 2250K tem qual relacao com o empuxo ?
Nao sei se ja existe algum outro topico parecido, se existir por favor me ajudem ...
Partindo de um motor brushless que nao tem nada escrito, como saber as caracteristicas dele como RPM, Corrente e empuxo ?
O numero por exemplo 2250K tem qual relacao com o empuxo ?
Nao sei se ja existe algum outro topico parecido, se existir por favor me ajudem ...
- Haupenthal
- membro
- Mensagens: 745
- Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
- Localização: Campo Grande/MS - 34
meu vizinho deu o nome de Wandergladston para o filho dele. e não verifiquei nenhuma caracteristica associada ao nome com o jeito da criança. rsrsr
normalmente o nome não informa quase nada.
voçe vai ter que procurar outras informações no motor e googlear.
e apartir do site do fabricante porcurar RPM, Corrente, Amperagem, Empuxo, faixa de voltagem de trabalho, hélices indicadas...
normalmente o nome não informa quase nada.
voçe vai ter que procurar outras informações no motor e googlear.
e apartir do site do fabricante porcurar RPM, Corrente, Amperagem, Empuxo, faixa de voltagem de trabalho, hélices indicadas...
- Haupenthal
- membro
- Mensagens: 745
- Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
- Localização: Campo Grande/MS - 34
então.
tem que ver o que quer dizer esse 2250k. creio que foi o nome que deram para esse motor. e como é nome, o fabricante poderia ter colocado qualquer um.
Caso fosse 2250K[b:20f176c258]v[/b:20f176c258] significaria somente que ele fornece 2250 RPM por cada Volt.
ainda ficariam faltando as demais informações. como amperagem maxima, voltagem preferencial de trabalho, potencia...
por exemplo:
eu tenho um TURNIGY SK 35-30 1100Kv / 345w
Potencia máxima recomendada: 345w
amperagem máxima recomendada: 30A
Bateria recomendada: 3S (11,4v)
hélice recomendada: 10*5
equivalente: 0.25 à 0.36 glow
mas esses valores não são fixos:
posso utilizar 4S. o que vai aumentar a RPM maxima do motor
Posso aumentar a helice. vai aumentar a potencia. mas também vai esquentar e poderá queimar o motor.
e assim por diante.
tem que ver o que quer dizer esse 2250k. creio que foi o nome que deram para esse motor. e como é nome, o fabricante poderia ter colocado qualquer um.
Caso fosse 2250K[b:20f176c258]v[/b:20f176c258] significaria somente que ele fornece 2250 RPM por cada Volt.
ainda ficariam faltando as demais informações. como amperagem maxima, voltagem preferencial de trabalho, potencia...
por exemplo:
eu tenho um TURNIGY SK 35-30 1100Kv / 345w
Potencia máxima recomendada: 345w
amperagem máxima recomendada: 30A
Bateria recomendada: 3S (11,4v)
hélice recomendada: 10*5
equivalente: 0.25 à 0.36 glow
mas esses valores não são fixos:
posso utilizar 4S. o que vai aumentar a RPM maxima do motor
Posso aumentar a helice. vai aumentar a potencia. mas também vai esquentar e poderá queimar o motor.
e assim por diante.
- Haupenthal
- membro
- Mensagens: 745
- Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
- Localização: Campo Grande/MS - 34
- rgmanica
- membro
- Mensagens: 2038
- Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
- Localização: Passo Fundo - RS
aldo... esquece!
Se tu usar os teus conhecimentos de motores glow pra comprar um elétrico, vai dar melda.
Glow é ridículo! Desde quando uma medida de volume é paramentro pra estimar um motor???
O Elétrico é mais correto, escolhemos o motor pelo empuxo e RPM. Quanto ao nome... esquece, não da pra se fiar em nada!
Se tu usar os teus conhecimentos de motores glow pra comprar um elétrico, vai dar melda.
Glow é ridículo! Desde quando uma medida de volume é paramentro pra estimar um motor???
O Elétrico é mais correto, escolhemos o motor pelo empuxo e RPM. Quanto ao nome... esquece, não da pra se fiar em nada!
- Gustavo Murad
- membro
- Mensagens: 2866
- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
aldo_mal,
O pessoal ai parece que está querendo complicar sua vida!!!
Vamos por partes:
1- Existe sim (em 90% dos casos) uma relação do "nome do motor" com suas características, o único problema dessa história é que não existe um padrão...
Por exemplo(suposição apenas):
A fabricante turnigy chama o motor que aguenta 20A tem medidas do bel de 18mmx11mm. Dai eles vão lá e chamam de 1811-20.
Dai a Keda, outra fabricante, tem um motor que tem o estator de 18mm x 11mm e 2000kv e chama ele também de 1811-20 !!
Então você pode até conhecer o padrão de alguma empresa, mas só servirá para motores daquela empresa!!
2- Para os motores elétricos geralmente criamos tabelas completas, que através de testes fornecem o consumo, a potência, a rotação, o empuxo, a eficiência.
É nessas tabelas que nos baseamos para escolher os motores.
Existem inclusives tabelas que comparam os elétricos aos glows (aqui no fórum para ser mais exato.)
Então se você tem um motor e sabe o nome dele, basta pesquisar na internet, na minha opinião os 2 melhores lugares do mundo para achá-las são aqui no e-voo e no rcgroups.
Mas pode-se também direcionar uma pesquisa no google ou simplesmente perguntar aqui no fórum, sempre tem uns doidos (como eu) que ajudam todo mundo que precisa das tabelas do motor.
3- Existe ainda a possibilidade de você mesmo fazer os testes com o motor e disponibilizar (ou não) com a galera aqui no fórum.
Para fazer os testes, no mínimo terá que tem um dos 2 conjuntos:
a- Tacômetro (serve o PCtaco, tacômetro de graça que usa o microfone do PC) conjunto propulsor e Wattimetro/Shunt+multímetro.
b- Balança para medição de empuxo (existem vários modelos para tentar fazer em casa), conjunto propulsor e Wattimetr/Shunt+multímetro.
O conjunto "a", eu acho mais prático e melhor, fornece a rotação e a partir dela calcula-se o empuxo, para achar o empuxo usa-se uma "calculadora de empuxo"(thrust calculator) que existe no próprio PCTaco, no Rccalc ou online em vários sites.
No conjunto "b", você encontra o empuxo e usa a calculadora para achar a rotação.
Anotado a tensão, a corrente (consequentemente a potência), o empuxo e a rotação com uma determinada hélice, já se tem o início da tabela.
A tabela vai se fazendo a medida que diferentes hélices são testadas e colocados os dados do motor com aquela hélice.
A maior vantagem do "método a" é que você não precisa estar numa bancada com a balança de empuxo para testar, basta pegar o tacômetro (lógico que se não for o PCtaco, senão teria que pegar o computador inteiro) e o wattimetro, ligar o wattimetro no local certo e acelera o avião todo no chão medindo com o tacômetro.
Anota ali na hora mesmo, numa caderneta, logo antes de decolar o avião.
Inclusive pode fazer isso toda vez que for voar, com hélices diferentes ou não.
Basicamente é isso, qualquer dúvida coloca ai.
O pessoal ai parece que está querendo complicar sua vida!!!
Vamos por partes:
1- Existe sim (em 90% dos casos) uma relação do "nome do motor" com suas características, o único problema dessa história é que não existe um padrão...
Por exemplo(suposição apenas):
A fabricante turnigy chama o motor que aguenta 20A tem medidas do bel de 18mmx11mm. Dai eles vão lá e chamam de 1811-20.
Dai a Keda, outra fabricante, tem um motor que tem o estator de 18mm x 11mm e 2000kv e chama ele também de 1811-20 !!
Então você pode até conhecer o padrão de alguma empresa, mas só servirá para motores daquela empresa!!
2- Para os motores elétricos geralmente criamos tabelas completas, que através de testes fornecem o consumo, a potência, a rotação, o empuxo, a eficiência.
É nessas tabelas que nos baseamos para escolher os motores.
Existem inclusives tabelas que comparam os elétricos aos glows (aqui no fórum para ser mais exato.)
Então se você tem um motor e sabe o nome dele, basta pesquisar na internet, na minha opinião os 2 melhores lugares do mundo para achá-las são aqui no e-voo e no rcgroups.
Mas pode-se também direcionar uma pesquisa no google ou simplesmente perguntar aqui no fórum, sempre tem uns doidos (como eu) que ajudam todo mundo que precisa das tabelas do motor.
3- Existe ainda a possibilidade de você mesmo fazer os testes com o motor e disponibilizar (ou não) com a galera aqui no fórum.
Para fazer os testes, no mínimo terá que tem um dos 2 conjuntos:
a- Tacômetro (serve o PCtaco, tacômetro de graça que usa o microfone do PC) conjunto propulsor e Wattimetro/Shunt+multímetro.
b- Balança para medição de empuxo (existem vários modelos para tentar fazer em casa), conjunto propulsor e Wattimetr/Shunt+multímetro.
O conjunto "a", eu acho mais prático e melhor, fornece a rotação e a partir dela calcula-se o empuxo, para achar o empuxo usa-se uma "calculadora de empuxo"(thrust calculator) que existe no próprio PCTaco, no Rccalc ou online em vários sites.
No conjunto "b", você encontra o empuxo e usa a calculadora para achar a rotação.
Anotado a tensão, a corrente (consequentemente a potência), o empuxo e a rotação com uma determinada hélice, já se tem o início da tabela.
A tabela vai se fazendo a medida que diferentes hélices são testadas e colocados os dados do motor com aquela hélice.
A maior vantagem do "método a" é que você não precisa estar numa bancada com a balança de empuxo para testar, basta pegar o tacômetro (lógico que se não for o PCtaco, senão teria que pegar o computador inteiro) e o wattimetro, ligar o wattimetro no local certo e acelera o avião todo no chão medindo com o tacômetro.
Anota ali na hora mesmo, numa caderneta, logo antes de decolar o avião.
Inclusive pode fazer isso toda vez que for voar, com hélices diferentes ou não.
Basicamente é isso, qualquer dúvida coloca ai.
-
- membro
- Mensagens: 2346
- Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
- Localização: belo horizonte
Aldo,
se voce nao entende de eletricos, nao tente fazer conversoes de avioes glow para eletrico, (a menos que alguem que ja fez isso faça pra voce) pois isso ja exige mais conhecimento e fica mais caro, e pode te deixar bem frustrado.
uma lipo seja ela o tamanho que for demora no minimo 40 min pra ser carregada.
Esse negocio de eletrico o cara tem que gostar muito e ficar pesquisando ai, fuçando pra aprender, por que é bem chatinho.ja mexi com glow era bem mais pratico.eletrico tem que combinar ,motor com bateria com speed com peso do aviao etc.
no caso do eletrico o motor é escolhido depois de voce escolher o aviao e nao o contrario.eu compro meus motores de acordo com os projetos de aviao ja em mente.
se esse numero enorme ai for KV sera um motor de alta rotaçao, gastador e de helices pequenas tipo 4.5x4.1.se for isso serve para quem quer velocidadegeralmente sao motores que dao pouco empuxo e muita rpm.se esse for tipo o meu deve te dar ai umas 600gramas de força)..
motores para iniciantes em eletrico devem ser de 1300 a 1600kv ,no uso de avioes de deprom com envergadura de ate 120cm de asa, com peso total voando de ate uns 700gramas.por que sao mais economicos, servem em varios projetos e estragam menos as baterias.
nao saia comprando qualquer motor.
mesmo assim esse valor sozinho nao significa nada.tem motor nesse kv que da 1 kilo de empuxo e ja tem outros nesse kv que dao 300gramas..uns fininhos levinhos..
é muito pouca informaçao.
vc precisa saber no minimo:
o kv de um motor
que voltagem ele suporta
tamanho do eixo, pra achar o prendedor de helice adequado e por ai vai..
se nao comprou ,nao compre esse motor.
pesquise antes..ou vai ficar muito frustrado..
o eletrico pode ser uma alternativa a mais para quem gosta de glow ou uma fonte de frustraçao se voce nao se inteirar bem.
eu desisti do glow apenas pela sujeira e meu medo do motor calar quando em razantes.dai parti para o eletrico..penei muito.mas hoje domino o razoavel para meu projetos.dai eu voo do jeito que quero e fico feliz..
boa sorte
se voce nao entende de eletricos, nao tente fazer conversoes de avioes glow para eletrico, (a menos que alguem que ja fez isso faça pra voce) pois isso ja exige mais conhecimento e fica mais caro, e pode te deixar bem frustrado.
uma lipo seja ela o tamanho que for demora no minimo 40 min pra ser carregada.
Esse negocio de eletrico o cara tem que gostar muito e ficar pesquisando ai, fuçando pra aprender, por que é bem chatinho.ja mexi com glow era bem mais pratico.eletrico tem que combinar ,motor com bateria com speed com peso do aviao etc.
no caso do eletrico o motor é escolhido depois de voce escolher o aviao e nao o contrario.eu compro meus motores de acordo com os projetos de aviao ja em mente.
se esse numero enorme ai for KV sera um motor de alta rotaçao, gastador e de helices pequenas tipo 4.5x4.1.se for isso serve para quem quer velocidadegeralmente sao motores que dao pouco empuxo e muita rpm.se esse for tipo o meu deve te dar ai umas 600gramas de força)..
motores para iniciantes em eletrico devem ser de 1300 a 1600kv ,no uso de avioes de deprom com envergadura de ate 120cm de asa, com peso total voando de ate uns 700gramas.por que sao mais economicos, servem em varios projetos e estragam menos as baterias.
nao saia comprando qualquer motor.
mesmo assim esse valor sozinho nao significa nada.tem motor nesse kv que da 1 kilo de empuxo e ja tem outros nesse kv que dao 300gramas..uns fininhos levinhos..
é muito pouca informaçao.
vc precisa saber no minimo:
o kv de um motor
que voltagem ele suporta
tamanho do eixo, pra achar o prendedor de helice adequado e por ai vai..
se nao comprou ,nao compre esse motor.
pesquise antes..ou vai ficar muito frustrado..
o eletrico pode ser uma alternativa a mais para quem gosta de glow ou uma fonte de frustraçao se voce nao se inteirar bem.
eu desisti do glow apenas pela sujeira e meu medo do motor calar quando em razantes.dai parti para o eletrico..penei muito.mas hoje domino o razoavel para meu projetos.dai eu voo do jeito que quero e fico feliz..
boa sorte