Empuxo Estático

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Colevati
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Qui Nov 15, 2007 2:33 pm
Localização: São Bernardo SP
Contato:

Empuxo Estático

Mensagem por Colevati »

Amigos Mestres de plantão,Tenho duvidas.

Empuxo estático

Definição teorica:

O empuxo estático é, teoricamente, a força com que o motor puxará o modelo pra frente e este nunca deve pesar mais que três vezes este valor. Para uma boa performance, no caso de um modelo esporte, é conveniente que o peso total do modelo não seja maior que o dobro deste valor. Para modelos acrobáticos a relação ideal é (pelo menos) um por um, ou seja, peso do modelo < ou = empuxo.

Até ai entendi, dai comprei um EMAX Brushless Red CF2822,

http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=25&products_id=372

E neste site diz na especificação do motor Peso recomendado do modelo 200-600g.

No entanto tambem diz que,
Modelo Bateria Hélice RPM Corrente Max Torque/ Empuxo
CF2822 Li-Po 3S 10X5 7100 14.5A 710g
CF2822 Li-Po 3S 10X4.7(Slow) 6100 14.5A 745g

Se entendi bem este motor com a helice "tal + bateria tal, tenho um torque de 700g
Dinte disso, poderia utiizar em um modelo de 1400g.

Ou não entendi nada?

Abraços.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Depende do modelo.

Modelos com pouco arrasto voam bem com 100W/Kg, e empuxo de 50% do peso, e já voei muito assim.

Já testei este motor com aero de 1Kg com boa performance.

Mas... com o preço atual de motores ligeiramente maiores, não acho necessidade de ficar sofrendo para subir, por isto tenho voado com empuxo em torno de 1:1 e 150W/Kg ou mais.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Concordo Alex e acrescento:

Com mais empuxo, fica mais fácil salvar de ca*adas. Em um stal, por exemplo, é so empurrar motor que o modelo se recupera mais fácil.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Vale lembrar mais uma coisa:

Não é só o toque que é importante, você pode ter empuxo de 700g e um aeromodelo de 700g e este não voar por falta de velocidade de passo (pitch speed).

Não adianta o motor girar uma hélice enorme devagar, o toque vai ser alto mas a velocidade de passo baixa, e o aeromodelo vai estolar ou voar estolado.

Potência, empuxo, velocidade de passo e peso devem combinar hamoniozamente, a motorização tem que ser bem pensada com o avião já construido para que tudo isso funcione em conjunto.
Avatar do usuário
Colevati
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Qui Nov 15, 2007 2:33 pm
Localização: São Bernardo SP
Contato:

Pitch-speed

Mensagem por Colevati »

Gustavo

Muito bem lembrado, no entanto me deu um nó na cuca, vamos lá:

Pitch-speed, ou velocidade de passo é a velocidade calculada multiplicando-se o passo da hélice pela rotação e convertendo para a medida adequada. Uma fórmula aproximada e fácil de lembrar é que o pitch-speed em Km/h é aproximadadamente a rotação (em mil rpm) multiplicada pelo passo, multiplicada por 1,5. Exemplo, hélice 10x6 a 10000rpm, o pitch-speed aproximado é 10*6*1,5, ou seja, 90Km/h. Para um modelo voar bem o pitch-speed deve ser no mínimo uns 30% acima da velocidade de cruzeiro, ou 50% acima da velocidade de estol.

Então no meu caso tenho uma Zagi 100cm com Emax 2812 helice 6X6 bateria 3S 2250A.

Rotação (acho que é 12500 pra esta hélice)"alguem sabe?"X o passo 6 X 1.5 = 112,5

É isso?
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Se a rotação for 12500RPM é isso sim.

E como diz ai no texto, deve-se saber a velocidade de estol para ver se a de pitch está no patamar correto.

Agora que você entendeu o conceito, vou te entregar o ouro hehehehehe.

Aqui no e-voo tem um programa chamado RCcalc , só jogar o perfil lá, o peso, envergadura, a corda e a hélice com a rotação do motor, então ele gera tudo isso pra você.

Esse programa estima tudo, qual serão as velocidades, se o motor será suficiente, etc etc.....
Responder