Amigos Mestres de plantão,Tenho duvidas.
Empuxo estático
Definição teorica:
O empuxo estático é, teoricamente, a força com que o motor puxará o modelo pra frente e este nunca deve pesar mais que três vezes este valor. Para uma boa performance, no caso de um modelo esporte, é conveniente que o peso total do modelo não seja maior que o dobro deste valor. Para modelos acrobáticos a relação ideal é (pelo menos) um por um, ou seja, peso do modelo < ou = empuxo.
Até ai entendi, dai comprei um EMAX Brushless Red CF2822,
http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=25&products_id=372
E neste site diz na especificação do motor Peso recomendado do modelo 200-600g.
No entanto tambem diz que,
Modelo Bateria Hélice RPM Corrente Max Torque/ Empuxo
CF2822 Li-Po 3S 10X5 7100 14.5A 710g
CF2822 Li-Po 3S 10X4.7(Slow) 6100 14.5A 745g
Se entendi bem este motor com a helice "tal + bateria tal, tenho um torque de 700g
Dinte disso, poderia utiizar em um modelo de 1400g.
Ou não entendi nada?
Abraços.
Empuxo Estático
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
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Depende do modelo.
Modelos com pouco arrasto voam bem com 100W/Kg, e empuxo de 50% do peso, e já voei muito assim.
Já testei este motor com aero de 1Kg com boa performance.
Mas... com o preço atual de motores ligeiramente maiores, não acho necessidade de ficar sofrendo para subir, por isto tenho voado com empuxo em torno de 1:1 e 150W/Kg ou mais.
Modelos com pouco arrasto voam bem com 100W/Kg, e empuxo de 50% do peso, e já voei muito assim.
Já testei este motor com aero de 1Kg com boa performance.
Mas... com o preço atual de motores ligeiramente maiores, não acho necessidade de ficar sofrendo para subir, por isto tenho voado com empuxo em torno de 1:1 e 150W/Kg ou mais.
- Gustavo Murad
- membro
- Mensagens: 2866
- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
Vale lembrar mais uma coisa:
Não é só o toque que é importante, você pode ter empuxo de 700g e um aeromodelo de 700g e este não voar por falta de velocidade de passo (pitch speed).
Não adianta o motor girar uma hélice enorme devagar, o toque vai ser alto mas a velocidade de passo baixa, e o aeromodelo vai estolar ou voar estolado.
Potência, empuxo, velocidade de passo e peso devem combinar hamoniozamente, a motorização tem que ser bem pensada com o avião já construido para que tudo isso funcione em conjunto.
Não é só o toque que é importante, você pode ter empuxo de 700g e um aeromodelo de 700g e este não voar por falta de velocidade de passo (pitch speed).
Não adianta o motor girar uma hélice enorme devagar, o toque vai ser alto mas a velocidade de passo baixa, e o aeromodelo vai estolar ou voar estolado.
Potência, empuxo, velocidade de passo e peso devem combinar hamoniozamente, a motorização tem que ser bem pensada com o avião já construido para que tudo isso funcione em conjunto.
- Colevati
- membro
- Mensagens: 92
- Registrado em: Qui Nov 15, 2007 2:33 pm
- Localização: São Bernardo SP
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Pitch-speed
Gustavo
Muito bem lembrado, no entanto me deu um nó na cuca, vamos lá:
Pitch-speed, ou velocidade de passo é a velocidade calculada multiplicando-se o passo da hélice pela rotação e convertendo para a medida adequada. Uma fórmula aproximada e fácil de lembrar é que o pitch-speed em Km/h é aproximadadamente a rotação (em mil rpm) multiplicada pelo passo, multiplicada por 1,5. Exemplo, hélice 10x6 a 10000rpm, o pitch-speed aproximado é 10*6*1,5, ou seja, 90Km/h. Para um modelo voar bem o pitch-speed deve ser no mínimo uns 30% acima da velocidade de cruzeiro, ou 50% acima da velocidade de estol.
Então no meu caso tenho uma Zagi 100cm com Emax 2812 helice 6X6 bateria 3S 2250A.
Rotação (acho que é 12500 pra esta hélice)"alguem sabe?"X o passo 6 X 1.5 = 112,5
É isso?
Muito bem lembrado, no entanto me deu um nó na cuca, vamos lá:
Pitch-speed, ou velocidade de passo é a velocidade calculada multiplicando-se o passo da hélice pela rotação e convertendo para a medida adequada. Uma fórmula aproximada e fácil de lembrar é que o pitch-speed em Km/h é aproximadadamente a rotação (em mil rpm) multiplicada pelo passo, multiplicada por 1,5. Exemplo, hélice 10x6 a 10000rpm, o pitch-speed aproximado é 10*6*1,5, ou seja, 90Km/h. Para um modelo voar bem o pitch-speed deve ser no mínimo uns 30% acima da velocidade de cruzeiro, ou 50% acima da velocidade de estol.
Então no meu caso tenho uma Zagi 100cm com Emax 2812 helice 6X6 bateria 3S 2250A.
Rotação (acho que é 12500 pra esta hélice)"alguem sabe?"X o passo 6 X 1.5 = 112,5
É isso?
- Gustavo Murad
- membro
- Mensagens: 2866
- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
Se a rotação for 12500RPM é isso sim.
E como diz ai no texto, deve-se saber a velocidade de estol para ver se a de pitch está no patamar correto.
Agora que você entendeu o conceito, vou te entregar o ouro hehehehehe.
Aqui no e-voo tem um programa chamado RCcalc , só jogar o perfil lá, o peso, envergadura, a corda e a hélice com a rotação do motor, então ele gera tudo isso pra você.
Esse programa estima tudo, qual serão as velocidades, se o motor será suficiente, etc etc.....
E como diz ai no texto, deve-se saber a velocidade de estol para ver se a de pitch está no patamar correto.
Agora que você entendeu o conceito, vou te entregar o ouro hehehehehe.
Aqui no e-voo tem um programa chamado RCcalc , só jogar o perfil lá, o peso, envergadura, a corda e a hélice com a rotação do motor, então ele gera tudo isso pra você.
Esse programa estima tudo, qual serão as velocidades, se o motor será suficiente, etc etc.....