Freio do motor com hélice normal? Consome mais?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Esse freio por curto de 2 pólos deve funcionar bem em 2 casos:

-Hélice Folding
-Hélice pequena em alta rotação

Pois, pensando aqui no caso de hélices maiores, se temos uma hélice maior girando com menor RPM (caso dos Slow-Flyers ou aeros que dependem apenas de um empuxo maior com baixo pitch-speed), logo, o freio terá pouco efeito e será pouco eficiente por 3 fatores:

-Maior inércia da hélice maior (em especial as SF)
-Maior área das pás (em especial as SF, que tendem a se manter girando com fluxo de ar)
-Baixa rotação (pouco efeito de frenagem da hélice)

----

Entretanto, foi citado aqui a questão do motor funcionar como gerador para ter o efeito de frenagem, nessa hora me veio outra coisa:

:arrow: Qual o efeito do kV motor com relação à frenagem?

Qual tem maior efeito: alto ou baixo kV?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

KV baixo tem mais torque então a força de frenagem é proporcional.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
diego.mdx
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Qua Out 22, 2008 10:22 am
Localização: Coromandel / MG

Mensagem por diego.mdx »

Eu tenho um esc hobby king SS no motor emax 2822 e ele para a helice , e bom descer somente plainando sem motor, e bom para pousar pois da pra evitar de quebrar helice caso o pouso for mal sucedido.

Alguem tem um manual dos beeps desse EScC
thiago davide
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Out 08, 2015 9:58 pm
Localização: paraiso do norte

Re: Freio do motor com hélice normal? Consome mais?

Mensagem por thiago davide »

ola amigos tenho um esc 30a robbyking e desejo deichar minha helice livre sem freios mas nao tenho o manual se alguen tiver porfavor me ajude meu imail e thiagodavide.td@gmail.com agradeco desde ja muito obrigado
Avatar do usuário
henriquefunari
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:17 am
Localização: maringá, parana

Freio do motor com hélice normal não consome mais.

Mensagem por henriquefunari »

Fiz os testes para acabar com as duvidas. Qualquer duvida pode perguntar...

https://youtu.be/pOGxRj5kNpM
Editado pela última vez por henriquefunari em Qua Out 21, 2015 1:21 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Freio do motor com hélice normal não consome mais.

Mensagem por LaercioLMB »

henriquefunari escreveu:https://youtu.be/pOGxRj5kNpM
Fiz os testes para acabar com as duvidas. Qualquer duvida pode perguntar...



Só tem um problema, você fez o teste estático e a hélice não forçava o motor a girar para aí sim contar consumo de frenagem.
Experimente forçar a hélice a girar com o freio do motor acionado e aí sim saberá se consome ou não.
Faça o teste acionando a hélice com a mão com o motor sem o freio e com o freio.
A força do vento tende a forçar a hélice a girar e pode notar que mesmo voando, muitas vezes em velocidade maiores, a hélice gira um pouco mesmo com o freio do motor acionado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Freio do motor com hélice normal? Consome mais?

Mensagem por alexcmag »

Legal ver a comprovação para ninguém duvidar, mas para qualquer um que conhece a eletrônica dos ESCs o resultado já era esperado.

O funcionamento dos freios dos ESCs basicamente é conectar todas as fases a um dos polos da bateria, como se estivessem em curto. Qualquer movimento gera energia elétrica que neste caso e direcionado ao MOSFET que age como uma resistência dissipando a energia.

MOSFET é a abreviação de Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor - Transístor de Efeito de Campo de Semicondutor de Óxido Metálico.

Transístor de efeito de campo é um transístor que aciona pela presença de um campo elétrico. Ele não tem um ganho como os transístores bipolares nos quais um ganho de 100 indica que para circular 10A entre coletor e emissor haverá corrente de base de 0,1A. No MOSFET basta haver tensão presente, ela não será consumida.

Na prática sempre se coloca um resistor de cerca de 10k na base para evitar acionamento involuntário, mas o consumo é irrisório (normalmente menos de 1mA por MOSFET)

Isto não é nada novo, trens usam isto para diminuir a velocidade há pelo menos 90 anos, no caso dos trens a energia pode ser dissipada em bancos de resistores instalados no teto ou armazenada em baterias.

Dá para testar isto na mão, basta interconectar os polos de um motor sem ligá-lo a um ESC e girá-lo, o efeito é semelhante ao do freio, e você não usa energia nenhuma para isto exceto a das suas mãos para juntar os fios e para girar o motor.

Em ESCs grandes de automodelos (onde há mais inércia para gerar energia) pode até haver frenagem regenerativa, isto é, parte da energia dissipada ao frear voltar à bateria: http://www.rc-monster.com/forum/showthread.php?t=18978
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Freio do motor com hélice normal não consome mais.

Mensagem por alexcmag »

LaercioLMB escreveu:
henriquefunari escreveu:https://youtu.be/pOGxRj5kNpM
Fiz os testes para acabar com as duvidas. Qualquer duvida pode perguntar...



Só tem um problema, você fez o teste estático e a hélice não forçava o motor a girar para aí sim contar consumo de frenagem.
Experimente forçar a hélice a girar com o freio do motor acionado e aí sim saberá se consome ou não.
Faça o teste acionando a hélice com a mão com o motor sem o freio e com o freio.
A força do vento tende a forçar a hélice a girar e pode notar que mesmo voando, muitas vezes em velocidade maiores, a hélice gira um pouco mesmo com o freio do motor acionado.


Laércio,

O ESC não usa energia da bateria para tentar manter a hélice parada, apenas coloca em curto as fases do motor para criar resistência elétrica.

Ao girar o motor atua como um gerador, se não houver nada ligado não tem nada elétrico para dissipar a energia.

Quando se coloca as fases em curto a energia elétrica gerada pelo movimento é dissipada, exigindo mais energia mecânica para manter o movimento. Como há pouca energia mecânica disponível, a velocidade diminui até parar, ou quase.

Tente colocar os polos do motor em curto entre si e girar, o efeito é o mesmo do freio.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
henriquefunari
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:17 am
Localização: maringá, parana

Re: Freio do motor com hélice normal não consome mais.

Mensagem por henriquefunari »

LaercioLMB escreveu:
henriquefunari escreveu:https://youtu.be/pOGxRj5kNpM
Fiz os testes para acabar com as duvidas. Qualquer duvida pode perguntar...



Só tem um problema, você fez o teste estático e a hélice não forçava o motor a girar para aí sim contar consumo de frenagem.
Experimente forçar a hélice a girar com o freio do motor acionado e aí sim saberá se consome ou não.
Faça o teste acionando a hélice com a mão com o motor sem o freio e com o freio.
A força do vento tende a forçar a hélice a girar e pode notar que mesmo voando, muitas vezes em velocidade maiores, a hélice gira um pouco mesmo com o freio do motor acionado.



Novo vídeo, agora girando o motor.
https://www.youtube.com/watch?v=U5apDmQcmAk
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Freio do motor com hélice normal? Consome mais?

Mensagem por alexcmag »

O video está como privado
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder