Cortar ou não o eixo do motor Tower Pro - Curiosidade

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Meu tower pro foi campeão de lenhas retirei umas 4 vezes para desentortar o eixo, na ultima, cortei super curto, a ponto de eu usar a hélice 10x47 (aquelas laranjas) e o eixo nem sair pela outra estremidade dela, outra opção que eu fiz, tirei aqueles parafusos "alen" e usei os parafusos daquelas barrinhas plasticas brancas para fazer conecção de fio (acho que se chama macarrão), usei a menor barra retirando 2 parafusos e o parafuso coube certinho, como o parafuso era maior e ficou com a cabeça para fora, já usei a cabeça como propersave e a borrachinha que estou usando no final, é aquela usada para fazer exame de sangue, tripa de mico, ela é um cano de 100% borracha, você compra a mais groça, corta ela em aneis de 3mm e tá feito, nunca mais quebrei ou destrui hélices, nunca mais caiu e esta 100%.
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

É verdade, esses motores TP "latinha" podem não ser bons em performance e eficiencia, mas aguentam muitos trancos....
Os prop savers vendidos vem com aneis de borracha tipo "O-ring" que na verdade são para vedação e não para funcionar como "elásticos", se trabalharem esticados, ressecam e quebram mais facilmente.
g1lt0n
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Qua Nov 18, 2009 3:38 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por g1lt0n »

tambem cortei um meu, nao corto de todos porque nao vejo essa necessidade toda usando prop saver, mas como ia usar spinner, pra nao colocar muito peso na ponta, cortei para diminuir o fator "alavanca"
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Porp saver é bobagem, coloca um adaptador de hélice com spinner e seja feliz !
Muito mais bonito e seguro !
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:1779955494="fernandaum89"]Porp saver é bobagem, coloca um adaptador de hélice com spinner e seja feliz !
Muito mais bonito e seguro ![/quote:1779955494]

O prop saver é para aqueles que não aprenderam a pousar ou nunca aprenderão ou acham que aeromodelo com rodinhas é bobagem.
Lógico que tem alguns que querem pousar em gramados e aí as rodinhas muito pequenas dão trabalho.
Por isso não uso prop saver, uso trens de pouso e em local apropriado para voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
sedasonic
membro
Mensagens: 377
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 7:07 am
Localização: Belo Horizonte MG
Contato:

Mensagem por sedasonic »

Na verdade eu sei pousar muito bem e gosto de usar o prop saver. Me sinto a vontade e arrisco mais nas manobras.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:5c69aa8950="sedasonic"]Na verdade eu sei pousar muito bem e gosto de usar o prop saver. Me sinto a vontade e arrisco mais nas manobras.[/quote:5c69aa8950]

Então você sabe já que arrisca nas manobras que uma queda em manobras ousadas, uma hélice quebrada é o menor dos prejuízos. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
SpyLionfish
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Nov 09, 2004 3:35 pm
Localização: Castro - PR

Mensagem por SpyLionfish »

Corte o eixo, coloque um adaptador de hélice.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Com asa de combate lentas ou que não voem muito rápido é melhor o uso do prop saver mesmo. Sempre que a asa Zagi pousa com spinner a tendência é quebrar ou tirar lascas da hélice (desbalanceando).
Quando a asa é mais rápida o negocio é spinner mesmo, e uma boa grama ou uma pista bem lisinha pra pouso.
Se não desmontar o motor para cortar o seu eixo é bom tomar cuidado com a limaria de ferro!!! Se não será sugada para os ímãs do motor, ai já viu!!!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Segue anexo o que fiz no meu tower pro. Usei parafusos direto no motor e estou usando aneis de tripa de mico para fixar..... até agora 0 hélices quebradas, também não denho deixado o avião pousar dando bicada no pouso

[img:d8be78ed14]http://a.imageshack.us/img707/9423/sdc12459r.jpg[/img:d8be78ed14]

[img:d8be78ed14]http://a.imageshack.us/img204/3519/sdc12458.jpg[/img:d8be78ed14]
agora que ví o motor cheio de areia da praia..... isso que é cuidar das coisas

[img:d8be78ed14]http://a.imageshack.us/img716/5779/sdc12461.jpg[/img:d8be78ed14]
Responder