Testes com motor do oriole

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Romulo_RJ
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Jan 15, 2006 12:32 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Testes com motor do oriole

Mensagem por Romulo_RJ »

Tudo bem, pessoal?

Andei fazendo testes com o motor do oriole. Testei em 3 configurações diferentes:

1) Direct Drive - hélice 5 x 3
2) Reduzido 3,5:1 - hélice 9 x 5
3) Reduzido 3,5:1 - hélice 10 x 8

Nos três casos foi utilizada uma bateria nimh de 9,6 v.

O modelo experimental foi um starlite, com 1 metro de envergadura e 17 cm de corda. Em todas as situações o peso do modelo com todos os equipamentos foi inferior a 300 gramas.

Resultados:

Caso 1: O modelo apenas corre no chão e não levanta vôo. O empuxo gerado é insuficiente para manter o avião em vôo quando o mesmo é arremeçado.

Caso 2: Decola facilmente do chão, possui vôo agradável. É fácil recuperar o modelo. Boa configuração.

Caso 3: Decola facilmente do chão e também possui vôo agradável. Percebe-se um desempenho um pouco melhor em relação ao caso 2, todavia também percebe-se que o motor esquenta além do normal.

Não foram apurados os índices de corrente (A) e empuxo (g).

Espero que essas informações sejam úteis para alguém. Abraços!
Anexos
PICT0002.JPG
PICT0002.JPG (23.29 KiB) Exibido 1977 vezes
PICT0003.JPG
PICT0003.JPG (23.82 KiB) Exibido 1975 vezes
AM 72.290 Mhz
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

e... eu acho que a unica coisa que o oriole tem de bom e o motor e a bateria... a proposito... o motor e um johnson 250?
Romulo_RJ
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Jan 15, 2006 12:32 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Romulo_RJ »

Comandante Salgado, provavelmente não dure nem uns 3 vôos. Por isso coloquei a observação que esquentava demais. Creio que seja melhor usar a 9 x 5.

David loos, o motor do oriole é mais fraco que um johnson 250. Nós o chamamos carinhosamente de speed 200.

Abraços!
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

uhm...

e se voce colocar uma reducao um pouco maior o SPEED 200 e uma helice maior tambem?

sera que a vida util do motor dura mais? e o empuxo, sera que vai aumentar?
Romulo_RJ
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Jan 15, 2006 12:32 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Romulo_RJ »

David loos, acredito que uma redução de 4:1 ou 5:1 já deixaria o uso da hélice 10x8 mais confortável para o motor.
O problema seria o baixo pitch speed, pois a hélice iria girar menos vezes, mas acho que o passo dessa hélice iria compensar. Só testando pra comprovar ( .

Abraços
Responder