Acelerador em canal auxiliar ?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!

Moderador: benites

Jacimar
membro
Mensagens: 421
Registrado em: 06 Jan 2014 04:02
Localização: Ipatinga/MG

Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor Jacimar » 02 Set 2017 19:39

Boa noite prezados ! estou tendo dificuldade em manter a velocidade, na realidade aceleração, do aero quando estou usando o Fatshark para FPV, muitas vezes sem querer esbarro no stick do acelerador e na hora de corrigir acabo mexendo no leme e tal . . . estive pensando :D existe alguma dificuldade de pilotagem se eu colocar o acelerador em um canal auxiliar ? ( potenciômetro ) sei que é falta de prática mas essa ideia me veio a mente porque nos aviões full size os pilotos não ficam mexendo nas manetes do acelerador . . . antecipadamente agradeço ! ótimo fim de semana todos . . .

Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2015 20:39
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor Gabriel Velloso » 02 Set 2017 21:14

Faz um mix usando o potenciômetro como master, e o canal 3 (do acelerador no modo 2) como slave. Assim você já configura os ESCs para os níveis máximos e mínimos. Poste se deu certo.
Ainda tentando voar a 1km/h

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13052
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor LaercioLMB » 02 Set 2017 22:03

Só acho que você estará buscando desaprender cada vez mais.
A geração de hoje está acostumada com controle de playstation e xbox da vida onde os controles são ao extremo sempre.
No aeromodelismo as controles são gradativos, sensíveis e temos que aprender e domar os dedos pois do contrário, não teremos coordenação motora para nada.
Só sei que na hora do pânico onde realmente precisar tirar motor isso não vai acontecer e o estrago estará feito.

bla bla bla bla bla bla bla bla é assim que a maioria está lendo o que estou falando, mas vejo a nova geração querendo desaprender cada vez mais, optar pelo fácil, pelo cômodo, pelo plug & play e pronto, fazer pra que se o rádio fará por mim?

Isso me lembra de brinquedos anos atrás onde a gente colocava pilhas, ligava, colocava no chão e ficava olhando ele andar, bater nas paredes e voltar. No início era novidade, só isso, mas não tinha graça nenhuma ficar ali com cara de besta olhando sem interagir em nada e logo o brinquedo caia em desuso.

Temos que aprender, usar a tecnologia a nosso favor e não nos tornarmos dependentes dela. Muitos aqui se ficarem 30 dias sem celular surtam de vez, pois não sabem nada e nem tem quase amigos reais, tudo virtuais.
Não alimente um troll

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: 08 Mai 2014 18:54
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor John-Henrique » 02 Set 2017 22:53

@ JACIMAR
Você pode configurar o modo de voo do teu rádio para um modo "normal" é um modo agressivo, neste você deixa a aceleração num nível fixo, daí basta mudar a posição da chave para alternar entre acelerador manual e "automático" (fixo), normalmente configuro em 30% para manter voando lá em cima.

Funciona também para configurar um padrão diferente (sensibilidade, limite e outros), apenas em rádios digitais e cada modelo tem uma forma de fazer. O meu é um modelo básico FlySky FS-T6, então acredito que está função está disponível em qualquer rádio de 6 canais que possua chave de duas posições ou mais.

Jacimar
membro
Mensagens: 421
Registrado em: 06 Jan 2014 04:02
Localização: Ipatinga/MG

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor Jacimar » 04 Set 2017 18:05

Boa tarde prezados ! obrigado pelas idéias, sou verde em mixagem e comecei a pesquisar o manual do meu rádio, um Turnigy 9x com firmware original . . .


Gabriel Velloso escreveu:Faz um mix usando o potenciômetro como master, e o canal 3 (do acelerador no modo 2) como slave. Assim você já configura os ESCs para os níveis máximos e mínimos. Poste se deu certo.


Gabriel, em um manual que tenho aqui, diz que apenas os canais principais podem ser usados como máster, ou seja aileron, profundor, acelerador e leme, se entendi bem a ideia seria copiar o "preset" potenciômetro para o acelerador . . . não testei ainda mas irei . . . obrigado !



LaercioLMB escreveu:Só acho que você estará buscando desaprender cada vez mais.

Temos que aprender, usar a tecnologia a nosso favor e não nos tornarmos dependentes dela. Muitos aqui se ficarem 30 dias sem celular surtam de vez, pois não sabem nada e nem tem quase amigos reais, tudo virtuais.


Laércio, suas opiniões são as vezes causticas :D ! o problema é que tenho dificuldade em focar a visão dentro do óculos e me atrapalho de vez em quando, passando para um potenciômetro fora da "reta" da mão ajudaria . . . fico imaginando o pessoal dos primórdios do RC que não dispunham dos recursos que temos hoje !



John-Henrique escreveu:@ JACIMAR
Você pode configurar o modo de voo do teu rádio para um modo "normal" é um modo agressivo, neste você deixa a aceleração num nível fixo, daí basta mudar a posição da chave para alternar entre acelerador manual e "automático" (fixo), normalmente configuro em 30% para manter voando lá em cima.

Funciona também para configurar um padrão diferente (sensibilidade, limite e outros), apenas em rádios digitais e cada modelo tem uma forma de fazer. O meu é um modelo básico FlySky FS-T6, então acredito que está função está disponível em qualquer rádio de 6 canais que possua chave de duas posições ou mais.


John, nunca usei o recurso de mixagem, tem como fazer um desenho ? :D Uma coisa que vi no manual e parece com o que descreve seria o "Idledown" . . .

Obrigado a todos pela atenção ! ! !

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13052
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor LaercioLMB » 04 Set 2017 22:23

Jacimar escreveu:
LaercioLMB escreveu:Só acho que você estará buscando desaprender cada vez mais.

Temos que aprender, usar a tecnologia a nosso favor e não nos tornarmos dependentes dela. Muitos aqui se ficarem 30 dias sem celular surtam de vez, pois não sabem nada e nem tem quase amigos reais, tudo virtuais.


Laércio, suas opiniões são as vezes causticas :D ! o problema é que tenho dificuldade em focar a visão dentro do óculos e me atrapalho de vez em quando, passando para um potenciômetro fora da "reta" da mão ajudaria . . . fico imaginando o pessoal dos primórdios do RC que não dispunham dos recursos que temos hoje !



Não são cáusticas, somente digo o que penso ao invés de fazer como muitos, te elogiam, dão aquele sorrisinho amarelo e aquele tapinha no ombro e falam mal de você pelas costas.

Todos nós temos algumas dificuldades, mas não será fugindo delas que as iremos resolver.
Sobre os primórdios do aeromodelismo rc, as coisas eram mais difíceis sim, mas os aeromodelos duravam anos, pois as pessoas realmente sabiam pilotar, pois se dedicavam a aprender mesmo.
Note que não estou dizendo que você não quer aprender, não veja por esse lado, só vejo muitos se quebrando com dificuldades que são simples de resolver (não que esse seja o seu caso) mas esperam que o rádio faça tudo por eles. Montam um servo e esperam que nas configuração do rádio possa mover todo o servo até ele zerar o centro do curso, pois ajustar nos pushrod nem pensar, colocam os braços dos servos de qualquer jeito e que o rádio se vire para trimar tudo.
Você deve ter alguma dificuldade com coordenação motora como praticamente todos tem quando iniciam no aeromodelismo, inclusive eu tive muito, mas aprendi dando um passo de cada vez.
Muitos hoje querem jogar o aviãozinho para cima e já fazer muitas manobras arriscadas quando nem o básico de voo sabem ainda. É o mesmo que querer aprender a correr sem antes ter aprendido a andar.
Eu quando iniciei no aeromodelismo em sua maioria ainda eram voos circulares controlados por cabos de aço e os poucos rádios que tinham, mal e porcamente tinham os trims para ajustar os servos e olha, nem um rádio dava pau a não ser por mau uso, coisa que vemos hoje muitos bugs de software, tendo que ficar atualizando tudo o tempo todo e muitas dificuldades de programar algo que poderia em sua maioria ser resolvido mecanicamente na montagem do aeromodelo.
Os rádios vão tendo cada vez mais recursos para nos "ajudar" e não para fazer tudo por nós.
Espero que entenda e não tome isso como ofensa ou uma crítica destrutiva, pois se fosse para isso, eu nem falaria nada, ficava só lendo e curtindo com a cara da maioria aqui.
Não alimente um troll

Jacimar
membro
Mensagens: 421
Registrado em: 06 Jan 2014 04:02
Localização: Ipatinga/MG

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor Jacimar » 05 Set 2017 11:01

Bom dia prezados ! Laércio, você e outros estão sempre dispostos a ajudar e ensinar, pelo tempo que comecei no aeromodelismo já deveria ter resolvido essas "mazelas" mas estive afastado por motivos de saúde e recomecei efetivamente a algumas semanas . . . seus comentários são sempre bem vindos ! forte abraço !

Jacimar
membro
Mensagens: 421
Registrado em: 06 Jan 2014 04:02
Localização: Ipatinga/MG

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor Jacimar » 05 Set 2017 11:32

Senhores, acredito que encontrei uma solução após pesquisar e ler o manual : throttle hold, ativei a função e fiz o preset do valor em 30%, ao acionar a chave - a da esquerda, atrás - a aceleração congela no preset ! esse preset é limitado a +50 e -30% mas no meu caso atende perfeitamente, vou voar mais tranquilo ! obrigado a todos pelas sugestões e dicas . . . forte abraço !

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: 08 Mai 2014 18:54
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor John-Henrique » 05 Set 2017 16:40

Era isso que comentei antes... Só que da forma que falei você tem a opção de sair/entrar do throttle hold mudando a posição da chave auxiliar.

Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 36
Registrado em: 07 Abr 2016 17:29
Localização: Santa Catarina

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor fabioalberti » 05 Set 2017 17:52

Boa tarde Jacimar.

Acredito que o throttle seja um dos 4 elementos essenciais para se ter um voo de qualidade e seguro. E o mesmo precisa estar disponível para quando se necessita, criar uma chave ou um potenciômetro pode te ajudar em um ponto, mas pode se catastrófico em outros pontos. Aconselho rever a forma que você voa em FPV, pois eu voo da mesma forma e não tenho problemas. Apenas uma questão de costume ..Abraços;

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14815
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor alexcmag » 05 Set 2017 22:11

Se você voa mais tranquilo e não precisa corrigir o acelerador o tempo todo, um jeito melhor do que colocar em um potenciômetro é aumentar a pressão na chapa que dá resistência ao movimento dele. Ele fica mais firme mas continua com fácil acesso.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

Jacimar
membro
Mensagens: 421
Registrado em: 06 Jan 2014 04:02
Localização: Ipatinga/MG

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor Jacimar » 07 Set 2017 10:35

John-Henrique escreveu:Era isso que comentei antes... Só que da forma que falei você tem a opção de sair/entrar do throttle hold mudando a posição da chave auxiliar.


Bom dia prezados ! John, eu estou ativando o thottle hold pela chave auxiliar mesmo como você disse, não voei ainda para testar e meu único receio é a limitação de 50%, será que consigo "copiar" outro valor para o throttle hold ? talvez o próprio acelerador ?

Jacimar
membro
Mensagens: 421
Registrado em: 06 Jan 2014 04:02
Localização: Ipatinga/MG

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor Jacimar » 07 Set 2017 10:38

alexcmag escreveu:Se você voa mais tranquilo e não precisa corrigir o acelerador o tempo todo, um jeito melhor do que colocar em um potenciômetro é aumentar a pressão na chapa que dá resistência ao movimento dele. Ele fica mais firme mas continua com fácil acesso.



Alex, obrigado pela atenção ! vou abrir o rádio e dar uma avaliada . . .

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: 08 Mai 2014 18:54
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor John-Henrique » 07 Set 2017 10:44

Jacimar escreveu:Bom dia prezados ! John, eu estou ativando o thottle hold pela chave auxiliar mesmo como você disse, não voei ainda para testar e meu único receio é a limitação de 50%, será que consigo "copiar" outro valor para o throttle hold ? talvez o próprio acelerador ?

Não sei que aeromodelo tu usa pra FPV, mas normalmente o pessoal usa moto planadores, mas de qualquer forma com excessão de aeromodelos para voo rápido e manobras, todos os que tive voavam com menos de 50% de aceleração...

Vá voar e veja qual o nível de aceleração que você precisa para manter em vôo e use este nível no throttle hold, Você pode configurar o valor que quiser.

Obs: lembre-se de remover a hélice para fazer testes da configuração.

Jacimar
membro
Mensagens: 421
Registrado em: 06 Jan 2014 04:02
Localização: Ipatinga/MG

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagempor Jacimar » 07 Set 2017 21:17

Eu uso um treinador - por enquanto - que lembra um Telemaster com 1 metro de envergadura e 18 cm de corda, está meio pesado com 700 gramas, vou testar e depois comento . . . abraço à todos . . .


Voltar para “Aero Fotografia/Filmagem e FPV”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes