ATUALMENTE QUAL O MELHOR SISTEMA DE RTH (RETURN TO HOME)

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

o fy-20a também é só estabilizador, mas utiliza o sistema inercial, de acelerômetros e gyros.
Mcbeth64
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:18 pm
Localização: Rio de Janeiro = RJ

Mensagem por Mcbeth64 »

[quote:83332569e7="ze_mayer"]o fy-20a também é só estabilizador, mas utiliza o sistema inercial, de acelerômetros e gyros.[/quote:83332569e7]

Prezados,
Estou iniciando nesta área e andei lendo este forum e fiquei com uma dúvida. Sendo o FY-31AP um sistema estabilizador, então posso utilizar em conjunto com o FY-117, ja que este seria um módulo mais novo que substituiria o FY-21AP?
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

mcbeth, provavelmente sim, mas é bom dar uma confirmada se é compatível. mas se ainda nào tiver o 117, compra o hornet, e aí você já fica com tudo na versão nova.

se tiver o 117, compra primeiro o 31ap e testa. funcionar com certeza vai, o 31ap é stand-alone, e o 117 tb. a diferença vai ser a compatibilidade de mostrar dados do 31ap no 117.
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

[quote:5620fab6b1="ze_mayer"]mcbeth, provavelmente sim, mas é bom dar uma confirmada se é compatível. mas se ainda nào tiver o 117, compra o hornet, e aí você já fica com tudo na versão nova.

se tiver o 117, compra primeiro o 31ap e testa. funcionar com certeza vai, o 31ap é stand-alone, e o 117 tb. a diferença vai ser a compatibilidade de mostrar dados do 31ap no 117.[/quote:5620fab6b1]

Nesse caso ja compre o FY31AP junto com o Hornet OSD, eles trabalham em conjunto. Assim fica até mais barato.

abraços!
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Bom dia a todos,
Consegui ontem a noite montar o fy21ap conjugado com o AP117. O sistema de estabilização aparentemente esta funcionando, pois quando movimento o avião, ele faz as devidas correções.

Mas surgiram duvidas.

1) o GPS deve ser ligado no AP117(OSD) ou no modulo do FY21AP?
2) Como modificar os dados aparecem na tela (ou retira-los)?
3) Como saber que o RTH esta funcionando perfeitamente, sem ter que fazer um teste em voo, pois o risco seria altíssimo?

Alguem poderia postar alguma fotos da ligação dos dois modulos de perto pra que eu possa fazer uma comparação com as minhas ligações?

Grato,
Eleusmar
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Eleusmar,

1. O OSD é ligado no FY21AP, cfe o manual. E entre ele e o 117 há um cabinho para troca de dados. Tanto é que podes inclusive utilizar o FY21AP sem o 117. Eu tenho utilizado com o OSD/vTX/camera desligados qdo vôo em terceira pessoa, para não abrir mão do failsafe.

2. Existe um cabinho que sai do 117 e que deves ligar a um canal do receptor, através do qual, via rádio, podes optar entre exibir os dados do OSD ou não.

3. Altíssimo? Pelo contrário. É baixíssimo, hehehe. Bota pra cima (não esquece de esperar o GPS "se achar" antes) e lá no alto te distancia um pouco e aciona a chave do RTH. Ele deve começar a fazer uma volta e qdo chegar próximo irá ficar voando em círculos. Se ao acionar a chave de RTH ele fizer algo errado, basta desligá-la.

Mais complicado é testar o engajamento do RTH acionado pelo failsafe, pois neste caso se algo der errado, terás que religar o rádio e aguardar até ele conectar novamente.

Eu estou neste ponto. Já testei o RTH e auto circle, e já configurei o failsafe para acionar o RTH. Nos testes de solo tudo funciona legal, mas faltou sangue frio para fazer o teste quente.

Até acho que vai ser tranquilo, pois configurei o throttle com base nos testes de vôo, e em solo o RTH engajou direitinho ao desligar o rádio.

Vou ficar devendo a foto pois o meu já tá instalado e não dá para enxergar bem as conexões. Aliás, evite que qualquer coisa (incluindo fios) possa bater no FY21AP durante o vôo. Seu aero vai ficar com soluço, heheheehhe
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Ah, uma última dica diz respeito ao ganho dos comandos, configuráveis pelas 3 chaves do fy21ap. Varia de aero para aero. Em alguns casos funciona com os valores padrão, em outros tem que diminuir um pouco. No meu, instalado no Easy Flite da MR Modelismo, ficou perfeito com tudo no máximo!
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Obrigado pelas explicacoes. Tambem achei um manual em espanhol que ajudou um pouco. Agora conseguir fazer funcionar... Só não aparece RETURN TO HOME na tela quando desligo o radio.
Grato,
Eleusmar
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Vais ter que configurar. Veja no manual do seu rádio como configurar failsafe, aí configure com motor suficiente para vôo de cruzeiro e rth ativado. Eu pesquisei bastante mas só entendi isso qdo estava com os equipamentos em mãos e parti pra prática. No meu caso (dragonlink) eh sig colocar todos os controles do rádio na posição desejada e segurar um botão por alguns segundos.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Rafael,
Pretendo adquirir o Dragonlink tambem. O seu demorou muito a chegar? Veio com dois receptores tambem?
Outra duvida é se ele funcionana no Futaba FM 6canais.
Responder