ATUALMENTE QUAL O MELHOR SISTEMA DE RTH (RETURN TO HOME)
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[quote:83332569e7="ze_mayer"]o fy-20a também é só estabilizador, mas utiliza o sistema inercial, de acelerômetros e gyros.[/quote:83332569e7]
Prezados,
Estou iniciando nesta área e andei lendo este forum e fiquei com uma dúvida. Sendo o FY-31AP um sistema estabilizador, então posso utilizar em conjunto com o FY-117, ja que este seria um módulo mais novo que substituiria o FY-21AP?
Prezados,
Estou iniciando nesta área e andei lendo este forum e fiquei com uma dúvida. Sendo o FY-31AP um sistema estabilizador, então posso utilizar em conjunto com o FY-117, ja que este seria um módulo mais novo que substituiria o FY-21AP?
mcbeth, provavelmente sim, mas é bom dar uma confirmada se é compatível. mas se ainda nào tiver o 117, compra o hornet, e aí você já fica com tudo na versão nova.
se tiver o 117, compra primeiro o 31ap e testa. funcionar com certeza vai, o 31ap é stand-alone, e o 117 tb. a diferença vai ser a compatibilidade de mostrar dados do 31ap no 117.
se tiver o 117, compra primeiro o 31ap e testa. funcionar com certeza vai, o 31ap é stand-alone, e o 117 tb. a diferença vai ser a compatibilidade de mostrar dados do 31ap no 117.
[quote:5620fab6b1="ze_mayer"]mcbeth, provavelmente sim, mas é bom dar uma confirmada se é compatível. mas se ainda nào tiver o 117, compra o hornet, e aí você já fica com tudo na versão nova.
se tiver o 117, compra primeiro o 31ap e testa. funcionar com certeza vai, o 31ap é stand-alone, e o 117 tb. a diferença vai ser a compatibilidade de mostrar dados do 31ap no 117.[/quote:5620fab6b1]
Nesse caso ja compre o FY31AP junto com o Hornet OSD, eles trabalham em conjunto. Assim fica até mais barato.
abraços!
se tiver o 117, compra primeiro o 31ap e testa. funcionar com certeza vai, o 31ap é stand-alone, e o 117 tb. a diferença vai ser a compatibilidade de mostrar dados do 31ap no 117.[/quote:5620fab6b1]
Nesse caso ja compre o FY31AP junto com o Hornet OSD, eles trabalham em conjunto. Assim fica até mais barato.
abraços!
Bom dia a todos,
Consegui ontem a noite montar o fy21ap conjugado com o AP117. O sistema de estabilização aparentemente esta funcionando, pois quando movimento o avião, ele faz as devidas correções.
Mas surgiram duvidas.
1) o GPS deve ser ligado no AP117(OSD) ou no modulo do FY21AP?
2) Como modificar os dados aparecem na tela (ou retira-los)?
3) Como saber que o RTH esta funcionando perfeitamente, sem ter que fazer um teste em voo, pois o risco seria altíssimo?
Alguem poderia postar alguma fotos da ligação dos dois modulos de perto pra que eu possa fazer uma comparação com as minhas ligações?
Grato,
Eleusmar
Consegui ontem a noite montar o fy21ap conjugado com o AP117. O sistema de estabilização aparentemente esta funcionando, pois quando movimento o avião, ele faz as devidas correções.
Mas surgiram duvidas.
1) o GPS deve ser ligado no AP117(OSD) ou no modulo do FY21AP?
2) Como modificar os dados aparecem na tela (ou retira-los)?
3) Como saber que o RTH esta funcionando perfeitamente, sem ter que fazer um teste em voo, pois o risco seria altíssimo?
Alguem poderia postar alguma fotos da ligação dos dois modulos de perto pra que eu possa fazer uma comparação com as minhas ligações?
Grato,
Eleusmar
- Rafael Ritter
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Eleusmar,
1. O OSD é ligado no FY21AP, cfe o manual. E entre ele e o 117 há um cabinho para troca de dados. Tanto é que podes inclusive utilizar o FY21AP sem o 117. Eu tenho utilizado com o OSD/vTX/camera desligados qdo vôo em terceira pessoa, para não abrir mão do failsafe.
2. Existe um cabinho que sai do 117 e que deves ligar a um canal do receptor, através do qual, via rádio, podes optar entre exibir os dados do OSD ou não.
3. Altíssimo? Pelo contrário. É baixíssimo, hehehe. Bota pra cima (não esquece de esperar o GPS "se achar" antes) e lá no alto te distancia um pouco e aciona a chave do RTH. Ele deve começar a fazer uma volta e qdo chegar próximo irá ficar voando em círculos. Se ao acionar a chave de RTH ele fizer algo errado, basta desligá-la.
Mais complicado é testar o engajamento do RTH acionado pelo failsafe, pois neste caso se algo der errado, terás que religar o rádio e aguardar até ele conectar novamente.
Eu estou neste ponto. Já testei o RTH e auto circle, e já configurei o failsafe para acionar o RTH. Nos testes de solo tudo funciona legal, mas faltou sangue frio para fazer o teste quente.
Até acho que vai ser tranquilo, pois configurei o throttle com base nos testes de vôo, e em solo o RTH engajou direitinho ao desligar o rádio.
Vou ficar devendo a foto pois o meu já tá instalado e não dá para enxergar bem as conexões. Aliás, evite que qualquer coisa (incluindo fios) possa bater no FY21AP durante o vôo. Seu aero vai ficar com soluço, heheheehhe
1. O OSD é ligado no FY21AP, cfe o manual. E entre ele e o 117 há um cabinho para troca de dados. Tanto é que podes inclusive utilizar o FY21AP sem o 117. Eu tenho utilizado com o OSD/vTX/camera desligados qdo vôo em terceira pessoa, para não abrir mão do failsafe.
2. Existe um cabinho que sai do 117 e que deves ligar a um canal do receptor, através do qual, via rádio, podes optar entre exibir os dados do OSD ou não.
3. Altíssimo? Pelo contrário. É baixíssimo, hehehe. Bota pra cima (não esquece de esperar o GPS "se achar" antes) e lá no alto te distancia um pouco e aciona a chave do RTH. Ele deve começar a fazer uma volta e qdo chegar próximo irá ficar voando em círculos. Se ao acionar a chave de RTH ele fizer algo errado, basta desligá-la.
Mais complicado é testar o engajamento do RTH acionado pelo failsafe, pois neste caso se algo der errado, terás que religar o rádio e aguardar até ele conectar novamente.
Eu estou neste ponto. Já testei o RTH e auto circle, e já configurei o failsafe para acionar o RTH. Nos testes de solo tudo funciona legal, mas faltou sangue frio para fazer o teste quente.
Até acho que vai ser tranquilo, pois configurei o throttle com base nos testes de vôo, e em solo o RTH engajou direitinho ao desligar o rádio.
Vou ficar devendo a foto pois o meu já tá instalado e não dá para enxergar bem as conexões. Aliás, evite que qualquer coisa (incluindo fios) possa bater no FY21AP durante o vôo. Seu aero vai ficar com soluço, heheheehhe
- Rafael Ritter
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- Rafael Ritter
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Vais ter que configurar. Veja no manual do seu rádio como configurar failsafe, aí configure com motor suficiente para vôo de cruzeiro e rth ativado. Eu pesquisei bastante mas só entendi isso qdo estava com os equipamentos em mãos e parti pra prática. No meu caso (dragonlink) eh sig colocar todos os controles do rádio na posição desejada e segurar um botão por alguns segundos.