Cyclops Easy OSD V1.5 - CEOSD - Fotos/Consumo/Conexões

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
samuka_network
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 6:11 pm
Localização: Mauá - SP

Mensagem por samuka_network »

Mas o EagleTree Pro tem como mostrar na tela o RSSI do TX/RX FRsky??
Sei que hoje a melhor opção do mercado em OSD+RTH+Tracker é o EagleTree, mas acho um investimento muito caro, muito bom, mas caro por enquanto, acho que devemos aguardar aparecer algum concorrente com soluçoes para aumentar as ofertas e baixarem um pouco o valor. No testes que vc fez no outro tópico, para mim ja esta de bom tamanho.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Sim, é ainda mais fácil ter indicação de RSSI no EagleTree ( ET ), não precisa nem soldar nada, basta conectar numa saída de servo da placa do ET e ativar na configuração para mostra a mesma, e já faz até a calibragem correta mostrando ao invés da voltagem ( 0,1v a 3,3v ), os valores em porcentagem.

Não acho caro o ET, sai $200. Eu já gastei com o CEOSD ( $95 ), mais câmera vagabundo que terei que comprar outra ( $30 ).
Não há preço que pague um voo tranquilo, perdeu o sinal, o autopilot do ET ativa e retorna o aero para você.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Acabei de queimar meu OSD.

Tentei achar algo a repeito e vi inúmeros relados de queimas iguais.
Mas a culpa foi minha em grande parte.

Tentava colocar uma placa DC-DC e um filtro LC para acabar com as ondas no video, uso apenas uma bateria e quando dou motor aparecem linhas.
[img:d017873f10]http://fpv.absolute-zero.dk/upload/FPV_LC-Filter_Design_00.png[/img:d017873f10]

Segui este esquema
[img:d017873f10]http://fpv.absolute-zero.dk/upload/FPV_setup_01_layout.jpg[/img:d017873f10]


O local que escolhi foi o cabo que liga o OSD ao sensor de corrente.
O cabo tem 4 fios: 1 vermelho, 1 preto e 2 brancos.
Logo conclui que os 2 brancos eram SINAL, o vermelho POWER e o preto GROUND.
Cortei o vermelho e o preto e soldei na placa DC-DC e filtro LC na sequencia.
Peguei o multímetro para medir e vi que a tensão estava negativa, apesar de ligar tudo correto. Desliguei e ao religar sem o DC-DC notei que a luz do OSD pisca normal, mas nada transmite ao receptor de video.
Acredito que os 4 fios sejam POWER e GROUND ( só Deus e os Chinas sabem qual é qual ), como liguei apenas 2, queimei algo, talvez seja algum regulador de tensão do OSD, talvez seja perca total.
Avatar do usuário
Celso Barsotti
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:05 am
Localização: Campo Limpo Paulista , SP

Mensagem por Celso Barsotti »

Boa noite!
preciso de ajuda ,estou ligando meu OSD mas deparei com uma duvida!
minha bateria (do avião ) é de 4S e a que vou alimentar o circuito FPV que é de 3S !
pergunto! tem algum problema ? mesmo eu colocando o jumper no 2 e 3 ?
Ou tenho que passar pelo sensor de corrente só a bat de 3S ?
Ou tenho que baixar a tensão da de 4S?
Queria saber se o OSD mede apenas a bateria do circuito ou só do avião?
Ou eu uso somente uma bateria para tudo? (4 S)
Ai Serginho ! que me diz?

peguei igual ao seu ! versão 1.5

por enquanto , obrigado!

Celso.
Saber que se sabe lo que se sabe y que no se sabe lo que no se sabe; he aquí el verdadero saber.
- Confucio
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Bateria 4S funciona perfeitamente, só não sei se funciona de 5S para cima.
Há inúmeros videos na internet com o CEOSD e LiPo 4S.

Basta colocar o jumper nos pinos 2 e 3 da imagem abaixo e conectar a bateria no conector que se encontra por cima do jumper ( o de 3 pinos ). Geralmente se usa para isso o conector JST, ele encaixa sem nenhum adaptador nesses pinos.
Ao se mudar o jumper para 2 e 3 o OSD não liga mais quando você liga a bateria pelo sensor de corrente ( no seu caso 4S ), mas sim apenas com a bateria secundária.

[img:cd8efc240f]http://img228.imageshack.us/img228/9291/09062011599.jpg[/img:cd8efc240f]
Avatar do usuário
Celso Barsotti
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:05 am
Localização: Campo Limpo Paulista , SP

Mensagem por Celso Barsotti »

Obrigado Serginho!
vou acabar de ligar agora , queria ter certeza do que estou fazendo !
Vou pra pista pra testar!
Saber que se sabe lo que se sabe y que no se sabe lo que no se sabe; he aquí el verdadero saber.
- Confucio
samuka_network
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 6:11 pm
Localização: Mauá - SP

Mensagem por samuka_network »

[quote:43629bca8d="serginho_la"]Acabei de queimar meu OSD.

Tentei achar algo a repeito e vi inúmeros relados de queimas iguais.
Mas a culpa foi minha em grande parte.

Tentava colocar uma placa DC-DC e um filtro LC para acabar com as ondas no video, uso apenas uma bateria e quando dou motor aparecem linhas.
[img:43629bca8d]http://fpv.absolute-zero.dk/upload/FPV_LC-Filter_Design_00.png[/img:43629bca8d]

Segui este esquema
[img:43629bca8d]http://fpv.absolute-zero.dk/upload/FPV_setup_01_layout.jpg[/img:43629bca8d]


O local que escolhi foi o cabo que liga o OSD ao sensor de corrente.
O cabo tem 4 fios: 1 vermelho, 1 preto e 2 brancos.
Logo conclui que os 2 brancos eram SINAL, o vermelho POWER e o preto GROUND.
Cortei o vermelho e o preto e soldei na placa DC-DC e filtro LC na sequencia.
Peguei o multímetro para medir e vi que a tensão estava negativa, apesar de ligar tudo correto. Desliguei e ao religar sem o DC-DC notei que a luz do OSD pisca normal, mas nada transmite ao receptor de video.
Acredito que os 4 fios sejam POWER e GROUND ( só Deus e os Chinas sabem qual é qual ), como liguei apenas 2, queimei algo, talvez seja algum regulador de tensão do OSD, talvez seja perca total.[/quote:43629bca8d]

Analizando a imagem, la informa para fazer a ligação entre o TX/AV e o sensor de corrente, retirando a alimentação do DC-DC e Filtro LC to UBEC(5V) Se voce informou que seguiu o esquema de ligação da imagem, porque "cagüas" d´agua foi instalar o DC-DC e Filtro LC entre o OSD e o Sensor??
Acho que oque esta causando as "barras noise", não seria o OSD e sim o motor quando é acionado, portanto, utilizar bateria separada e filtragem no TX/AV seria a opção mais correta, resumindo, como esta postado na imagem.
Avatar do usuário
Nasser Neif
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Sáb Abr 17, 2010 1:18 pm
Localização: Paranavaí - PR
Contato:

Mensagem por Nasser Neif »

[quote:4d6ae4b7a8="Celso Barsotti"]Obrigado Serginho!
vou acabar de ligar agora , queria ter certeza do que estou fazendo !
Vou pra pista pra testar![/quote:4d6ae4b7a8]

e ai funfou ?

eu liguei o meu com uma bateria só pro vídeo e deu certinho mesmo com os conectores JST, mas ainda nao chegou as baterias 4s pra fazer o teste da bateria do motor.
|MINI FUNTANA X|CESSNA NIGHT FLIGHT|ZAGI NIGHT|ZAGI SPEED 4440KV|MINI RALLY EXTREME|FUTABA 7C 2.4|PHOENIX RC 4.0|SEM HELIS NO MOMENTO|
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Samuka, eu não cogitei usar 2 baterias pois meu propósito do FPV é voar térmicas, portanto preciso aliviar o máximo de peso possível.
O local até daria certo ( entre o OSD e o sensor de corrente ), porém não sabia que o malditos chineses inverteram toda a ordem dos fios, cortei o vermelho e preto que no mundo todo seria positivo e negativo.
Analisando melhor os 4 fios com multímetro as tensões variam, há saídas 5V, outra 4V, uma 12V e outra uma voltagem negativa.
O caso ainda é estranho pois postei nn RCGroups o apareceram 3 outros usuários com o mesmo problema, o LED pisca mas não sai imagem.
Por essa experiência estou cogitando comprar o RangeVideo OSD ( antes estava decidido ao EagleTree ) pois ele tem internamente reguladores de tensão de 12V ou 5V reguladas por jumpers e separadamente para câmera e VTx.
Avatar do usuário
Celso Barsotti
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:05 am
Localização: Campo Limpo Paulista , SP

Mensagem por Celso Barsotti »

Ola á todos!
liguei meu OSD , tudo perfeito!
No começo achei que tinha dado pau!
A imagem dos dados desapareceu, depois analizei melhor e vi que o comando da mudança de "modo" estava num canal que se encontrava o flaperon ...
tirei - o fora e percebi que este canal comandava o "modo", 1 toque = metrico,
mais 1 toque = imperial, mais 1 toque = tela limpa.....
estou usando 2 baterias , 1para o OSD +video e outra pra motor!
No meu caso coloquei este comando no canal 5.

Medidor , medindo corrente e voltagem do motor e do sistema tudo OK!
agora só testar e começar a treinar pela telinha , posteriormente c/ oculos..
depois posto fotos !
Abraços!
Saber que se sabe lo que se sabe y que no se sabe lo que no se sabe; he aquí el verdadero saber.
- Confucio
Responder