Destrui Meu avião no FPV - Sei o que fiz de errado

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
cabecinhas
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Nov 04, 2011 2:59 pm
Localização: Atibaia - SP

Destrui Meu avião no FPV - Sei o que fiz de errado

Mensagem por cabecinhas »

Pessoal bom dia!

Estou já há um tempinho pesquisando o FPV e confesso que deu tudo(alias quase tudo certo)

A não ser pelo fato de eu ter destruido meu avião em muitos pedaços e o TX do vídeo ter queimado na queda, devido ao impacto..


O que aconteceu:

Fiz vários testes de alcance de rádio (Futaba 7C) e simultaneamente funcionaram até uma distância de 2000 metros e funcionou tudo ok!

Como testem em terra até 2000 metros, este era meu limite para voar pois já tinha testado!


Decolei e coloquei uma proa específica e fui com vento de Proa... demorei uns 4 minutos para chegar aos 1500 metros.
Quando voltei, apontei a seta do meu RemZibis OSD para o ponto de decolagem e vim voando.

O detalhe foi que (como eu disse) o vento estava de proa quando eu fui, mas quando voltei, o vento estava de calda. Fazendo com que meu aviao voltasse esses 1500 metros em menos de 1 minuto.

MEU ERRO:
Fiquei despreocupado e nao percebi a distancia que o aviao estava de mim. Esta distancia diminuiu muito rápido devido ao vento, porém não prestei atenção.

De repente o video some...

Eu tento fazer pequenos ajustes na antena que tem 25dbi de ganho e 25º de abertura. Mas mesmo assim não foi o suficiente... Eu fiquei procurando o avião no horizonte. por cerca de 20 segundos e nada..

Imaginem o desespero....

Quando abaixei as mãos desconsolado,,, pensando que tinha perdido o avião em algum lugar na minha frente... De repente olho pra tras e vejo o avião a uns 200 metros bem atras de mim.. porém ele estava a uns 10 metros acima das casas e DE DORSO.

Tentei picar o avião e acelerar para ver se ele daria um "looping invertido" mas o peso das baterias nao permitiu.

Nesses segundos que eu vi o avião, só deu tempo de vê-lo desaparecendo sobre as casas com MUITA velocidade, pois estava com o motor todo atacado pela tentativa de faze-lo sair do dorso.


Resultado:

Depois de umas 3 horas conseguimos lozalizar o avião sobre uma casa.. completamente destruido.

E o TX do video com a placa trincada pelo impacto :(

rs

Comprei um novo TX(agora um Lawmate 1,2 ghz 1000mv)


Aprendizado que eu tive:

1 - Jamais se descuidar da distancia que o avião está da base. caso contrário a irá para tras onde a antena não tem qualquer ganho.

2 - Ao se aproximar da base, transferir a antena para uma Omnidirecional

3 - Se possível, instalar um Piloto automático para estes problemas que podem acontecer. Neste caso o avião volta para o ponto de decolagem e mantem o voo.


Pessoal....

Se alguem tiver alguma sugestão para me dar, será mais do que bem-vinda..

Estou aprendendo... pesquisando muito... e espero não perder mais nada!



Equipamento:

800mah Bateria TX
5000mah Bateria Motor
Phoenix 2000 com flaps instalados
Rádio Futaba 7C (TEstei em 4 K,2 km distancia e funcionou o rádio)
OSD: Remzibis com GPS 10hz
Video TX Marca Tabajara de 500mw 5.8ghz
Antena Patch com 27dbi de Ganho e abertura de 25º(testei a 4.2 km e funcionou bem)
Antena do Avião uma Clover Antenna que fiz.





É isso pessoal.. aguardo comentários..

Abraços a todos e bons voos!
Avatar do usuário
Gustavo V
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Qua Abr 28, 2010 5:18 pm
Localização: Mato grosso

Mensagem por Gustavo V »

uma antena de 25° sem antenna tracker ? eu colocaria uma helical, que tem angulo muito maior, se nao me engano de até 120°
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Se você tiver aquela placa que pega o sinal de 2 antenas e seleciona o melhor, é só usar junto com a omini e ficar esperto pra não passar tanto assim do seu ponto de pilotagem
cabecinhas
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Nov 04, 2011 2:59 pm
Localização: Atibaia - SP

Mensagem por cabecinhas »

[quote:dde7a00853="Gustavo Valdameri"]uma antena de 25° sem antenna tracker ? eu colocaria uma helical, que tem angulo muito maior, se nao me engano de até 120°[/quote:dde7a00853]

Então.. Usei esta de 25º em alguns voos e deu certo sem problemas.. mesmo poque eu tinha uma meta.. ir de um ponto a outro... e voltar...

vou pesquisar esta HELICAL.. sabe quantos Dbs de ganho elas tem?
cabecinhas
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Nov 04, 2011 2:59 pm
Localização: Atibaia - SP

Mensagem por cabecinhas »

[quote:a071c52f77="cabecinhas"][quote:a071c52f77="Gustavo Valdameri"]uma antena de 25° sem antenna tracker ? eu colocaria uma helical, que tem angulo muito maior, se nao me engano de até 120°[/quote:a071c52f77]

Então.. Usei esta de 25º em alguns voos e deu certo sem problemas.. mesmo poque eu tinha uma meta.. ir de um ponto a outro... e voltar...

vou pesquisar esta HELICAL.. sabe quantos Dbs de ganho elas tem?[/quote:a071c52f77]


Então.. essas placas ligam as 2 antenas automaticamente ou tem que chavear a que achar melhor?

Nunca usei

:)
rtgaspar
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 9:18 am
Localização: São josé do Rio Preto - SP

Mensagem por rtgaspar »

Você precisa de 2 receptores, cada um com sua antena e ela seleciona o melhor sinal de vídeo.
cabecinhas
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Nov 04, 2011 2:59 pm
Localização: Atibaia - SP

Mensagem por cabecinhas »

você fala 2 Receptores na mesma frequencia do TX?
Ai quando um sinal mais forte for detectado ele alterna?
cabecinhas
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Nov 04, 2011 2:59 pm
Localização: Atibaia - SP

Mensagem por cabecinhas »

Pessoal.. estou considerando comprar um Antenna Tracker..

Tem alguns no mercado.. alguem ja usa algum?

O Eagle Tree tem que usar o OSD deles...
Tem tb o EZTRACKER.. Alguem ja usou?

Eu gostaria de continuar a usar meu OSD Cyclop.
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Minha experiência....

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Olá,

Minha experiência é zero de vôos em FPV, mais como você, já li muito...

Montei um Hobby King FPV EPP com uma Cyclops básica com RTH, para previnir isso que aconteceu com você.

Na Range Vídeo tem um Diversity barato (menos de 30 us) que permite usar dois rx, por segurança, acho bom isso pra você também, estou aguardando o meu chegar.

Acho que para um primeiro voo você deveria ter ficado por perto, voando visual em áreas que conhece e depois tentar aos poucos usar as informações do OSD.
Na real acho que foi aqui que voce "pisou na bola"

Cara já fiz vários vôos com o meu e nem coloquei os óculos ainda...só regulando e etc...
Vou voar ainda com alguém no óculos e eu olhando o Aero....pra ver alcance e etc...pra depois me arriscar...

Sei lá, sou bem paciente, seu seguro morreu de velho.

Bom vôos,
Nuno
Avatar do usuário
Gustavo V
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Qua Abr 28, 2010 5:18 pm
Localização: Mato grosso

Mensagem por Gustavo V »

[quote:6086d769ba="cabecinhas"]Pessoal.. estou considerando comprar um Antenna Tracker..

Tem alguns no mercado.. alguem ja usa algum?

O Eagle Tree tem que usar o OSD deles...
Tem tb o EZTRACKER.. Alguem ja usou?

Eu gostaria de continuar a usar meu OSD Cyclop.[/quote:6086d769ba]
Nao tem antenna tracker pra cyclops, mas pra essa helical nem precisa.
Coloca gyro nesse aero, dai se voce perder o aero, pelo menos ele vai voando reto e nivelado até voce acha-lo :)
Gyro é bem barato
Responder