Inciando no FPV com zagi: dúvidas.....

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Não sou a pessoa indicada para dar estas dicas, mas pelo que passei acabei aprendendo algumas coisas. Tome cuidado com os aneis de ferrite tb, passe no máximo 2 voltas de fio neles, tive um aero que caia direto por interferência e descobri que o anel de ferrite pode se tornar uma bobina devido aos fios e gera interferência tb, então nada de colocar muitas voltas sobre eles. Tb tente manter a antena original do sistema principalmente no TX, eu construi uma antena de 1/4 de onda de um polo apenas e perdi o aero depois disso, antes já havia voado e não tinha tido o memso problema, mas como meu amigo disse, interferência é que nem infarto, vem do nada e aí já era.
Renato Boró... RC e Parapente
savio
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 2:27 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por savio »

[quote:d0821173b4="borokite"]Não sou a pessoa indicada para dar estas dicas, mas pelo que passei acabei aprendendo algumas coisas. Tome cuidado com os aneis de ferrite tb, passe no máximo 2 voltas de fio neles, tive um aero que caia direto por interferência e descobri que o anel de ferrite pode se tornar uma bobina devido aos fios e gera interferência tb, então nada de colocar muitas voltas sobre eles. Tb tente manter a antena original do sistema principalmente no TX, eu construi uma antena de 1/4 de onda de um polo apenas e perdi o aero depois disso, antes já havia voado e não tinha tido o memso problema, mas como meu amigo disse, interferência é que nem infarto, vem do nada e aí já era.[/quote:d0821173b4]

Hum....as antenas são as originais mesmo, e quando aos anéis de ferrite, eles vieram da fábrica enrolado, não mexi nele, pretendo deixar do jeito que esta.

Farei voos curtos por enquanto e por perto, vou usar um OSD básico da HK, só p/ mostrar a voltagem e a duração de voo.

Se eu gostar mesmo eu invisto mais no meu equipamento.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:c46ea9958a="savio"][quote:c46ea9958a="borokite"]Não sou a pessoa indicada para dar estas dicas, mas pelo que passei acabei aprendendo algumas coisas. Tome cuidado com os aneis de ferrite tb, passe no máximo 2 voltas de fio neles, tive um aero que caia direto por interferência e descobri que o anel de ferrite pode se tornar uma bobina devido aos fios e gera interferência tb, então nada de colocar muitas voltas sobre eles. Tb tente manter a antena original do sistema principalmente no TX, eu construi uma antena de 1/4 de onda de um polo apenas e perdi o aero depois disso, antes já havia voado e não tinha tido o memso problema, mas como meu amigo disse, interferência é que nem infarto, vem do nada e aí já era.[/quote:c46ea9958a]

Hum....as antenas são as originais mesmo, e quando aos anéis de ferrite, eles vieram da fábrica enrolado, não mexi nele, pretendo deixar do jeito que esta.

Farei voos curtos por enquanto e por perto, vou usar um OSD básico da HK, só p/ mostrar a voltagem e a duração de voo.

Se eu gostar mesmo eu invisto mais no meu equipamento.[/quote:c46ea9958a]

Então, legal é.... esse negócio de investir depois é que é o problema, como muitas outras coisas, a gente acaba apanhanhdo muito e o que era pra ser legal acaba se tornando algo chato e desanimador. Bom, provavelmente a lente que veio no seu kit não vai te dar uma ideia boa do võo e vc vai ficar meio perdido. Quanto mais perto você voar, menos referência do local de vôo vc vai ter e mais rápido é o espaço percorrido, então você tem pouco tempo de correção e desespero é uma coisa normal de acontecer, você procurar o avião e não saber onde aquela bomba voadora esta. Os melhores vôos que eu fiz, foram com as antenas originais, uma lente 2.8 e um slow stick que era bem lento e eu podia aproveitar mais o vôo.
Eu penso em comprar novamente um kit deste pois o preço dele até que é bom e eu não tive muitos problemas em relação a perda da imagem do vídeo e a qualidade até que estava de bom tamanho, mas o rádio 2.4 vai ser o problema principal. estou juntando grana para investrir no Dragon Link, depois vou comprar um OSD com return to home e aí eu compro o kit de vídeo pois assim é mais garantido de você ter um vôo menos complicado, mesmo assim correndo riscos.
Renato Boró... RC e Parapente
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Amigo, só mais uma coisa, já voei o FPV com uma asa de 120, só que eu usei uma 2200 e um motor e-max 2822 com hélice 8x6 e ficou bem arrastado mas voou bem principalmente por não exigir um vôo muito radical. Acho melhor vc substituir a 4400 por uma 2200, jogar ele na posição da camera e esta cãmera você colocar bem no bico.
Renato Boró... RC e Parapente
savio
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 2:27 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por savio »

[quote:1268085c1d="borokite"]Amigo, só mais uma coisa, já voei o FPV com uma asa de 120, só que eu usei uma 2200 e um motor e-max 2822 com hélice 8x6 e ficou bem arrastado mas voou bem principalmente por não exigir um vôo muito radical. Acho melhor vc substituir a 4400 por uma 2200, jogar ele na posição da camera e esta cãmera você colocar bem no bico.[/quote:1268085c1d]

Fique a vontade p/ comentar e ajudar...

Estou esperando chegar o depron na minha cidade p/ fazer o aileron e os estabilizadores.

No primeiro voo eu vou tirar a câmera da asa e pôr algo do mesmo peso, caso venha lenhar se LIPO de 4400 mAh estiver muito pesada ou o CG estiver errado não perco a câmera.(Tomara que voe)
Qual aero que vc usava p/ FPV?
savio
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 2:27 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por savio »

vou ver se semana que vem eu já testa ela, a única coisa que está faltando agora é a chapa de depron (na mina cidad é uma problema isso.. :( )
RonySuplicy
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Out 21, 2010 9:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por RonySuplicy »

Ola Savio

Boa Tarde

Vc Já voou com uma Zagy sem FPV?

Abs
savio
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 2:27 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por savio »

[quote:c97f1abc65="RonySuplicy"]Ola Savio

Boa Tarde

Vc Já voou com uma Zagy sem FPV?

Abs[/quote:c97f1abc65]

Já sim ,pq?
RonySuplicy
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Out 21, 2010 9:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por RonySuplicy »

Tambem achei a bateria muiiiito atras, vc sabe onde é CG dela? Existe um programinha simples que calcula.

E depois na pratica, a melhor maneira de testar o CG é antes de voar.

Normalmente lanço com a mao (sem acelerar) e controlo o pouso com o controle.

A asa tem que voar uns 20 metros antes de descer.

Faria o teste primeiramente sem FPV para nao correr risco de quebrar nada.

No olhometro se tentar voar do jeito que está, corre o risco de danificar algo.

Abs
savio
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 2:27 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por savio »

[quote:82965bdd30="RonySuplicy"]Tambem achei a bateria muiiiito atras, vc sabe onde é CG dela? Existe um programinha simples que calcula.

E depois na pratica, a melhor maneira de testar o CG é antes de voar.

Normalmente lanço com a mao (sem acelerar) e controlo o pouso com o controle.

A asa tem que voar uns 20 metros antes de descer.

Faria o teste primeiramente sem FPV para nao correr risco de quebrar nada.

No olhometro se tentar voar do jeito que está, corre o risco de danificar algo.

Abs[/quote:82965bdd30]

Então Rony, o CG deve ficar em +ou- 20cm do bico.
Isso mesmo, vou desparafusar a câmera e pôr algo do mesmo peso e voar...caso lenhar não quebra a câmera.
Responder