Câmera Digital 14MP Coolpix S3100 para FPV

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Câmera Digital 14MP Coolpix S3100 para FPV

Mensagem por borokite »

Aê pessoal, ontem fiz uns testes de vôo com meu Easy Brite de 180cm e coloquei um parafuso com uma base no bico do meu avião e instalei uma máquina fotográfica. A princípio utilizei uma Sansung velha para ver o comportamento do avião e não tive maiores problemas, funcionou perfeitamente, mesmo com pouco motor e muito vento o vôo foi espetacular, estável e tranquilo, tanto com 100% do comando como com 50%.
Agora vou substituir essa câmera por uma Câmera Digital 14MP Coolpix S3100 dessas pequenas, uma cor rosa da minha mulher, ela filma em HD e tem qualidade de fotos de 14MP, ela pesa 120grs.
Bom, esta câmera me dá a possíbilidade de usar o monitor da TV para ver a filmagem, ou seja, se eu mandar gravar o vídeo e ligar no AV da TV eu assisto o que esta sendo filmado no momento e com uma qualidade excepcional. O cabo que conecta ela na TV é um ponta daqueles conectores pequenos e na outra o amarelo e branco tradicional.
Minha dúvida é, eu posso usar esta câmera como uma gopro para fazer meus vôos FPV ligando no TX? Existe algum problema de interferência? Como posso saber a respeito disso.

Características do vídeo:
- Alta definição (HD) 1280x720p / 30qps;
- Compatível com AVI Motion-JPEG.
- Cabo de Áudio e Vídeo EG-CP14;

Estou na dúvida se compro uma Sony 1/3 básica e uma lente 2.8 para usar na filmagem ou se tento usar essa minha Nikon mesmo.
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1832
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Renato, eu tinha uma máquina dessa. Meu filho jogou na piscina... :?
O problema é que se por algum motivo ela desligar, acabou a transmissão.
Ela tem entrada de energia externa? Se tiver da pra economizar o peso da bateria.
Abraço
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:1a76884984="guto_bhz"]Renato, eu tinha uma máquina dessa. Meu filho jogou na piscina... :?
O problema é que se por algum motivo ela desligar, acabou a transmissão.
Ela tem entrada de energia externa? Se tiver da pra economizar o peso da bateria.
Abraço[/quote:1a76884984]

Não ví se tem alimentação externa, mas creio que não vai mudar muito o peso, a bateria é pequena, carrega direto a máquina na parede. Em relação a desligar, creio que ela filma bastante tempo até acabar o cartão.
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

borokite, eu usei uma câmra dessas no meu heli e a imagem ficou muito tremida devido as vibrações. Eu já tinha feito um teste com uma canon minha antiga, e não ficou tremida, só a imagem que não era essas coisas devido a câmera. Depois se puder, posta uns vídeos com sua coolpix.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:8b755b1144="Alexandre33"]borokite, eu usei uma câmra dessas no meu heli e a imagem ficou muito tremida devido as vibrações. Eu já tinha feito um teste com uma canon minha antiga, e não ficou tremida, só a imagem que não era essas coisas devido a câmera. Depois se puder, posta uns vídeos com sua coolpix.[/quote:8b755b1144]

Opa... fiz uns testes este FDS, primeiro fiz disparos fotográficos, deixei o flash ligado para ver se batia fotos e funcionou, algumas fotos sairam muito boas outras embaçadas, creio que se regular para modo paisagem vai ficar melhor, não sei se aquilo de apertar o botão de leve para focar e depois apertar para disparar vai atrapalhar ou se no modo paisagem é só apertar que ela já funciona, acho que é questão de regulagem.
O outro teste foi de filmagem, meu cartão é de apenas 4G não sei quanto tempo isso vai me dar de filmagem, mas o começo da filmagem ficou muito legal, estável e bem bonito, mas depois de alguns minutos, começou um ZZZZZZZZZZZZ e a imagem ficou toda distorcida e com esse barulho, pareceu uma interferência, também não sei se foi pq o motor começou a vibrar pois a base dele quebrou.... vou postar aqui em breve para o pessoal analisar
Renato Boró... RC e Parapente
danielcorrea76
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Set 14, 2010 8:20 am
Localização: Bauru, SP
Contato:

Mensagem por danielcorrea76 »

[quote:8775249562="borokite"][quote:8775249562="Alexandre33"]borokite, eu usei uma câmra dessas no meu heli e a imagem ficou muito tremida devido as vibrações. Eu já tinha feito um teste com uma canon minha antiga, e não ficou tremida, só a imagem que não era essas coisas devido a câmera. Depois se puder, posta uns vídeos com sua coolpix.[/quote:8775249562]

Opa... fiz uns testes este FDS, primeiro fiz disparos fotográficos, deixei o flash ligado para ver se batia fotos e funcionou, algumas fotos sairam muito boas outras embaçadas, creio que se regular para modo paisagem vai ficar melhor, não sei se aquilo de apertar o botão de leve para focar e depois apertar para disparar vai atrapalhar ou se no modo paisagem é só apertar que ela já funciona, acho que é questão de regulagem.
O outro teste foi de filmagem, meu cartão é de apenas 4G não sei quanto tempo isso vai me dar de filmagem, mas o começo da filmagem ficou muito legal, estável e bem bonito, mas depois de alguns minutos, começou um ZZZZZZZZZZZZ e a imagem ficou toda distorcida e com esse barulho, pareceu uma interferência, também não sei se foi pq o motor começou a vibrar pois a base dele quebrou.... vou postar aqui em breve para o pessoal analisar[/quote:8775249562]

Olá borokite, boa tarde...

Poderia postar fotos de como fez para disparar essas fotos em voo pra gente ?

Fiz um suporte com servo para apertar o botao de dispara da minha Fuji mas ainda não consegui testar em voo, tentarei no fds com meu EasyFlite e depois com um tricoptero....

Usei uma régua de alumínio que tinha aqui, com 05 mm de espessura... com parafusos e porca borboleta entre as 2 partes (de cima e de baixo) para ajustar ao tamanho da câmera que usaria...

[img:8775249562]https://lh5.googleusercontent.com/-MMBiz2KP3m0/UIl9RAnjufI/AAAAAAAAET0/5ur_fyOYjy8/s640/2012-10-25_10-12-15_701.jpg[/img:8775249562]
[img:8775249562]https://lh3.googleusercontent.com/-P_4kqvxjzBY/UIl9REbNGAI/AAAAAAAAETw/gg3FEZrBrZQ/s640/2012-10-25_10-12-23_572.jpg[/img:8775249562]

Está funcionando, batendo as fotos, mas força um pouco o botão pra isso ainda (acho que preciso de um alumínio mais rígido)... como é sua solução !?

Obrigado... abs, Daniel
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:bc1f8dd4bc="danielcorrea76"][quote:bc1f8dd4bc="borokite"][quote:bc1f8dd4bc="Alexandre33"]borokite, eu usei uma câmra dessas no meu heli e a imagem ficou muito tremida devido as vibrações. Eu já tinha feito um teste com uma canon minha antiga, e não ficou tremida, só a imagem que não era essas coisas devido a câmera. Depois se puder, posta uns vídeos com sua coolpix.[/quote:bc1f8dd4bc]

Opa... fiz uns testes este FDS, primeiro fiz disparos fotográficos, deixei o flash ligado para ver se batia fotos e funcionou, algumas fotos sairam muito boas outras embaçadas, creio que se regular para modo paisagem vai ficar melhor, não sei se aquilo de apertar o botão de leve para focar e depois apertar para disparar vai atrapalhar ou se no modo paisagem é só apertar que ela já funciona, acho que é questão de regulagem.
O outro teste foi de filmagem, meu cartão é de apenas 4G não sei quanto tempo isso vai me dar de filmagem, mas o começo da filmagem ficou muito legal, estável e bem bonito, mas depois de alguns minutos, começou um ZZZZZZZZZZZZ e a imagem ficou toda distorcida e com esse barulho, pareceu uma interferência, também não sei se foi pq o motor começou a vibrar pois a base dele quebrou.... vou postar aqui em breve para o pessoal analisar[/quote:bc1f8dd4bc]

Olá borokite, boa tarde...

Poderia postar fotos de como fez para disparar essas fotos em voo pra gente ?

Fiz um suporte com servo para apertar o botao de dispara da minha Fuji mas ainda não consegui testar em voo, tentarei no fds com meu EasyFlite e depois com um tricoptero....

Usei uma régua de alumínio que tinha aqui, com 05 mm de espessura... com parafusos e porca borboleta entre as 2 partes (de cima e de baixo) para ajustar ao tamanho da câmera que usaria...

[img:bc1f8dd4bc]https://lh5.googleusercontent.com/-MMBiz2KP3m0/UIl9RAnjufI/AAAAAAAAET0/5ur_fyOYjy8/s640/2012-10-25_10-12-15_701.jpg[/img:bc1f8dd4bc]
[img:bc1f8dd4bc]https://lh3.googleusercontent.com/-P_4kqvxjzBY/UIl9REbNGAI/AAAAAAAAETw/gg3FEZrBrZQ/s640/2012-10-25_10-12-23_572.jpg[/img:bc1f8dd4bc]

Está funcionando, batendo as fotos, mas força um pouco o botão pra isso ainda (acho que preciso de um alumínio mais rígido)... como é sua solução !?

Obrigado... abs, Daniel[/quote:bc1f8dd4bc]

Meu esquema é praticamente igual o seu, só que usei o servo colado numa placa de depron 6mm com bastante colaquente, travo o deprom com elastico de dinheiro. testei numa máquina que eu tinha em casa só que o botão era duro, ele focava mas o servo não tinha força pra bater, já a Nikon, o botão é bem sensível, então basta um toque e ela dispara tranquilo. Quando for testar, deixa no primeiro vôo com o flash ligado, assim vc vai saber que esta disparando.
Renato Boró... RC e Parapente
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Trepidação esta estragando a imagem

Mensagem por borokite »

Este FDS fiz vários testes com a minha câmera e o resultado não é bom. Primeiro, para fixar a câmera no avião fiz de 2 formas, a primeira usei um parafuso na medida da rosca da máquina e fixei este parafuso numa base de madeira e foi colada no avião com epoxi, a câmera ficou fixa alí, a segunda fiz uma base de isopor e prendia com velcro e borrachinhas de dinheiro e a cãmera presa nesta base. O que percebi é que existe uma pequena vibração no avião e a filmagem feita com o motor ligado fica embaçada, é tirar o motor e filmar planando a máquina ajusta o foco e fica perfeito, no caso, a primeira instalação ainda ficou melhor, nas fotos é a mesma coisa, tem que colocar o avião alto, tirar o motor e aproveitar o planeio para bater as fotos, se não não fica bom. Acho que o peso da máquina acaba influenciando ainda mais na vibração. Não sei qual o peso da GOPRO nem como o pessoal esta instalando para não ter este problema. Outro problema é que as filmagens são de apenas 8min, depois disso ela para de filmar.
Renato Boró... RC e Parapente
William Araujo
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 12:07 am
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Câmera Digital 14MP Coolpix S3100 para FPV

Mensagem por William Araujo »

Alguém pode me ajudar? No meu transmissor FPV (BOSCAM TS351) tenho apenas 1 fio de vídeo e a saida da minha câmera (CANON SX200) tem 2 - plug RCA... Como posso conectar? percebo que terei o mesmo problema com o audio.
Os fios que saem do transmissor são identificados como "Audio In", "VideoIn", "VOUT" e "-". Esse Vout e o - me parecem para alimentar uma câmera 3/4.
Estou anexando o manual do transmisso. Valeu!
Avatar do usuário
Roberto Dias
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 9:40 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Câmera Digital 14MP Coolpix S3100 para FPV

Mensagem por Roberto Dias »

William, seu manual já mostra direitinho o esquema de ligação!

Basta que você identifique (se já não o tiver feito) os cabos de saída da sua câmera ligando-a por exemplo à uma TV.

Normalmente o amarelo é o sinal de vídeo e o branco ou vermelho o de áudio.

A parte externa dos plugs RCA da câmera (malha) é o (-) que aparece no esquema ou o negativo dos sinais de video e audio da câmera.

Boa sorte.

[quote:8c03a56a63="William Araujo"]Alguém pode me ajudar? No meu transmissor FPV (BOSCAM TS351) tenho apenas 1 fio de vídeo e a saida da minha câmera (CANON SX200) tem 2 - plug RCA... Como posso conectar? percebo que terei o mesmo problema com o audio.
Os fios que saem do transmissor são identificados como "Audio In", "VideoIn", "VOUT" e "-". Esse Vout e o - me parecem para alimentar uma câmera 3/4.
Estou anexando o manual do transmisso. Valeu![/quote:8c03a56a63]
Anexos
Boscamtx.png
Boscamtx.png (35.71 KiB) Exibido 4174 vezes
Responder