X8 Wing FPV
X8 Wing FPV
Oi Pessoal,
Comecei trabalhar em mais um projeto FPV.
Dessa vez será um X8 wing da BEVRC. Escolhi esse modelo, principalmente por causa do seu espaço interno, capacidade de carga e caracteristicas de vôo (dócil).
Esse sem dúvida é o maior modelo que já tarbalhei. Ele tem aproximadamente 2,20M de envergadura.
O equipamento usado será:
TX/RX: Dragonlink v2
OSD: Rangevideo 5.1 com sensor de velocidade do vento.
VRX: Lawmate 1.3 GHZ
VTX: Range Video 700mw.
VTX Antenna: Cloverleaf.
Ground Antenna: Skew plannar wheel /Helical com Range Video Tracker/diversity
Head Tracker: Sky-eye (geo-magnético)
Segue abaixo algumas fotos.
P.S. : Não! Não vou usar a Nikon como camera FPV! :)
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110181.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110180.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110177.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110176.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110175.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110174.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/DSC_1482.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/DSC_1481.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/DSC_1479.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/DSC_1477.jpg[/img:9b9ed82996]
Comecei trabalhar em mais um projeto FPV.
Dessa vez será um X8 wing da BEVRC. Escolhi esse modelo, principalmente por causa do seu espaço interno, capacidade de carga e caracteristicas de vôo (dócil).
Esse sem dúvida é o maior modelo que já tarbalhei. Ele tem aproximadamente 2,20M de envergadura.
O equipamento usado será:
TX/RX: Dragonlink v2
OSD: Rangevideo 5.1 com sensor de velocidade do vento.
VRX: Lawmate 1.3 GHZ
VTX: Range Video 700mw.
VTX Antenna: Cloverleaf.
Ground Antenna: Skew plannar wheel /Helical com Range Video Tracker/diversity
Head Tracker: Sky-eye (geo-magnético)
Segue abaixo algumas fotos.
P.S. : Não! Não vou usar a Nikon como camera FPV! :)
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110181.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110180.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110177.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110176.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110175.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/P1110174.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/DSC_1482.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/DSC_1481.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/DSC_1479.jpg[/img:9b9ed82996]
[img:9b9ed82996]http://i129.photobucket.com/albums/p210/alvaromelo/X8/DSC_1477.jpg[/img:9b9ed82996]
Sim,
eu fiz a adaptação dos retráteis. Como você disse, essa asa é bem perigosa de se lançar. Geralmente você tem que colocar o motor em 100%, senão ela "stall"!
Como o hélice ficou muito próxima ao solo, tive que fazer um suporte para mover o motor para parte de cima da fuselagem.... Caso contrário seria "prop strike "n a certa!
Vou fazer um video mostrando o funcionamento.
[quote:a5158b7a7d="Megafly"]Bitela mesmo a X8! Você que adaptou os retrateis? FIcou muito bom, essa asa é bem perigosa de se lançar.
Abs.[/quote:a5158b7a7d]
eu fiz a adaptação dos retráteis. Como você disse, essa asa é bem perigosa de se lançar. Geralmente você tem que colocar o motor em 100%, senão ela "stall"!
Como o hélice ficou muito próxima ao solo, tive que fazer um suporte para mover o motor para parte de cima da fuselagem.... Caso contrário seria "prop strike "n a certa!
Vou fazer um video mostrando o funcionamento.
[quote:a5158b7a7d="Megafly"]Bitela mesmo a X8! Você que adaptou os retrateis? FIcou muito bom, essa asa é bem perigosa de se lançar.
Abs.[/quote:a5158b7a7d]
- job_veloso
- membro
- Mensagens: 1306
- Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
- Localização: São Luís - MA Brasil
- juliogdiana
- membro
- Mensagens: 709
- Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
- Localização: Irlanda
[quote:46a9524247="alvinho"]Sim,
eu fiz a adaptação dos retráteis. Como você disse, essa asa é bem perigosa de se lançar. Geralmente você tem que colocar o motor em 100%, senão ela "stall"!
Como o hélice ficou muito próxima ao solo, tive que fazer um suporte para mover o motor para parte de cima da fuselagem.... Caso contrário seria "prop strike "n a certa!
Vou fazer um video mostrando o funcionamento.
[quote:46a9524247="Megafly"]Bitela mesmo a X8! Você que adaptou os retrateis? FIcou muito bom, essa asa é bem perigosa de se lançar.
Abs.[/quote:46a9524247][/quote:46a9524247]
Amigo,
Não mude o motor de lugar não, você terá problemas durante o vôo, modelos pusher sofrem uma grande influência com a posição do motor.
Para um vôo perfeito, o "eixo imaginário" do motor tem que cruzar com o CG do aeromodelo, se o eixo ficar mais pra cima do CG o modelo tende a embicar quando você acelera, e quando o eixo fica em baixo do CG ele tende a picar quando acelerado.
Reveja isso e acho melhor você aumentar os retrateis ou diminuir a hélce.
eu fiz a adaptação dos retráteis. Como você disse, essa asa é bem perigosa de se lançar. Geralmente você tem que colocar o motor em 100%, senão ela "stall"!
Como o hélice ficou muito próxima ao solo, tive que fazer um suporte para mover o motor para parte de cima da fuselagem.... Caso contrário seria "prop strike "n a certa!
Vou fazer um video mostrando o funcionamento.
[quote:46a9524247="Megafly"]Bitela mesmo a X8! Você que adaptou os retrateis? FIcou muito bom, essa asa é bem perigosa de se lançar.
Abs.[/quote:46a9524247][/quote:46a9524247]
Amigo,
Não mude o motor de lugar não, você terá problemas durante o vôo, modelos pusher sofrem uma grande influência com a posição do motor.
Para um vôo perfeito, o "eixo imaginário" do motor tem que cruzar com o CG do aeromodelo, se o eixo ficar mais pra cima do CG o modelo tende a embicar quando você acelera, e quando o eixo fica em baixo do CG ele tende a picar quando acelerado.
Reveja isso e acho melhor você aumentar os retrateis ou diminuir a hélce.
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Valeu pela dica.
Um amigo meu já tinha me alertado para esse problema. Já estudei a possibilidade de levantar os retráteis, mas seria trabalho de mais. não compensaria. Estou pensando em compensar o efeito aumentando levemente o "thrust angle".
Alvinho
[quote:8343e962c0="juliogdiana"][quote:8343e962c0="alvinho"]Sim,
eu fiz a adaptação dos retráteis. Como você disse, essa asa é bem perigosa de se lançar. Geralmente você tem que colocar o motor em 100%, senão ela "stall"!
Como o hélice ficou muito próxima ao solo, tive que fazer um suporte para mover o motor para parte de cima da fuselagem.... Caso contrário seria "prop strike "n a certa!
Vou fazer um video mostrando o funcionamento.
[quote:8343e962c0="Megafly"]Bitela mesmo a X8! Você que adaptou os retrateis? FIcou muito bom, essa asa é bem perigosa de se lançar.
Abs.[/quote:8343e962c0][/quote:8343e962c0]
Amigo,
Não mude o motor de lugar não, você terá problemas durante o vôo, modelos pusher sofrem uma grande influência com a posição do motor.
Para um vôo perfeito, o "eixo imaginário" do motor tem que cruzar com o CG do aeromodelo, se o eixo ficar mais pra cima do CG o modelo tende a embicar quando você acelera, e quando o eixo fica em baixo do CG ele tende a picar quando acelerado.
Reveja isso e acho melhor você aumentar os retrateis ou diminuir a hélce.[/quote:8343e962c0]
Um amigo meu já tinha me alertado para esse problema. Já estudei a possibilidade de levantar os retráteis, mas seria trabalho de mais. não compensaria. Estou pensando em compensar o efeito aumentando levemente o "thrust angle".
Alvinho
[quote:8343e962c0="juliogdiana"][quote:8343e962c0="alvinho"]Sim,
eu fiz a adaptação dos retráteis. Como você disse, essa asa é bem perigosa de se lançar. Geralmente você tem que colocar o motor em 100%, senão ela "stall"!
Como o hélice ficou muito próxima ao solo, tive que fazer um suporte para mover o motor para parte de cima da fuselagem.... Caso contrário seria "prop strike "n a certa!
Vou fazer um video mostrando o funcionamento.
[quote:8343e962c0="Megafly"]Bitela mesmo a X8! Você que adaptou os retrateis? FIcou muito bom, essa asa é bem perigosa de se lançar.
Abs.[/quote:8343e962c0][/quote:8343e962c0]
Amigo,
Não mude o motor de lugar não, você terá problemas durante o vôo, modelos pusher sofrem uma grande influência com a posição do motor.
Para um vôo perfeito, o "eixo imaginário" do motor tem que cruzar com o CG do aeromodelo, se o eixo ficar mais pra cima do CG o modelo tende a embicar quando você acelera, e quando o eixo fica em baixo do CG ele tende a picar quando acelerado.
Reveja isso e acho melhor você aumentar os retrateis ou diminuir a hélce.[/quote:8343e962c0]
- job_veloso
- membro
- Mensagens: 1306
- Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
- Localização: São Luís - MA Brasil
[quote:18c0ed70d9="diegostf"]Job, olha só:
...
Eu gosto muito desse modelo. Quem sabe num futuro....[/quote:18c0ed70d9]
Bela imagem! VOu acompanhar... eu tenho trauma de asas, pois a minha 1a e única eu não consegui voar..., foram 12 quedas e a última foi numa casa habitada por um pitbull que devorou a danada... só restou o motor... hehehehe
Quem sabe não me empolgo e tento novamente! A dificuldade pra mim sempre é no lançamento...!
Boa sorte!
...
Eu gosto muito desse modelo. Quem sabe num futuro....[/quote:18c0ed70d9]
Bela imagem! VOu acompanhar... eu tenho trauma de asas, pois a minha 1a e única eu não consegui voar..., foram 12 quedas e a última foi numa casa habitada por um pitbull que devorou a danada... só restou o motor... hehehehe
Quem sabe não me empolgo e tento novamente! A dificuldade pra mim sempre é no lançamento...!
Boa sorte!
Job Veloso
T-rex700E - 600E3GX- 500E - 450E Sport -
Planadores, Aviões e FPV (new)
Aurora 9 -Spectrum DX7/DX6i
São Luís_MA
T-rex700E - 600E3GX- 500E - 450E Sport -
Planadores, Aviões e FPV (new)
Aurora 9 -Spectrum DX7/DX6i
São Luís_MA