Meu primeiro sistema FPV: ImmersionRC 600mW 5.8G Set + CL

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Meu primeiro sistema FPV: ImmersionRC 600mW 5.8G Set + CL

Mensagem por FerreirAero »

[yt]8E91fs364NI[/yt]

Vídeo limpo, sem interferência!
Um show!

5.8Ghz é o futuro do FPV!
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
favoretto
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:26 pm
Localização: Goiânia, GO

Mensagem por favoretto »

Realmente é um ótimo video, mas não resolve a discussão. 7.5km é uma distância razoável, mas não absurda. Além disso, depende das condições em que os tais 7.5km foram obtidos. Digo: se o sistema estiver funcionando com antenas de longo alcance bem calibradas, com antena tracker adequadamente apontado, realmente é possível conseguir distâncias razoáveis até mesmo com receptores de 10mW.

O que se afirma é que sistemas em 5.8Ghz são mais sujeitos à distância e aos obstáculos. Entendamos da seguinte forma: quanto menor a freqüência, menor a dispersão. Por isso a luz de freio do seu carro é vermelha e não azul.

Por outro lado, sistemas de 5.8Ghz permite melhor imagem dentro do raio de alcance.

Concluo que realmente é um excelente vídeo, mas não afasta a máxima de que 5.8Ghz é de menor alcance se comparado às freqüências mais baixas. Se fosse 1.2Ghz ou 0.9Ghz, em idênticas condições, com certeza teria chegado aos 7.5Km com menos interferência, mas também com uma qualidade de imagem inicial inferior.
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:0b99f5c7d5="favoretto"]Realmente é um ótimo video, mas não resolve a discussão. 7.5km é uma distância razoável, mas não absurda. Além disso, depende das condições em que os tais 7.5km foram obtidos. Digo: se o sistema estiver funcionando com antenas de longo alcance bem calibradas, com antena tracker adequadamente apontado, realmente é possível conseguir distâncias razoáveis até mesmo com receptores de 10mW.

O que se afirma é que sistemas em 5.8Ghz são mais sujeitos à distância e aos obstáculos. Entendamos da seguinte forma: quanto menor a freqüência, menor a dispersão. Por isso a luz de freio do seu carro é vermelha e não azul.

Por outro lado, sistemas de 5.8Ghz permite melhor imagem dentro do raio de alcance.

Concluo que realmente é um excelente vídeo, mas não afasta a máxima de que 5.8Ghz é de menor alcance se comparado às freqüências mais baixas. Se fosse 1.2Ghz ou 0.9Ghz, em idênticas condições, com certeza teria chegado aos 7.5Km com menos interferência, mas também com uma qualidade de imagem inicial inferior.[/quote:0b99f5c7d5]

Bela resposta, meu amigo!

Rapaz eu fico numa dúvida danada.
Eu tenho um rádio Turnigy 9XR com módulo FrSky 2.4Ghz aqui. Tenho muito medo do sistema 1.2Ghz interferir no meu FrSky, diminuindo seu alcance.
A minha ideia, inicialmente, seria voar com qualidade e sem interferências. Acredito que uma distância de 5 - 7 km seria o bastante para mim.

Penso em usar a antena Helical da BEVRC no RX e uma CL no TX. Mas não vou usar antena tracker (o orçamento está curto).

O que acha?
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
favoretto
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:26 pm
Localização: Goiânia, GO

Mensagem por favoretto »

Acho arriscado.


Já vi videos usando o FrSky a 80km ou mais...mas isso com o auxílio de boosters potentes...

[yt]h-M53iE7XQo[/yt]

[yt]TfDfkjGNWSQ[/yt]

Em condições especiais, com tudo funcionando 100%, é possível que você consiga um alcance considerável sem perder tudo... Mas teria mais trabalho e despesa para configurar um sistema perfeito como esse do que simplesmente investindo em algo sedimentado e mais testado...

Garanto a você que 5km é uma boa distância...já voe nisso e demora bastante para retornar à base. E pelo menos no meu caso, preciso ter 110% de certeza no equipamento para tentar uma aventura como essa. É realmente tenso voar sem certeza e angustiante ver o seu investimento se perder no caminho.


Já voei com segurança a 2.5km usando um Aurora 9 com um VTX da HK de 1.5w e 900mhz. Acredito que diminuindo a potência do VTX e mantendo a frequência, seria possível ir a 3km...mesmo assim estaria me aproximando da zona de risco.


Usando 1.2ghz, a tendência de ter problemas é ainda maior...



Se conselho fosse bom não era dado, mas vendido. Mesmo assim, segue essa doação: em primeiro lugar, defina o que realmente quer (eu, por exemplo, não tenho a intenção de passar dos 10km...). Feito isso, passe a estudar o mínimo de equipamento que realmente precisa para essa empreitada (avião, bateria, radio, VTX/RX, antenas...). Se pesar no orçamento, comece a trabalhar o que você consegue comprar com o $$$, mas sempre pensando no objetivo final. Ou seja: se a grana dá para comprar o avião com baterias e OSD capazes de chegar à meta: compre isso, ligue o RSSI e comece a testar o sistema. Se não der, reduza as proporções da sua expectativa e volte a fazer contas ($$$).


Não adianta comprar um avião para ir longe sem baterias possantes. Não adianta avião e bateria se não tiver OSD (é muito fácil se perder lá em cima...principalmente se não voar onde tenha ótimas referências visuais...isso se aplica a quase todos os lugares...). Enfim, de nada adiantará o resto se não tiver rádio para acompanhar.


Sugiro que comece aos poucos pensando no futuro. Pense em algo que você já pode comprar e usar, mas que será útil quando se aproximar do seu objetivo. Assim, conseguirá usufruir do conjunto no caminho e ganhar experiência para, efim, chegar ao ponto desejado.

Acredito que 2km seja uma distância mais que suficiente para quem está começando...já terá bastante emoção!


Boa sorte e bons voos.


[quote:81280c2d45="FerreirAero"][quote:81280c2d45="favoretto"]Realmente é um ótimo video, mas não resolve a discussão. 7.5km é uma distância razoável, mas não absurda. Além disso, depende das condições em que os tais 7.5km foram obtidos. Digo: se o sistema estiver funcionando com antenas de longo alcance bem calibradas, com antena tracker adequadamente apontado, realmente é possível conseguir distâncias razoáveis até mesmo com receptores de 10mW.

O que se afirma é que sistemas em 5.8Ghz são mais sujeitos à distância e aos obstáculos. Entendamos da seguinte forma: quanto menor a freqüência, menor a dispersão. Por isso a luz de freio do seu carro é vermelha e não azul.

Por outro lado, sistemas de 5.8Ghz permite melhor imagem dentro do raio de alcance.

Concluo que realmente é um excelente vídeo, mas não afasta a máxima de que 5.8Ghz é de menor alcance se comparado às freqüências mais baixas. Se fosse 1.2Ghz ou 0.9Ghz, em idênticas condições, com certeza teria chegado aos 7.5Km com menos interferência, mas também com uma qualidade de imagem inicial inferior.[/quote:81280c2d45]

Bela resposta, meu amigo!

Rapaz eu fico numa dúvida danada.
Eu tenho um rádio Turnigy 9XR com módulo FrSky 2.4Ghz aqui. Tenho muito medo do sistema 1.2Ghz interferir no meu FrSky, diminuindo seu alcance.
A minha ideia, inicialmente, seria voar com qualidade e sem interferências. Acredito que uma distância de 5 - 7 km seria o bastante para mim.

Penso em usar a antena Helical da BEVRC no RX e uma CL no TX. Mas não vou usar antena tracker (o orçamento está curto).

O que acha?[/quote:81280c2d45][yt][/yt]
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:e4b1b5b6fb="favoretto"]Acho arriscado.

Já vi videos usando o FrSky a 80km ou mais...mas isso com o auxílio de boosters potentes...

[yt]h-M53iE7XQo[/yt]

[yt]TfDfkjGNWSQ[/yt]

Em condições especiais, com tudo funcionando 100%, é possível que você consiga um alcance considerável sem perder tudo... Mas teria mais trabalho e despesa para configurar um sistema perfeito como esse do que simplesmente investindo em algo sedimentado e mais testado...

Garanto a você que 5km é uma boa distância...já voe nisso e demora bastante para retornar à base. E pelo menos no meu caso, preciso ter 110% de certeza no equipamento para tentar uma aventura como essa. É realmente tenso voar sem certeza e angustiante ver o seu investimento se perder no caminho.


Já voei com segurança a 2.5km usando um Aurora 9 com um VTX da HK de 1.5w e 900mhz. Acredito que diminuindo a potência do VTX e mantendo a frequência, seria possível ir a 3km...mesmo assim estaria me aproximando da zona de risco.


Usando 1.2ghz, a tendência de ter problemas é ainda maior...



Se conselho fosse bom não era dado, mas vendido. Mesmo assim, segue essa doação: em primeiro lugar, defina o que realmente quer (eu, por exemplo, não tenho a intenção de passar dos 10km...). Feito isso, passe a estudar o mínimo de equipamento que realmente precisa para essa empreitada (avião, bateria, radio, VTX/RX, antenas...). Se pesar no orçamento, comece a trabalhar o que você consegue comprar com o $$$, mas sempre pensando no objetivo final. Ou seja: se a grana dá para comprar o avião com baterias e OSD capazes de chegar à meta: compre isso, ligue o RSSI e comece a testar o sistema. Se não der, reduza as proporções da sua expectativa e volte a fazer contas ($$$).


Não adianta comprar um avião para ir longe sem baterias possantes. Não adianta avião e bateria se não tiver OSD (é muito fácil se perder lá em cima...principalmente se não voar onde tenha ótimas referências visuais...isso se aplica a quase todos os lugares...). Enfim, de nada adiantará o resto se não tiver rádio para acompanhar.


Sugiro que comece aos poucos pensando no futuro. Pense em algo que você já pode comprar e usar, mas que será útil quando se aproximar do seu objetivo. Assim, conseguirá usufruir do conjunto no caminho e ganhar experiência para, efim, chegar ao ponto desejado.

Acredito que 2km seja uma distância mais que suficiente para quem está começando...já terá bastante emoção!


Boa sorte e bons voos.


[quote:e4b1b5b6fb="FerreirAero"][quote:e4b1b5b6fb="favoretto"]Realmente é um ótimo video, mas não resolve a discussão. 7.5km é uma distância razoável, mas não absurda. Além disso, depende das condições em que os tais 7.5km foram obtidos. Digo: se o sistema estiver funcionando com antenas de longo alcance bem calibradas, com antena tracker adequadamente apontado, realmente é possível conseguir distâncias razoáveis até mesmo com receptores de 10mW.

O que se afirma é que sistemas em 5.8Ghz são mais sujeitos à distância e aos obstáculos. Entendamos da seguinte forma: quanto menor a freqüência, menor a dispersão. Por isso a luz de freio do seu carro é vermelha e não azul.

Por outro lado, sistemas de 5.8Ghz permite melhor imagem dentro do raio de alcance.

Concluo que realmente é um excelente vídeo, mas não afasta a máxima de que 5.8Ghz é de menor alcance se comparado às freqüências mais baixas. Se fosse 1.2Ghz ou 0.9Ghz, em idênticas condições, com certeza teria chegado aos 7.5Km com menos interferência, mas também com uma qualidade de imagem inicial inferior.[/quote:e4b1b5b6fb]

Bela resposta, meu amigo!

Rapaz eu fico numa dúvida danada.
Eu tenho um rádio Turnigy 9XR com módulo FrSky 2.4Ghz aqui. Tenho muito medo do sistema 1.2Ghz interferir no meu FrSky, diminuindo seu alcance.
A minha ideia, inicialmente, seria voar com qualidade e sem interferências. Acredito que uma distância de 5 - 7 km seria o bastante para mim.

Penso em usar a antena Helical da BEVRC no RX e uma CL no TX. Mas não vou usar antena tracker (o orçamento está curto).

O que acha?[/quote:e4b1b5b6fb][yt][/yt][/quote:e4b1b5b6fb]

É verdade o que você falou!
Vou começar devagar!

Acabei me decidindo pelo seguinte sistema, pra voar curtas ou médias distâncias:

[url=http://www.bevrc.com/immersionrc-600mw-58g-set_p322.html]ImmersionRC 600mW 5.8Ghz [/url] (COMPRADO)

[url=http://www.bevrc.com/bev-blue-58g-cloverleaf-antenna-set2-antennassmafoldable_p570.html]Um par de antenas cloverleaf[/url] (COMPRADO)

Ainda não tenho dinheiro para ter um OSD. Então... o que eu farei é o seguinte: colocarei um amigo meu para voar em alcance visual, me auxiliando. Depois que eu comprar o meu Cyclops STORM (tendo o FailSafe e o RTH do OSD funcionando), me arriscarei a sair mais do alcance visual e tentar distâncias maiores.

Por enquanto vai ser só pra brincar mesmo, conhecer o equipamento, me familiarizar.

No próximo mês eu vou comprar:

Antena Helical para o RX
OSD Cyclops Storm

Futuramente (daqui a uns 3 meses...), vou comprar:

FatShark BASE Edition

No mais, acha que eu fiz uma boa escolha?
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Ah! Queria indicação de uma câmera 12V 1/3 CCD boa e barata.
Não queria nada de 60 dólares. Quero uma câmera comum, que sirva bem e que não tenha nada de excepcional. Alguém me indica alguma?
favoretto
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:26 pm
Localização: Goiânia, GO

Mensagem por favoretto »

Acredito que sim. Me parece que o 5.8G é o que menos interfere no radio, apesar de ser o que mais sofre interferências com distância e obstáculos. Com essa potencia, conseguirá um bom alcance e um excelente vídeo. Acho que fez uma ótima compra.

Devo abrir um tópico esse final de semana liquidando todo meu equipamento. Nele serão vendidas uma série de coisas, inclusive OSD (de R$90,00). Se tiver interesse, me avise. Basta acompanhar.
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:0c38625640="favoretto"]Acredito que sim. Me parece que o 5.8G é o que menos interfere no radio, apesar de ser o que mais sofre interferências com distância e obstáculos. Com essa potencia, conseguirá um bom alcance e um excelente vídeo. Acho que fez uma ótima compra.

Devo abrir um tópico esse final de semana liquidando todo meu equipamento. Nele serão vendidas uma série de coisas, inclusive OSD (de R$90,00). Se tiver interesse, me avise. Basta acompanhar.[/quote:0c38625640]

Beleza, cara!
Quando abrir o tópico, posta o link aqui pra mim!

Obrigado pela sua ajuda.
Obrigado mesmo!!!
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
Responder