Escolha do LRS

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
wloebel
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Out 02, 2008 3:01 pm
Localização: Barueri, SP

Mensagem por wloebel »

[quote:45aa96ab87="brunors17"]A potência é o que menos importa. Existe muitos outros fatores envolvendo o alcance. Por exemplo, se não engano o ezuhf tem 600 mw e nem por isso tem alcance maior que o DL com 500 mw.

Manda suas observações, quando testar o Rlink. Estou curioso para saber se existe almoço mais barato. :D[/quote:45aa96ab87]

kkk almoço mais barato foi boa... concordo contigo que há outros aspectos a ponderar além do alcance, mas pra quem (como eu) não possui analisador de espectro e nem laboratório cheio de aparelhos para dissecar o equipamento em bancada, o teste vai ser em vôo e avaliar o alcance mesmo.

Na realidade não pretendo ficar fazendo vôos de 20 ou 30km, pretendo sim testar e ver o limite do equipamento, mas meu perfil de vôo é outro, e se esse RLink for bacaninha como estão dizendo lá fora, por $40 cada receptor, vou fazer um upgrade em todos meus trecos, sai 2.4G e entra RLink, pra voar aí o lazer do fim de semana na casa dos 5km tá bom demais !!!

Enfim, comprei por DHL e já saiu da China, deve bater na porta aqui na sexta ou segunda, vou instalar no Skyhunter e testar, vamos ver... se tudo correr bem, o teste será no sábado seguinte, 01/Fev. Mando notícias, ;-)

Abs
Wagner
"Voar é preciso !"
Avatar do usuário
wloebel
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Out 02, 2008 3:01 pm
Localização: Barueri, SP

Mensagem por wloebel »

[quote:7a8fc3873a="sandman_br"][quote:7a8fc3873a="wloebel"][quote:7a8fc3873a="brunors17"]Sim. Não é a toa que custa muito mais caro que esse RLink. Afinal "There is no free lunch". :D[/quote:7a8fc3873a]

Pois é mas a "festa" acabou, rsrsrs... com mais potência, certamente o RLink terá um alcance muito maior que qualquer outro de mercado. Assim espero, estou literalmente pagando pra ver rsrsrs...

Abs
Wagner[/quote:7a8fc3873a]

Não superestime um módulo pela potência. Se fosse assim tão importante a potência de um módulo, bastava comprar um tslrs com seu poderoso booster de 7w. As maiores distâncias que vi no youtube foram atingidas com o dl. recentemente vi um vídeo de mais de 40 milhas atingidas em um skyhunter com dl v1.

outra coisa, para quem tem o módulo atual ezuhf pode modificá-lo facilmente para 1w, contra os 600mw stock. essa modificação não implica em na adicão de booster ou qualquer componente. Se a potência é tão importante assim, porque a immersion já não manda esse módulo com 1w?

quanto maior a potência, maior a interferência em outros sistemas. se com um ez ou dl de menos de 1w já é impossível abrir um portão eletrônico ou alarme do carro, imagine com 7w. colocar um modulo desse no colo é mais eficiente que fazer uma vasectomia kkkkk[/quote:7a8fc3873a]

Concordo, minha avaliação foi simplista ao extremo, na verdade estou sendo positivo a respeito desse equipamento, afinal já soltei uma bala nele rsrsrs ... mas quem sabe trata-se de um projeto com boa filtragem e tudo mais, com mais potência e bem canalizada sem gerar ruídos espúrios e outros demônios, além de uma BOA ANTENA quem sabe está surgindo aí um equipamento que vai superar as expectativas.

Veremos.
Abs
"Voar é preciso !"
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Sandmam, informações de alguem que já passou dos 15 km com o modulo EzUHF JR?
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

esse módulo foi lançando recentemente, pouca gente deve ter esse módulo
fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
Localização: Blumenau, SC

Re: Escolha do LRS

Mensagem por fabianoaspro »

[quote:f847ab90ee="wnunes"]Fala pessoal, beleza???

To montando um bixler v2 pra fpv e resolvi montar também um sistema 433 pra ficar mais tranquilo quanto a distancia do voo...

Hoje eu voo com um dx8 mas não da coragem de passar de 1km rs...

Ai eu estava pensando em pegar um dragon link ou ezuhf...

A minha intenção é fazer voos de no máximo 5km...

Qual a melhor opção de long range pra esse tipo de voo???[/quote:f847ab90ee]

Você já considerou o OpenLRS? Há as versões de 100mW e 1W. Eu tenho a de 100mW e tenho quase certeza que ele chegará a 5Km com a minha anteninha dipolo no rx e a antena do RMILEC no tx.

A versão de 1W custa uns US$5 ou 7 a mais que a de 100mW, pode tentar essa que com certeza com as mesmas antenas dará este seu alcance. O conjunto: rx+tx+antena Rmilec+adaptador FTDI (para reprogramar) fica em +- US$70. O melhor custo benefício da categoria.

E se ainda por cima vc viu o vídeo do IBCrazy comparando os diversos rx/tx verá que ele não gera interferência de vídeo nenhum.

Abraços
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

meu único receio destes sistemas mais baratos é a confiança na ativação do failsave pelo receptor.
Avatar do usuário
brunors17
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 8:33 pm
Localização: Timóteo/MG

Re: Escolha do LRS

Mensagem por brunors17 »

[quote:4ea3d05326="fabianoaspro"][quote:4ea3d05326="wnunes"]Fala pessoal, beleza???

To montando um bixler v2 pra fpv e resolvi montar também um sistema 433 pra ficar mais tranquilo quanto a distancia do voo...

Hoje eu voo com um dx8 mas não da coragem de passar de 1km rs...

Ai eu estava pensando em pegar um dragon link ou ezuhf...

A minha intenção é fazer voos de no máximo 5km...

Qual a melhor opção de long range pra esse tipo de voo???[/quote:4ea3d05326]

Você já considerou o OpenLRS? Há as versões de 100mW e 1W. Eu tenho a de 100mW e tenho quase certeza que ele chegará a 5Km com a minha anteninha dipolo no rx e a antena do RMILEC no tx.

A versão de 1W custa uns US$5 ou 7 a mais que a de 100mW, pode tentar essa que com certeza com as mesmas antenas dará este seu alcance. O conjunto: rx+tx+antena Rmilec+adaptador FTDI (para reprogramar) fica em +- US$70. O melhor custo benefício da categoria.

E se ainda por cima vc viu o vídeo do IBCrazy comparando os diversos rx/tx verá que ele não gera interferência de vídeo nenhum.

Abraços[/quote:4ea3d05326]

O IBCrazy testou o openLRS? Tem certeza disso? Ainda não tive conhecimento deste teste. Poderia posta o link?
Aurora 9 - T-Rex 700N 3G - T-Rex 700E V2 3GX - HK 450 GT PRO - Spot on 50 15cc - Aeropet 50 - P-51 - Yak 54 26cc
Avatar do usuário
Roberto Dias
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 9:40 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Escolha do LRS

Mensagem por Roberto Dias »

[quote:5c83c981b4="brunors17"]O IBCrazy testou o openLRS? Tem certeza disso? Ainda não tive conhecimento deste teste. Poderia posta o link?[/quote:5c83c981b4]

Fala Bruno, como vai?

O vídeo em questão está na primeira página deste tópico, logo abaixo do seu post.
Não se trata de um teste do Open LRS mas de um comparativo. Se não viu ainda, vale conferir.

Abração.
Avatar do usuário
brunors17
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 8:33 pm
Localização: Timóteo/MG

Mensagem por brunors17 »

Ahh sim. Já tinha visto este vídeo à muito tempo atrás.
É excelente mesmo.

Eu já usei um openLRS da orange de 100mw e achei um grande porcaria. Com 300 mestros ele perdia o sinal. Tive que instalar uma antena dipolo do Ibcrazy no TX para conseguir ir pelo menos à 1,5 km.

Vou encomendar um orange openLRS 1000 mw para testar.

Mas realmente sou fã do dragonlink. Do jeito que vem tá pronto para 30 km ou mais. Quanto às interferências em vídeo 1.2 Ghz, basta não ficar muito próximo da antena 1.2 ou então instalar um filtro , O Ibcrazy vende esse noch filtro.
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Tem outro [url=https://www.youtube.com/watch?v=dNJzDeYqCSM]vídeo[/url] de teste do IBCrazy que compara EzUHF, Scherrer, Dragon Link, Range Link, Flytron Open LRS.
1) A interferência do transmissor no vídeo recebido em 1280MHz:
Zero interferência => EzUHF e OpenLRS (Flytron)
Interferência próximo ao final do alcance => Scherrer
1/7 da distância distância dos outros => Dragon Link
OBS.: este problema não ocorreu em 1258 MHz.
2) Rejeição de ruído na mesma banda (outro transmissor operando na mesma banda quando a aeronave vai muito longe)
Não ocorreu nenhum problema => EzUHF
Problema em 1/4 da distância do EzUHF => todos os outros
OBS: todos retomaram controle logo que a aeronave volta.

3) Interferência devido a alta potência do transmissor de vídeo (1258 e 1280MHz).
Não apresentou problema =>EzUHF
Apresentou problema próximo do limite do alcance => Scherrer
Perderam sinal na metade do alcance => Open LRS, Dragon Link, Range Link
OBS a recuperação do controle no caso do Open LRS requereu uma reaproximação até o transmissor

4) Teste de alcance sem nenhuma interferência:
Maior alcance => Scherrer e DragonLink
Metade do alcance dos anteriores => EzUHF, Range Link e OpenLRS
Ou seja, os primeiro transmitem muito mais potência do que os outros.

Na opinião do IBCrazy o OpenLRS Flytron é o melhor por ser barato e apresentar bom desempenho. Se for enfrentar interferência o EzUHF é o melhor.
Dragonlink foi considerado péssimo se operar vídeo em 1.2GHz ou houver alguma interferência nesta banda.

Para verificar se sua aeronave está pronta para FPV ele sugere comprar atenuadores de 30db (reduz a potência em 256 vezes) nas bandas de vídeo e do transmissor que você usa. Plugando o atenuador no tx de vídeo veja o quanto o vídeo é prejudicado pelo controle transmissor. Plugando o atenuador no transmissor do controle, você verá como ele se comporta o receptor com sina fraco do transmissor.
Responder