ajuda para montar um fpv

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
J.Ricardo
membro
Mensagens: 681
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 4:08 pm
Localização: Cerquilho S.P

ajuda para montar um fpv

Mensagem por J.Ricardo »

Olá !
Ouvi falar tanto de drone que resolvi montar um .
Porém a parte de vídeo não tenho idéia do que usar
Comprei este equipamento de transmissão 5.8
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=43724
E está câmera
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=13434
Alguém pode me ajudar o que está faltando se dá para usar essa câmera ou tenho que comprar outra.
Desde já agradeço a ajuda .
FBL 100, Hk250GT, Copterx 450seV2, Copterx 500seV2 , T-REX 550 V2,3 ,HK 600 FBL, Assalt 700 FBL v2 .
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Olá ! você vai montar o FPV em que plataforma ? o 5.8 é interessante para curtas distâncias, com 200mW consegui 700 metros com visada e antenas standard, não testei ainda com cloverleaf e planar . . . com 600mW você terá melhores resultados, com relação a câmera, acredito que deve ser boa e tenho uma similar também, veja que ela trabalha bem com tensões baixas, alguns usam câmeras de CFTV mas elas não lidam bem com tensões inferiores a 11Vcc, além de serem pesadas ! vou testar em breve com câmera de ré, são a prova d'agua e muito leves mas precisam de um monitor que faça a inversão lateral da imagem . . . e por falar nisso você vai precisar de um monitor de umas 7 polegadas ou óculos para FPV além de baterias para o conjunto mas aí depende de mais detalhes, abraço !
Avatar do usuário
J.Ricardo
membro
Mensagens: 681
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 4:08 pm
Localização: Cerquilho S.P

Mensagem por J.Ricardo »

Tenho uma tela de 7 ,porém não sei ligar a câmera com o transmissor de vídeo vai uma bateria para o transmissor e outra para a câmera ?
FBL 100, Hk250GT, Copterx 450seV2, Copterx 500seV2 , T-REX 550 V2,3 ,HK 600 FBL, Assalt 700 FBL v2 .
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Olá ! tem bastante coisa aqui no E-voo, um tópico que me ajudou muito foi esse aqui :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=135457&highlight=

apesar de ser um Skywalker a montagem do FPV é quase o mesmo para qualquer outra plataforma, qualquer coisa é só falar . . . abraço !
Avatar do usuário
J.Ricardo
membro
Mensagens: 681
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 4:08 pm
Localização: Cerquilho S.P

Mensagem por J.Ricardo »

[quote:397f47de74="Jacimar"]Olá ! tem bastante coisa aqui no E-voo, um tópico que me ajudou muito foi esse aqui :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=135457&highlight=

apesar de ser um Skywalker a montagem do FPV é quase o mesmo para qualquer outra plataforma, qualquer coisa é só falar . . . abraço ![/quote:397f47de74]
Más eu tenho que ligar algo entre a câmera e o transmissor ou ligo direto ?
Preciso de um y para ligar a bateria no transmissor e a câmera ou só alimentando o transmissor basta ?
Pois na câmera tem um conector jst também .
FBL 100, Hk250GT, Copterx 450seV2, Copterx 500seV2 , T-REX 550 V2,3 ,HK 600 FBL, Assalt 700 FBL v2 .
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezado ! bem, olhei com atenção as especificações dos equipamentos e a ligação se resume a : alimentação para o transmissor, 2 fios, o positivo e o negativo da bateria 3S; alimentação da câmera, 2 fios, o positivo e o negativo da mesma bateria 3S; o sinal de vídeo da câmera até o transmissor 1 fio, muito simples ! o transmissor tem ainda entrada de áudio, muitos gostam de ter feed back acústico do funcionamento do motor, para isso você terá que comprar um pequeno microfone tendo em vista que sua câmera não o tem, mais detalhes como cores dos fios, posição nos conectores só com o manual em mãos, para um funcionamento básico é isso ! quando, e se resolver colocar um OSD, o sinal dele ( OSD ) vai entrar entre a saída de vídeo da câmera e a entrada de vídeo do transmissor . . .
Avatar do usuário
J.Ricardo
membro
Mensagens: 681
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 4:08 pm
Localização: Cerquilho S.P

Mensagem por J.Ricardo »

[quote:4b6a580b5b="Jacimar"]Bom dia prezado ! bem, olhei com atenção as especificações dos equipamentos e a ligação se resume a : alimentação para o transmissor, 2 fios, o positivo e o negativo da bateria 3S; alimentação da câmera, 2 fios, o positivo e o negativo da mesma bateria 3S; o sinal de vídeo da câmera até o transmissor 1 fio, muito simples ! o transmissor tem ainda entrada de áudio, muitos gostam de ter feed back acústico do funcionamento do motor, para isso você terá que comprar um pequeno microfone tendo em vista que sua câmera não o tem, mais detalhes como cores dos fios, posição nos conectores só com o manual em mãos, para um funcionamento básico é isso ! quando, e se resolver colocar um OSD, o sinal dele ( OSD ) vai entrar entre a saída de vídeo da câmera e a entrada de vídeo do transmissor . . .[/quote:4b6a580b5b]
Bom dia !
Vamos por partes;
Liguei o receptor na tela com uma fonte de 12v
Liguei uma lipo 3s no tx com a câmera ligada pelos 3 fios
Coloquei a mesma numeração nos dois más não apareceu vídeo nenhum
no manual diz que ele manda energia para a câmera
Pensei em ligar a bateria direto na câmera más tenho medo de danificar o tx

Vc poderia me indicar outra câmera com áudio incluso
Pensei nesta será compatível ?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__52187__FatShark_PilotHD_720p_30fps_HD_FPV_Camera.html
FBL 100, Hk250GT, Copterx 450seV2, Copterx 500seV2 , T-REX 550 V2,3 ,HK 600 FBL, Assalt 700 FBL v2 .
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezado ! meça com um multímetro a tensão que sai do transmissor para a câmera, já vi transmissores que a alimentam com 5Vcc, o que não é suficiente para sua câmera, se for isso terá que alimentar como você imaginou, por fora, e não tem perigo de queimar, claro que terá que isolar a alimentação que sai do transmissor para a câmera, já aconteceu comigo outra coisa, a documentação dos canais estava invertida ( errada mesmo ) e tive que experimentar todas as combinações das DIP switches até achar a correta e perceber o erro, quanto a sua câmera com áudio parece ser boa mas não conheço pessoalmente . . . talvez alguém se manifeste, qualquer coisa é só falar, abraço !
Avatar do usuário
verme
membro
Mensagens: 501
Registrado em: Dom Jul 24, 2011 1:08 pm
Localização: Ponte Nova, Minas Gerais (15)
Contato:

Mensagem por verme »

[quote:db7248d237="J.Ricardo"]
Bom dia !
Vamos por partes;
Liguei o receptor na tela com uma fonte de 12v
Liguei uma lipo 3s no tx com a câmera ligada pelos 3 fios
Coloquei a mesma numeração nos dois más não apareceu vídeo nenhum
no manual diz que ele manda energia para a câmera
Pensei em ligar a bateria direto na câmera más tenho medo de danificar o tx

Vc poderia me indicar outra câmera com áudio incluso
Pensei nesta será compatível ?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__52187__FatShark_PilotHD_720p_30fps_HD_FPV_Camera.html[/quote:db7248d237]
Por esse preço a Mobius vem mais em conta, você pode gravar o video em alta definição e ainda usar Fpv com audio, tem muitos amigos usando essa camera, tem vídeo comparando ela com a Gopro, eu particularmente gostei mais da imagem da Mobius, achei mais viva as cores, tem vários tópicos no fórum falando dela, procure vídeos no You Tube que você vai gostar.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__54706__Mobius_Wide_Angle_B_Lens_ActionCam_a_1080p_HD_Video_Camera_Set_With_Live_Video_Out.html
Abs
Julierme
(Julierme Lopes ) Velocidade é vida, a altitude é segurança de vida. Ninguém até hoje colidiu com o céu.
Avatar do usuário
J.Ricardo
membro
Mensagens: 681
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 4:08 pm
Localização: Cerquilho S.P

Mensagem por J.Ricardo »

[quote:0231131faa="verme"][quote:0231131faa="J.Ricardo"]
Bom dia !
Vamos por partes;
Liguei o receptor na tela com uma fonte de 12v
Liguei uma lipo 3s no tx com a câmera ligada pelos 3 fios
Coloquei a mesma numeração nos dois más não apareceu vídeo nenhum
no manual diz que ele manda energia para a câmera
Pensei em ligar a bateria direto na câmera más tenho medo de danificar o tx

Vc poderia me indicar outra câmera com áudio incluso
Pensei nesta será compatível ?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__52187__FatShark_PilotHD_720p_30fps_HD_FPV_Camera.html[/quote:0231131faa]
Por esse preço a Mobius vem mais em conta, você pode gravar o video em alta definição e ainda usar Fpv com audio, tem muitos amigos usando essa camera, tem vídeo comparando ela com a Gopro, eu particularmente gostei mais da imagem da Mobius, achei mais viva as cores, tem vários tópicos no fórum falando dela, procure vídeos no You Tube que você vai gostar.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__54706__Mobius_Wide_Angle_B_Lens_ActionCam_a_1080p_HD_Video_Camera_Set_With_Live_Video_Out.html
Abs
Julierme[/quote:0231131faa]
Olá !
Vc poderia mandar a lista de cabos que irei precisar para conectar com meu tx ?
Essa que eu mencionei tem o mesmo conector do tx só não seu se é compatível
FBL 100, Hk250GT, Copterx 450seV2, Copterx 500seV2 , T-REX 550 V2,3 ,HK 600 FBL, Assalt 700 FBL v2 .
Responder