Acidente no lançamento de asa - Phantom FX61

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

[quote:38c9734421="sandman_br"][quote:38c9734421="Hidden"]O vídeo que ele postou não tem sangue não, rsrsrs, somente mostra o pessoal lançando a asa voadora utilizando-se de luvas de proteção.

Na minha opinião a luva ainda é um paliativo, o ideal mesmo seria uma forma de lançar sem deixar a mão na reta da hélice, em hipótese alguma, o ideal seria lança-la pela ponta da asa, mas aí esbarra no problema do peso...[/quote:38c9734421]

Já pensei em comprar uma luva de couro bem grossa ou uma luva de açougueiro que parece uma cota de malha mas o problema é conseguir pilotar com elas.[/quote:38c9734421]

Tem aquelas luvas de malha de algodão, bem baratas, mas elas não protegeriam muito. Comprei uma luva "anticorte", vou ver se não atrapalha muito para lançar e depois comento aqui.

Abraços,

Rondoni
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

[quote:47004a1156="Rondoni"][quote:47004a1156="Jacimar"]Bom dia prezado ! não vi o vídeo, sou meio mole para essas coisas, espero que melhore e não aconteça novamente . . . não haveria como fabricar uma catapulta ? abraço ![/quote:47004a1156]

Olá Jacimar,

O vídeo que publiquei é sobre alguns lançamentos de outras asas com o pessoal usando luvas. Não é nenhum vídeo de acidente ou coisa assim, eu não colocaria "imagens fortes" em um fórum aberto ao público.

Um lançador no estilo catapulta seria uma boa opção também, existem modelos comerciais e outros mais DIY, com canos de PVC e elásticos.

Abraços,

Rondoni[/quote:47004a1156]


Agora eu vi o vídeo he he he ! abraço !
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

[quote:15270a29c6="humbertomelo"]Utilizo a catapulta faz tempo, não tem risco para o piloto, praticamente não tem erro na decolagem, não precisa de um amigo lançador... Utilizo este artefato, pois já machuquei os dedos de um colega no lançamento e não quero passar por isto de novo...

Abraços[/quote:15270a29c6]

Você construiu ou comprou a catapulta?

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

[quote:76b897c193="sandman_br"]

A fx-61 era tranquila de lançar segurando pelo lado. Nunca errei um lançamento sequer com ela. [/quote:76b897c193]

Pelo lado seria segurando em uma das asas? Em qual ponto você segura para lançar?

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

eu lanço assim:

[yt]PpBn9YRxNVc[/yt]

para zagis leves como essa basta soltar. Para zagis maiores como a phantom é necessário lançar de fato. O importante é lançar já com bastante motor e em um angulo suficiente para que ela suba e dê tempo para que você coloque a mão sobre o stick. Não pode ser muito inclinado para cima senão ela pode estolar se o motor não empurrar o suficiente. O IMPORTANTE É NÃO LANÇAR GIRANDO LATERALMENTE SENÃO ELA PODE VIRAR DE DORSO.

Não existe uma técnica que se aplica a todos. Tem gente que acelera com a boca e lança a zagi com a mão esquerda, outros (como eu) preferem lançar com a direita e colocar rapidamente a mão no stick para corrigir a trajetória, aconselho que você compre uma zagi levinha de 1m e vá treinando até achar a sua técnica.


Se tiver uma zagi be ajustada (com sistema de estabilizaçao e motorizacão forte) pode tentar assim:

[yt]P5-aLCM6ZYg[/yt]
[yt]ByZ7NJ2FRcI[/yt]
[yt]2LRIYfzIRrw[/yt]
[yt]66HUh8jSLNE[/yt]
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Sandman, esses últimos vídeos que você postou, sobre o lançamento vertical, eu ainda não me sentiria totalmente confortável, veja que a hélice passa bem na reta do rosto da pessoa que está lançando, tudo bem que devido ao movimento feito o risco pode até ser menor do que lançar com a mão por baixo da asa, mas esse jeito também não achei muito seguro não.

O melhor mesmo é pela ponta da asa, seria a situação ideal, ou então catapulta ou uma asa que decole igual a um foguete, como no último vídeo que o Sandman postou acima... :lol:
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Eu prefiro lançar pelo lado. É seguro e na maioria das vezes tudo ocorre bem.

Estou montando uma x6 e nos primeiros voos vou pedir a um colega que lance e só darei o motor após a asa sair da mão dele. Quando estiver trimado e ajustado vou lançar eu mesmo pelo lado.
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

Zagis "comuns" eu sempre lancei dessa forma, segurando pela asa, mas a FX61 com FPV, Eagle Tree e bateria 4S 4000 ficou pesada pra lançar assim.

Vou testar no final de semana e ver se acostumo. Chegou a luva que comprei também, resistente a rasgos, cortes e com fios de aço inox na malha. De cara já vi que atrapalha um pouco na aderência, mas mantém bem os movimentos. Vou testar e estudar a melhor opção.

Obrigado pelas dicas.

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Eu uso o Bungee Launch da HobbyKing pra lançar mi FX61, perfeito, nunca tive problema com decolagem.
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

[quote:3651d91abd="juliogdiana"]Eu uso o Bungee Launch da HobbyKing pra lançar mi FX61, perfeito, nunca tive problema com decolagem.[/quote:3651d91abd]

Esse aqui?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__39178__Pedal_Operated_Bungee_Launch_System_Ramp_for_FPV_Gliders_Light_EDF_Models_Self_Assembly_.html
Responder