troco a antena base ou o tx do fpv?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Carlos,
A cloverleaf e a skew planar são delicadas, se entortar os lóbulos, pode tirar de sintonia. Ainda mais em 5.8GHz.
Recentemente construí umas 5 antenas destas.
Para sintonizar as antennas uso o transmissor Boscam de 200mW na freq desejada, atenuadores de rf, acopladores de rf unidirecionais e um medidor de SWR sugerido no RCGroups pelo IBCrazy.
Foi um investimento elevado mas funciona bem. Duro foi garimpar essas peças de rf no Ebay. Mas agora não construo minhas antenas às cegas.
Bom, não conheço todos os detalhes do seu sistema de video mas aí vão algumas dicas.
Nessa frequencia, qualquer coisa pode bloquear o sinal.
É importante que elas fiquem posicionadas de modo que uma antenna sempre "enxergue" a outra, nem que tenha que montar embaixo do quadri.
Os conectores das antenas devem ter o mesmo padrão do vtx e vrx. SMA com SMA ou RP-SMA com RP-SMA.
Um sinal de video com voltagem muito elevada ou muito baixa pode prejudicar a qualidade de video, dificultando a detecção do pulso de sincronismo. A embalagem do vtx especifica que o sinal de video e audio devem ter 1V de pico a pico, e não é à toa não.
Qualidade das conexões também pesa muito. Verifique maus contatos.
Evite cabos e componentes de potencia próximo aos componentes de video. Esses cabos nunca devem correr paralelamente.
Verifique se vtx e vrx estão no mesmo canal. O seletor de canais da Boscam pode causar muita confusão.
Parece exagero da minha parte, mas um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença quanto se trata de transmissão de video.
Boa sorte!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Show de bola as dicas Junior. Foi exatamente o que fiz, alguns detalhes de posicionamento já fizeram alguma diferença. Pelo que ví, você manja muito bem de construções das antenas e suas devidas medições. Se eu mandar essas antenas que comprei para você, vc faria os testes para saber se estão realmente ok?

Abraçao
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Oi, Carlos.
Meus dispositivos apenas me ajudam a checar/calibrar a freqüência de tabalho da antena. Outros parâmetros necessitariam de um analisador de vetor (VNA) que custa o preço de um carro importado. Se, mesmo assim, quiser que eu verifique a freq. das antenas, entre em contato comigo por MP. Tenho recursos para verificar antenas de 1.2GHz, 2.4GHz e 5.8GHz.
Abraços
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Oi, Carlos. Conseguiu mais alguma melhora na recepção de video?
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Oi Junior... Não testei as antenas novas ainda e devido o mal tempo aqui, acabei não voando, mas volto a informar os resultados, ok?

abs
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Responder