troco a antena base ou o tx do fpv?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

troco a antena base ou o tx do fpv?

Mensagem por carlos renato »

Saudaçoes de um iniciante galera. Estou usando um Boscam 5.8g 600mw 32CH FPV Wirless AV Tx & Rx Set TS832 and RC832 em um F550 e a finalidade nao é fpv propriamente dito. Preciso ver exatamente o que a gopro mostra para fazer fotos, e preciso subir bem para ter amplitude da imagem e do terreno.

Usando a configuração original do tx/rx, devo estar chegando há uns 300 mts de distancia +-., aí ja perco sinal de video e nao sei o que estou filmando, fotografando, etc.

Preciso de um alcance de no minimo 1km com segurança, na maior parte do trabalho, terei que ter distancia vertical, nao horizontal. Minha duvida é:

- substituo o tx por um com mais (mw) de saida?
- Deixo o tx como está e ponho uma antena direcional na base com mais ganho?
- Andei lendo em outro topico que 5.8 rola umas interferencias mesmo, melhor substituir o fpv?

"Wanzam, vi seu video com 500mw e sinceramente o seu fpv está abençoado...kkk "

Conto com os mais experts para resolver este meu problema. Abraços
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Ahhh, Ja testei com essas antenas e nao passou de 100mt, entrei em contato com o vendedor e me mandou para testar, mas nao estou acreditando em milagres nao.
Antena Polarizada 5.8ghz Rp-sma Longa Fpv Cloverleaf Boscam
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Voce testou como. tinha o quad a vertical do VRX? Se sim é normal que perca sinal. Se quer ir a 1km de altura (cuidado com as aeronaves, em portugal já voam a pertir dos 300metros) tem que ter o quad na horizontal a uns 100/200 metros do Vtx.

Em relação as antenas eu com um boscam de 200mw a 5.5Ghz, antena original já fui aos 700metros (na horizontal) sem perda de sinal, você com 600mW não necessita de antenas nenhumas.

Qual a camara que está usando? A gopro? Se sim terá muitas interferencias se não dimensionar a possição dos equipamentos.

Abraço
Avatar do usuário
caducunha
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Seg Mar 21, 2005 5:07 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por caducunha »

Renato,

Precisa ver a posição da antena.

No meu ela está acima do frame, então quando eu subo na vertical direto, com pouco mais de 200 mts já perco o sinal de vídeo. Pra subir bastante eu me desloco junto na horizontal.

Uso o 5.8 Immersion e não tenho problemas de interferência não. Já fui a 1km do ponto de decolagem com quase nada de perda de vídeo.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:3f92fa07d4="njgomes"]
Qual a camara que está usando? A gopro? Se sim terá muitas interferencias se não dimensionar a possição dos equipamentos.

Abraço[/quote:3f92fa07d4]

Pois é, andei reposicionando o tx e ja tive algumas melhorias. Estou usando uma hero3+. A ideia nao é subir na vertical 1km nao, a ideia é apenas nao perder sinal de video.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:8706094ddb="caducunha"]Renato,

Precisa ver a posição da antena.

No meu ela está acima do frame, então quando eu subo na vertical direto, com pouco mais de 200 mts já perco o sinal de vídeo. Pra subir bastante eu me desloco junto na horizontal.

Uso o 5.8 Immersion e não tenho problemas de interferência não. Já fui a 1km do ponto de decolagem com quase nada de perda de vídeo.[/quote:8706094ddb]

Salve Cadu...estou usando o tx no braço do 550 com antena apontada para baixo... estou tendo algumas melhorias no sinal.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
wanzam
membro
Mensagens: 414
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 12:25 am
Localização: Carapicuiba--São Paulo--((( BRAZIL )))
Contato:

Re: troco a antena base ou o tx do fpv?

Mensagem por wanzam »

[quote:fbe7c9f1f4="carlos renato"]Saudaçoes de um iniciante galera. Estou usando um Boscam 5.8g 600mw 32CH FPV Wirless AV Tx & Rx Set TS832 and RC832 em um F550 e a finalidade nao é fpv propriamente dito. Preciso ver exatamente o que a gopro mostra para fazer fotos, e preciso subir bem para ter amplitude da imagem e do terreno.

Usando a configuração original do tx/rx, devo estar chegando há uns 300 mts de distancia +-., aí ja perco sinal de video e nao sei o que estou filmando, fotografando, etc.

Preciso de um alcance de no minimo 1km com segurança, na maior parte do trabalho, terei que ter distancia vertical, nao horizontal. Minha duvida é:

- substituo o tx por um com mais (mw) de saida?
- Deixo o tx como está e ponho uma antena direcional na base com mais ganho?
- Andei lendo em outro topico que 5.8 rola umas interferencias mesmo, melhor substituir o fpv?

"Wanzam, vi seu video com 500mw e sinceramente o seu fpv está abençoado...kkk "

Conto com os mais experts para resolver este meu problema. Abraços[/quote:fbe7c9f1f4]

Opa blz amigo Carlos,
Olha só, se vc for subir na vertical e em cima onde esta aconselho colocar as antenas deitadas pois assim tera melhor ganho, porem se deslocar na horizontal ira perder isso, agora o ideal é tratar sua recepção, pois esse é o grande segredo de uma boa imagem, ( recepção ) boa imagem boa, abraço...
----((( wanzam )))----
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Re: troco a antena base ou o tx do fpv?

Mensagem por carlos renato »

[quote:41c185602f="wanzam"][quote:41c185602f="carlos renato"]Saudaçoes de um iniciante galera. Estou usando um Boscam 5.8g 600mw 32CH FPV Wirless AV Tx & Rx Set TS832 and RC832 em um F550 e a finalidade nao é fpv propriamente dito. Preciso ver exatamente o que a gopro mostra para fazer fotos, e preciso subir bem para ter amplitude da imagem e do terreno.

Usando a configuração original do tx/rx, devo estar chegando há uns 300 mts de distancia +-., aí ja perco sinal de video e nao sei o que estou filmando, fotografando, etc.

Preciso de um alcance de no minimo 1km com segurança, na maior parte do trabalho, terei que ter distancia vertical, nao horizontal. Minha duvida é:

- substituo o tx por um com mais (mw) de saida?
- Deixo o tx como está e ponho uma antena direcional na base com mais ganho?
- Andei lendo em outro topico que 5.8 rola umas interferencias mesmo, melhor substituir o fpv?

"Wanzam, vi seu video com 500mw e sinceramente o seu fpv está abençoado...kkk "

Conto com os mais experts para resolver este meu problema. Abraços[/quote:41c185602f]

Opa blz amigo Carlos,
Olha só, se vc for subir na vertical e em cima onde esta aconselho colocar as antenas deitadas pois assim tera melhor ganho, porem se deslocar na horizontal ira perder isso, agora o ideal é tratar sua recepção, pois esse é o grande segredo de uma boa imagem, ( recepção ) boa imagem boa, abraço...[/quote:41c185602f]

Salve Wanzam... Precisa vir aqui na praia pra dar um auxilio... :wink: Entao, me recomenda alguma coisa na recepção? abs
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Antenas e polarização...

Mensagem por Junior »

Olá, Renato.
Se a proposta é voar verticalmente (sobre a cabeça), recomendo usar antenas com polarização circular de boa procedência tanto no vtx quanto no rtx, ambas montadas na posição horizontal.
As antenas originais da boscam são de polarização linear (whips), e, ainda que montadas na horizontal para evitar o "nulo" das extremidades, tem uma atenuação muito acentuada (aprox. 26dB) quando estão alinhadas em forma de cruz.
Pra se ter uma idéia, uma atenuação de 30dB equivale a 1000x a redução do sinal.
Isto vai causar grande perda de sinal quando vc girar o quadri para uma visão panorâmica.
Toda vez que as antenas alinharem em forma de cruz o sinal ficará muito fraco.
Com duas antenas omnidirecionais de polarização circular (CPOD) tipo cloverleaf (vtx) e skew planar(vrx), ambas montadas na horizontal, o sinal de video terá ganho e polarização constante sem perda de qualidade em um vôo vertical.
Bons videos!
Junior
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Olá Junior, valeu pelas dicas!!! E cheguei a comprar essa antena achando que fosse melhor meu problema, mas em um primeiro teste foi um fracasso. Falei com o vendedor e ele me mandou outras, mas ainda não testei.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Responder