Eagle Tree Vector + OSD e Airspeed Expander

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Maxtopa
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Out 05, 2014 9:21 pm
Localização: Criciúma, SC

Eagle Tree Vector + OSD e Airspeed Expander

Mensagem por Maxtopa »

Boa tarde caros aviadores,

Sou iniciante no fpv, mas acredito que minha dúvida é relativamente simples, apenas não encontrei um local onde explicasse claramente a respeito.

Algumas informações:

Avião com motor glow .61 com 2m de envergadura.
Procuro um sistema de telemetria onde possa pilotar a aeronave vendo informações do HUD no meu laptop em tempo real ("standalone", seria isso?).
Então encontrei o "Eagle Tree Vector + OSD". Que eu usaria com o "airspeed expander sensor" (pitot).

Minha pergunta é a seguinte:

1) Com o Eagle Tree Vector e o airspeed eu consigo tudo o que quero (posição gps, compass, return to home, stability control, altitude, velocidade...tudo na tela do meu laptop em tempo real, e depois transferir os dados para o google earth para ver dados de track)? (ok, sei que tenho que ter uma bateria para alimentá-los, um receptor do rádio, um video trasmissor e um receptor no solo) *Vou de Boscam 5.8ghz 2000mW 8ch e receptor rc305.

2) Além disso preciso de mais alguma coisa?

3) A ground station é apenas para quem quer usar o Eagle Eyes (aquele óculos), certo? Não é o meu caso.

4) Pretendo botar dragon link e uma antena melhor no transmissor de vídeo, muda algo?

Obs: a câmera vou usar a gopro, com alimentação da bateria da mesma.

Seria isso. Agradeço desde já a atenção e possível ajuda.

Abraços.
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Re: Eagle Tree Vector + OSD e Airspeed Expander

Mensagem por Junior »

[quote:1a7b1a4429="Maxtopa"]Boa tarde caros aviadores,

Sou iniciante no fpv, mas acredito que minha dúvida é relativamente simples, apenas não encontrei um local onde explicasse claramente a respeito.

Algumas informações:

Avião com motor glow .61 com 2m de envergadura.
Procuro um sistema de telemetria onde possa pilotar a aeronave vendo informações do HUD no meu laptop em tempo real ("standalone", seria isso?).
Então encontrei o "Eagle Tree Vector + OSD". Que eu usaria com o "airspeed expander sensor" (pitot).

Minha pergunta é a seguinte:

1) Com o Eagle Tree Vector e o airspeed eu consigo tudo o que quero (posição gps, compass, return to home, stability control, altitude, velocidade...tudo na tela do meu laptop em tempo real, e depois transferir os dados para o google earth para ver dados de track)? (ok, sei que tenho que ter uma bateria para alimentá-los, um receptor do rádio, um video trasmissor e um receptor no solo) *Vou de Boscam 5.8ghz 2000mW 8ch e receptor rc305.[/quote:1a7b1a4429]

O ETS Vector já possui GPS que te informa a velocidade em relação ao solo.
O Aispeed expander vai te informar a velocidade em relação ao ar.
Por exemplo, num mergulho vertical, a velocidade para o GPS pode ser "zero" mas o pitot vai te informar a velocidade do mergulho em relação ao ar.
Da mesma forma quando pousar com vento de cauda, o airspeed vai te ajudar a evitar entrar em velocidade de estol.
O link de video de 5.8GHz é prático porque não sofre interferência da frequencia do radio.
Mas antes de pensar em potencias elevadas (no caso, 2000mW), pense em investir em boas antenas circulares, principalmente se for voar em áreas próximas a morros ou árvores que podem causar interferencias por ondas refletidas.
A desvantagem do 5.8 é que não aceita obstáculos entre o Vtx e o Vrx.
Se o avião passar por trás de uma árvore ou um prédio, você provavelmente perderá o link de video, ainda que momentaneamente.

[quote:1a7b1a4429]2) Além disso preciso de mais alguma coisa?[/quote:1a7b1a4429]
Você vai precisar de um monitor de video, ou um video óculos video googles).
Em ambos os casos, é sempre útil uma pessoa para te orientar caso voce perca a referencia do voo.
Comece voando perto até se familiarizar e puder interpretar as informções do seu sistema, antes de pensar em vôos distantes.
Comece simples e vá aumentando os recursos e informações à medida que tiver confiança no seu sitema de fpv. Ajustar o sistema não é fácil, pode ser necessário a ajuda de alguém mais experiente nos primeiros passos.

[quote:1a7b1a4429]3) A ground station é apenas para quem quer usar o Eagle Eyes (aquele óculos), certo? Não é o meu caso.[/quote:1a7b1a4429]
Groundstation é local "em terra" onde você vai ter acesso aos controles do modelo (radio tx) e receber as informções dos sensores instalados no modelo (telemetria).
O eagle eyes permite usar dois receptores de video e usar o sinal de video que tiver melhor qualidade (chama-se diversidade). Também permite usar uma antena rastreadora (antenna tracker). mas como eu disse, isso pode complicar ainda mais. Comece simples. Um receptor de video e um monitor já é um bom começo.

[quote:1a7b1a4429]4) Pretendo botar dragon link e uma antena melhor no transmissor de vídeo, muda algo?[/quote:1a7b1a4429]
Sim. Mas não pense que é só ligar e sair voando. Você vai ter que solucionar todos os problemas de ruídos e interferencias e fazer testes de alcance de radio e vídeo antes de pensar no primeiro vôo.

[quote:1a7b1a4429]Obs: a câmera vou usar a gopro, com alimentação da bateria da mesma.[/quote:1a7b1a4429]
Não sei seu grau de experiencia, mas uma gopro pra começar é risco de investimento muito alto.
Uma camera de video analogica dessas usadas em sistema de segurança é mais robusta e pode ser uma opção mais barata para começar.
Motores à combustão transmitem muita vibração à estrutura do modelo e será necessario um sistema anti-vibração para isolar a camera.
Bom, no mais, procure sempre buscar informações para melhorar a qualidade do seu sistema.
Sucesso!
Junior
Responder