Testando a Mobius como câmera principal do mini quad

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Testando a Mobius como câmera principal do mini quad

Mensagem por Rafael Ritter »

Ainda falta resolver um problema de brilho da câmera, mas deu pra ver que a coisa tem futuro.

[yt]tICEiqIms0E[/yt]
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

O que tem haver essa 'machinima' com teus videos?
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

É uma rede à qual faço parte.
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

Rafael,

Boa iniciativa dividir isso conosco.

Nos testes que realizei, a mobius apresentou um pequeno delay, em torno de 1 décimo de segundo.

Pode parecer pouco mas para mini quad FPV racer acredito que pode atrapalhar em manobras mais arriscadas.

Chegou a sentir esse efeito atraso em seus testes?

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Sim, Rondoni. Senti sim, mas ao menos comigo a sensação foi de que o cérebro se acostumou rápido. Não cheguei a pesquisar a fundo, mas pode haver delays maiores ou menores dependendo do firmware.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Levando em consideração o processamento, todo equipamento tende a processar mais lento com o passar do tempo, esta percepção fica clara em computadores, mas acredito que no caso das câmeras (não só a Möbius) este delay não seja notado tão facilmente. Pode ser que no caso do FPV 'race' o piloto note algumas vezes mas nos outros casos acredito que nao.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

O que percebo também em vídeos de outros praticantes de rpv racing que usam a Mobius como piloto é que a maior dificuldade é manter a altitude. Com este pequeno delay qdo acha que compensou, já está indo para outro lado. Isso é fácil de resolver ativando o barômetro. Por outro lado, obstáculos são previsíveis e como o delay é muito pequeno não chega a ser problema.
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

[quote:1242a435b5="Rafael Ritter"]O que percebo também em vídeos de outros praticantes de rpv racing que usam a Mobius como piloto é que a maior dificuldade é manter a altitude. Com este pequeno delay qdo acha que compensou, já está indo para outro lado. Isso é fácil de resolver ativando o barômetro. Por outro lado, obstáculos são previsíveis e como o delay é muito pequeno não chega a ser problema.[/quote:1242a435b5]

Fiz um teste com meu TBS, voando com a Mobius como câmera principal.

O que mais estranhei foi e abertura da imagem, na Mobius ficou muito fechado e não fiquei confortável, voltei pra CCD.

O delay atrapalha um pouquinho, principalmente para ajuste de PAN/TILT, mas o pior é a sensibilidade da mobius com vibrações o que não enfrentamos com a CCD.

Meu Resumo:

Para um quad 250 com a mobius fixa acho que é mais questão de acostumar com a visão.

Para um quad maior (mais vibração, gimbal etc) não achei muito legal pra ser a cãmera principal não. Vou testar com um switch de vídeo depois, aí deve ficar ideal.

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Legal saber Rondoni. A vibração realmente atrapalha as CMOS, mas felizmente em quads maiores não há muito problema em carregar o peso das duas câmeras.

Sobre a abertura da imagem, eu estou usando aquela com lente wide, e daí o problema não ocorre. A única coisa que sigo não gostando muito e o controle de luminosidade, que era muito melhor na minha Seawolf :)
Responder