Quanto maior o dBi maior o alcance?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Quanto maior o dBi maior o alcance?

Mensagem por John-Henrique »

Estou com uma dúvida aqui, quanto maior o dBi da antena maior seu alcance? isto é, se utilizar uma antena de maior dBi me dará um alcance maior no rádio? Quais os riscos em relação a impedância, atenuação ou coisas do tipo?

Me surgiu essa duvida após ver o tio aqui fazendo esta modificação na antena de TV a cabo, ele não deixou claro o objetivo mas...
[yt]https://www.youtube.com/watch?v=DTNYeeiZg0M[/yt]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Impedância tem nada a ver com dBi.
Atenuação tem nada a ver com dbi.

O ganho de uma antena é medido em dB, sendo sua unidade expressa em dBi onde a letra "i" indica que o sinal máximo da antena foi comparado com o sinal de uma antena isotrópica, colocada no mesmo lugar. A largura e direção da área atingida pela irradiação de uma antena com seu ganho máximo a meia potência, chamamos de lóbulo de irradiação, o qual tem como medida seu ângulo de abertura e seu sentido de direção, pode ser horizontal ou vertical.
Texto bonitinho tirado da net.

Uma antena de maior dBi tem maior ganho e irá concentrar mais o sinal aumentando o alcance mas em contrapartida com sinal mais concentrado qualquer diferença de "foco" entre TX e RX trará perda de sinal.
Você pode colocar uma antena com um porrilhão de dBi e tem perda no cabo por descasamento de impedancia(aí sim) ocorrendo nesse caso uma atenuação. (Outro ai sim)

O cabo é tão importante quanto a antena, tem que ser cortado em um tamanho que seja múltiplos ímpares de uma fração da frequência que vai usar multiplicado por uma constante dada pelo fabricante do cabo.

O assunto é mais complexo e demanda mais conhecimento!!!! Conhecimento sério do assunto que parece, você não tem. Seria o mesmo eu querer entender profundamente de medicina cardíaca quando minha área é Física.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder