Mini Review Yi Camera: 1080p60fps à $64

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mini Review Yi Camera: 1080p60fps à $64

Mensagem por Abib »

Chegou pra mim no mês passado a tão falada GoPro Killer: A Xiaomi Mi Camera, ou como eles dizem lá, a Xiaoyi Yi Camera - http://www.mi.com/yicamera

Ela saiu $74 com o frete incluso pelo AliExpress,e vem somente o básico: Câmera, bateria e cabo MicroUSB, numa caixa de papelão rígido, tanto que a câmera veio embalada em apenas uma volta de espuma.





As principais características dela são:
Resolução máxima: 1080p
Frame Rate na máxima resolução: 60fps
Formato: MP4
FOV: 155º
Sensor SONY Exmor R BSI CMOS retro iluminado de 16 Mpixels
Processador: Ambarella A7LS
Bateria de 1010mAh
Wifi
Bluetooth

As dimensões da câmera são décimos de milímetro diferentes da GoPro Hero3. Ainda não coloquei-a no Gimbal para verificar se a distribuição de peso também é equivalente.

Ao ligar a câmera pela primeira vez, ela irá ficar no modo de foto. Pressionando o Power uma vez, o Led próximo ao "botão do obturador" se acende para dizer que está no modo Vïdeo.
Não há outros ajustes que possam ser feitos apenas com a câmera na mão, porém é possível fazer tudo com um Smartphone conectado ao seu Wifi.
Para conectar, Aperte o botão do Wifi na lateral, aguarde a inicialização, procure pelo Wifi da sua c6amera, use a senha descrita no Manual e abra o aplicativo, que está em Qr-Code no Manual ( https://itunes.apple.com/us/app/xiaoyi- ... 65779?mt=8 )
A primeira coisa que fiz foi alterar o modo na inicialização, deixando Filmar como primeira opção depois da camera ligada.

O Led que circunda o Power é um simples indicador de carga da Bateria, nada mais. Quanto está azul, a carga está completa. Rosa, a carga está pela metade. Vermelho, a carga está no fim.

Fiz um voo da YiCamera com a GoPro Hero2 que eu tenho há algum tempo. Por causa do espaço, coloquei uma sobre a outra num frame fr F450.

Minha GoPro Hero 2 está com um pequeno trincado na Lente, que fica muito evidente quando há luz incidindo diretamente no vidro.
Eu liguei todos os recursos possíveis para melhoramentos de imagem disponíveis nas duas câmeras:

Ajustes da GoPro:
Protune ON
FOV medio
1080p30
Spot Metering

Ajustes da YiCamera:
1080p60
Spot metering
Lens corrections (elimina efeito fisheye)

Abaixo, as imagens nas duas câmeras, sendo a da Esquerda a GoPro e à Direita a Yi Camera:














As imagens acima são snapshots dos vídeos direto das câmeras.

Abaixo, um video de ambas as câmeras sob efeito sol-sombra.

https://www.youtube.com/watch?v=MuT-Jd9RKVY

Conclusão: Excelente pelo valor. Comparando com a MINHA GoPro velha de guerra, as imagens são mais nítidas, a taxa de 60fps deixa o movimento bem mais liso e as cores estão bem fieis com a realidade, ao contrário da GoPro, que com o Protune, dá uma anabolizada nas cores.

E por este preço, acho que nem dá pra comparar.. Paguei $300 na GoPro em seu lançamento, e paguei menos de 1/4 do valor na YiCam.

Os pontos fracos, pra mim, são a falta de equipamentos e acessórios para a YiCam, porém acredito que isso seja questão de tempo. Já ví cases a prova d'água disponíveis à venda.

Próximos Passos: Vou pegar um cabo de vídeo da SJCAM e ver como é o delay de vídeo da YiCamera. Quando tiver alguma coisa, posto aqui.
Editado pela última vez por Abib em Sex Jun 26, 2015 1:44 pm, em um total de 1 vez.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Mini Review Yi Camera: 1080p60fps à $64

Mensagem por John-Henrique »

Acessórios existem aos montes, na primeira pesquisa pela camera achei todos estes http://www.geekbuying.com/item/Xiaomi-X ... 42273.html

Em relação ao tamanho e peso ainda fico com a Mobius, 39 gramas contra 79 gramas da Yi Camera. Aparentemente elas possuem os mesmos recursos, porém, em relação a facilidade de uso a Yi Camera tem o recurso de configurar pelo celular que a Mobius não tem, sendo necessário usar um computador.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Re: Mini Review Yi Camera: 1080p60fps à $64

Mensagem por Rafael Ritter »

Muito bom Abib, vou ver se adiciono ela à minha coleção de action cams, rsrsrsrsrs. Valeu mesmo!
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
JGalera
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm
Localização: Guarujá / SP

Re: Mini Review Yi Camera: 1080p60fps à $64

Mensagem por JGalera »

Gostei do comparativo, tô pensando numa "GoPro style". Tenho uma Mobius que acho excelente,e até por isso posso fazer um adendo ao comentário do John-Henrique(meu xará): dá sim pra configurar a Mobius usando o celular. Existe um aplicativo que permite a configuração em campo, desde que você tire o cartão da câmera e cooque no smartphone para tanto. Sinceramente, não usei ainda porque sou meio desastrado e não quero ter que ficar procurando cartãozinho na grama ou na terra! Não é tão simples quanto usar o WiFi, mas já é meio caminho andado, né?
X4 H502, X4 H501 , XK X251, Snapper7, Nano Sky Hunter, Sky Shadow S800, Quanum Cyclops, EV100, Radiolink AT9, Frsky QX7, Turnigy 9X.
Responder